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Lexus UX 250h Executive +: Ecologia, qualidade e conforto!

O Lexus UX é um automóvel cujo aspecto exterior diferente pode causar dúvidas, principalmente para quem não sabe o que esconde a carroçaria de aspecto peculiar. Se o nosso alvo de compra são os SUV premium, o Lexus UX tem de constar na lista de opções, uma vez que é um automóvel bem construído, económico, requintado, que oferece um conforto digno de registo e uma motorização entusiasmante!

O Lexus UX é diferente da concorrência, o seu design exterior “sai da caixa”, fazendo com que olhem de forma “desconfiada”. Se por um lado temos uma dianteira desportiva, dinâmica e arrojada, por outros temos uma traseira com um aspecto mais “quadrado” e futurista. É um crossover, mas a sua altura ao solo é pouco maior do que um familiar compacto, ainda assim, não prescinde das protecções da carroçaria que o fazem assumir-se como um SUV. OS badges hybrid e os logos Lexus a azul não deixam passar o facto de ser um modelo Híbrido, como já acontece em toda a gama Lexus.

Na dianteira a grelha típica oferece a este crossover a “identidade Lexus”. Uma grelha de grandes dimensões que se apodera da dianteira e recebe uma “base cromada” que dá continuidade à protecção do pára-choques. Há ainda entradas de ar nas extremidades do pára-choques que dividem a moldura preta brilhante com os faróis de nevoeiro. No topo da dianteira temos ópticas rasgadas e pontiagudas que acentuam o estilo nipónico da Lexus. O capô é vincado, mergulhante e longo.

Das laterais sobressaem as abas das rodas com largas protecções plásticas, a linha de cintura elevada, moldura cromada dos vidros e os vincos nas portas e ilhargas que oferecem o aspecto mais rectangular à traseira. As barras de tejadilho longitudinais em alumínio escovado contrastam com as jantes.

A traseira é alta e saliente, o pára-choques tem uma protecção plástica generosa e há farolins que se ligam através de uma barra luminosa que estende por toda a tampa da bagageira. No topo da traseira está um spoiler preto brilhante.

Ainda no exterior temos ópticas full-led, faróis de nevoeiro, farolins traseiros LED unidos pela barra luminosa, vidros traseiros escurecidos, chave mãos-livres, luzes de boas-vindas, jantes de 17 polegadas envolvidas em pneus 215/60, barras de tejadilho longitudinais, entre outros.

A acessibilidade ao interior do Lexus UX 250H é fácil tanto para os lugares dianteiros como para os lugares traseiros, a abertura das portas satisfaz, assim como a altura do tejadilho que não prejudica a entrada dos passageiros de maior estatura.

No habitáculo encontramos um design limpo, moderno e premium que se traduz com interiores de porta minimalistas, um tablier alto com várias “camadas” e materiais, uma consola central com botões em régua para regulação da climatização e um sistema de navegação e multimédia a “liderar” a consola central. O painel de instrumentos tem dimensões generosas e é totalmente digital. Conseguimos destacar ainda o estilo “desigual” das saídas de ar junto à portas, o foco da consola central no condutor e ainda os pormenores de requinte como o pesponto contrastante no tablier, volante e fole da caixa de velocidades ou as inserções de alumínio no tablier, volante, saídas de ar, puxadores das portas, entre outros.

No que toca à qualidade de materiais e construção nada deixa a desejar. Há materiais emborrachados em todo o tablier, com materiais mais rígidos a serem colocados abaixo do nível da cintura. Há porta-luvas e zonas de arrumação revestidas e material de qualidade por todo o habitáculo. A construção é igualmente boa, uma vez que não se ouvem quaisquer ruídos parasitas, mesmo quando circulamos em caminhos mais acidentados. O isolamento acústico é também digno de registo.

O espaço a bordo é agradável nos lugares dianteiros e traseiros, onde viajam 5 pessoas relativamente à vontade, com o lugar traseiro do centro a sair mais prejudicado no que toca a conforto e espaço. No entanto, conseguem viajar 2 adultos de estatura mais alta nos lugares traseiros, sem baterem com a cabeça no tejadilho. O espaço para os ombros também convence. A bagageira pode deixar a desejar, uma vez que tem apenas 320 Litros de capacidade.

O conforto está garantido e é assegurado por assentos com bom apoio lombar e de pernas, por uma configuração de suspensão condescendente com braço duplo e independente no eixo traseiro.

Na lista de equipamentos desta versão Executive + constam o ar-condicionado automático de dupla-zona com saídas da climatização para os lugares traseiros, botão start da ignição, travão de estacionamento eléctrico, sensores de chuva e luminosidade, faróis direccionais, modos de condução, volante multi-funções, automática e indicador de mudança relógio analógico no topo da consola central, touch pad, apoio de braço traseiro, retrovisores com recolha eléctrica e aquecimento, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, duas entradas USB para carregamento nos lugares traseiros, entradas USB nos lugares dianteiros, portas luvas com trancamento por chave, sistema de navegação e multimédia em ecrã de 8 polegadas, e painel de instrumentos digital em ecrã TFT de 7 polegadas.

