Comunicados de ImprensaNoticias

Novos C4 E Ë-C4 – 100% Ëlectric

Em 2020, a Citroën torna a eletrificação acessível a todos com o lançamento de seis veículos. Ao apresentar o novo ë-C4 – 100 % ëlectric e o novo C4, a Marca prossegue a sua ofensiva elétrica e escreve um novo capítulo da sua história no território das berlinas.

Uma berlina compacta reinventada que responde às expetativas do segmento, com uma identidade 100% Citroën.

A força do conceito: assume uma etapa importante no design Citroën, apresenta-se com uma postura elevada assente em rodas de grande diâmetro, pronta a arrancar, uma silhueta enérgica e aerodinâmica, integrando os códigos de um SUV, numa personalidade forte que proporciona diversas possibilidades de personalização.

As opções de energia: o novo ë-C4 – 100% ëlectric é o 5º elemento da ofensiva elétrica da Citroën, após os modelos SUV C5 Aircross Hybrid, Ami, ë-Jumpy e ë-SpaceTourer. O novo C4 está também disponível a gasolina ou diesel.

O conforto a bordo: reúne todas as vantagens do programa Citroën Advanced Comfort® para um maior conforto, com as suspensões Citroën de Batentes Hidráulicos Progressivos®, os bancos Advanced Comfort ou, em estreia mundial, o Smart Pad Support Citroën™. Uma experiência de conforto reforçada pelas 20 tecnologias de ajuda à condução, incluindo o Highway Driver Assist, dispositivo de condução semiautónoma de nível 2 e as 6 tecnologias de conectividade. Argumentos que surgem agora reforçados no novo ë-C4 – 100% ëlectric com o silêncio da sua experiência ë-Confort.

Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric, formam a 10ª geração de berlinas compactas Citroën que marcaram as respetivas épocas através do seu conforto e carácter.

Após a ofensiva no território dos SUV, marcada pelos bem-sucedidos lançamentos dos SUV C3 Aircross e SUV C5 Aircross (300.000 e 200.000 unidades vendidas, respetivamente desde o lançamento), a Citroën regressa em força ao mercado das berlinas. Com mais de 1.700.000 veículos vendidos na Europa em 2019, ou seja cerca de 11% das vendas totais de VP (veículos de passageiros), o segmento das berlinas compactas é incontornável no mercado europeu. Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric são a berlina compacta de nova geração da Citroën, inspirada nos clientes e nas formas de viver o automóvel. Seja qual for a motorização, 100% elétrica, a gasolina ou diesel, respondem às expetativas do segmento, apresentando um conceito moderno e com carácter, dispondo de todas as qualidades para “agitar as águas” no seu segmento.

O ESSENCIAL

O 10º modelo de uma linhagem de berlinas compactas

A Citroën possui uma longa tradição de sucesso, com 92 anos, nas berlinas compactas, que remonta a 1928 com o lançamento do primeiro C4. Uma tradição que inclui o GS, eleito “Carro do Ano 1971” na Europa, modelo que, este ano, celebra 50 anos. Uma linhagem de automóveis com perto de 12.500.000 unidades vendidas, reconhecidos pelo seu carácter, conforto e comportamento dinâmico ao longo de décadas: C4 (1928), Ami 6/Ami 8, GS/GSA, BX, ZX, Xsara, C4 (2004), C4 (2010) e C4 Cactus.

Uma postura inovadora e um estilo assertivo

Com uma identidade única e arrojada, os novos C4 e ë–C4 – 100% ëlectric propõem um novo conceito no coração do segmento das berlinas compactas. Dispondo de uma postura elevada e personalidade forte, a silhueta combina a elegância e o dinamismo de uma berlina, ao mesmo tempo que adota, discretamente, certos detalhes de um SUV, o que lhe confere mais força e carácter. Estes modelos aerodinâmicos e fluidos, assumem os traços de identidade da Citroën, nomeadamente a nova assinatura luminosa em “V” com LED, à frente e atrás, com uma nova expressão de estilo, mais forte, musculado e dinâmico. O seu habitáculo acolhedor e tecnológico transmite instantaneamente bem-estar e conforto num ambiente moderno. Cada cliente poderá configurar o seu automóvel à sua imagem com 31 conjugações de cores e de Packs Color exteriores e 6 ambientes interiores.

