Noticias

Autopilot da Tesla “penalizado” pela Euro NCAP!

O Euro NCAP realizou uma série de novos testes às assistências à condução em autoestrada. Foram testados 10 modelos equipados com sistemas de assistência à condução a velocidades mais elevadas.

Os modelos testados foram Audi Q8, BMW Série 3, Mercedes GLE, Volvo V60, VW Passat, Peugeot 2008, Nissan Juke, Ford Kuga, Renault Clio e o Tesla Model 3. A tecnologia do último modelo mencionado não conseguiu manter os condutores tão atentos como as restantes tecnologias.

“Os novos métodos de avaliação do Euro NCAP concentram-se em duas áreas: Competência na Assistência – Um equilíbrio entre as competências técnicas do sistema e a medidas que mantém o condutor atento e em alerta – e Backup de Segurança ou segurança do automóvel em situações críticas. ”

Os resultados são submetidos num sistema exclusivo de classificação, com os automóveis a serem inseridos numa das 4 categorias: Básico, Moderado, Bom ou Muito bom.

Enquanto o Mercedes GLE, o BMW Serie 3 e o Audi Q8 conquistaram a categoria ‘Muito Bom’, o Tesla Model 3 ficou-se pela categoria “Morado”, devido ao sistema Autopilot não ser suficientemente eficaz a “manter o condutor atento e em alerta”.

“A sua estratégia e funcionamento distinto, faz parecer que o automóvel está a conduzir sozinho ou que o condutor tem controlo total, o que faz deste sistema mais autoritário do que cooperativo.”

O Autopilot da Tesla também já sofreu duras criticas do Conselho Nacional de Segurança de Transportes dos EUA, por permitir que os condutores desviem totalmente o olhar da estrada. Esta entidade tem investigados acidentes desde 2016, em automóveis que tinham este sistema ligado, relata a imprensa internacional.

“Infelizmente, há condutores que acreditam que podem comprar um automóvel autónomo nos dias de hoje. É um equívoco perigoso! Uma vez que oferece controlo a veículos que não estão preparados para lidar com todas as situações.” Afirmou Matthew Avery, membro do conselho Euro NCAP.

O teste completo ao Tesla Model 3, pode ser lido aqui!

Artigo anterior

Ford: Adeus Shelby GT 350 e GT350R!

Artigo seguinte

Portugal acolhe terceiro encontro do FIA ERC para o Abarth 124 rally no Rally Fafe Montelongo

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.