Comunicados de ImprensaNoticias

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico uma nova alternativa elegante, atraente e acessível

  • A Citroën apresenta uma nova alternativa elegante, atraente e acessível aos modelos clássicos de berlinas e SUV do segmento médio.
  • Os novos C4 X e ë-C4 X combinam a elegância de uma silhueta fastback, a atitude moderna de um SUV e, com 4,60 m de comprimento, o carácter intemporal de uma espaçosa berlina de 4 portas.
  • O C4 X e o ë-C4 X propõem um patamar de conectividade de última geração graças a uma interface de infotainment intuitivo MyCritroën Drive Plus, estreado no Citroën C5 X.
  • Também contribui para acelerar a transição energética da marca, através do ë-C4 X, totalmente elétrico e com zero emissões, numa sedutora combinação entre design, conforto e espaço a bordo sem paralelo no mercado.
  • O ë-C4 X propõe uma autonomia até 360 km em ciclo WLTP através de uma motorização elétrica de 100 kW e 136 cv e com carregamento rápido de 100 km/10min a 100 kW em corrente contínua.
  • Os dois modelos focam-se na habitabilidade e numa experiência serena, graças a um espaço muito generoso para os joelhos na segunda fila, uma grande bagageira de 510 litros e uma motorização elétrica que garante acesso ao espaço urbano 24 horas por dia / 7 dias por semana, em total silêncio e sem vibrações.
  • Distinguem-se pelo seu conforto a bordo graças ao programa exclusivo Citroën Advanced Comfort, onde se incluem os bancos Advanced Comfort e a suspensão Citroën Advanced Comfort®.
  • Entre as mecânicas disponíveis (dependendo do mercado) incluem-se três motores a gasolina Citroën PureTech e um Diesel para o C4 X, bem como um bloco 100% elétrico para o ë-C4 X, que será um exclusivo em vários mercados europeus.

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico uma nova alternativa elegante, atraente e acessível 19

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico, num conceito elegante e único projetado para clientes que procuram uma alternativa atraente às ofertas de dois volumes e aos SUV, no coração do segmento médio do mercado automóvel.

Na linha do Citroën C5 X, o estilo dos ë-C4 X e C4 X desafia as definições tradicionais das carroçarias compactas, ao propor aos clientes algo de inovador e distinto: um design que entrecruza a silhueta elegante de um fastback com o visual moderno de um SUV, bem como o requinte intemporal e o espaço a bordo de uma berlina de 4 portas.

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade que de integrar estes novos modelos na nossa gama. O ë-C4 X e o C4 X irão contribuir, significativamente, para o fortalecimento da Citroën e para a expansão internacional das vendas na Europa, bem como na região do Médio Oriente e África “, afirmou Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën. “Muitos clientes manifestaram-nos o desejo de pretender uma alternativa acessível, responsável e elegante às berlinas de dois volumes e aos SUV, já tão numerosos no segmento dos grandes compactos. Oferecemos-lhes hoje a nossa melhor interpretação destas expectativas: um conceito que representa um cruzamento de propostas, distinto e virado para o futuro, que oferece todo o conforto, tecnologia, segurança e valor que se espera da Citroën, mas também um espaço excecional a bordo e uma grande versatilidade, com as vantagens de uma versão totalmente elétrica, sem quaisquer emissões.”

Os clientes dos C4 X e ë-C4 X 100% elétrico irão também beneficiar de uma interface de infotainment de nova geração da Citroën, denominada MyCitroën Drive Plus, uma tecnologia completa dedicada à conectividade e aos serviços conectados.

Protagonista da transição energética, a Citroën dá também o passo ousado de propor apenas a versão totalmente elétrica ë-C4 X em muitos dos seus mercados europeus, onde as vendas de veículos eletrificados já se encontram mais amadurecidas. Com o seu motor de 100 kW, com uma autonomia homologada de 360 km (WLTP), o ë-C4 X será o único automóvel 100% elétrico a oferecer esta atraente combinação de design, conforto e espaço no mercado de carros de grande consumo, do segmento médio. Dispondo de um grande volume de bagageira, de 510 litros, acompanhará as famílias nas diferentes fases das suas vidas, sendo que para os profissionais será o parceiro ideal das viagens diárias na cidade, nomeadamente para motoristas privados ou profissionais.

Os clientes que preferirem um motor de combustão eficiente, nos mercados internacionais, bem como em alguns países europeus, poderão optar entre os blocos diesel PureTech ou BlueHDi, propostas mais que comprovadas e com um excelente desempenho.