As opções de energia: 100% elétrico, gasolina ou diesel

O novo ë–C4 – 100% ëlectric, que representa o 5º capítulo da ofensiva elétrica da Marca, e o novo C4 oferecem aos clientes o conforto de poder escolher entre 3 tipos de motorizações no coração da gama, eficientes e com excelentes desempenhos: 100% elétrico 100 kW (136 cv) com uma autonomia de 350 km que permite uma grande liberdade de movimentos, térmicos de nova geração Euro 6d a gasolina de 100 cv até 155 cv, ou diesel de 110 cv a 130 cv.

Uma nova expressão do programa Citroën Advanced Comfort®

Os novos C4 e ë–C4 – 100% ëlectric oferecem uma nova dimensão do programa Citroën Advanced Comfort®, um conforto moderno e global dirigido a todos, que abrange a totalidade dos critérios necessários para reforçar o bem-estar a bordo. O conforto em andamento é assegurado pelas suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos® e Bancos Advanced Comfort. O conforto de vida a bordo traduz-se por uma habitabilidade generosa com um espaço ao nível dos joelhos Best in Class, espaços de arrumação engenhosos e Smart Pad Support Citroën™. O conforto de espírito é assegurado por uma atmosfera tranquila e luminosa, com materiais acolhedores e teto de abrir panorâmico elétrico em vidro. O conforto de utilização é reforçado pelas 20 tecnologias de ajuda à condução, incluindo o Highway Driver Assist, um dispositivo de condução semiautónoma (nível 2), e as 6 tecnologias de conectividade. Qualidades que são ampliadas no novo ë-C4 – 100% ëlectric, graças às vantagens do ë-Conforto: silêncio, fluidez, facilidade e prazer de utilização.

“Com o novo C4 – 100% ‘elétrico’ e o novo C4, a Citroën regressa em força ao segmento das berlinas compactas, um dos mais importantes do mercado europeu. Expressando todo o ADN da Citroën com a sua postura inovadora e um conforto excecional, este novo modelo oferece ao cliente a escolha entre motores 100% elétricos, a gasolina ou diesel para satisfazer todas as necessidades da maioria dos utilizadores.”
Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën  

01. UMA LONGA TRADIÇÃO DE BERLINAS COMPACTAS

UM SÉCULO DE CONFORTO E DE CARÁCTER

Os novos C4 e C4 – 100% ‘elétrico’ beneficiam da longa e rica experiência da Citroën no segmento das berlinas compactas, com quase 12.500.000 modelos compactos vendidos em 92 anos: primeira geração C4 de 1928, Ami 6 e Ami 8, GS e GSA, BX, ZX, Xsara, C4 (gerações 2004 e 2010) e C4 Cactus. Uma linhagem de berlinas que marcaram a história do automóvel ao satisfazer as necessidades dos clientes que procuram carros capazes de realizar a quadratura do círculo: elevados níveis de conforto, comportamento eficaz, compactos por fora e espaçosos por dentro, elegantes e robustos. Formando a 10ª geração de berlinas compactas da Citroën, os novos C4 e C4 – 100% ‘elétrico’ dão vida aos principais argumentos de um Citroën: o espírito de André Citroen do C4, a ousadia do design do Ami 6 e do Ami 8, o lendário conforto do GS e do GSA, a modernidade do BX, o comportamento dinâmico de referência do ZX, a generosa habitabilidade do Xsara, a tecnologia e a versatilidade das gerações C4 de 2004 e 2010, e o carácter do C4 Cactus.

