Heritage Hub é o centro das atenções no Auto Moto Turin Show de 2025

- O evento imperdível para os entusiastas de automóveis e motociclos terá lugar de 4 a 6 de abril no Lingotto Fiere, em Turim, com uma mistura de automóveis clássicos, supercarros e inovações tecnológicas, bem como test drives, exibições de drift e espetáculos de tirar o fôlego realizados fora do espaço de exposição.
- O Stellantis Heritage, o departamento dedicado à preservação e promoção do valioso património das marcas de automóveis italianas do Grupo, estará presente com a apresentação de quatro veículos icónicos que estão habitualmente expostos no Heritage Hub: o Fiat 500 Coupé Zagato, o Abarth 124 Rally, o Lancia Delta S4 Stradale e o Alfa Romeo 182 “experimental”.
- O Stellantis Heritage oferece um desconto especial de 20% no preço do bilhete para o Heritage Hub (de 6 de abril a 5 de maio de 2025) a todos aqueles que visitarem o Auto Moto Turin Show (AMTS).

De 4 a 6 de abril, o centro de exposições Lingotto Fiere, em Turim, acolhe a segunda edição do AMTS (Auto Moto Turin Show), o evento que leva os visitantes numa viagem emocionante pelo passado, presente e futuro da mobilidade. De automóveis clássicos a inovações futuristas, supercarros e modelos do mundo do tuning, esta é uma oportunidade única para todos os tipos de entusiastas de automóveis e motociclos. Além disso, os visitantes poderão pôr à prova as suas capacidades em test drives, experimentar a emoção do drifting e assistir a espetáculos de cortar a respiração nas áreas exteriores.
O Stellantis Heritage, o departamento dedicado à preservação e promoção do valioso património das marcas italianas de automóveis do Grupo, está entusiasmado por apresentar quatro veículos icónicos no evento, que pertencem à sua coleção de referência em exposição no Heritage Hub, o espaço polivalente localizado na histórica fábrica de Mirafiori em Turim.
Com mais de 12.000 visitantes em 2024, o Heritage Hub provou ser um local especial onde o passado se encontra com o futuro e onde todos os tipos de apaixonados por automóveis – desde amantes de automóveis clássicos a especialistas do setor, turistas e famílias com crianças – se podem reunir para aprender sobre a história de uma indústria e descobrir os veículos revolucionários produzidos em Turim – uma das capitais mundiais do automóvel. O Fiat 500 Coupé Zagato (2011), o Abarth 124 Rally (2016), o Lancia Delta S4 Stradale (1985) e o Alfa Romeo 182 “experimental” (1982) são os veículos que farão a curta viagem entre a antiga Oficina 81 na via Plava e o centro de exposições de Lingotto.
Roberto Giolito, Diretor do Departamento Stellantis Heritage, declarou: “O Auto Moto Turin Show é uma ocasião extraordinária para partilhar com o público a nossa missão de preservar e promover o património das marcas italianas da Stellantis. Os quatro modelos expostos apresentam a combinação perfeita de engenho, tecnologia e design – três caraterísticas que sempre distinguiram os nossos automóveis. Com esta exposição e a iniciativa especial para os visitantes, queremos dar a conhecer o universo Heritage a mais entusiastas e convidá-los a descobrir o Heritage Hub – um lugar especial onde a história do automóvel ganha vida e inspira o futuro.”
Em particular, no stand do Stellantis Heritage dedicado ao Heritage Hub, os visitantes do Auto Moto Turin Show terão a oportunidade de admirar o Fiat 500 Coupé Zagato apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2011 com o seu icónico tejadilho “double hump”, uma solução brilhante que permitiu baixar a altura do veículo, mantendo um excelente conforto interior – uma caraterística das carroçarias construídas nas oficinas Zagato.

Haverá também espaço para o Abarth 124 Rally, o protótipo apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2016 juntamente com o 124 Spider. Esta concentração de pura tecnologia e performance nasceu do desejo da Abarth Racing Team de trazer a marca do Escorpião de volta às pistas mais difíceis, quarenta anos após a sua última corrida oficial no Rali de Monte Carlo de 1976. Uma autêntica peça de coleção, o veículo em exposição retomou o caminho do seu antecessor, o Fiat 124 Abarth Rally, vencedor do Campeonato da Europa de Ralis em 1972 e 1975.
Criado para participar nas provas do Campeonato do Mundo de Ralis do Grupo B, o Lancia Delta S4 Stradale também estará em destaque. A Lancia produziu 200 modelos da versão “estrada” entre 1985 e 1986 para cumprir o limite imposto pela FIA para homologar a versão de competição. Equipado com um motor central de 1759 cc, quatro cilindros, duas árvores de cames, duplamente sobrealimentado (turbocompressor e compressor de deslocamento positivo) e com tração às quatro rodas, o S4 é uma das joias mais raras da coleção histórica do Heritage Hub.
A ligação da Lancia aos ralis está prestes a retomar graças ao regresso da marca de Turim ao mundo da competição com o novo Ypsilon Rally 4 HF, concebido especificamente para esse fim. Afinado por Miki Biasion, a lenda do desporto automóvel e vencedor do Campeonato do Mundo de 1988 e 1989 ao volante do Lancia Delta HF Integrale, o Ypsilon Rally4 HF é alimentado por um motor 1.2 Turbo de 212 CV. Não se trata de um mero tributo ao passado glorioso e aos troféus da Lancia, mas sim de um símbolo do regresso da marca às corridas, que tem como objetivo reforçar ainda mais a sua lendária reputação no desporto automóvel. O construtor italiano parte da base das corridas na Rally 4, uma categoria emblemática de pura paixão, onde os jovens pilotos têm a oportunidade de provar o seu valor num palco de prestígio. Além disso, com o seu regresso às corridas, a Lancia anunciou a criação do “Trofeo Lancia Rally” dedicado aos pilotos do novo Ypsilon Rally 4 HF. Este decorre em seis provas do Campeonato de Itália de Ralis e divide-se em três categorias: Júnior (menos de 25 anos), Master (25-35 anos) e Expert (mais de 35 anos).

Por fim, o espaço da Stellantis no AMTS de 2025 será também protagonizado pelo monocoque Alfa Romeo 182 “experimental” de Fórmula 1, dotado de algumas soluções únicas, entre as quais um chassis em fibra de carbono, que surgiu oficialmente na temporada de 1982, uma exclusividade da Alfa Romeo e da McLaren. Bruno Giacomelli, o piloto oficial da equipa Alfa Romeo-Autodelta de Fórmula 1 de 1979 a 1982, contribuiu para o seu desenvolvimento.
Uma das atividades mais interessantes no stand do Heritage Hub terá lugar no dia 5 de abril, às 15 horas, com a apresentação da quarta edição do Festival Car, o Concours d’Elegance que se realiza todos os anos em Revigliasco Torinese. Este encontro incluirá a revelação oficial do cartaz do evento, concebido por um estudante do IED Torino num concurso cujo vencedor foi selecionado com base na coesão do design com a filosofia do evento.
Surpreendentemente, as surpresas não se ficam por aqui. Todos os que tiverem acesso ao Auto Moto Turin Show beneficiarão de um desconto especial de 20% nos bilhetes para o Heritage Hub (válido de 6 de abril a 5 de maio de 2025). Para beneficiar da promoção, basta comprar um bilhete em www.stellantisheritage.com e introduzir o código promocional AMTS-2025.
Sem comentários