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FIAT 500X 1.3 Firefly S-Design: Crescido e audaz!

O FIAT 500 X tem como base um ícone dos automóveis apelidado de FIAT 500. Apesar das semelhanças em alguns elementos de design, é bem maior, mais aventureiro e é capaz de adoptar um aspecto bem mais “rebelde” do que o FIAT 500 tradicional. Esta versão S-Design reúne uma série de elementos que tornam o FIAT 500X ainda mais atraente e o fazem despir-se do estilo “fofinho” do 500 convencional.

O primeiro impacto que se tem de um automóvel é o seu aspecto. Talvez seja por isso que esta cor verde mate tenha chamado tanto a atenção, houve até quem perguntasse com um ar estupefacto: “Vem mesmo assim de origem?”. Sim, para os mais curiosos esta cor está disponível por 700€. Contudo, vale a pena para quem não queira associar o seu FIAT 500X a um tradicional FIAT 500 que normalmente é conduzido por senhoras.

Deixando-nos de estereótipos, não haverá melhor forma de ter um FIAT 500X mais radical, sem ser com esta opção de cor e nesta versão CrossLook S-Design. E porquê?

Por toda a carroçaria temos protecções plásticas que para além de protegerem a pintura quando saímos de estrada, também oferecem ao FIAT 500X um aspecto mais aventureiro. Na dianteira a grelha está acabada a preto brilhante, para oferecer um aspecto mais requintado. As ópticas mantém o aspecto tradicional já herdado do convencional FIAT 500, enquanto o capô tem uma nervura mais espessa oferecendo um aspecto mais robusto.

Nas laterais temos um linha de cintura elevada e guarda-lamas e ilhargas mais musculadas. Não podíamos deixar de dar destaque ao contraste criado pelos puxadores das portas, molduras dos vidros, jantes e molduras dos farolins traseiros que ao terem uma cor mais escura do que a carroçaria, estão a destacar ainda mais os traços de design elaborados da carroçaria. As molduras dos centros das jantes e as embaladeiras recebem elementos dourados que sobressaem em andamento e realçam o contraste entre cores mais escuras e cores mais claras.

A traseira é alta e subida, tem a linha de bagageira e parte da protecção do pára-choques a preto brilhante, um pára-choques traseiro saliente e um spoiler traseiro generoso.

Ainda no exterior damos destaque às luzes de iluminação diurna em LED, faróis de nevoeiro, ópticas e farolins LED, chave mãos-livres (opcional), barras de tejadilho longitudinais, vidros traseiros escurecidos, jantes de 18 polegadas(opcional), entre outros.

Por o FIAT 500X ter um tejadilho com uma curva muito pronunciada, seria quase de esperar que a acessibilidade não fosse a melhor. Contudo, podemos dizer que a acessibilidade difícil é inexistente, uma vez que é muito fácil entrar e sair do FIAT 500X, tanto para os lugares dianteiros como para os lugares traseiros, a abertura de portas satisfaz e a inclinação do tejadilho não prejudica a entrada, uma vez que uma pessoa de maior estatura consegue entrar e sair com relativa facilidade.

No que toca ao espaço a bordo este é digno de um segmento superior, ao proporcionar viagens com muita comodidade, o espaço para as pernas, cabeças e ombros satisfaz até as pessoas de maior estatura física. Uma vez sentados, os assentos proporcionam bom apoio lombar e apoio de pernas, sendo também confortáveis, embora tenham um aspecto pouco ergonómico. A bagageira tem 350 Litros de capacidade, que se estendem até aos 1000 Litros com o rebatimento dos assentos traseiros. No habitáculo há muito espaço de arrumação com “dois porta luvas” bolsas das portas com tamanho generoso para armazenamento e um apoio de braço no lugar do condutor que também permite guardar alguns objectos.

O design interior convence e é recheado de pormenores, temos assentos em couro e veludo, um ecrã arredondado no topo da consola central, um volante com dimensões generosas e estilo “retro”, um tablier direito e mais “familiar”, poucos botões e um painel de instrumentos desportivo que reúne o digital e o analógico. Os logótipos “500” e “X” estão bem presentes no interior ao adornarem os assentos, fole da caixa, túnel central, tablier, ecrã do sistema de navegação e multimédia, entre outros.

A qualidade dos materiais no interior satisfaz com um tablier emborrachado, materais em borracha ou couro até meio da cintura e agradáveis ao toque, a montagem está ao nível do segmento. Mesmo na circulação em estradões de terra não ocorrem ruídos parasitas.