CITROËN C4 (GERAÇÃO 1928)

Apresentada em 1928, a primeira geração de modelos C4 foi a primeira berlina compacta da Marca. Confortável e elegante, atingiu vendas totais de 243.000 unidades.

CITROËN AMI 6 E AMI 8

Apresentado em 1961, o Ami 6 demarcou-se pelo seu estilo atípico com o óculo traseiro invertido, e pelo seu conforto excecional. Em 1969, o Ami 8 surgiu como uma versão modernizada do Ami 6, com uma linha de tejadilho mais fluida. Modelos populares e de grande sucesso, o Ami 6 e o Ami 8 totalizaram 882.000 unidades vendidas.

CITROËN GS E GSA

Apresentado em 1970 e eleito Carro Europeu do Ano em 1971, o GS foi elogiado pela imprensa devido ao seu conforto digno de uma limousine, design aerodinâmico e elegante e os seus comandos revolucionários para a época, ergonómicos e de fácil acesso. Graças, nomeadamente, à sua suspensão hidropneumática que lhe oferecia o conforto de um tapete voador, foi distinguido como o automóvel mais confortável da sua categoria. O GSA, versão redesenhada do GS, vem equipado com um portão traseiro para facilitar a utilização da bagageira. O GS e o GSA totalizaram 1.994.000 berlinas vendidas.

CITROËN BX

Lançado em 1982, o BX adotou um design moderno e original e oferecia um grande conforto a todos os seus passageiros. Obteve um grande sucesso e popularidade com 2.150.000 berlinas vendidas.

CITROËN ZX

Lançado em 1991, o ZX demarcou-se da concorrência pelo seu comportamento em estrada, em particular graças ao seu eixo traseiro auto-direcional que suprimia a inércia do trem traseiro em curva, pelo seu conforto de suspensão e a sua habitabilidade: embora exteriormente compacto, era muito espaçoso no interior. As vendas superaram 2.465.000 unidades nas silhuetas Coupé 3 portas, 5 portas e 4 portas, um formato apenas comercializado na China.

CITROËN XSARA

Apresentado em 1997, o Xsara substitui o ZX com novos níveis de segurança, versatilidade e conforto numa elegante carroçaria “2 volumes e meio” tipicamente Citroën. As vendas totalizaram 1.343.000 unidades nos formatos 5 portas e Coupé de 3 portas.

CITROËN C4 (GERAÇÕES 2004 E 2010)

A geração C4 de 2004 traduziu a ousadia da marca em termos de design e tecnologia. Inovador e moderno, dispunha de várias silhuetas: 5 portas, 4 portas e uma versão coupé de 3 portas muito original, com o óculo traseiro de duas secções divididas por um apêndice aerodinâmico. Além do tablier futurista, o equipamento do modelo incluía diversas inovações ao serviço do conforto, com destaque para o volante com centro fixo, os faróis direcionais Xénon ou o sistema de cruzamento involuntário de faixa.

A 2ª geração do C4, lançada em 2010, estava disponível em versões de 5 portas ou 4 portas, sendo esta última comercializada em mercados internacionais. Representou a combinação mais confortável do segmento com uma comodidade inigualável conjugada com equipamentos tecnológicos, design elegante e motores eficientes.

As gerações C4 de 2004 e 2010 representaram toda a versatilidade que se espera de uma berlina compacta. No total, as vendas superaram as 2.941.000 unidades.

