NoticiasComunicados de Imprensa

Novo Citroën ë-Berlingo

Todos os adeptos de uma vida ativa encontram no novo Citroën ë-Berlingo o parceiro ideal, funcional e polivalente, que lhes permite usufruir das suas atividades de lazer com o prazer acrescido, proporcionado pela sua motorização elétrica.

A eletrificação do Berlingo propõe a suavidade e o silêncio do motor elétrico, com uma autonomia até 280 km[1] (ciclo WLTP).

O modelo propõe a funcionalidade comprovada do Berlingo, sem condicionantes, capaz de se adaptar às necessidades de cada um, assente no seu volume interior, na modularidade e sentido prático. O ë-Berlingo está disponível em dois comprimentos, podendo acomodar até sete pessoas. Mantém o espaço a bordo, com três bancos traseiros independentes, com o tejadilho multifunções Modutop® ou com a abertura da janela do portão traseiro.

Uma condução facilitada graças ao Head-up display e ao novo painel digital de alta definição de 10’’, que incorpora todas as informações necessárias para o condutor e passageiros.

A eletrificação do Berlingo responde a um duplo desafio: propor uma autonomia suficiente e não fazer qualquer tipo de concessões no seu caráter polivalente, de modo a permitir que os nossos clientes possam desfrutar das suas atividades de lazer de forma plena. O ë-Berlingo traz serenidade e paz de espírito ao quotidiano dos clientes ao disponibilizar uma condução fluída e silenciosa, bem como a satisfação de viajar preservando a qualidade do ar e reduzindo os custos. Estas características são muito valorizadas pelos nossos clientes e são estratégicas neste segmento, associadas a uma silhueta volumosa que é particularmente contida em termos de consumos e de emissões de CO2. Estamos orgulhosos por o Berlingo, o criador do segmento dos veículos de conceito lúdico, estar entre os primeiros modelos a oferecer esta alternativa.”

Laurence Hansen, Diretora de Estratégia e Produto Citroën

Criadora do segmento dos veículos de passageiros multiusos em 1996, a Citroën desenvolveu uma verdadeira comunidade, muito apegada à personalidade, à versatilidade e à modularidade do Berlingo. Uma carroçaria compacta, mas com um habitáculo muito espaçoso, uma exigência reivindicada por clientes com necessidade de muito espaço livre. Um argumento que reforça a atratividade do Berlingo, num mercado onde este tipo de oferta é cada vez mais raro.

A chegada de uma versão elétrica do Berlingo revela-se um desafio de vulto. É uma resposta moderna aos desafios ambientais que afetam fortemente este tipo de carroçaria e que preocupam os seus utilizadores, frequentemente, muito ligados à natureza, sensíveis à sua pegada ambiental e preocupados com os custos associados. Uma solução que une o útil ao agradável, beneficiando do melhor da tecnologia elétrica, com maior serenidade e suavidade e sem comprometer a funcionalidade do Berlingo.

Ë-BERLINGO: CRIADOR DE BEM-ESTAR E DE LIBERDADE

SUAVIDADE ADICIONAL EM MODO ELÉTRICO

Com o ë-Berlingo, cada trajeto torna-se num momento de descontração para os passageiros. O arranque do veículo é muito fluído, graças a um binário imediatamente disponível, e a aceleração é muito linear, uma vez que não existem passagens de caixa. A cadeia de tração elétrica não gera ruído, nem vibrações. Estas qualidades vêm juntar-se ao conforto sentido a bordo, proporcionado pelos assentos elevados e também pela agilidade da direção, para um diâmetro de viragem de 10,80 m.

