NoticiasComunicados de Imprensa

Hyundai vence prémio com o seu exoesqueleto robot (VEX)

VEX venceu o Red Dot Design Award: Product Design na vertente de produto inovador.

O design compacto do VEX utiliza a tecnologia mais recente para fornecer um suporte prático aos funcionários na linha de produção.

A Hyundai Motor Group pretende implementar o VEX nas suas fábricas em todo o mundo, de forma a aumentar a produtividade e a segurança no trabalho.

O mais recente robot da Hyundai Motor Group (VEX – Vest Exoskeleton) venceu a categoria de Product Design (na vertente de produto inovador) no Red Dot Design Awards, o prestigiado concurso internacional de design, que já conta com 60 edições.

O VEX foi desenvolvido para ir de encontro ao compromisso da Hyundai Motor Group para com a saúde e a segurança dos seus trabalhadores industriais. Foi desenhado com o intuito de evitar lesões, recebendo elogios por parte dos jurados do Red Dot Design Awards.

“Este prémio é a prova da colaboração entre o Robotics Lab e o Hyundai Design Center”, afirmou Dong Jin Hyun, Head of Robotics na Hyundai Motor Group. “Sob a visão da marca “Progresso para a Humanidade”, o nosso laboratório tem vindo a tentar desenvolver robóticas pioneiras através da convergência de várias tecnologias. Com o sucesso e o reconhecimento do VEX, a Hyundai irá continuar a desenvolver novos produtos que proporcionarão às pessoas uma melhor qualidade de vida”.

O design compacto é alcançado ao utilizar a tecnologia mais recente que elimina a necessidade de uma bateria. O VEX, que se veste como uma mochila, utiliza um eixo policêntrico para fornecer o máximo de força de 5,5kg – uma conquista surpreendente, uma vez que pesa apenas 2,8kg.

O VEX foi desenhado principalmente para funcionários presentes na linha de produção que necessitam de trabalhar com as mãos sobre a cabeça, normalmente na parte inferior dos veículos da linha de montagem. O VEX já conquistou os trabalhadores que o usaram. A Hyundai Motor Group executou programas piloto nas suas fábricas nos Estados Unidos, recebendo feedbacks positivos dos trabalhadores afirmando que este reduziu a fadiga dos braços e ombros aumentando, assim, a produtividade e segurança.

Para além do VEX, a Hyundai Motor Group está a desenvolver outro robot intitulado de Chairless Exoskeleton (CEX), que tem como característica a sua leveza. Com o CEX, os trabalhadores podem facilmente manter uma posição sentada, sem necessitarem de um banco ou cadeira. Além disso, a Hyundai Motor Group revelou o Medical Exoskeleton (MEX). Com base nos robots vestíveis, a Hyundai Motor Group planeia desenvolver unidades adicionais que aumentarão a produtividade e a segurança no trabalho, assim como o apoio à reabilitação de pacientes com lesões.

A Hyundai está a considerar implementar o VEX nas suas fábricas em todo o mundo. A Hyundai Rotem será a responsável pela produção comercial, na qual se tem como esperado uma redução de custo de 30% face aos produtos existentes.

Artigo anterior

Kia Ceed Sportswagon PHEV

Artigo seguinte

Mercedes-Benz apoia na produção de equipamentos médicos

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.