As novas versões ë-C4 X et C4 X serão produzidas exclusivamente na Europa, para todos os mercados, na fábrica da Stellantis de Villaverde, nas imediações de Madrid (Espanha), e as vendas começarão progressivamente no outono de 2022.

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico uma nova alternativa elegante, atraente e acessível 20

01. UM CARÁCTER ÚNICO E DISTINTIVO

Os C4 X e ë-C4 X pertencem à mais recente geração da família Citroën, oferecendo um estilo e um conceito que se destacam. Oferecem algo de novo e único aos clientes que pretendem uma alternativa elegante à miríade de propostas de dois volumes e de SUV atualmente disponíveis no mercado.

“O ë-C4 X e o C4 X destacam-se da multidão, mantendo na frente a imagem arredondada e o estilo que representa as atuais silhuetas da Citroën, sendo que quando se anda em redor da viatura percebe-se que a sua silhueta é muito diferente, muito mais dinâmica e atraente”, afirma Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën. “Quisemos acrescentar comprimento de modo a proporcionar um conforto adicional aos passageiros atrás, bem como um volume de bagageira ampliado, de forma a ir ao encontro das necessidades dos clientes, que preferem uma bagageira mais tradicional, como a do mercado de aluguer, mas evitando uma apresentação volumosa. Esticámos, assim, cada secção o mais possível para desenhar uma linha de tejadilho do tipo ‘fastback’, que se funde, na perfeição, com o portão traseiro, descendo, depois, em redor do painel traseiro esculpido, até aos para-choques. Esta linha combina-se com uma altura de carroçaria mais elevada e ostenta uma cobertura protetora, que esconde o seu comprimento, dando a impressão de que se prolonga para a frente, num espírito desportivo”.

Com um comprimento de 4600 mm, os ë-C4 X e C4 X encaixam, perfeitamente, na gama Citroën, entre o C4 de dois volumes (4360 mm) e o C5 X (4800 mm). A sua distância entre eixos de 2,67 m é idêntica à do C4 de dois volumes (ambos são baseados na plataforma CMP).

Visto de perfil, a linha dinâmica do tejadilho prolonga-se, graciosamente, desde o topo do para-brisas até ao painel superior do portão traseiro, criando uma silhueta de fastback bem definida, longe da aparência ligeiramente acanhada de muitos dos crossover com maior altura, enquanto a saliência traseira esconde, habilmente, o comprimento necessário para alojar a ampla bagageira de 510 litros. A aerodinâmica foi otimizada graças à linha de tejadilho fluída e limpa da carroçaria, resultando num coeficiente de arrasto de CX 0.29, que também beneficia a autonomia e a eficiência de consumos: o ë-C4 X elétrico atinge, assim, uma autonomia de 360 km em ciclo WLTP.

O painel traseiro sobre a bagageira, que se desdobra até ao para-choques traseiro, é limpo e elegante, integrando um suave spoiler na parte superior, sobre os rebordos subtis e o lettering Citroën ao centro. O painel inclina-se ligeiramente para a frente da viatura, o que reforça o olhar prestigioso do design traseiro e acentua o aspeto energético.

Os novos faróis traseiros LED característicos surgem colocados em ambos os lados da abertura da bagageira e assumem linhas esculpidas quando abertos, inserindo-se nos cantos e ao longo das laterais do modelo. Terminam em forma de seta em frente à porta traseira, o que amplifica, ainda mais, o dinamismo da silhueta.

Sob a abertura da bagageira, o para-choques traseiro é esculpido, e a saia inferior do para-choques tem acabamento preto mate para maior proteção e durabilidade. Inserções pretas brilhantes adicionam detalhe e elegância, enquanto as aberturas laterais exteriores distintivas recordam a robustez do C5 Aircross.

As suas grandes rodas de 690 mm, combinadas com a pequena projeção frontal, conferem-lhe uma postura elevada, que induz uma posição de condução mais alta, tranquilizando os condutores com a sua colocação na estrada. Protetores de arco de rodas em preto mate e saias inferiores da carroçaria com painéis Airbump®, com inserções coloridas, aumentam a sensação de robustez e de proteção.

A secção frontal ostenta a assinatura da Citroën com um design arredondado. O capô alto e horizontal é pontuado por entalhes côncavos, e os característicos chevrons cromados estendem-se a toda a largura da carroçaria, estendendo-se aos faróis dianteiros de dupla altura, utilizando a tecnologia de iluminação Citroën LED Vision para reforçar o ADN de elevado teor tecnológico do veículo e garantir a máxima visibilidade.

