Comunicados de ImprensaNoticias

Faltam 3 dias para o PEUGEOT 9X8 entrar em competição

No dia 10 de julho de 2022, os dois protótipos PEUGEOT 9X8 Le Mans Hypercar do Team Peugeot TotalEnergies vão estrear-se oficialmente em Monza, em Itália, na quarta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (FIA WEC) de 2022. Na senda do sucesso dos seus anteriores programas, com o 905 (1990 a 1993; motor a gasolina V10) e 908 (2007 a 2011; bloco V12 diesel HDI FAP), a PEUGEOT regressa, agora e em grande, às corridas de resistência, com um veículo híbrido que reflete a sua estratégia de eletrificação. Toda a equipa está ansiosa para aprender o máximo a partir desta primeira participação em competição real.

Faltam 3 dias para o PEUGEOT 9X8 entrar em competição 16

UM CIRCUITO LENDÁRIO QUE MARCA O INÍCIO DE UM NOVO CAPÍTULO

Foi no famoso “Templo da Velocidade”, em Itália, que tudo começou para o PEUGEOT 908 em abril de 2007, com uma estreia vitoriosa na categoria LMP1 nos 1.000 km de Monza. Uma década e meia depois, o icónico circuito servirá, também, de palco à estreia competitiva do PEUGEOT 9X8, integrado na classe Le Mans Hypercar, participando nas 6 Horas de Monza, que se realizam no dia 10 de julho (próximo domingo).

Ao longo dos últimos seis meses, o Team Peugeot TotalEnergies realizou um intenso programa de testes em vários circuitos europeus, em preparação para esta primeira incursão competitiva. Nas últimas semanas, a equipa tem vindo a afinar, com enorme detalhe, todo o seu programa, num processo que se dividiu em duas fases fulcrais: a primeira assumiu a forma de sessões realizadas em simulador, em Satory, sede da PEUGEOT nas imediações de Paris, permitindo à equipa avaliar e finalizar o mapeamento da gestão energética para Monza, numa altura em que os pilotos apreendiam, virtualmente, as características e exigências únicas deste circuito. Seguiu-se um último teste físico em pista no MotorLand Aragón, em Espanha, onde o 9X8 alcançou o seu 15.000.º quilómetro de corrida, cumprindo, assim, o objetivo do Team Peugeot TotalEnergies antes de chegar a Monza.

Durante este teste a equipa realizou e concluiu uma intensa corrida de resistência de 36 horas, colocando as suas duas equipas (pilotos, engenheiros e mecânicos) em ação e assimilando todos os processos de corrida nas mentes das mulheres e dos homens responsáveis pela gestão dos dois PEUGEOT 9X8 que irão competir com os números #93 e #94.

Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne vão juntar-se na condução do carro #93, com a supervisão do engenheiro Gauthier Bouteiller.

Já o carro #94 será pilotado por James Rossiter, Gustavo Menezes e Loïc Duval, tendo Brice Gaillardon como engenheiro de competição.

UM DESAFIO DESPORTIVO E DE GRUPO

A Peugeot Sport está pronta para escrever um novo capítulo na sua ilustre história das corridas de resistência, depois dos sucessos anteriores dos modelos 905 e 908.

Embora o objetivo final continue a ser o mesmo – a vitória – este programa desportivo é abordado como nunca antes, uma vez que se baseia nas práticas e ferramentas de trabalho mais inovadoras da história da marca, representando um significativo desafio tecnológico e sublinhando o compromisso da PEUGEOT para com a transição energética.

No espaço de apenas um ano e meio criou-se, em simultâneo, um carro novo – o PEUGEOT 9X8 – e uma equipa de competição, envolvidos num exigente programa de preparação e de testes, tanto em circuitos de corrida como nas oficinas da equipa. Estão, agora, prontos para ver como se comportam em ambiente competitivo, face a outros protótipos e a outras equipas com mais experiência na disciplina.

Chegou a hora dos trabalhos de teste e de simulação darem lugar à realidade. As corridas estão prestes a tornar-se bem reais para uma equipa que se tem vindo a reforçar cada vez, ao longo dos últimos meses, com todos os membros do Team Peugeot TotalEnergies ansiosos por descobrir ou redescobrir a adrenalina da competição. Estas corridas irão permitir à equipa reunir uma grande quantidade de informação vital que, por sua vez, irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento contínuo do PEUGEOT 9X8 e na busca de desempenho e eficiência, para que tudo fique apto a enfrentar o objetivo de longo prazo da equipa, não só a temporada de 2023 do WEC, como a sua participação nas 24 Horas de Le Mans.

