NoticiasComunicados de Imprensa

Citroën Vodafone Team volta a apostar no Campeonato de Portugal de Ralis

Em 2020, o Citroën Vodafone Team volta a apostar no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) reconduzindo José Pedro Fontes e Inês Ponte, num ano em que se pretende alcançar os títulos de Pilotos e Navegadores conquistados em conjunto na época de 2016.

A dupla irá, assim, abraçar uma temporada que arrancará no final do mês em Fafe e terminará no Algarve, em novembro, num calendário com algumas novidades e que volta a ter o seu ponto alto no Vodafone Rally de Portugal, a jornada portuguesa do WRC.

Contando com o mais recente upgrade estreado em Monte-Carlo, entretanto comprovado nos testes que a equipa tem vindo a realizar neste defeso, o C3 R5 oficial do Citroën Vodafone Team está, assim, apto a enfrentar as primeiras Especiais do ano, apontando já a uma primeira vitória.

Compondo-se de 2 Etapas, que incluem 13 especiais (132,95 km cronometrados), o Rallye Serras de Fafe e Felgueiras corre-se de 28 a 29 de fevereiro, numa extensão total de 417,88 km.

O Citroën Vodafone Team está pronto a iniciar o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2020, que tem como primeira prova o Rallye Serras de Fafe e Felgueiras, a realizar no final do mês, na icónica região montanhosa a norte de Portugal. No mais importante escalão das provas de estrada nacionais, a equipa nacional da Citroën e da Vodafone será, de novo, representada por José Pedro Fontes e Inês Ponte, dupla que está apostada em reconquistar os cetros que, em conjunto, festejou em 2016 e que viu fugir na época passada, temporada em que lutaram pela vitória em praticamente todas as provas, demonstrando grande parte do potencial do novo Citroën C3 R5 da equipa.
“Não vejo a hora de iniciar este CPR 2020, desejo que é partilhado pela Inês Ponte, a minha navegadora, e por todos os elementos que compõem o Citroën Vodafone Team,” refere José Pedro Fontes, em vésperas da primeira prova do ano, o Rallye Serras de Fafe e Felgueiras, que irá para a estrada no último fim de semana de fevereiro (dias 28 e 29) nos icónicos troços da região: “A vontade é enorme não só porque estamos sedentos de vitórias, mas porque queremos virar nova página nos ralis nacionais, dando ao C3 R5 o destaque que merece, aumentando as 4 vitórias que já alcancei com ele – duas no ano passado com a Inês e mais duas em 2018. Agora que o modelo foi dotado dos mais recentes upgrades disponibilizados pelo Departamento de Competição Cliente da Citroën Racing, estamos apostados em alcançar novos sucessos.”

Tem sido intenso este defeso que mediou entre o final do CPR 2019 e este que se apresta a iniciar, conforme explica o piloto do Porto: “Temos andado a testar os diferentes set-ups que a Citroën Racing tem vindo a desenvolver para o C3 R5, quer para a terra, quer para os troços em asfalto, alguns dos quais já estreados com enorme sucesso no recente Rali de Monte Carlo, onde o modelo conseguiu um top 5 na sua categoria, vencendo ainda entre os WRC2 e WRC3.
Tal só nos deixa ainda mais esperançados num bom resultado em Fafe, mesmo tendo em conta as naturais diferenças entre os pisos do asfalto gelado do sul de França e as especiais de terra de Fafe”.
“O nosso principal objetivo consiste, por isso, em garantir o máximo de vitórias nos ralis de 2020 e, com isso, reconquistarmos os títulos de Pilotos e Navegadores que, em conjunto, conseguimos em 2016, sustentando a aposta dos nossos habituais patrocinadores – Vodafone, Citroën, Milaneza, ExpressGlass, Total e Pirelli – que este ano renovaram a sua já longa aposta”, acrescentou Fontes.
Acreditamos no nosso potencial e no do nosso C3 R5, com que estamos cada vez mais entrosados, e estamos também cientes da evolução do parque dos modelos R5 nos ralis nacionais, que integra um conjunto de pilotos, navegadores e equipas muito competitivos e bem preparados, naquela que antecipo venha a ser uma temporada bastante disputada.”
Para além do envolvimento direto da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, mantêm-se como parceiros deste projeto de ralis as marcas Milaneza, ExpressGlass, Pirelli e Total. Em termos de preparação, o C3 R5 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You