O motor elétrico gere a tração em função do modo de condução selecionado e das condições de circulação. A potência de 100 kW (136 cv) e o binário de 260 Nm permitem alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h, independentemente do modo utilizado. Os diferentes modos são ativados através do seletor associado ao comando específico ë-Toggle:

  • < > – 80 kW/210 Nm: para o melhor compromisso entre economia e prestações dinâmicas;< > – 60 kW/180 Nm: para otimizar o consumo de energia, diminuindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado, sem os desativar, bem como limitando o binário e potência do motor;< > – 100 kW/260 Nm: permite maior prazer de condução e um desempenho superior em caso de carga máxima.[2]. O ë-Berlingo recorre ao melhor da tecnologia elétrica e disponibiliza o mesmo conjunto de tração e bateria para ambas as configurações de carroçaria.Para otimizar a autonomia, a cadeia de tração do ë-Berlingo recupera a energia durante as fases de travagem e de desaceleração. Para uma recuperação de energia reforçada, deve ativar-se o botão “B”, situado na consola central. Colocada debaixo dos bancos e do piso de carga do veículo, a bateria não afeta a habitabilidade e armazena e fornece a energia necessária para o funcionamento do motor elétrico, do sistema de aquecimento e do ar condicionado. O painel de instrumentos mostra o seu nível de carga através de um indicador de percentagem e de um outro, graduado, com iluminação. A bateria de tração está coberta por uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da capacidade de carga. Um certificado de capacidade da bateria é emitido após a revisão do primeiro ano ou aos 20.000 km e após cada revisão, de dois em dois anos ou a cada 40.000 km.FACILIDADE DE CARREGAMENTO E CUSTOS REDUZIDOSOs clientes deste tipo de proposta residem, usualmente, em habitações individuais e têm à sua disposição um acesso fácil a pontos de energia para carregamento. Existem três possibilidades de carregamento. Uma simples tomada Green’up permite recarregar grande parte da bateria durante a noite, para que, na manhã seguinte, possa sair para a estrada com toda a tranquilidade:
  • Carregamento doméstico através de cabo Tipo 2 para utilização no domicílio, no local de trabalho ou num lugar de estacionamento. Este modo de carregamento é compatível com uma tomada standard de 8A e com uma reforçada de 16A (Wallbox + tomada Green’Up), permitindo reduzir para metade – cerca de 15 horas – o tempo de carregamento necessário para uma carga total da bateria;
  • Carregamento rápido, público ou privado, requer a instalação de uma Wallbox de 3,7 a 22 kW e de um cabo Tipo 3 (opcional). O tempo de carregamento a 100% é de 7 horas e 30 minutos (Wallbox de 7,4 kW, com ligação monofásica) ou de 5 horas (Wallbox de 11 kW, com ligação trifásica);
  • Carregamento super-rápido num posto público até 100 kW através de um cabo Tipo 4 integrado no carregador. Permite carregar 80% da bateria de 50 kWh em 30 minutos. O ë-Berlingo está no topo do seu segmento no que diz respeito a tempos de carregamento rápido.Os veículos multiusos e de lazer são práticos, mas o formato da sua carroçaria não favorece a aerodinâmica, pelo que a eletrificação se torna num enorme desafio para este segmento, de modo a permitir reduzir o impacto ambiental e os custos de utilização, um critério importante para clientes cujo orçamento é, frequentemente, reduzido. Sem mudanças de óleo do motor e da transmissão, bem como dos filtros de ar e de combustível, etc., a sua manutenção é 30% menos custosa do que a de um veículo com motor de combustão, para além de custos de utilização serem mais contidos: o ë-Berlingo consome, em média, 18 kWh/100 km, equivalente a um custo de cerca de 3,6 €.Além disso, o ë-Berlingo oferece as funções de carregamento diferido para que o cliente possa usufruir da eletricidade quando esta é mais barata, bem como de pré-condicionamento térmico, que permite ajustar a temperatura do habitáculo quando o veículo está ligado à rede, evitando, assim, um consumo de energia da bateria durante os primeiros quilómetros da condução.

    SERVIÇOS UTÉIS PARA UMA VIDA SERENA EM MODO ELÉTRICO

    Graças à aplicação My Citroën, é possível, remotamente, via smartphone ou tablet, conhecer o estado e autonomia do veículo, gerir o pré-condicionamento térmico do habitáculo, bem como definir os carregamentos diferidos. Estas definições são, igualmente, acessíveis através do ecrã tátil do veículo, através da navegação conectada, no menu “Energia”. Configurável a qualquer momento, é possível fazê-lo quer para cargas domésticas (tipo 2), quer para cargas rápidas (Tipo 3).