A saia inferior em preto mate do para-choques dianteiro está ligada aos elementos de proteção lateral e traseiros, enquanto as grelhas de entrada de ar usam um padrão “macro chevron”, semelhante ao inaugurado no Concept 19-19 e visto nos modelos mais recentes. A grelha inferior hexagonal é ladeada, de cada lado, por faróis de nevoeiro com contornos distintos.

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico uma nova alternativa elegante, atraente e acessível 21

02. CONECTIVIDADE DE NOVA GERAÇÃO PARA UM QUOTIDIANO DIGITAL

Os novos ë-C4 X e C4 X beneficiam de uma interface de infotainment de nova geração de Citroën, que foi estreada no Citroën C5 X.

MY CITROËN DRIVE PLUS

Esta nova interface altamente intuitiva utiliza um ecrã HD de 10 polegadas e pode ser totalmente personalizada pelos clientes através de um sistema de widgets. Popularizados nos smartphones e tablets de ecrã tátil, os widgets oferecem uma forma rápida de ver as aplicações e os conteúdos no ecrã tátil do veículo.

A nova interface conta também com o reconhecimento natural de voz, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo através do comando “Olá Citroën”, e que compreende a conversação, responde às perguntas e executa os seus comandos de voz. Este sistema é capaz de compreender 20 idiomas, fornecendo um feedback visual e respondendo a muitos comandos dos sistemas integrados no veículo, tais como a climatização, os media de áudio, serviços telefónicos e de voz conectados.

Através da gestão avançada dos perfis (Advanced Profile Management), o sistema pode armazenar até oito perfis, cada um dos quais pode ser associado a dois smartphones, identificando os dispositivos quando entrarem na viatura. O sistema também inclui um serviço de atualização de mapas em tempo real, via TomTom, através do qual os mapas de navegação são automaticamente atualizados mensalmente, de modo a garantir que o sistema se encontra atualizado e fornece as informações mais recentes aos condutores. Este serviço está disponível gratuitamente durante três anos.

Os veículos podem receber até quatro tomadas USB para carregar facilmente um telefone ou tablet: dois na parte inferior da consola central e dois na parte de trás, para facilitar a utilização por parte dos passageiros dos bancos traseiros. Em cada caso, está instalada uma ficha USB Tipo A e outra do Tipo C.

SERVIÇOS CONECTADOS

Para maior conforto e segurança, está disponível um pack de serviços Citroën Connect, que completa a interface My Citroën Drive Plus:

  • My Citroën: a aplicação que permite fazer a ligação com o veículo a partir de um smartphone. Por exemplo, os condutores do ë-C4 X poderão verificar o estado da bateria e a autonomia disponível, bem como programar e monitorizar o seu programa de carregamento, pré-aquecer ou refrescar o habitáculo do veículo.
  • My Citroën Assist: assegura as chamadas de emergência gratuitas, baseadas em localização, e um serviço de suporte a que os clientes podem aceder 24 horas por dia sem necessitar de subscrição. Em caso de acidente, em que os airbags são espoletados, o My Citroën Assist envia, automaticamente, uma notificação aos serviços de emergência mais próximos para que a ajuda possa ser enviada. O sistema também pode ser ativado manualmente premindo o botão vermelho “SOS” presente no veículo. Além disso, a Citroën pode ligar para o condutor se for detetado um alerta técnico ou se for necessária manutenção, sendo que premindo o botão preto de assistência rodoviária, o condutor pode solicitar assistência ou resolução de problemas em caso de avaria.
  • My Citroën Drive: fornece informações de tráfego em tempo real através do sistema TomTom Traffic, tais como a localização de pontos de interesse, previsões meteorológicas e a localização e preços de postos de combustível e parques de estacionamento. Os condutores também irão apreciar os alertas visíveis e audíveis das zonas de perigo. O sistema é melhorado no ë-C4 X com a inclusão da localização dos postos de carregamento elétrico, planeamento de rotas e representação visual do volume de autonomia, de acordo com o nível de carga.
  • My Citroën Play: permite que condutores e passageiros desfrutem das suas aplicações favoritas dos seus smartphones sem correr riscos desnecessários. O serviço oferece conectividade sem fios e é compatível com Apple CarPlay (incluindo controlo de voz SIRI) e Android Auto. As aplicações compatíveis são apresentadas diretamente no ecrã da interface central, permitindo que sejam acedidas com segurança e sem tirar os olhos da estrada.