Olivier Jansonnie (Diretor Técnico, Peugeot Sport): “Após um extenso e necessário período de testes e de desenvolvimento, percorrendo milhares de quilómetros em diferentes circuitos, o PEUGEOT 9X8, os seus pilotos e a equipa estão agora prontos para enfrentar o próximo desafio: gerir os requisitos específicos e as exigências de um fim de semana de corridas completo, em competição direta com os nossos rivais, ao mesmo tempo que iremos aprender o comportamento do nosso carro no pelotão e como lidar com os diferentes procedimentos de segurança. A nossa estratégia para Monza é muito simples: dar o melhor de nós mesmos a todo o momento, com uma abordagem humilde mas confiante. O nosso objetivo é claro: aprender o máximo possível sobre todos os aspetos do 9X8 num ambiente competitivo. Escusado será dizer que estamos interessados em ver como nos comparamos com as restantes equipas e viaturas mas, acima de tudo, estamos ansiosos para recolher o tipo de dados e informações que só podem ser recolhidos através das corridas.”

Excelência, Paixão e Emoção: os três valores fundamentais da PEUGEOT são as pedras angulares do PEUGEOT 9X8 e do programa de corridas de resistência da marca. A partir de Monza, no dia 10 de julho, o PEUGEOT 9X8 tornar-se-á num porta-estandarte da estratégia de eletrificação da PEUGEOT, demonstrando não só a experiência da PEUGEOT neste domínio, como também o seu compromisso de introduzir novas tecnologias elétricas em toda a sua gama de automóveis de estrada. 

Faltam 3 dias para o PEUGEOT 9X8 entrar em competição 17

  AS 6 HORAS DE MONZA EM RESUMO

Quarta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2022 (após Sebring, Spa-Francorchamps e Le Mans)

Circuito: 5.793 km / 11 curvas

Horários:

– 8 de julho (sexta-feira): Treino Livre 1, 15:30 CET

– 9 de julho (sábado): Treino Livre 2, 09:00 CET; Treino Livre 3, 13:00 CET; Qualificação, 17:30 CET e 17:50 CET.

– 10 de julho (domingo): Track Parade (integrando o novo PEUGEOT 408) às 11:45 CET; Início da Corrida às 12:00 CET.

Nota: horas locais em Monza; menos 1 hora em Portugal Continental.

  O 9X8 EM RESUMO

100% PEUGEOT: um Hypercar integralmente desenvolvido pela PEUGEOT.

Um Hypercar híbrido-elétrico, com tração às quatro rodas, equipado com uma unidade de potência híbrida (um bloco V6 de combustão interna, com 2,6 litros, bi-turbo e 500 kW, e um motor elétrico ao eixo dianteiro, desenvolvendo 200 kW) e uma bateria de alta voltagem (900 V).

Um visual único e distinto: sem asa traseira e com a amplamente reconhecida assinatura de iluminação de três garras, subjacente ao design PEUGEOT.

Faltam 3 dias para o PEUGEOT 9X8 entrar em competição 18

  DECLARAÇÕES

Jean Marc Finot (Diretor, Stellantis Motorsport): “A estreia competitiva do PEUGEOT 9X8 marca o culminar da primeira etapa da nossa missão. Construímos uma equipa e um LMH Hypercar inteiramente baseado na tecnologia e experiência de ponta do Team Peugeot TotalEnergies, de forma a enfrentar tanto o Campeonato do Mundo FIA de Resistência, como as 24 Horas de Le Mans. Monza representa o início de uma nova era nas corridas de resistência para a Peugeot Sport e o nosso objetivo é lutar pelas vitórias, demonstrando a excelência da tecnologia de eletrificação da PEUGEOT. Em Itália, no próximo fim-de-semana, vamos enfrentar um conjunto de concorrentes com vasta experiência na categoria, pelo que continuamos realistas quanto ao desafio que enfrentamos, mas também estamos impulsionados por uma verdadeira determinação, entusiasmo e ambição.”

  PEUGEOT 9X8 #93

Paul Di Resta:

“Acho que o que mais aprecio é a quantidade de trabalho que está a decorrer na fábrica, com todos os envolvidos neste programa. Ao longo das próximas duas semanas, provavelmente, todos irão sentir a maior pressão que já tiveram de há alguns anos a esta parte para que isto acontecesse. Acho que não podemos subestimar o desafio do que está por vir, mas a dada altura tens de ir correr e ver onde te encontras. São tempos excitantes e posso mesmo dizer que os nossos preparativos no último mês correram muito bem. No final de contas, é só quando se compete contra adversários que as fraquezas poderão aparecer. Vou entrar em pista com a mente muito aberta. Acho que as coisas mais importantes são avaliar o nosso nível de desempenho e o modo como todos trabalhamos em equipa. É muito emocionante ver um carro chegar para se estrear numa pista, numa verdadeira corrida, num fim de semana.”