    A aplicação Free2Move facilitará o carregamento e o estacionamento e permitirá o acesso a mais de 220.000 postos de carregamento. Proporá, também, a planificação do melhor trajeto em função da autonomia do veículo com informação das estações de carregamento compatíveis e disponíveis, bem como das paragens necessárias para o fazer e o tempo total.

    Para apoiar os seus clientes, a Citroën propõe para o ë-Berlingo um serviço de carregamento personalizado, incluindo dispositivos de carga (tomada standard e tomada reforçada Green’Up ou Wallbox), bem como a sua instalação em casa ou no local de trabalho. Foram selecionados parceiros recomendados para cada país europeu: em Portugal, a Eyssa Tesis disponibiliza soluções de instalação adaptadas a casa caso, tanto para clientes particulares, como para clientes profissionais e destinadas quer a habitações individuais, quer a coletivas.

    DESIGN : A ESCOLHA DA ENERGIA, UM CARÁTER ÚNICO

    No exterior, a Citroën tem como estratégia deixar a escolha da energia para o cliente, em função da utilização. O novo ë-Berlingo distingue-se por um conjunto de elementos externos de eletrificação: o monograma “ë”, símbolo da sua energia elétrica, colocado na nova grelha com o double chevron e antes da denominação do modelo no portão traseiro, bem como por outros, específicos, como o “Azul Anodizado” presente nos para-choques e nos Airbump® laterais. A tomada de carregamento está localizada onde habitualmente se situa o bocal de abastecimento de combustível.

    No interior, tudo foi pensado para facilitar a utilização do novo Citroën ë-Berlingo. Na consola central, o ë-Toggle comanda a transmissão através das funções Park, Rear, Neutral, Drive e Break, e conta, igualmente, com um seletor para os três modos de condução: Eco, Normal e Power.

    O ecrã tátil de 8” do ë-Berlingo conta com um menu específico “Energia” que dá acesso às especificações elétricas do veículo, tais como o fluxo de energia, apresentando, em tempo real, o funcionamento da cadeia de tração elétrica do veículo com o modo de condução ativo, o motor elétrico e o nível de carga da bateria de tração, incluindo as estatísticas de consumo, incluindo a média do percurso, expressa em kWh/100 km, ou a ativação do carregamento diferido ou da função de pré-condicionamento térmico. Está, igualmente, disponível um painel digital, de alta definição, com 10” (de série na versão Feel Pack) para uma qualidade de visualização superior das informações relacionadas com as ajudas à condução e da navegação. Este painel convida o condutor a personalizar a configuração do ecrã de acordo com os seus gostos, destacando a navegação, a informação sobre o fluxo de energia ou sobre as ajudas à condução.

    Ë-BERLINGO: UM MEMBRO DA FAMÍLIA DE FÁCIL CONVIVÊNCIA

    O ë-Berlingo, referência no segmento dos veículos multiusos e recreativos, continua a valorizar os seus argumentos e inovações que o tornaram um sucesso ao longo das suas gerações. Como parte integrante do programa Citroën Advanced Comfort®, o modelo oferece uma combinação de habitabilidade, modularidade e luminosidade para uma experiência ampliada de bem-estar a bordo, para cinco ou para sete passageiros.

    DUAS CARROÇARIAS PARA PEQUENAS E GRANDES FAMÍLIAS

    O novo Citroën ë-Berlingo mantém os mesmos argumentos da versão térmica a nível de design, oferecendo, ao mesmo tempo, dimensões compactas que facilitam a sua capacidade de manobra. No entanto, pode acomodar até um máximo de sete pessoas.

    O cliente pode escolher o comprimento do seu veículo: a versão curta M, com 4,40 m, ou a versão longa XL, com 4,75 m (mais 35 cm divididos entre a projeção traseira e a distância entre eixos). Ambas as versões podem aceder a parques de estacionamento, graças à altura inferior a 1,90 m.

