Alfa Romeo 33 Stradale em testes com Valtteri Bottas (video)
O piloto de Fórmula 1 integrou o teste dinâmico do “Protótipo 00” do novo Alfa Romeo 33 Stradale, que teve lugar no icónico circuito da Alfa Romeo, no Centro Sperimentale di Balocco, fornecendo um feedback essencial para a configuração final do supercarro.
Assista aqui ao apaixonante vídeo desse ensaio dinâmico pelas mãos de Valtteri Bottas no traçado de Balloco.
O piloto elogiou a facilidade imediata com que o condutor entra em simbiose com o modelo, permitindo que mesmo aqueles que não são condutores profissionais desfrutem plenamente da sua potência e agilidade, que graças à abordagem 100% orientada para o condutor, excluindo qualquer distração da experiência de condução.
Bottas sublinhou a inconfundível sonoridade que envolve o habitáculo logo desde o primeiro momento, considerando que a experiência a bordo do 33 Stradale está próxima da perfeição.
Esta sessão de testes representa mais uma colaboração com Valtteri Bottas, piloto que tem estado envolvido em muitas das fases de decisão, desde o arranque do projeto. A ligação entre a marca e o piloto é muito forte, não só sendo já proprietário de um dos exclusivos 500 Giulia GTAm, como também é membro do “Club 33”, constituído pelos 33 proprietários deste automóvel fuoriserie.
No final do dia, a equipa da Alfa Romeo não perdeu a oportunidade de colocar Bottas ao volante do Junior 280 Veloce, desportivo compacto 100% elétrico equipado com soluções específicas “made by and for” Alfa Romeo.
Valtteri Bottas, piloto de Fórmula 1 e um dos exclusivos clientes do novo Alfa Romeo 33 Stradale, passou um dia intenso e emocionante no Centro Sperimentale de Balocco, na província de Vercelli, junto com a equipa de engenheiros da Alfa Romeo, testando o “Protótipo 00” deste novo e exclusivo automóvel.
No final da sessão de testes, Valtteri Bottas declarou: “A oportunidade que me foi dada de conduzir o 33 Stradale revelou-se muito especial. Espero que o meu ‘feedback’ possa ser útil para a experiente equipa de desenvolvimento da Alfa Romeo, na sua afinação final. Poder configurar o meu próprio automóvel com a “bottega Alfa Romeo” já foi envolvente e apaixonante, mas testá-lo hoje foi realmente emocionante. Resta-me agora esperar que o meu 33 Stradale fique pronto.”
“Estou extremamente satisfeito com este teste. A experiência de hoje está próxima da perfeição, o que para mim significa uma simbiose total com o automóvel. O modelo deixa-nos imediatamente à vontade, revelando-se extremamente ágil e preciso. As sensações com o automóvel são imediatas, sendo extremamente fácil e divertidas de compreender, não sendo preciso ser-se um piloto de F1 para as sentir. Além disso, a sua sonoridade envolve o habitáculo e é inconfundivelmente Alfa Romeo.”
O local para esta sessão só poderia ser a pista da Alfa Romeo no Centro Sperimentale di Balocco, circuito icónico desenhado na região de Vercelli e que, desde 1962, tem sido palco do desenvolvimento e preparação das viaturas de competição e de maior performance (Autodelta) que competiram em eventos internacionais de F1, DTM e SuperTurismo.
A equipa de engenheiros da Alfa Romeo geriu toda a sessão de testes, submetendo o piloto finlandês a testes específicos, a velocidades moderadas e elevadas, com um foco direcionado para o equilíbrio, sistema de travagem e comportamento em estrada. Afinal, o objetivo dinâmico do projeto é, desde o início, extremamente ambicioso, ou seja, oferecer a melhor experiência de condução na categoria.
A sessão de testes iniciou-se com uma primeira volta de reconhecimento a bordo do Giulia GTAm, para permitir a Valtteri familiarizar-se com o traçado da pista da Alfa Romeo. Recorde-se que, no ano passado, o piloto finlandês adquiriu um dos 500 exemplares do Giulia GTAm, automóvel de elevada performance caracterizado pela adoção extensiva de materiais ultraleves e pelo potente motor 2.9 V6 Bi-Turbo de 540 cv. Isto permitiu-lhe tornar-se um membro de pleno direito da “Tribo” Alfa Romeo, e hoje também membro do restrito “Club 33”, para uma ligação ainda mais reforçada, demonstrando uma paixão que o liga à tradição desportiva da marca.