O C3 R5 DO CITROËN VODAFONE TEAM

Integrando grande parte das mais recentes evoluções disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para as estruturas privadas, nomeadamente as que assentam os seus projetos no C3 R5, a unidade do Citroën Vodafone Team está apta a enfrentar os diferentes desafios postos pelo CPR 2020, calendário uma vez mais composto por ralis em terra e asfalto, pisos que estão equitativamente divididos, numa época que este ano tem 10 provas.
Recorde-se que depois das duas vitórias alcançadas no seu ano de estreia, em 2018, em Portugal, o C3 R5 do Citroën Vodafone Team esteve em luta pelas vitórias em praticamente todas as provas do CPR 2019, tendo somado duas novas vitórias absolutas, no Rali Terras d’Aboboreira e no Rali Vidreiro/Centro de Portugal, entre outros resultados de relevo alcançados pela dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte, como o 2º lugar no Rali Vinho Madeira.
Internacionalmente, o C3 R5 tem tido uma carreira de enorme sucesso: em 2018, época em que se estreou oficialmente, garantiu 12 vitórias absolutas e subiu por 19 vezes ao pódio, no conjunto de 68 viaturas que alinharam em 40 provas, vencendo 103 classificativas; em 2019 o número de inscrições de unidades C3 R5 ascendeu a 308 unidades, em 198 ralis, tendo o modelo garantido 38 vitórias absolutas, 98 presenças no pódio e mostrando-se o mais rápido em 389 especiais. Já este ano, o modelo conta com 1 vitória absoluta e um 2º lugar (em duas provas norueguesas), a vitória nas categorias WRC2 e WRC3 do Rali de Monte-Carlo, prova em que o C3 R5 ocupou o top-5 dos modelos ‘R5’, e a vitória na categoria WRC2 no Rali da Suécia, naquela que já é vista como uma das melhores propostas do mundo dos ralis nesse segmento.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO C3 R5 (Grupo RC2)

CHASSIS

Estrutura: Chassis reforçado com roll cage soldada em múltiplos pontos
Carroçaria: Aço e fibra compósita

MOTOR

Tipo: Citroën Racing – 1,6 litros com turbo, injeção direta, com restritor FIA de 32 mm
Diâmetro x Curso: 77 x 85,8 mm
Cilindrada: 1.598 cc
Potência / binário máximos: 282 cv às 5.000 rpm / 420 Nm às 4.000 rpm
Potência Específica: 178 cv/l
Distribuição: Dupla árvore de cames à cabeça comandada por corrente, 4 válvulas por cilindro
Injeção de combustível: Injeção direta controlada por uma unidade SRG Magneti Marelli

EMBRAIAGEM

Tipo: Duplo disco de cerâmica/metálica

TRANSMISSÃO

Tipo: 4 rodas motrizes
Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades, controlo manual
Diferencial: Mecânico à frente e atrás, bloqueio automático

TRAVÕES

Frente/Atrás: Discos ventilados de 355 mm (alcatrão) e 300 mm (terra), pistões de 4 pinças Alcon
Travão de mão: Controlo hidráulico

SUSPENSÃO

Tipo: McPherson
Amortecedores: REIGER, ajustáveis de 3 vias (compressão/expansão a alta e baixa velocidade)

DIREÇÃO

Tipo: Hidráulica de assistência elétrica

JANTES

Alcatrão / Terra: 8×18″ / 7×15″

DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES

Comprimento/Largura: 3.996 mm/1.820 mm
Distância entre eixos: 2.567 mm
Vias: 1.618 mm (à frente e atrás)
Depósito de combustível: 81 litros
Peso (regulamentar): 1.230 kg sem piloto e navegador /1.390 kg com piloto e navegador

PRIMEIRO BRAÇO DE FERRO NAS ESPECIAIS DE FAFE

Novamente prova inaugural do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2020, o este ano denominado Rallye Serras de Fafe e Felgueiras corre-se de 28 a 29 de fevereiro, dividindo-se por 2 Etapas em que se incluem 13 Especiais e 132,95 km cronometrados, parte de uma extensão total de 417,88 km.
Com Centro Operacional na Casa Arquivo Municipal de Fafe, o Demoporto – Clube Desportos Motorizados do Porto elegeu para o primeiro dia uma dupla passagem pelos 16,42 km do troço de Aboim/Monte e a Super Special Fafe Street Stage (1,67 km), troço noturno desenhado no centro da cidade. No sábado correm-se as restantes 5 classificativas – Montim (8,83 km), Seixoso (7,98 km) e Santa Quitéria (9,26 km), na secção matinal, seguindo-se Luílhas (11,21 km) e Lameirinha/Guilhofrei (11,21 km) à tarde – todas elas em dupla passsagem.
Após uma manhã de sexta-feira (28 de fevereiro) reservada ao Shakedown e à Qualificação que irá determinar a ordem de partida, o rali sai para a estrada às 15h00, terminando-se o dia no Parque Fechado, situado na Praça das Comunidades – Largo da Feira, em Fafe. A etapa de sábado inicia-se às 08h15 e, uma vez cumprido o percurso, far-se-á a consagração dos vencedores pelas 19h00, no Pódio Final montado na Praça 25 de Abril (Fafe).