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico uma nova alternativa elegante, atraente e acessível 22

03. CONFORTO, REQUINTE E ESPAÇO

Uma vez no interior dos Citroën ë-C4 X e C4 X, condutor e seus passageiros desfrutarão de uma inigualável sensação de serenidade, conforto e espaço, graças à experiência Advanced Comfort da Citroën.

Os passageiros traseiros sentirão, em particular, os benefícios graças a um espaço para joelhos na segunda fila de 198 mm, ultra generoso na sua classe, e um encosto de banco mais inclinado (27 graus), enquanto a largura exterior de 1.800 mm permite que três pessoas se sentem confortavelmente lado a lado, com uma largura total de 1.366 mm ao nível dos ombros e de 1.440 mm ao nível dos cotovelos.

“O conforto dos passageiros traseiros e o volume da bagageira são cruciais para um veículo que visa preencher o espaço vago entre uma berlina clássica de 4 portas e os coupés topo de gama. Este carro, sem dúvida, vai ao encontro de todas estas expectativas. Pensamos que os clientes vão achá-lo interessante e diferente, uma vez que é elegante, distinto e imbuído do ADN da Citroën. Mas estamos realmente surpresos com o quão confortável é viajar nos bancos traseiros, graças ao melhor espaço para joelhos da sua classe, à excelente desobstrução ao nível do teto e à excelente visibilidade para a frente e lateral, todos eles elementos-chave do nosso programa Advanced Comfort”, sublinha Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.

UMA BAGAGEIRA ESPAÇOSA

O design único dos Citroën C4 X e ë-C4 X permitiu à equipa de estilo criar um impressionante compartimento de bagageira, extra grande, que oferece 510 litros de espaço útil. Esta funcionalidade será particularmente apreciada por clientes empresariais ou por frotas de viaturas de aluguer privado e motoristas, que procuram um espaço para bagagem, isolado do habitáculo, e que melhora a sensação de limusine para os passageiros sentados atrás.

Uma vez que o tejadilho sobe suavemente da frente para a retaguarda, as dobradiças situadas sob o vidro traseiro permitem uma abertura ampla e elevada do portão traseiro, facilitando o seu acesso. Dentro da bagageira, um piso plano oferece uma largura máxima de 1.010 mm entre os arcos das rodas e um comprimento máximo de 1.079 mm. A colocação e retirada de malas de grandes dimensões e de outras bagagens é facilitada por uma altura de entrada de 745 mm e uma altura de saída de 164 mm, acima do piso plano. A altura de entrada dos objetos é de 445 mm (entre o limiar de carga e a parte superior da abertura da mala), estando disponível uma altura generosa de 565 mm sob a prateleira traseira. A abertura da bagageira também é ampla em largura: 875 mm, 200 mm acima do limiar de carga, passando para 885 mm entre as dobradiças do portão.

Um espaço adicional sob o piso da bagageira permite o transporte de itens adicionais, bem como o alojamento correto dos cabos de carregamento do ë-C4 X. Os encostos dos bancos traseiros também se rebatem para a frente, gerando capacidade de transporte adicional, existindo uma escotilha para esquis no apoio de braço rebatível, permitindo o transporte de objetos particularmente longos.

PROGRAMA ADVANCED COMFORT DA CITROËN:

Quando os condutores e passageiros entram nos Citroën ë-C4 X e C4 X, podem contar com uma experiência de conforto suprema, sem stress e relaxante, graças ao programa Citroën Advanced Comfort, uma abordagem cuidadosa e racional que visa proporcionar o melhor bem-estar possível a todos os ocupantes. Engloba todos os aspetos da experiência automóvel, desde o conforto da condução, para facilitar a vida ao volante, ao conforto de viagem, para facilitar o acesso ao espaço e aos compartimentos de arrumação, ao conforto de utilização, permitindo utilizar as tecnologias e funções do veículo de uma forma simples e intuitiva, para não falar do conforto da mente, através de um ambiente calmo e relaxante para todos.

Os bancos Advanced Comfort, um exclusivo da Marca, complementam o programa Advanced Comfort da Citroën nos C4 X e ë-C4 X. Grandes e acolhedores, apresentam uma espuma especial, reforçada em 15 mm, e proporcionam uma combinação única de conforto visual, postural e dinâmico. Os ocupantes sentir-se-ão sentados num cadeirão aconchegante, mantidos nos seus lugares e isolados dos ruídos e das irregularidades da estrada. A espuma de alta densidade no interior dos assentos garante o melhor conforto, especialmente em longas viagens, que se mantém ao longo do tempo, reduzindo os efeitos da compactação e envelhecimento dos assentos. O máximo conforto postural é importante, em especial em viagens longas, razão pela qual os grandes encostos dos bancos dianteiros dos ë-C4 X e C4 X apresentam apoios reforçados, ajuste lombar e em altura, bem como a possibilidade de regulação elétrica.

