Ensaios

Nissan Juke dCi 110 Tekna: O mais equilibrado!

Estivemos ao volante do Nissan Juke dCi, aquele que é para nós o SUV mais equilibrado do segmento. Oferece boas motorizações, bom comportamento e espaço.

O design do Nissan Juke não é para todos, ou se gosta, ou se odeia. Nós não desgostamos! O feitio mais alto e desportivo faz-se acompanhar por uma frente com um desenho interessante e incomum. As luzes dianteiras LED colocadas por cima do capo apresentam um relevo, que nos faz associar aos olhos de um sapo. As ópticas principais que albergam os médios e máximos, estão colocadas bem no centro do pára-choques. As ópticas principais podem ser personalizadas com uma moldura de côr “à escolha”.

nissan-juke-57

Na traseira o feitio invulgar continua, o pára-choques conta com um “difusor” em plástico que alberga a luz de nevoeiro bem ao centro. Podemos também neste difusor escolher aplicações de várias cores. A ponteira de escape afirma o estilo desportivo, assim como as jantes raiadas, o spoiler traseiro e os vidros escurecidos. Os farolins tem um aspecto algo peculiar, mas bastante atraente, as luzes de presença formam um desenho interessante.

Não sei se alguma vez repararam, mas o Nissan Juke é um SUV que proporciona uma ideia de largura e robustez. Podemos dizer que não se fica apenas pela ideia que transmite, é para nós o SUV mais equilibrado do segmento.

nissan-juke-14

No interior contamos com um estilo desportivo, a caixa encontra-se bastante próxima do condutor e o volante tem boa pega. A única coisa que dispensávamos era mesmo os plásticos de fraca qualidade, que acabam por ser compensados pela montagem. A personalização do interior é também possível. Um elemento pouco comum é o forro escuro, digno de um segmento superior.

A consola central oferece dois ecrãs, o ecrã onde aparece o sistema de navegação e multimédia da Nissan e um pequeno ecrã mais abaixo que nos apresenta as mais variadas informações. Ar-condicionado automático, modo de condução, força G e gráfico “Eco”.

nissan-juke-25

O sistema de informação e multimédia da Nissan é completo e funcional, oferece aplicações como:, Google, Trip Advisor, facebook, twitter, entre outras.

Não podemos deixar de frisar todo o equipamento que aparece na versão Tekna. Sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, aviso de ângulo morto e aviso de transposição involuntária de faixa.

nissan-juke-28

O espaço a bordo é bom, viajamos à vontade nos assentos da frente, não tão à vontade atrás. A visibilidade tanto para o condutor como para os restantes passageiros não é a melhor. A bagageira tem capacidade Q.B com 354 Litros.

A posição de condução não é má, mas o volante podia ser regulável em profundidade.

nissan-juke-23

O que convence é o comportamento estável, a direcção precisa, a caixa bem escalonada e as suspensões ligeiramente mais firmes. Esta receita oferece ao Nissan Juke um comportamento de referência. Talvez o melhor do segmento!

O Sistema de Controlo Dinâmico Nissan altera o comportamento deste Juke Diesel. O modo “Normal” oferece uma resposta de motor mediana, enquanto o modo “Eco” nos oferece uma resposta ao acelerador mais lenta, para privilegiar os consumos. O modo “Sport” torna a direcção mais pesada e a resposta ao acelerador bastante mais rápida.

nissan-juke-36

O motor 1.5 dCi de 110cv com 240Nm de binário proporciona andamentos vivos ao Nissan Juke. Os consumos são bastante agradáveis, andaram sempre na casa dos 4,5 Litros a cada 100km. A aceleração dos 0 aos 100km/h em cumprida em 11,2 segundos e a velocidade máxima é de 175km/h. Chega e sobra!

O Nissan Juke 1.5 dCi de 110cv está disponivel a partir de 19.580€ na versão “Acenta” e a partir de 22.530€ na versão Tekna. Paga de IUC: 141,42€.

Tiago Neves

(Fotos tiradas com câmara de recurso. Pedimos desculpa pela fraca qualidade das mesmas. Mais fotos disponíveis em: nissan.pt)

Leia aqui o ensaio ao Nissan Juke Nismo RS.

Artigo anterior

Stand da Bugatti em Zurique redesenhado para receber Chiron!

Artigo seguinte

Novo Mini Countryman recebe versão Híbrida.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.