O sistema de navegação e multimédia do Lexus UX 250h é completo q.b, mas não está preparado para Android Auto e Apple CarPlay. Este sistema é algo confuso, devido ao manuseio através da plataforma touch colocada no túnel central. Esta plataforma requer alguma habituação, quando não estamos habituados, tarefas como inserir uma morada no sistema de navegação, tornam-se demoradas. Este sistema tem não só as funções normais de navegação e multimédia, como também tem outras aplicações relacionadas com o sistema híbrido, climatização, loja de aplicações entre outras funcionalidades. Damos destaque ao sistema de som premium Panasonic com 8 altifalantes que melhora os “momentos musicais”.

O painel de instrumentos está bem posicionado, tem boa imagem e muita informação. Há um indicador da condução consoante a pressão aplicada no pedal do acelerador, consumo de combustível, indicador dos modos de condução e ajudas à condução, informações de navegação, multimédia, dados de viagem e ainda definições relacionadas com o automóvel. O painel de instrumentos tem vários temas que se alteram consoante o modo de condução económico, normal ou desportivo.

A posição de condução no Lexus UX agrada quem gosta dos SUV por serem mais altos e agrada quem gosta de conduzir mais próximo da estrada. A visibilidade é boa para a dianteira e laterais, o facto do pilar “C” ser largo e da traseira ser alta aumenta o ângulo morto e pode tornar o estacionamento de marcha-atrás mais difícil quando não temos câmaras ou ajudas.

A condução do Lexus UX é “relaxante”, guiamos um automóvel silencioso e agradável, com comandos acessíveis e ergonómicos. O volante tem uma boa pega, o motor tem resposta suficiente para nos fazer “afundar” nos assentos e o conforto e a comodidade são uma constante. O comportamento dinâmico está longe de ser o de um automóvel de corridas, uma vez que é um automóvel com uma suspensão condescendente que faz notar o deslizamento da carroçaria. Estas características mudam na versão F-Sport está equipada com uma suspensão ajustada ao nível de molas e barras estabilizadoras e recorre a amortecedores desportivos traseiros.

Os modos de condução Eco, Normal e Sport provocam alterações ao nível da resposta do acelerador e direcção onde estes se tornam mais rápidos ou comunicativos dependendo da condução que pretendemos, seja esta económica, normal ou desportiva. Nas versão F-Sport e F-Sport + há mais dois modos de condução F-Sport e F-Sport +, com o modelo mais equipado a ostentar uma suspensão desportiva adaptativa que inclui um controlo de amortecedores em tempo real.

Debaixo do capô está uma motorização híbrida que associa um motor 2.0 Litros a gasolina de 4 cilindros a um motor eléctrico. Em conjunto debitam uma potência de 184cv com 202Nm de binário provenientes do motor eléctrico e mais 190Nm de binário provenientes do motor a combustão. A potência é enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa automática de variação continua controlada electronicamente. Esta caixa de velocidades é silenciosa a baixas velocidades e é de fácil utilização. Privilegia o conforto a velocidades moderadas, pois na altura de imprimir um ritmo mais despachado com uma condução mais empenhada torna-se mais “barulhenta” e “vaga” proporcionando pouco “feedback”.

Os consumos roçam o “inacreditável”, uma vez que no nosso ensaio de mais de 500km o Lexus UX 250H Executive + realizou uma média de 4,3 Litros a cada 100km, com percursos de nacional, cidade e auto-estrada. Devemos mencionar também que as emissões de CO2 se encontram entre as 94g/km e as 97g/km.

O modo “EV” pode ser accionado por um botão, ou ser accionado automaticamente pelo Lexus UX 250H. Este modo permite-nos circular totalmente em eléctrico até aos 50km/h, quanto tempos carga suficiente na bateria. Mas é comum circularmos no modo totalmente eléctrico a velocidades constantes acima dos 80km/h em que o Lexus UX activa automaticamente o modo totalmente eléctrico para manter a velocidades, utilizando esse motor apenas para preencher a resistência aerodinâmica. A bateria é carregada automaticamente nas desacelerações e travagens.

No que toca à performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 8,5 segundos, antes de atingir a velocidade máxima de 177km/h.

Na segurança o Lexus UX 250h Executive + Sistema de Segurança de Pré-Colisão com detecção de peões, Cruise Control Adaptativo, Reconhecimento dos Sinais de Trânsito, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Sistema de Máximos Automáticos, sistema de monitorização da pressão dos pneus, entre outros.

Nos testes Euro NCAP o Lexus UX 250h obteve as 5 estrelas com 96% na protecção dos adultos, 85% na protecção das crianças, 82% na protecção de peões e 77% nas ajudas à condução.

No que toca a valores, o Lexus UX 250h está disponível a partir dos 42.500,00€ para a versão base Business. Já a versão ensaiada Executive + está disponível por 46.900,00€ que sobem até aos 47.982,40€ devido à pintura metalizada Verde KHAKI no valor de 1.082,40€. Este modelo paga de IUC: 204,21€.

Saiba mais acerca do modelo aqui!

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