CITROËN C4 CACTUS

Lançado em 2014, o C4 Cactus evidenciou uma tendência forte e arrojada, uma verdadeira alternativa às berlinas compactas clássicas e mais conservadoras. O C4 Cactus ofereceu uma filosofia diferente: um estilo robusto e fluido, pontuado por elementos gráficos funcionais como os Airbump® ou as proteções nos guarda-lamas, um interior elegante e tecnológico e um conforto de alto nível. Este mesmo conforto foi a “arma secreta” da 2ª geração do C4 Cactus, lançada em 2018, num conjunto reforçado por duas grandes inovações: as suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos® que conferem às deslocações diárias a sensação de viajar num tapete voador, e os Bancos Advanced Comfort que acolhem os passageiros num habitáculo acolhedor e confortável. Com mais de 440 mil unidades vendidas até ao momento, o C4 Cactus abriu o caminho ao design dos modelos Citroën atuais e futuros, e ficará na história da marca graças à conjugação de todas as caraterísticas genuínas de um Citroën.

02. UMA POSTURA INOVADORA E UM ESTILO FORTE

Uma postura elevada singular

Tipicamente Citroën, o design dos novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric impõe a sua diferença ao conseguir combinar:

-a elegância, a fluidez e o dinamismo de uma berlina compacta através de volumes fluidos, linhas requintadas e detalhes gráficos que formam a sua identidade,
-a força, o carácter e a robustez de um SUV graças às rodas de grandes dimensões, às formas generosas e musculadas e às proteções a 360° em volta da carroçaria.

As projeções dianteiras e traseiras curtas, combinadas com as rodas de grande diâmetro (690 mm) e a distância ao solo de 156 mm, superior à da concorrência, conferem ao veículo uma postura única, assumidamente elevada, numa atitude “pronta a arrancar”: os novos C4 e C4 – 100% elétrico libertam-se de preconceitos e redefinem as regras entre as berlinas compactas. Apoiando-se numa distância entre eixos longa (2.670 mm), o modelo está no coração do segmento das berlinas compactas em termos de dimensões: 4.360 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.525 mm de altura. Devido à sua estatura elevada, oferece um campo de visão mais alto do que a concorrência (1,22 m), proporcionando melhor visibilidade ao condutor.

Uma frente moderna e tecnológica

A expressão dianteira, com sua assinatura luminosa em “V”, retoma os novos códigos estéticos da Citroën, revelados nos CXPerience Concept, Ami One Concept e 19_19 Concept, e estreados pelo novo C3 no início de 2020, uma evolução natural da assinatura estética dianteira da Citroën com dois andares de faróis e chevrons cromados a toda a largura do veículo. Nesta nova apresentação única e diferenciada, os chevrons alongam-se até às luzes diurnas, na parte superior, e, a partir de agora, também à extremidade inferior dos faróis, destacando a tecnologia: iluminação 100% LED “Citroën LED Vision” com luzes diurnas LED e faróis com 3 módulos LED. Os faróis de nevoeiro LED, combinados com inserções gráficas coloridas, completam esta frente inovadora e tecnológica.

O capô, alto e horizontal, recupera as formas côncavas do SUV C5 Aircross, introduzindo força e robustez e garantindo aos novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric uma atitude enérgica e forte. O pára-choques dianteiro, dotado de uma saia inferior em preto baço, garante resistência e durabilidade em caso de pequenos toques. As grelhas de entrada de ar, que utilizam o padrão dos macro chevrons já presentes no Ami One Concept e 19_19 Concept, revelam a atenção ao detalhe.

Um perfil fluido e aerodinâmico

Favorecendo a aerodinâmica, o perfil oferece volumes generosos sublinhados por algumas linhas de carroçaria simultaneamente suaves e musculadas que traduzem potência, robustez e carácter. As rodas generosas com 690 mm de diâmetro são favorecidas pelo design elaborado das jantes de 18’’ das versões de coração de gama. Bem posicionadas nos quatro cantos do veículo, as rodas reforçam a silhueta. As proteções dos guarda-lamas, em preto baço, unidas às saias do pára-choques dianteiro e, atrás, aos Airbump® decorados com inserções coloridas, conferem mais energia à silhueta e sugerem proteção e robustez, enquanto as molduras cromadas das janelas e os novos retrovisores, com um design moderno e elegante, dão-lhe requinte.

