NoticiasComunicados de Imprensa

GTA o regresso de uma lenda

110 anos depois da fundação, a Alfa Romeo renova a lenda, regressando às origens e fazendo ressurgir um veículo conhecido como um dos mais míticos do mundo automóvel e um marco na história da Marca: o Giulia GTA.

Sob um ponto de vista técnico e de conceito, o novo Giulia GTA inspira-se no Giulia GTA de 1965: o “Gran Turismo Alleggerita”, desenvolvido pela Autodelta a partir do Giulia Sprint GT, que acumulou sucessos desportivos em todo o mundo.

O Giulia GTA baseia-se no Giulia Quadrifoglio e é equipado com uma versão mais potente, de 540 cv, do motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo.

Recorrendo a uma ampla utilização de materiais ultraleves, beneficia de uma redução de peso de 100 kg em comparação com o Giulia Quadrifoglio, conseguindo a excecional relação peso/potência de 2,82 kg/cv.

Adicionalmente, foram desenvolvidas soluções técnicas específicas envolvendo outros aspetos, como aerodinâmica, regulação da suspensão e comportamento em estrada.

Os projetores vão estar também apontados para a GTAm, uma versão radical do GTA homologada para circular em estrada, caracterizada por dois bancos de competição, roll bar e cintos de segurança de seis pontos.

A Alfa Romeo vai já começar a aceitar reservas do Giulia GTA e do GTAm, disponíveis em apenas 500 unidades, certificadas e numeradas. A Alfa Romeo preparou, para os afortunados clientes, uma exclusiva experiência de compra, com processo de venda um-para-um e kit de boas-vindas específico.

No dia 24 de junho, a Alfa Romeo atingirá um importante marco da sua notável história: 110 anos no mundo empresarial, ao longo dos quais engenheiros e designers trabalharam incansavelmente na busca de inovação, mas sempre fiel ao ADN da Marca. Ao longo dos anos, este ADN – a combinação perfeita de desportividade e elegância – deu origem a alguns dos mais icónicos modelos alguma vez construídos, mas também veículos que tanto estão tão à vontade em pista como num concurso de beleza. Para comemorar o seu 110.º aniversário, a Alfa Romeo vai fazer vibrar os seus fãs e todos os condutores com um veículo que representa plenamente um regresso às origens e que, simultaneamente, presta tributo a um dos mais emblemáticos automóveis da Alfa Romeo: o Giulia GTA.

Uma sigla de sabor lendário: GTA

A sigla GTA, acrónimo de “Gran Turismo Alleggerita” (alleggerita é o termo italiano para “mais leve”), nasceu em 1965 com o Giulia Sprint GTA, versão específica derivada do Sprint GT, projetada como viatura de competição e apresentada no mesmo ano no Salão do Automóvel de Amesterdão. A carroçaria do Giulia Sprint GT foi substituída por uma carroçaria idêntica, mas em alumínio, com peso total de 745 kg contra 950 kg da versão de estrada. Uma segunda modificação envolveu o motor de duas árvores de cames de 1570 cm3 que, em configuração de estrada, com dupla ignição, chegava à notável potência de 115 cv. Os técnicos da Autodelta, a equipa oficial de competição da Alfa Romeo, escolheram-no como veículo de referência para a categoria Turismo e desenvolveram-no para chegar à potência máxima de 170 cv. O sucesso na competição foi imediato: três vitórias consecutivas no “Challenge Europeo Marche”, dezenas de vitórias em campeonatos nacionais e centenas em provas individuais em todas as partes do mundo. Notável foi também o modo como promoveu a imagem de toda a gama: o Giulia Sprint GTA traduzia na perfeição a frase publicitária “Uma vitória por dia com o carro de todos os dias”. A partir daí, o GTA construiu a sua própria reputação de incontestável ícone do temperamento desportivo da Alfa Romeo, e o acrónimo GTA tornou-se um sucesso tão grande que o público passou rapidamente a associá-lo a todas as viaturas desportivas da Marca em geral.

A lenda renova-se com excelentes soluções técnicas

Para o lançamento do Giulia GTA, a Alfa Romeo tenciona quebrar várias regras: não pretende falar de história, nomeadamente não da sua, nem quer ofertas pelo aniversário. Em vez disso, prefere oferecer um presente a todos os fãs da Alfa apresentando um carro que representa um regresso real às origens da Alfa Romeo, firmemente enraizadas no mundo das performances e do grande turismo.