Os espaçosos bancos traseiros podem ser aquecidos, bem como os bancos dianteiros que também estão equipados com uma função de massagem, multiplicando a sensação de bem-estar. Em alguns níveis de acabamento, estes assentos adotam um novo revestimento Alcântara, suave ao toque e que reforça a perceção de requinte e conforto a bordo.

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico uma nova alternativa elegante, atraente e acessível 23

SUSPENSÃO COM BATENTES HIDRÁULICOS PROGRESSIVOS®:

Invisível para o condutor e ocupantes, mas imperativo para uma viagem confortável, o inovador e exclusivo sistema de suspensão da Citroën é composto por dois batentes hidráulicos, combinado com o amortecedor e a mola, em vez de se utilizarem batentes mecânicos.

Simplificando, um dos batentes hidráulicos é utilizado para a compressão, o outro para a descompressão (ou recuo), sendo que, dependendo das tensões aplicadas, a suspensão funciona em duas fases: para a compressão e descompressão mais suave, a mola e o amortecedor controlam, em conjunto, os movimentos verticais, sem a ajuda dos batentes hidráulicos; no entanto, a sua presença permite aos engenheiros da Citroën uma maior liberdade para ajustar as suspensões, de forma a alcançar o efeito “tapete voador” que tornou a marca famosa, dando a impressão de que a viatura desliza acima do piso mais irregular; no caso de impactos mais fortes, a mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão ou de descompressão, suavizando, progressivamente, os movimentos, evitando os impactos no final do curso da suspensão. Ao contrário de um batente mecânico que absorbe a energia, restituindo parte dela na forma de um impacto, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia.

A TEMPERATURA IDEAL

Outro fator importante que influencia o conforto do condutor e dos ocupantes, especialmente para os dos espaçosos ë-C4 X e C4 X é a climatização interior.

Um pacote muito completo de climatização garante este conforto, mesmo em condições mais extremas, incluindo um sistema automático de controlo climático bi-zona, com comandos separados para uma maior facilidade de utilização, bem como bancos dianteiros e traseiros aquecidos, um para-brisas aquecido e um volante aquecido. Os passageiros dos bancos traseiros também poderão controlar o fluxo de ar através de aberturas localizadas na parte traseira da consola central.

LUMINOSIDADE E TRANQUILIDADE

A luminosidade e o ambiente cuidadosamente otimizados farão de cada passeio ou viagem a bordo dos ë-C4 X e C4 X momentos perfeitos.

No interior, o objetivo é criar uma atmosfera pacífica e positiva através de materiais quentes e de uma generosa superfície vidrada, que inclui vidros laterais mais pequenos. O revestimento interior do tejadilho em cor clara e o corte do pilar interior aumentam, ainda mais, a claridade e o calor. Um grande tejadilho solar panorâmico elétrico está também disponível, tendo sido projetado para preservar a altura ao teto na parte traseira, enquanto banha a cabine de luz, estando equipado com um para-sol para um controlo otimizado.

De noite, a atmosfera interior é igualmente agradável e reconfortante, graças à iluminação ambiente LED do painel digital, em que se combina a luz de fundo branca das funções de condução e conforto a bordo, com a iluminação interior à frente e atrás.

ESPAÇOS DE ARRUMAÇÃO INTELIGENTES NOS LOCAIS MAIS INDICADOS

Para satisfazer as expectativas dos clientes e ocupantes dos veículos atuais, a Citroën tem dado especial atenção à maximização dos espaços de arrumação, para além da bagageira. Existem até 16 compartimentos, abertos ou fechados, que podem representar um volume total de arrumação de 39 litros, todos concebidos para serem convenientes e fáceis de usar no quotidiano.

Os passageiros da frente beneficiam do acesso ao Smart Pad Support™ da Citroën, um sistema retrátil projetado para acomodar um tablet digital, integrado diretamente no painel de bordo. Sólido, seguro e funcional, permite ao passageiro da frente aproveitar ao máximo o tempo passado nas deslocações. Logo abaixo encontra-se uma grande gaveta deslizante, com amortecedor no final do curso, a qual conta com uma superfície especial antiderrapante, que facilita e assegura o correto transporte de objetos pessoais e itens mais frágeis. Um porta-luvas grande, situado abaixo do painel tem abertura suave.