A elegante linha de tejadilho, associada ao óculo traseiro inclinado, denota claramente a aerodinâmica do modelo, acompanhada por um spoiler que aumenta o dinamismo da silhueta e ‘assenta’ o veículo na estrada. Este tejadilho suavemente inclinado, sobranceiro às 3 janelas laterais e unido às óticas, é uma clara alusão ao lendário Citroen GS.

Uma traseira que exprime força e dinamismo

A secção traseira confere dinamismo e robustez ao modelo, ao mesmo tempo em que sugere um generoso volume de bagageira (380 litros) através do seu portão traseiro largo e otimizado para as operações de carregamento. Com o seu óculo traseiro inclinado, o seu tejadilho vertical e o seu spoiler, a secção traseira inspira-se também na silhueta do C4 Coupé de 2004, que fez história com o seu óculo traseiro duplo separado por um apêndice aerodinâmico.

Com as óticas interligadas por uma faixa em preto brilhante, os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric estreiam a assinatura de luzes traseiras LED em “V”, que surgiu no Ami One Concept e no 19_19 Concept.

Além de oferecer proteção e durabilidade, a saia do pára-choques, em preto baço, tem uma decoração preta brilhante com ponteiras de escape cromadas, em algumas versões térmicas, ou inserções decorativas nas versões elétricas, expressando potência e dinamismo. As duas conchas laterais no pára-choques, interligadas por uma linha de estilo no painel, retomam o estilo do SUV C5 Aircross e dão o remate final da presença do veículo na estrada.

UM HABITÁCULO QUE EXPRIME BEM-ESTAR E MODERNIDADE

O habitáculo inspira confiança, logo à primeira vista, pela sua qualidade percebida e modernidade. Expressão do programa Citroën Advanced Comfort®, sugere conforto através do tabliê moderno, painéis das portas com formas suaves, múltiplos espaços de arrumação, materiais macios e acolhedores e bancos que convidam os passageiros a instalarem-se a bordo. O tabliê, horizontal, largo e acolhedor, oferece aos passageiros uma sensação de espaço e volume, disponibilizando, simultaneamente, diversos espaços de arrumação integrados no design, sinal de uma conceção inteligente: gaveta inserida no tabliê, Smart Pad Support Citroën™, espaço de arrumação móvel na consola.
Com um prolongamento natural até aos painéis das portas, o tabliê é envolvente e a consola central, alta e larga, reforça o estatuto desta berlina compacta.

Os passageiros estão imersos numa atmosfera confortável e acolhedora: novo material de elevada textura com um grafismo chevrons no tabliê, novos padrões nos bancos Advanced Comfort, ambientes interiores coordenados com os assentos com novas decorações e guarnições dos painéis das portas. Os materiais são agradáveis e suaves ao toque nas zonas de contacto: topo do tabliê tipo slush, faixas dos painéis das portas dianteiras revestidas, guarnições almofadadas nos apoios de braço. Apontamentos em cromado acetinado ou em preto brilhante nas saídas de ventilação, volante, instrumentação, comandos do ar condicionado e do infotainment, consola central ou na gaveta do tabliê, conferem ao habitáculo um requinte extra e servem para identificar as funções úteis.

À frente do condutor, o volante, dotado de um grande braço inferior, integra os comandos as ajudas à condução no lado esquerdo e os comandos do infotainment no lado direito. As novas patilhas da caixa automática, em preto brilhante, estão integradas atrás do volante: solidárias com o volante, permitem passagens de caixa instantâneas, independentemente do ângulo do volante.