AS 10 PROVAS DO CPR 2019

A temporada 2020 do Campeonato de Portugal de Ralis divide-se entre 5 ralis de asfalto e 5 jornadas em terra, prolongando-se entre finais de fevereiro e meados de novembro, com arranque a norte, na icónica região de Fafe, e o final nos troços algarvios. Acrescente-se que, segundo o regulamento para o CPR 2020, o Citroën Vodafone Team terá de abdicar da pontuação em 2 dessas 10 provas, informação que será indicada oportunamente, ao mesmo tempo em que apenas poderá aproveitar os melhores 7 resultados, de entre as 8 pontuações efetivas, aquando da contabilidade final da temporada, como consta do Regulamento Desportivo do CPR 2020.
“Em termos de composição da época, há algumas novidades a destacar, nomeadamente a passagem do Rali Terras de Aboboreira para a fase de terra, antecipando-se, assim, para junho a renovada prova do Club Automóvel de Amarante, bem como a estreia no escalão maior dos ralis nacionais do Rali Alto Tâmega, em setembro, rali de asfalto organizado pelo Clube Aventura do Minho,” relembra José Pedro Fontes, que as considera “um importante fator de diferenciação face ao que temos tido nos últimos anos.”
Àquelas juntam-se o Vodafone Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) com patrocinador comum à equipa oficial, os ralis de Fafe (terra), Madeira e Algarve (ambas em asfalto) que são adicionalmente pontuáveis para o European Rally Trophy Iberia (série regional da FIA que, inclui ainda 3 ralis em Espanha), enquanto o Rali dos Açores (terra) se mantém entre a elite do Campeonato da Europa FIA de Ralis. Mortágua completa o grupo dos ralis de terra, que será o piso por excelência da primeira metade do ano, transitando-se, depois, para o asfalto, piso onde, para além dos acima mencionados, constam do alinhamento os sempre imprevisíveis ralis sprint de Castelo Branco e Vidreiro Centro de Portugal.

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2020

Data Prova Organizador
27 a 29 fevereiro Rali Serras de Fafe e Felgueiras (terra) Demoporto – CDMP
26 a 28 março Azores Airlines Rallye (terra) Grupo Desportivo e Comercial
17 a 19 abril Rali de Mortágua (terra) Clube Automóvel do Centro
20 a 24 maio Vodafone Rally de Portugal (terra) Automóvel Club de Portugal
12 a 14 junho Rali Terras de Aboboreira (terra) Clube Automóvel de Amarante
3 a 5 julho Rali de Castelo Branco (asfalto) Escuderia de C. Branco
30 julho a 1 agosto Rali Vinho da Madeira (asfalto) Club Sports da Madeira
4 e 6 setembro Rali Alto Tâmega (asfalto) Clube Aventura do Minho
2 a 4 outubro Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto) C. Automóvel da Marinha Grande
13 e 15 novembro Rali Casinos do Algarve (asfalto) Clube Automóvel do Algarve

O CITROËN VODAFONE TEAM NO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS

Com os resultados alcançados nos seus 4 anos de vida pelas diferentes duplas de pilotos, o Citroën Vodafone Team conta com o seguinte palmarés no Campeonato de Portugal de Ralis:

Ano Piloto/Navegador Palmarés
2019 José Pedro Fontes/ Inês Ponte 4ºs classificados (Absoluto)
4ºs classificados (Grupo RC2)
2018 José Pedro Fontes/Paulo Babo Vice-Campeões Nacionais (Absoluto)
Vice-Campeões Nacionais (Grupo RC2)
2017 José Pedro Fontes/Inês Ponte 6ºs classificados (Absoluto)
5ºs classificados (Grupo RC2)
Nota: temporada interrompida devido a acidente
2016 José Pedro Fontes/Inês Ponte Campeões Nacionais (Absoluto)
Campeões Nacionais (Grupo RC2)
2015 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Campeões Nacionais (Absoluto)
Campeões Nacionais (Grupo RC2)


Em termos de vitórias absolutas em provas do CPR, o Citroën Vodafone Team soma, neste momento, 14 sucessos em solo nacional, 4 dos quais alcançados com o Citroën C3 R5:

Ano Modelo Piloto/Navegador Rali Vitórias no CPR
2019 C3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Vidreiro/Centro de Portugal
C3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Terras d’Aboboreira
2018 C3 R5 José Pedro Fontes/Paulo Babo Rali de Amarante Baião
C3 R5 José Pedro Fontes/Paulo Babo Rali Vinho da Madeira
2017 DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali de Castelo Branco
DS 3 R5 Craig Breen/Andy Hayes Rali de Mortágua
2016 DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Serras de Fafe
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Vidreiro/Centro de Portugal
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Vinho da Madeira
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Casinos de Espinho
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Casinos do Algarve
2015 DS 3 R5 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Rali Cidade de Guimarães
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Rali de Castelo Branco
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Rali Vinho da Madeira

