Comunicados de ImprensaNoticias

Alfa Romeo apresenta um logótipo dedicado para comemorar os seus 115 anos de história

  • A Alfa Romeo apresenta o logótipo comemorativo do seu 115º aniversário, um tributo à sua lendária história. 
  • O lançamento do novo logótipo coincide com dois acontecimentos fundamentais na história da Alfa Romeo: a histórica vitória na Mille Miglia de 1930 com Tazio Nuvolari e a estreia do Quadrifoglio na Targa Florio de 1923. 
  • O ano de 2025 é também um ano de celebração de outros momentos significativos, entre os quais o centenário da vitória do GP Tipo P2 no primeiro Campeonato do Mundo de Automobilismo, o 75º aniversário do 1900 e da conquista do primeiro título mundial de Fórmula 1, a estreia do Giulietta Berlina em 1955, a estreia do Giulia Sprint GTA em 1965, a vitória do 33 TT 12 no Campeonato do Mundo de Marcas em 1975 e a chegada do Alfa 75 em 1985. 
  • O logótipo comemorativo será o protagonista nos eventos, encontros e merchandising. Os mais de 250 clubes Alfa Romeo de todo o mundo terão total liberdade para o utilizar para comemorar 115 anos de paixão.

No dia 24 de junho a Alfa Romeo fará 115 anos, um momento memorável que a marca comemora hoje com a apresentação oficial de um logótipo comemorativo, prestando homenagem a uma extraordinária história de paixão e estilo italianos e de envolvimento na competição. Assim, o novo logótipo é partilhado com os clubes oficiais e com todos os admiradores em todo o mundo, podendo ser utilizado em eventos e encontros, bem como em materiais dedicados e iniciativas locais. É um gesto simbólico, mas poderoso, destinado a enfatizar a ligação profunda e visceral entre a marca e os seus admiradores apaixonados “Alfisti”, numa relação que não conhece fronteiras geográficas ou temporais, mas que floresce numa paixão comum e na partilha dos valores fundadores da marca.  Para a sua revelação ao mundo, a Alfa Romeo escolheu um momento especial do ano: nestes dias, a marca e os seus fãs recordam a histórica vitória na Mille Miglia de 1930 com Tazio Nuvolari e a estreia do Quadrifoglio na Targa Florio de 1923.

115 anos em movimento: o logótipo comemorativo que conta a história do espírito Alfa Romeo

O logótipo do 115º aniversário comemora a tradição da Alfa Romeo, num design contemporâneo que combina passado, presente e futuro. A diagonal ascendente do número “115” simboliza o ímpeto e o impulso para a inovação, valores fundamentais incorporados no ADN da marca. O “5”, o ponto focal da composição, é abraçado pelo Biscione, o histórico e icónico emblema da marca, utilizado aqui como um elemento visual e simbólico para criar profundidade e uma sensação tridimensional. O contraste ousado entre o preto intenso dos números e o vermelho Alfa recorda a identidade da marca, definida pela paixão, pelo carácter desportivo e pelo estilo italiano. A presença do Biscione e a estrutura gráfica homenageiam os históricos logótipos comemorativos da Alfa Romeo, neste caso reinterpretados de acordo com uma abordagem minimalista e contemporânea.

Duas datas lendárias que narram a história do ADN da Alfa Romeo

A escolha deste dia para revelar o novo logótipo comemorativo está longe de ser uma coincidência. Com efeito, o 115º aniversário coincide com dois episódios que encarnam o espírito mais autêntico da marca e que contribuíram para esculpir a lenda da Alfa Romeo no inconsciente coletivo. O primeiro data de 12 e 13 de abril de 1930: a Mille Miglia, um símbolo do desporto motorizado, testemunhou o triunfo do Alfa Romeo 6C 1750 Gran Sport #84, conduzido por Tazio Nuvolari e Giovanni Battista Guidotti. Foi a primeira vitória do “Mantuano voador” (alcunha pela qual também era conhecido Nuvolari) nesta competição, mas foi também a primeira vez que foi ultrapassada a fasquia da velocidade média de 100 km/h num percurso tão longo e exigente. Um feito memorável que consagrou a excelência técnica da marca e a tenacidade dos seus principais nomes. Nessa edição, a Alfa Romeo dominou literalmente a ação, ocupando os quatro primeiros lugares da classificação. Apenas alguns anos antes, a 15 de abril de 1923, outro evento destinado a fazer história viu a luz do dia na Targa Florio. Foi nesse dia que Ugo Sivocci venceu ao volante do Alfa Romeo RL TF, que ostentava pela primeira vez o símbolo Quadrifoglio na carroçaria. O pequeno emblema, criado como um amuleto da sorte, rapidamente se tornou um ícone da marca, ligado aos modelos de maior performance e aos feitos mais ousados que definiram o carácter da Alfa Romeo, encarnando para sempre os valores de velocidade e coragem inerentes à marca.

Um ano irrepetível, repleto de aniversários nos campos desportivo e industrial em nome do Biscione

O 115º aniversário assume um valor ainda maior dado que, em 2025, outras comemorações de modelos significativos e conquistas desportivas fundamentais estão interligadas. Por exemplo, há 100 anos, o lendário Alfa Romeo GP Tipo P2 venceu o primeiro Campeonato do Mundo de Automobilismo, afirmando-se nas pistas internacionais graças ao génio do projeto de Vittorio Jano e ao talento dos pilotos oficiais, incluindo Antonio Ascari e Gastone Brilli-Peri, que lideraram a competição numa época épica que cimentou a marca na elite do automobilismo mundial. Sem esquecer que este ano se assinala também o 75º aniversário da estreia, no Salão Automóvel de Paris, do 1900, o primeiro automóvel Alfa Romeo produzido em grande escala, e a retumbante vitória do Tipo 158 “Alfetta”, coroado Campeão do Mundo na época inaugural da Fórmula 1 tripulado por Nino Farina, o primeiro campeão do mundo na história da F1 e símbolo da excelência técnica e desportiva da marca. Além disso, em 2025 celebra-se também a estreia, no Salão Automóvel de Turim de 1955, do Giulietta Berlina, um modelo que trouxe elegância e dinamismo ao quotidiano dos italianos, seguido, em 1965, pelo Giulia Sprint GTA apresentado no Salão Automóvel de Amesterdão, um verdadeiro “monstro sagrado” da competição que conquistou vitórias em todo o mundo. Finalmente, em 1975, o 33 TT 12 venceu o Campeonato do Mundo de Marcas e, dez anos mais tarde, o Alfa 75 fez a sua estreia, sendo o último modelo Alfa Romeo de produção em série construído sobre a plataforma do Alfetta. Em suma, estamos perante uma série de aniversários que não é uma mera coincidência, mas uma extraordinária sincronização da história. Cada data, cada automóvel, cada acontecimento contribui para traçar o perfil único da Alfa Romeo, uma marca que não seguiu o sinal dos tempos durante 115 anos, mas que o desafiou. E agora, mais do que nunca, encara o futuro com a mesma garra e paixão que fizeram dela um ícone intransigente.

Artigo anterior

Gil Antunes e Alex Ramos vencem nas duas rodas motrizes no Rally Series em Castelo Branco

Artigo seguinte

World Car Awards: Volvo EX90 conquista título de World Luxury Car

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.