Características técnicas específicas e estilo funcional

O Giulia GTA reconhece-se de imediato graças à exclusiva caracterização tanto estética como funcional em termos de performances: os novos modelos Alfa Romeo não são um exercício de estilo, mas sim veículos de altas performances derivados de uma viatura de produção em série, o excecional Giulia Quadrifoglio. Os engenheiros da Alfa Romeo trabalharam para melhorar a aerodinâmica e o comportamento em estrada, mas, acima de tudo, para reduzir o peso: as mesmas diretrizes seguidas também para o Giulia GTA de 1965. A aerodinâmica ativa foi estudada especificamente para aumentar a carga aerodinâmica. As soluções encontradas contam com know-how técnico proveniente diretamente da Fórmula 1, graças à sinergia com a Sauber Engineering e à utilização do Sauber Aerokit. Esta tarefa é repartida com as saias laterais, com o spoiler traseiro específico e com o splitter (‘lábio’) ativo dianteiro. O sistema de escape central Akrapovič em titânio integrado no difusor traseiro em fibra de carbono também é novo, tal como as jantes específicas de 20” com perno central, pela primeira vez montadas numa berlina. O comportamento dinâmico foi melhorado, alargando os eixos dianteiro e traseiro em 50 mm e desenvolvendo um novo conjunto de molas, amortecedores e apoios dos sistemas de suspensão. No GTAm, a aerodinâmica foi otimizada ao máximo com a adição de um splitter dianteiro maior e com uma real asa traseira em fibra de carbono, assegurando maior carga, perfeitamente equilibrada, a alta velocidade. Em termos de performances, o motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo, construído inteiramente em alumínio e capaz de debitar nada menos que 510 cv em configuração standard, chega, no Giulia GTA, a uma potência de 540 cv, graças ao meticuloso trabalho de desenvolvimento e calibração realizado pelos engenheiros da Alfa Romeo. A mesma equipa conseguiu otimizar o positivo impacto da montagem do novo sistema de escape central Akrapovič, fabricado em titânico e com som inconfundível. Passando ao interior da viatura, há vários pormenores que se destacam: os revestimentos são 100% em Alcantara® no tabliê, nos painéis das portas, no porta-luvas, nos pilares laterais e na zona central dos bancos. Encontramos uma ainda mais vasta utilização de Alcantara® na versão GTAm, já que os bancos traseiros foram removidos, dando lugar a um “recipiente” completamente forrado, com moldes específicos projetados para albergar capacetes e extintor de incêndio. As novas aplicações em fibra de carbono opaca conferem ao interior um inconfundível requinte técnico e estético. No novo GTAm, o interior difere ligeiramente, pois dispõe de roll bar, mas não de painéis nas portas nem de bancos traseiros, e a abertura das portas é feita com correia em vez de puxador, mais um elemento típico do mundo da competição.

Excelente relação peso/potência

Mas a potência, só por si, não chega para assegurar performances extraordinárias. O trabalho realizado com vista a reduzir o peso do veículo foi muito meticuloso e colheu resultados particularmente expressivos: a redução do peso total chegou a 100 kg, graças à adoção de materiais leves, como fibra de carbono no veio de transmissão, capô, tejadilho, para-choques dianteiro, cavas das rodas dianteiras e aplicações nas cavas das rodas traseiras, e à utilização de bancos desportivos com estrutura monobloco em fibra de carbono e de cintos de segurança de seis pontos Sabelt no GTAm. Sem esquecer o alumínio, outro material leve usado no motor, nas portas e nos sistemas de suspensão, nem vários materiais compósitos aplicados em muitos outros componentes. No GTAm, utilizou-se Lexan – uma resina especial da família dos policarbonatos que nos chega diretamente do mundo dos desportos motorizados – nos caixilhos dos vidros laterais e do óculo traseiro, contribuindo também para a redução do peso. O resultado é um peso de cerca de 1520 kg que, aliado ao aumento da potência para 540 cv, proporciona a excelente relação peso/potência de 2,82 kg/cv, fazendo com que o Giulia GTAm consiga oferecer performances extraordinárias. A aceleração de 0 a 100 km/h é fulminante. Graças ao sistema Launch Control, o cronómetro para logo aos 3,6 segundos. O Giulia GTAm oferece configuração de dois lugares, mas homologado para utilização em estrada, difusor dianteiro e asa traseira à vista de maiores dimensões em fibra de carbono, máxima expressão de caráter desportivo. No GTA, para a mesma potência, o Giulia oferece quatro lugares e não dispõe de roll bar traseiro; o spoiler e o difusor foram otimizados para utilização diária em estrada; os painéis das portas, os bancos e os vidros são iguais ao do Giulia Quadrifoglio. O resultado é um genuíno supercarro para utilização no dia-a-dia.

Um privilégio para 500 afortunados clientes…

O Alfa Romeo Giulia GTA e a sua versão radical, o Giulia GTAm, serão construídos em edição limitada de apenas 500 unidades no total, todas numeradas e certificadas e prontas para conquistar um lugar entre os mais desejados artigos de coleção, ao lado do seu precursor de 1965. Não são só magníficos de ver, estão também prontos para libertar uma impressionante potência em estrada, desfrutável graças a uma série de sofisticadas soluções técnicas. A exclusividade do Giulia GTA e do Giulia GTAm vai também caracterizar a experiência de compra dedicada aos clientes, concebida para oferecer aos 500 afortunados proprietários uma particular vivência 100% Alfa Romeo. Depois das marcações antecipadas, agora oficialmente abertas e que encerrarão assim que a 500.ª unidade for reservada, as vendas passarão a um processo um-para-um, com um especialista de produto embaixador da Marca a prestar assistência a cada cliente, desde a encomenda até à entrega. Mas a experiência de compra não termina com o processo de venda específico. De facto, os novos proprietários receberão ainda um kit de boas-vindas personalizado que inclui um capacete Bell com decoração especial GTA, um conjunto de competição completo da Alpinestars (fato, luvas e sapatos) e uma capa personalizada Goodwool para proteger o próprio GTA ou GTAm. Além de outros equipamentos para verdadeiros entusiastas, a experiência de cliente Alfa Romeo também inclui um curso específico de condução preparado pela Alfa Romeo Driving Academy.

Artigo anterior

Wayne Griffiths, novo Presidente do Conselho de Administração da CUPRA

Artigo seguinte

Novo PEUGEOT 208 eleito ‘Car of the Year 2020’

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.