 UM ESPAÇO INTERIOR EXPLORADO AO MÁXIMO PARA PROPORCIONAR BEM-ESTAR A BORDO

Todos aqueles que necessitam de espaço para as suas atividades ou momentos de lazer (excursões, aventuras, atividades ao ar livre, etc.), desejam o mesmo no veículo que os acompanha diariamente, seja para transportar várias pessoas ou bagagens, como o equipamento necessário para praticar uma atividade desportiva. Foi por essa razão que a versão elétrica do Berlingo foi concebida, para lhes proporcionar o que é mais importante: um veículo engenhoso, com um interior espaçoso e funcional, de elevada qualidade, para facilitar as suas vidas e torná-las mais agradáveis.

ACCESSO FACILITADO A BORDO

O acesso ao habitáculo do ë-Berlingo é facilitado pelas amplas portas laterais deslizantes, com vidros elétricos, pela grande porta traseira, muito prática para carregar ou descarregar objetos pesados e volumosos, com abertura independente do óculo, solução que, em combinação com a chapeleira, facilita o acesso aos objetos ali colocados, no caso de não haver espaço suficiente para abrir a porta na totalidade.

HABITABILIDADE

O ë-Berlingo oferece aos seus ocupantes um espaço interior de topo no seu segmento. A versão de carroçaria XL dispõe de um habitáculo generoso com um volume máximo de 4.000 litros e um comprimento de carga de 3,05 m, com espaço acolhedor para as pernas. A bagageira proporciona até 2.126 litros de volume.

MODULARIDADE

Modular, com o mesmo espírito de um móvel convertível, o ë-Berlingo pode ser transformado e adaptado, permitindo uma grande liberdade de utilização no quotidiano: transportar 5 ou 7 pessoas, em função da versão, ou proporcionar um grande volume de carga para transporte de objetos grandes e pesados.

A 2ª fila, com três bancos verdadeiros e individuais, do mesmo tamanho, proporciona um espaço generoso para os joelhos dos passageiros (156 mm). Rebatíveis, separadamente ou em conjunto, permitem obter a configuração desejada e criar facilmente um plano de carga.

Uma vez rebatido o assento do passageiro da frente, o chão torna-se completamente plano e o comprimento da área de carga atinge os 2,70 m (versão M) e os 3,05 m (versão XL), condições ideais para o transporte de objetos compridos.

Na 3ª fila, é possível remover os dois bancos. Montados sobre calhas na versão XL, podem ser ajustados, longitudinalmente, em 130 mm, permitindo dar prioridade ao espaço para passageiros ou bagagem.

Por sua vez, a chapeleira pode ser colocada em posição elevada ou intermédia, de forma a compartimentar a bagageira. Suporta uma carga máxima de 25 kg e é facilmente acessível pelo óculo traseiro. Pode, igualmente, ser guardada atrás dos bancos da 2ª fila (consoante a versão).

ESPAÇOS DE ARRUMAÇÃO

O ë-Berlingo dispõe de uma ótima capacidade de arrumação graças aos 167 litros divididos pelos diversos espaços e ao seu particularmente importante volume de bagageira – 775 litros na versão de carroçaria M e 1.050 litros na versão XL (configuração de 5 lugares). Ambos foram pensados para que os ocupantes não tenham de colocar objetos sobre as suas pernas, podendo, assim, desfrutar de um total conforto a bordo. Trata-se de um verdadeiro “apartamento mobilado”, funcional, no qual os ocupantes se sentem confortáveis e onde cada objeto indispensável no quotidiano encontra, facilmente, o seu lugar.

Entre os 26 espaços de arrumação disponíveis, só o Modutop®, elemento engenhoso por excelência presente no habitáculo, oferece um conveniente e prático volume de arrumação de 92 litros. Inclui um volume utilizável com 60 litros de capacidade e suporta um peso máximo de 10 kg, acessível a partir da 2ª fila e da bagageira, através do óculo dedicado, para além de um arco translúcido, compartimentado, que percorre o tejadilho ao longo de todo o seu comprimento, permitindo ver os objetos ali guardados.