No equipamento interior o FIAT 500 X Crosslook S-Design tem: Volante desportivo em pele com comandos multifunções, Vidros dianteiros e traseiros elétricos, Retrovisores elétricos com desembaciamento, Tabliê em preto mate com logo 500 acobreado, Painel de instrumentos digital TFT a cores 3,5″ (opção), Rádio tátil de 7″ Uconnect LIVE, Travão de estacionamento eléctrico, Terceira entrada USB no apoio de braço dianteiro (opcional), Ar-condicionado automático (opcional), sensores de chuva e luminosidade (opcional) e Sistema de som premium Beats (opcional).

O sistema de multimédia da FIAT aparece num ecrã táctil de 7 polegadas, com um sistema operativo rápido e imagem com uma qualidade que satisfaz. Apesar de não ter navegação tem serviços Live, permite-nos realizar o streaming de áudio, permite-nos consultar dados de consumo e viagens e tem Bluetooth. Há poucas ou nenhumas razões para nos preocuparmos com a falta de um sistema de navegação, uma vez que este sistema de multimédia UConnect está preparado para o Android Auto e Apple CarPlay, que nos permitem utilizar o Waze ou o Google Maps.

O painel de instrumentos tem um computador de bordo com 3,5 polegadas a cores e com uma apresentação razoável. No que toca à informação, o computador de bordo apresenta-a de forma intuitiva e completa. É neste que temos informações dos sistemas de ajuda à condução, dados de consumos e viagem, multimédia, velocímetro digital, entre outros.

A posição de condução é agradável, o punho da caixa de velocidades é ergonómico, o volante tem uma pega agradável q.b, embora seja algo grande. Os comandos estão todos acessíveis, embora a consola não esteja focada no condutor, o que nos pode obrigar a fazer uma “ginástica maior” para operar o sistema de multimédia, contudo, esta situação é pouco provável, uma vez que o volante tem praticamente todos os comandos.

No que toca ao comportamento dinâmico, o FIAT 500X satisfaz. Esta versão com jantes de 18 polegadas torna-se menos “condescendente” relativamente à filtragem das irregularidades, mas também se torna mais dinâmica e precisa na hora de curvar mais depressa. Assim é o FIAT 500X, um automóvel relativamente preciso e previsível. Contudo os auxílios à condução “excessivamente” em alerta, intervém à mínima situação. A suspensão é pouco condescendente, a direcção é directa q.b e o chassi é competente. Apesar de ser um automóvel mais alto, há pouco deslizamento da carroçaria.

Debaixo do capô está um motor 1.3 Litros de 4 cilindros Turbo com 150cv de potência às 5250rpm e 270Nm de binário às 1850rpm. A potência é enviada para as rodas dianteiras, através de uma caixa automática DCT de 6 velocidades.

Este conjunto proporciona andamentos vivos ao FIAT 500X que se revela bastante vivo nos médios e altos regimes Em termos de performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 9 segundos e uma velocidade máxima de 200km/h.

A caixa de velocidades DCT não é a mais rápida do segmento e deixa que as rotações subam, por vezes, de forma excessiva, o que acaba por prejudicar os consumos. No modo sequencial também não é a caixa de velocidades mais “desenrascada”, uma vez que é pouco “obediente” ao condutor em determinadas situações.

Apesar da caixa de velocidades não ter a “melhor afinação”, conseguimos uma média de 7 Litros a cada 100km, sem esquecer que se trata de um crossover com 150cv a gasolina.

No campo da segurança, o novo FIAT 500X conta com sistema de ajuda ao arranque em subida, aviso de transposição involuntária de faixa com correcção de volante, Câmara de estacionamento traseira(opcional), Sensores de estacionamento(opcional), aviso de ângulo morto (opcional), reconhecimento de sinais de transito, Travagem Autónoma de Emergência (opcional), cruise control adaptativo c/função stop&go (opcional) e monitorização da pressão dos pneus.

Nos testes Euro NCAP o FIAT 500X obteve as 4 estrelas em 2015 com 86% na protecção dos adultos, 85% na protecção das crianças, 74% na protecção dos peões e 64% nas ajudas à condução.

O FIAT 500X Crosslook S-Design com o motor 1.3 Firefly e caixa automática DCT começa nos 26.565,00€. A versão ensaiada tinha 3.250,00€ em opcionais e um valor de desconto em campanha de 3.000,00€, o que resulta num preço final de cerca 27.986,00€. Paga de IUC: 171,18€.

Fotos: João Santos

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