Na sua organização e conceção, os IHM (Interfaces Homem Máquina) aportam tecnologia e modernidade ao habitáculo. À frente do condutor, o painel de instrumentos digital HD frameless (sem moldura) apresenta um grafismo tipicamente Citroën, original e legível. É valorizado por uma iluminação ambiente lateral branca, que cria um efeito flutuante, e complementado por um head-up display de grandes dimensões, a cores e de fácil leitura, permitindo que o condutor se concentre na estrada ao apresentar as informações essenciais para condução de forma legível e intuitiva. Ao centro, na parte superior do tabliê e interligado com as saídas de ventilação centrais, o touchscreen ultrafino de 10’’ e sem rebordos, é o centro nevrálgico dos comandos do automóvel. Inclui um tratamento em preto brilhante e está associado a um botão rotativo cromado, decorado com chevrons. Os comandos do ar condicionado automático bi-zona receberam um tratamento cuidado: botões rotativos cromados decorados com o mesmo padrão, e botões de premir em preto brilhante.

Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric dispõem de um novo cromado no seletor da caixa automática, em metal guillochado, elegante e de elevada qualidade. Monoestável e intuitivo, possui 3 posições (R, N e D) para selecionar facilmente a marcha-atrás, o ponto morto ou a marcha para a frente, combinada com uma sinalização retro-iluminada. O comando está combinado com dois botões de premir retro-iluminados: P para ativar o modo Parking, M para ativar o modo de condução manual nas versões térmicas ou B para ativar o modo de recuperação de energia Brake na versão elétrica. A consola integra também o comando do travão de estacionamento elétrico e o seletor dos modos de condução, que inclui diferentes modos de condução nas versões com caixa automática: Eco, Normal e Sport.

UMA OFERTA DE PERSONALIZAÇAO ESPECÍFICA E REQUINTADA

Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric oferecem 31 combinações de cores e Packs Color exteriores, e 6 atmosferas interiores diferentes, permitindo aos clientes possuírem um automóvel que se assemelha a eles próprios.

31 combinações exteriores para criar um automóvel à imagem do cliente

-7 cores exteriores, das mais sóbrias às mais vistosas: os intemporais Branco Banquise, Preto Obsidien, Cinza Acier e Cinza Platinium, os vivos ” Vermelho Elixir e Castanho Caramel e uma proposta elegante, Azul Iceland.
-5 Packs Color: Glossy Black (Preto Brilhante), Sable Métal (Areia Metalizado), Gris Texturé (Cinza Texturado), Anodised Deep Red (Vermelho Vivo Anodizado) e Anodised Blue (Azul Anodizado). Este último aplica-se apenas ao novo ë-C4 – 100% ëlectric e é idêntico ao que está disponível no SUV C5 Aircross Hybrid. Estes Packs Color típicos dos modelos Citroën são constituídos por inserções coloridas em volta dos faróis de nevoeiro e nos Airbump®.

Uma ampla escolha de jantes e de tampões para realçar as rodas de grande diâmetro.

Para ir ainda mais longe em matéria de personalização, os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric dispõem de uma ampla escolha de jantes e tampões com um design único que faz sobressair as rodas de grande diâmetro (690 mm):
Tampões 16’’ Spring,
Jantes 16’’ Steel & Style,
Jantes de liga leve 17’’ Upstream diamantadas (para alguns mercados),
Tampões 18’’ Aerotech,
Jantes de liga leve 18’’ Aeroblade diamantadas, exclusivas do novo C4
Jantes de liga leve 18’’ Aeroblade Dark, exclusivas do novo C4
Jantes de liga leve 18’’ Crosslight diamantadas – exclusivas do novo ë-C4 – 100% ëlectric.

6 ambientes interiores originais e requintados para se sentir como na sala em casa

Recorrendo a materiais acolhedores e suaves ao toque, os ambientes interiores tornaram-se uma das assinaturas dos habitáculos Citroen: o estofamento e as costuras dos bancos Advanced Comfort adotam os padrões estreados no novo C3 que reforça a largura do assento, faixas gráficas com contraste de cores na parte superior das costas que reproduzem as cores dos painéis das portas e reforçam a sensação de espaço interior. Para que cada um disponha do habitáculo que mais lhe agrada, está disponível uma escolha de 6 ambientes diferenciados e de forte personalidade.