Mikkel Jensen:

“Foi um longo processo de construção: um ano e meio de trabalho árduo e de preparativos, para que possamos, agora, finalmente correr. É a nossa primeira corrida, por isso estamos aqui para aprender o máximo possível. Os nossos objetivos em termos de posição no final da corrida são difíceis de definir, uma vez que ainda não vimos como nos comparamos com os nossos rivais. Não sabemos o que esperar. Apenas sabemos que temos que fazer o nosso melhor, em termos de aprender o nosso carro, estratégia, paragens nas boxes e a nossa abordagem. Juntar tudo, aprender e depois melhorar em todos os aspetos. Sempre que a PEUGEOT esteve envolvida em corridas de resistência foi com o objetivo claro de vencer. Quanto a mim, nos meus projetos, sempre foi andar a fundo. Sim, a fundo ou nada. Um esforço total. Sinto o mesmo desta vez, por isso mal posso esperar para voltar às corridas com a PEUGEOT.”

Jean-Éric Vergne:

“Adoro Monza. Já ali fiz muitas corridas, fazendo jus ao seu apelido de ‘Templo da Velocidade’. É um circuito fantástico e um ótimo lugar para iniciar a nossa aventura no WEC com o novo PEUGEOT 9X8. Iremos para lá num estado de espírito humilde, com o objetivo de alcançar o melhor das nossas capacidades e continuar todo o bom trabalho que tem sido feito até agora. Corrida a corrida, vamos aumentar o ritmo e tornarmo-nos cada vez mais fortes. A Peugeot Sport é uma equipa icónica, com uma rica história de sucessos nas corridas internacionais de resistência. O nosso objetivo final é igualar, se não superar, as conquistas anteriores da PEUGEOT em Le Mans. Estou muito entusiasmado por fazer parte deste novo capítulo e particularmente emocionado por ver a grande paixão demonstrada pelos adeptos pelo nosso regresso à competição.”

  PEUGEOT 9X8 #94

Loïc Duval:

“Como equipa, trabalhámos incansavelmente para desenvolver e preparar este carro para as corridas e o mais recente teste – uma simulação de resistência em larga escala em Aragón – foi particularmente intenso. A nível pessoal, o meu objetivo é fazer o meu trabalho o melhor possível, fazer o melhor que puder e evitar cometer erros. Para nós, Monza representa um fim de semana de aprendizagem. Estamos apenas a começar a trabalhar em conjunto como uma única equipa, em modo de corrida, tanto do ponto de vista de equipa de condutores, como em termos de engenheiros, mecânicos e toda a operação da Peugeot Sport. Na sequência desta viagem que todos fizemos em conjunto até aqui, ir agora competir é imensamente motivador para todos nós. Tal como o resto da equipa, estou entusiasmado e ansioso para estar lá. Há já algum tempo que anunciámos que voltaríamos à competição, pelo que estou ansioso por voltar às batalhas no meu ambiente natural, lá nas pistas de corrida.” 

Gustavo Menezes:

“Obviamente que foi uma longa espera para os adeptos, tal como tem sido para nós levarmos este programa entusiasmante até ao seu início oficial. Temos trabalhado muito como equipa em todas as vertentes, ao longo do último ano, desde a fiabilidade e desempenho, até à formação das equipas entre os pilotos e as equipas de engenharia. O processo tem vindo a crescer lentamente até a um ponto em que estamos confiantes para entrar no caminho certo e atuar a um nível em que sabemos que temos de estar, de modo a trazer para casa resultados e sucessos. Chegou a hora de competir e chegamos a Monza com um espírito obviamente muito humilde. É uma primeira corrida, nunca é fácil chegar a um campeonato com expectativas demasiado altas. O objetivo é simples: tentar ganhar tudo o que estamos a competir, mas para uma primeira corrida também cometer o menor número de erros possíveis, fazer uma corrida limpa em termos de fiabilidade e conduzir o melhor que sabemos. E no final do fim de semana veremos onde nos encontramos.”

James Rossiter:

“Monza é um circuito que tem um lugar especial no meu coração, é um daqueles circuitos em que pude conduzir num Fórmula 1. Adoro o seu desenho clássico, a velocidade bruta que Monza tem para oferecer e acho que vai ser um lugar incrível para a minha corrida de estreia no 9X8. Pessoalmente, tenho como objetivos fazer uma corrida limpa no fim de semana, passar por todos os processos com a equipa e garantir que continuamos a melhorar. Queremos mostrar ao WEC, ao mundo e a todos os nossos fãs o quanto temos trabalhado no 9X8 e no projeto para partir à conquista de Le Mans em 2023. É incrivelmente emocionante fazer parte do regresso da PEUGEOT às corridas de resistência depois de tantos anos de distância. Acho que todos vão ficar surpreendidos, em primeiro lugar, pela beleza do PEUGEOT 9X8 e, claro, pela sua velocidade.”

Artigo anterior

Alfa Romeo F1 Team ORLEN: uma paixão que está “Beyond the Visible” (video)

Artigo seguinte

Novas motorizações do EQE, incluindo o novo Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+, já disponíveis para encomenda

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.