A consola central, alta e ampla, foi projetada para maximizar o espaço de arrumação graças a uma grande área localizada na sua parte frontal. Equipada com um recorte separador antiderrapante, permite esconder alguns objetos e manter outros à mão, acima do recorte. A consola central possui uma área de carregamento sem fios e aberta para smartphones, que também integra duas tomadas USB, uma delas do tipo C. Abaixo, frente ao seletor da caixa de velocidades, encontra-se um outro recorte de arrumação para colocação de vários itens de pequena dimensão. Há também um grande compartimento central com uma tampa deslizante, albergando dois suportes de copos, mas também um grande espaço de arrumação sob o apoio central deslizante dianteiro.

Os passageiros traseiros poderão relaxar ou trabalhar graças ao acesso aos suportes de copos e ao espaço de arrumação no pousa-braços central, rebatível, para pequenos objetos, como canetas.

04. ë-C4 X: A SERENIDADE DA SOLUÇÃO 100% ELÉTRICA NUM CONCEITO ÚNICO

Com a sua abordagem de design no cruzamento de diferentes estilos, o ë-C4 X é uma proposta única no segmento compacto generalista. Para além de ser o único modelo a combinar a elegância de um fastback, detalhes musculados inspirados nas propostas SUV e a finesse de uma berlina de 4 portas, é, também, o único a oferecê-lo com a calma e serenidade de uma unidade totalmente elétrica, a um preço acessível. Independentemente do destino e independentemente das restrições de acesso relacionadas com as normas de emissões, o ë-C4 X permite uma condução no quotidiano em modo 100% elétrico e sem quaisquer emissões.

Destaque-se o facto de que muitos mercados europeus – Áustria, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, mercados nórdicos, Portugal e Reino Unido – irão oferecer, em exclusivo, a versão ë-C4 X 100% elétrica, enquanto os restantes mercados da Europa, do Médio Oriente e de África irão comercializar tanto o ë-C4 X como o C4 X térmico, a gasolina ou a diesel.

Seja a conduzir ou na condição de passageiros, o silêncio quase absoluto e a fluidez dos movimentos serão uma fonte adicional de calma para os ocupantes, graças ao inovador e suave sistema de suspensão da Citroën, aos confortáveis assentos Advanced Comfort, à ausência de ruído e de vibrações do motor no espaçoso habitáculo, bem como à ergonomia e facilidade de utilização das interfaces e dos serviços conectados.

O conceito ë-Comfort sublinha o compromisso da Citroën junto dos seus clientes, no sentido de proporcionar uma condução elétrica com zero emissões de CO2, em resposta às suas expectativas ambientais e ecológicas. Numa viagem isto traduz-se numa completa ausência de ruído e de fumo, bem como num binário disponível de imediato para uma viagem agradável, sem vibrações, impactos e passagens de caixa. Além disso, os clientes beneficiam de serviços eletrónicos programáveis remotamente para uma maior tranquilidade, bem como de custos de manutenção reduzidos para minimizar o custo de propriedade.

A Citroën desvendou hoje o C4 X e o ë-C4 X Elétrico uma nova alternativa elegante, atraente e acessível 24

ZERO EMISSÕES COM POTÊNCIA E AUTONOMIA

Graças à sua forma suave, aerodinâmica e à unidade elétrica eficiente e de emissões zero, o ë-C4 X oferece uma autonomia máxima de 360 km no ciclo WLTP. Permite ainda que os condutores acedam a zonas de tráfego de baixas emissões, num número crescente de cidades, onde possa ser proibido o acesso a veículos convencionais, a gasolina ou a gasóleo.

Para serviços de aluguer privado, táxis e serviços de motoristas comerciais, que operam dentro e fora das cidades, o novo ë-C4 X fornecerá uma excelente resposta sem emissões e com autonomia, numa alternativa elegante, espaçosa e compacta de 4 portas. A unidade elétrica de 100 kW é potente e enérgica em todas as condições de condução, disponibilizando 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo, passando dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos em modo Sport, e atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 50 kWh é do tipo iões e lítio de elevada tensão (400 V).

A travagem regenerativa permite ao condutor recarregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia durante a viagem, amplificando a desaceleração da viatura sempre que não pressione o pedal do travão, recuperando, assim, alguma da energia que, de outra forma, se perderia. Estão disponíveis três modos de condução – Eco, Normal ou Sport – sendo ativados pelo seletor de modo da consola central. Para uma maior tranquilidade, a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.