PALMARÉS JOSÉ PEDRO FONTES

2019 4º classificado no CP Ralis (Absoluto)
4º classificado no CP Ralis (Grupo RC2)
2018 Vice Campeão de Portugal de Ralis (Absoluto)
Vice Campeão de Portugal de Ralis (Grupo RC2)
2017 6º classificado no Nacional de Ralis (Absoluto)*
5º classificado no Nacional de Ralis (Gr RC2)*
2016 Campeão Nacional de Ralis (Absoluto)
Campeão Iberian Rally Trophy
2015 Campeão Nacional de Ralis (Absoluto)
Campeão Nacional de Ralis (Grupo RC2)
2014 Campeão Nacional de Velocidade
Vice-Campeão Nacional de Ralis
Campeão Nacional de Ralis – Grupo RGT
2013 Vice-Campeão de Portugal GT3
3º Lugar Campeonato Nacional Circuitos
Vencedor 24Horas de TT de Fronteira
2012 Vice-Campeão de Portugal GT3
Vice-Campeão Iberian Supercars Trophy
2011 Campeão Nacional de GT
Campeão Iberian Supercars Trophy
2º Lugar Taça Portugal GT
Vencedor 24Horas de TT de Fronteira
2010 Vice-Campeão Nacional de Circuitos GT3
Vencedor da Taça Portugal de Ralis GT
2009 Campeão do PTCC – Camp. Portugal Circuitos
2º na Taça Portugal de Ralis GT
2008 Vice-Campeão Nacional de Ralis
2007 Vice-Campeão Nacional de Ralis
2006 Vice-Campeão Nacional de Ralis – S1600
2005 Campeão Nacional de Ralis – S1600
Campeão Nacional de Ralis Turismo
2004 Participação no C. Nacional Ralis – Gr. Produção
2003 Vencedor da Vodafone Golden Cup
2º Classificado na Mazda Cup
2002 3º Lugar Campeonato Nacional de Ralis F3
2001 Vice-Campeão Nacional de Ralis F3
2000 Vice-Campeão Nacional de Ralis F3
1999 Campeão Nacional de Velocidade
1998 Participação Campeonato Nacional de Ralis
1997 Campeão Nacional de Fórmula Ford
1996 Participação no Campeonato Nacional de Velocidade
1995 Campeão Nacional de Fórmula Ford
1994 Vice-Campeão Nacional de F. Ford (Revelação)
1993 Participação no Camp. Nacional de Velocidade
1992 Participação no Camp. Nacional de Velocidade

*temporada interrompida devido a um acidente no Vodafone Rally de Portugal

PALMARÉS INÊS PONTE

2019 4º classificada no CP Ralis (Absoluto)
4º classificada no CP Ralis (Grupo RC2)
2017 5º classificada no Nacional de Ralis – Navegadores (Absoluto)*
5º classificada no Nacional de Ralis– Navegadores (Gr RC2)*
2016 Campeã Nacional Ralis – Navegadores
Campeã Iberian Rally Trophy – Navegadores
2014 Campeã Nacional Ralis – Navegadores, Gr. RGT
Vice-campeã Nacional de Ralis – Navegadores
2013 Vice-campeã Nacional Abs. de TT- Navegadores
Campeã Nacional TT – Navegadores, Gr. T1
2012 Participação no C. Nacional de TT (Navegadora)
2011 Participação no C. Nacional de TT (Navegadora)
2010 Participação no C. Nacional de TT (Navegadora)
2008 Participação na Seat Vodafone Cup, no Autódromo do Estoril (Piloto)
2007 Navegadora em Carros 0
2006 Participação no Troféu 206 GTi no CNR
2005 Campeã Nacional de Ralis – Navegadoras
Campeã Regional de Ralis Sul – Navegadoras
2004 Campeã Regional de Ralis Sul – Navegadoras
2003 Vencedora do Troféu Regional de Ralis Sul – Navegadores (Senhoras)
2º classificado Navegadores (Absoluto)
Vencedora da Divisão IV e da Classe I
2002 Vencedora do Troféu Regional de Ralis Sul – Navegadores (Senhoras)
4º classificado Navegadores (Absoluto)
Vencedora da Divisão IV e da Classe I
2001 Navegadora em Carros 0 e 00
2000 Estreia como Navegadora em Carros 0 e 00

*temporada interrompida devido a um acidente no Vodafone Rally de Portugal

Artigo anterior

Novo Peugeot Landtrek: Live Bigger

Artigo seguinte

Rally Serras de Fafe e Felgueiras quase na estrada

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.