UM HABITÁCULO LUMINOSO

No interior do ë-Berlingo, os passageiros beneficiam de uma sessão de terapia de luz para manter o moral em alta durante as viagens longas. As amplas superfícies vidradas representam 6,40 m2, com o para-brisas avançado e o grande teto panorâmico a inundarem o habitáculo de luz natural. Se necessário, o teto pode ser fechado com recurso a uma cortina de acionamento elétrico. Para os percursos realizados durante a noite, a Citroën equipou o ë-Berlingo com luzes de leitura individuais nos bancos traseiros, bem como com iluminação ambiente no arco de arrumação, com iluminação de baixa intensidade, contribuindo para um habitáculo mais acolhedor.

TECNOLOGIAS ÚTEIS PARA UMA MAIOR PAZ DE ESPÍRITO

AJUDAS À CONDUÇÃO

O ë-Berlingo inclui 18 úteis tecnologias que conferem aos profissionais uma condução serena e segura no dia-a-dia. Para uma condução facilitada, o ë-Berlingo integra, em particular, acesso e arranque do motor em modo mãos livres, Head-up display (inédito no segmento), ajuda ao arranque em subida, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision, comutação automática dos máximos, travão de estacionamento elétrico, regulador e limitador de velocidade e Park Assist, sistema que consegue avaliar se um lugar de estacionamento é suficientemente amplo para receber o veículo, auxiliando o condutor na manobra para uma maior serenidade.

Para ainda mais segurança, o modelo integra também o Active Safety Brake, alerta ativo de transposição involuntária de faixa, alerta de atenção do condutor, alerta de risco de colisão, Coffee Break Alert, controlo de estabilidade do reboque, Grip Control com Hill Assist Descent, reconhecimento alargado de painéis de velocidade e recomendação de velocidade, bem como sistema de vigilância do ângulo morto.

TECNOLOGIAS CONECTADAS

O novo Citroën ë-Berlingo integra 3 soluções de conectividade para garantir a segurança e o conforto de todos, oferta de serviços que é parte do programa Citroën Advanced Comfort®, tendo como objetivo tornar rápido e intuitivo o acesso aos serviços conectados por parte do cliente.

CONNECT ASSIST

Para a segurança do condutor e dos seus passageiros, o novo Citroën ë-Berlingo inclui a Assistência & SOS. Chamada automática ou através da pressão manual do botão “Assistência”: se necessário, este serviço permite ao condutor estabelecer ligação com um call center dedicado. O Connect Assist dá acesso aos dados do veículo, tais como o estado da carga, autonomia, carregamentos diferidos, pré-condicionamento térmico, local de estacionamento, quilometragem e próxima manutenção. A conexão e a visualização das informações são feitas através da app My Citroën.

CONNECT NAV

A navegação Connect Nav touch também pode ser comandada por reconhecimento de voz e permite a interação com os seguintes domínios: Navegação, Telefone, Rádio, estando associada a serviços conectados. O TomTom Traffic permite obter informações de trânsito em tempo real de forma a permitir escolher o melhor percurso.

CONNECT PLAY

A tecnologia Mirror Screen compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto permite ao condutor conectar-se a um smartphone e reproduzir o seu ecrã no touchscreen do veículo. Poderá, assim, aceder aos conteúdos multimédia, utilizar direta e facilmente o seu smartphone e as suas apps compatíveis a partir do touchscreen do automóvel.

Marca precursora nos veículos multiusos desde 1996, a Citroën continua a fazer crescer a sua gama, adicionando, agora, a versão elétrica do Berlingo, modelo que deve o seu sucesso comercial ao seu espaço habitável e modular, bem como à sua enorme capacidade de carga. Com um ambiente, de excelência, para o convívio familiar e de amigos, o novo ë-Berlingo está pronto para acompanhar os clientes na sua vida ativa do quotidiano. A nova proposta chegará aos Concessionários Citroën no segundo semestre de 2021.

 [1] Valor em homologação

[2] Valor em homologação

Comunicado de Imprensa Citroën Portugal

Mais informação acerca da Citroen Berlingo aqui!

Artigo anterior

Polestar 2 vence Prestigiado Troféu de Sustentabilidade

Artigo seguinte

Volkswagen Golf GTI Edition 45: A celebração dos 45 anos!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.