O piloto de F1 sentou-se, depois, ao volante do 33 Stradale, que descreveu imediatamente como um automóvel intuitivo e imediatamente compreensível. O primeiro teste foi realizado a uma velocidade moderada, permitindo-lhe avaliar a precisão do sistema de direção e a resposta do sistema de travagem, bem como o comportamento caraterístico garantido pelo sistema composto por uma estrutura de alumínio em “H”, monocoque em fibra de carbono, e uma configuração de suspensão refinada. Além disso, como tudo foi concebido, visando o máximo envolvimento homem-máquina, o piloto apreciou, em particular, a essencialidade do cockpit, que nunca distrai o condutor da experiência de condução.
Numa segunda fase, Bottas aumentou gradualmente a velocidade para testar o seu comportamento em condições mais extremas. O 33 Stradale é alimentado por um motor V6 de 3,0 litros Bi-turbo com mais de 620 cv, acoplado a uma caixa DCT de 8 velocidades, tração traseira e diferencial eletrónico de deslizamento limitado. Evolução do V6 que já equipa os automóveis de maior desempenho da marca italiana, o novo motor é montado longitudinalmente ao centro e permite que o automóvel atinja uma velocidade máxima de 333 km/h e cumpra uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos. Estão disponíveis dois modos de condução, ativados por interruptores no túnel central: “Strada” e “Pista”. O primeiro, ativo quando o automóvel é ligado, garante conforto e prazer de condução, com entrega de potência suave, a habitual sensibilidade aos pedais, suspensão macia, caixa de velocidades suave e válvulas de escape ativas que só abrem acima das 5.000 rpm. Já no modo “Pista”, o condutor opta por uma condução com mais adrenalina: a potência é maximizada, a sensibilidade dos pedais é ainda maior e a suspensão é mais rígida, para além de permitir passagens de caixa rápidas, tendo as válvulas de escape ativas sempre abertas.
Na fase final deste teste, Valtteri Bottas enfrentou a pista de Balocco, selecionando o modo “Pista” em que o 33 Stradale exprime todo o seu potencial. Entre os controlos de performance mais emocionantes desta configuração está o procedimento “Quick Start” que, ao premir o botão “Quadrifoglio” no túnel central, atua sobre a caixa de velocidades, o controlo de tração e a potência para maximizar a aceleração, evitando a patinagem das rodas. Além disso, em certas secções do circuito, o piloto de F1 desligou o controlo de tração (ESC OFF), levando o 33 Stradade perto da sua velocidade máxima, confirmando que se consegue combinar o desempenho de um supercarro com uma surpreendente facilidade de condução, mesmo para aqueles que não são pilotos profissionais. Tudo isto se torna ainda mais evocativo pelo som do V6 Bi-Turbo, uma autêntica “sinfonia mecânica” que envolve o habitáculo e proporciona emoções únicas a cada aceleração.
Também o sistema de suspensão ativa desempenhou um papel fundamental no teste realizado pelo piloto finlandês, proporcionando uma combinação perfeita de conforto e performance. Especificamente, este novo automóvel personalizado adota o esquema de suspensão 100% Alfa Romeo, de braços duplos, com amortecedores ativos e direção semi-virtual em ambos os eixos, o que permite o melhor controlo do volante e a máxima precisão da direção, além de assegurar uma elevada aceleração lateral e garantir o melhor comportamento em todas as condições de condução.
Por fim, Bottas elogiou a precisão e a capacidade de adaptação dos travões aos diferentes modos de condução, garantindo um excelente controlo do veículo em todos os momentos. Basta dizer que o novo 33 Stradale trava dos 100 a 0 km/h em menos de 33 metros. Tal deve-se ao sistema de travagem integrado Alfa Romeo Brake-By-Wire, que permite controlar a pressão de travagem e adaptar a sensação do pedal em qualquer momento. Produzidos pela Brembo para a Alfa Romeo, os travões em carbono-cerâmica garantem um elevado desempenho e asseguram uma travagem reativa, com um reduzido efeito de fadiga a altas temperaturas. Os discos são do tipo ventilado e perfurado em ambos os eixos, contando, à frente, com uma pinça monobloco de alumínio de 6 pistões e atrás com uma pinça de 4 pistões.
Uma vez terminados os testes, a equipa da Alfa Romeo não perdeu a oportunidade de mostrar a Valtteri Bottas o novíssimo Junior 280 Veloce, o desportivo compacto 100% elétrico equipado com soluções específicas “made by and for” Alfa Romeo. Bottas realizou, assim, um teste em pista para provar, embora com as devidas proporções face ao extraordinário 33 Stradale, o seu desempenho alucinante, mas sobretudo a sua excelente dinâmica de condução, fruto da mesma perícia que distingue a equipa de desenvolvimento da Alfa Romeo.
Sem comentários