RECARGA FÁCIL E OTIMIZADA

Carregar o ë-C4 X é fácil e pode ser feito em movimento, em postos de carregamento públicos ou em casa. Para cada cenário, o tempo de carregamento foi otimizado:

  • Numa estação de carregamento pública, utilizando um carregador rápido de 100 kW DC (modo 4), a bateria recarrega à velocidade mais rápida do segmento, aproximadamente 10 km/min (6,2 milhas/min), com 80% da carga a ser alcançada em 30 minutos.
  • Utilizando uma Wall Box de 7,4 kW / 32 amperes (modo 3), o carregamento demora 7,5 horas com uma alimentação de uma única fase ou apenas 5 horas com uma alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo.
  • Em casa e para necessidades ocasionais, a bateria pode ser recarregada numa tomada standard (modo 2).

De forma a facilitar a vida aos utilizadores de veículos elétricos, a Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação da wall box em casa. A gestão do carregamento é fácil e pode ser pré-programada para tirar partido dos preços da eletricidade fora da fase de pico. Os tempos de carregamento podem ser predefinidos utilizando a interface tátil My Citroën Drive Plus, da viatura, ou a aplicação My Citroën.

A ligação do carro ao sistema não poderia ser mais fácil graças à entrada de carregamento ergonómica, podendo os cabos ser armazenados sob o piso da bagageira. Um indicador colorido na portinhola de carregamento permite que os utilizadores monitorizem o processo, que também pode ser acompanhado na app My Citroën.

INTERAÇÃO INTUITIVA PARA MAIOR TRANQUILIDADE DE ESPÍRITO

Existe uma forte ligação entre um condutor e o seu veículo eletrificado, razão pela qual a Citroën simplificou a interação necessária para torná-la tão fácil, gratificante e natural no dia a dia, como com qualquer tecnologia usada em casa.

A Citroën garante que os clientes dos seus veículos elétricos têm acesso a interfaces de controlo claras e intuitivas, fáceis de ler, compreender e utilizar. O condutor conta com um ecrã dedicado no painel digital que lhe permite visualizar o estado ou a autonomia da bateria, bem como três ecrãs à escolha: indicador de potência (medidor elétrico), fluxo de energia ou consumo de conforto térmico. Este último permite visualizar o impacto do aquecimento do veículo e do conforto térmico no consumo de energia. Acessíveis diretamente a partir de um botão na consola central, as diferentes páginas específicas da interface do ecrã tátil indicam o estado de funcionamento do sistema ou as definições para uma carga diferida da bateria. Quando o veículo estiver em carregamento, o ecrã pode mostrar o tempo restante necessário para atingir uma carga completa, a autonomia recuperada ou a percentagem de carga da bateria recuperada.

05. MOTORES EFICIENTES E MODERNOS PARA O NOVO C4 X

O C4 X será vendido em mercados selecionados da Europa, do Médio Oriente e em África, bem como nos mercados internacionais, apostando também em motores a gasolina Citroën comprovados, eficientes e eficientes, de modo a satisfazer as necessidades de todos. Em Portugal será comercializado exclusivamente o ë-C4 X.

Dependendo do mercado, estão disponíveis até três combinações de motor e transmissão, com base no bloco de três cilindros Citroën PureTech com injeção direta e turbo, a gasolina:

  • PureTech 100 Stop & Start Euro 6.4, com caixa de seis velocidades manual
  • PureTech 130 Stop & Start Euro 6.4, com caixa automática EAT8
  • PureTech 130 Euro 6.1, com caixa automática EAT8, apenas para o Médio Oriente, África e mercados internacionais.

Em complemento haverá uma proposta diesel para certos mercados

  • BlueHDi 130 Stop & Start Euro 6.4, com caixa automática EAT8.

06. TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE AJUDA À CONDUÇÃO

Os Citroën C4 X e ë-C4 X juntam-se aos modelos C4, C5 Aircross e C5 X de última geração, proporcionando aos clientes um leque verdadeiramente completo das mais recentes tecnologias de assistência e segurança à condução. São propostos até 20 sistemas avançados de assistência ao condutor, da Citroën, para melhorar a segurança de condução e reduzir o stress do condutor ou dos passageiros. *

São, entre outras, as seguintes as tecnologias Citroën desenvolvidas para incrementar a segurança ao volante:

  • Active Safety Brake: trava automaticamente o veículo em caso de colisão, detetando e analisando obstáculos estáticos ou em movimento, incluindo peões, ciclistas ou veículos, mesmo de noite.
  • Alerta de risco de colisão e Post Collision Safety Brake: avisa o condutor de que pode colidir com o veículo à sua frente, a partir de 30 km/h (19 mph). O Post Collision Safety Brake ativa-se automaticamente após uma colisão para evitar movimentos suplementares do veículo.
  • Highway Driver Assist: Um auxiliar de condução semi-autónomo de nível 2, que combina o cruise control adaptativo com o Stop & Go e o alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem. O condutor pode delegar, parcialmente, a condução do veículo, desde que se mantenha focado na estrada e mantenha as mãos no volante (conforme exigido pela legislação em vigor). O condutor pode assumir a condução manual em qualquer momento.
  • Regulador de velocidade adaptativo com Stop & Go: O sistema adapta-se à velocidade do veículo à sua frente, mantendo automaticamente a distância de segurança previamente selecionada pelo condutor. Se necessário, o sistema também tem a capacidade de imobilizar o veículo e reiniciá-lo automaticamente sem que o condutor tenha de tocar no travão ou no acelerador.
  • Outras tecnologias também disponíveis: Sistema de monitorização de ângulo morto, Assistente de manutenção na faixa de rodagem, Coffee Break Alert, Alerta de atenção do condutor, Comutação automática dos máximos e Reconhecimento alargado de sinais de trânsito e recomendações de velocidade.

O conjunto das tecnologias Citroën concebidas para melhorar o conforto e reduzir o stress integra:

  • Head-up Display a cores: É projetada informação essencial de condução (velocidade, navegação, etc.) no campo de visão direto do condutor, permitindo-lhe concentrar-se na estrada.
  • Câmara de visão traseira com Top Rear Vision: Assim que a engrenagem da marcha-atrás é acionada, uma câmara exibe, no ecrã tátil, uma visão da traseira do veículo, com marcadores coloridos a destacar a proximidade de possíveis obstáculos. Uma imagem a 180 graus da área por detrás do veículo é exibida, vista de cima.
  • Visão 360 graus: Ativada automaticamente quando o veículo tem a marcha atrás engrenada, ou ativada  manualmente pelo condutor, esta função fornece assistência em vídeo a todas as manobras de baixa velocidade, proporcionando uma visão de 360 graus da parte superior da viatura e da sua envolvente. A vista é atualizada à medida que o veículo se desloca.
  • Também disponíveis: Acesso e arranque mãos-livres Proximity, Park Assist, Assistência ao arranque em inclinação, Iluminação estática de intersecção, Travão automático de estacionamento elétrico, Assistência ao estacionamento lateral e Controlo de estabilidade do atrelado (não disponível no ë-C4 X).

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS PRELIMINARES

Dados principais:

Exterior:

Comprimento total4 600 mm
Altura total1 525 mm
Largura / c/ retrovisores abertos / fechados1 800 mm / 2 032 mm / 1 834 mm
Distância entre eixos2 670 mm
Capacidade da bagageira510 litros
Projeção frontal880 mm
Projeção traseira1 050 mm
Diâmetro de viragem690 mm
Raio de viragem10,9 m
Altura ao solo156 mm
Altura do rebordo inferior da bagageira745 mm
Peso em vazio1 225 kg

 

Interior:

Espaço para joelhos na 2ª fila198 mm
Largura máxima ao nível dos ombros na 2ª fila1366 mm
Largura máxima ao nível dos cotovelos na 2ª fila1440 mm
Altura ao teto máxima na 2ª fila860 mm
Altura da visibilidade nos bancos da frente1218 mm
Altura ao teto nos bancos da frente900 mm

 

ë-C4 X 100% elétrico:

Potência136 cv (100 kW)
BateriaAlta-tensão 400 V Li-ion 50 kWh
Autonomia – Ciclo WLTP360 km / 223 milhas
Binário260 Nm
Velocidade máxima150 km/h / 93 mph
Aceleração 0-100 km/h / 0-62 mph9,7 segundos (modo Sport)
Tempos de carregamento:
Carga rápida em corrente contínua de 100 kW10 km/min (6,2 miles/min)

Bateria carregada a 80 % em 30 minutos

Wallbox de 32 AEntre 5 horas (trifásico + carregador de 11 kW em ooção) e 7,5 horas (monofásico)
Tomada domésticaCarregamento possível
Artigo anterior

Polestar toca o sino no Nasdaq para celebrar entrada na bolsa

Artigo seguinte

Rod Millen de regresso a Pikes Peak com o "clássico" Toyota Tacoma! (Video)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.