Ambiente standard: conjugação do tecido Meanwhile, um tecido preto e de uma banda cinza para um ambiente intemporal e sóbrio.

Urban Grey com Bancos Advanced Comfort: o conforto de um tecido Chevrons cinza almofadado associado a um tecido com efeito de couro preto e uma banda de tecido cinza com grafismo chevrons em serigrafia.

Metropolitan Grey com Bancos Advanced Comfort: associação que conta com um tecido com efeito de couro preto almofadado com um tecido cinza e uma banda em com grafismo, também cinza, chevrons em serigrafia.

Metropolitan Blue com Bancos Advanced Comfort: ambiente que associa o tecido com efeito couro Saphyr, tecido azul e uma faixa em tecido silver metalizado.

Hype Black com Bancos Advanced Comfort: a distinção de um couro granulado Siena preto e acolchoado, associado a um tecido com efeito couro preto e uma faixa em tecido cinza com grafismo chevrons em serigrafia.

Hype Red com Bancos Advanced Comfort: o estatuto de um couro granulado Siena vermelho acolchoado associado a um tecido com pontuado com couro preto nos assentos e painéis das portas. Novas costuras com chevrons realçam a faixa em Alcantara cinza das costas dos bancos e a decoração em película cinza e chevrons nas portas.

A faixa nos painéis da porta dianteira e traseira pode ser substituída, no novo C4 – 100% ‘elétrico’ e, por opção do cliente, por uma decoração em película azul-esverdeada com motivos gráficos de chevrons, para atmosferas mais sóbrias e reforçar a atmosfera com um toque de cor alusivo ao modo de tração elétrica.

03. 100% ÉLETRICO, GASOLINA OU DIESEL, À ESCOLHA DO CLIENTE

UMA MOBILIDADE ELÉTRICA AO SERVIÇO DO CONFORTO

O novo ë-C4 – 100% ëlectric integra uma mobilidade elétrica tecnológica e moderna, ao serviço do conforto e versatilidade de utilização. Após os modelos SUV C5 Aircross Hybrid, Ami, ë-Jumpy e ë-SpaceTourer, o novo ë-C4 – 100% ëlectric permite conduzir em modo 100% elétrico no dia-a-dia, perfeitamente isolado da estrada e do mundo exterior, em total tranquilidade, como num casulo: todas as solicitações externas são filtradas. O silêncio de funcionamento, a fluidez do arranque do veículo, o prazer de condução, a suavidade da suspensão, o conforto dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização das interfaces e serviços dedicados, tudo contribui para fortalecer o conforto a bordo, para todos os ocupantes.

O ë-Confort garante uma condução 100% elétrica com:
-Zero emissões de CO2, para responder às aspirações ambientais e ecológicas dos clientes.
-Zero ruídos e zero odores, para garantir um conforto auditivo e olfativo ideal em modo elétrico, em cidade.
-Zero vibrações, zero falhas, zero passagens de caixa, para uma perfeita fluidez de condução.
-Um binário imediatamente disponível para sensações de condução estimulantes.
-Serviços programáveis à distância para tranquilidade no dia-a-dia.
-Custos de manutenção reduzidos.

A FLUIDEZ DA CONDUÇÃO 100% ELÉTRICA

O novo ë-C4 – 100% ëlectric oferece uma motorização económica para utilização com zero emissões de CO2 e com uma autonomia WLTP de 350 kmi. Além do prazer da condução 100% elétrica, sem emissões de CO2 e com uma real economia real de utilização, o novo ë-C4 – 100% ëlectric permite aceder a zonas urbanas com restrições à circulação, cada vez mais interditas a veículos com motor térmico.

Esta motorização 100% elétrica é particularmente eficiente e energética, quaisquer que sejam as circunstâncias, com 136 cv de potência e um binário de 260 Nm, disponível instantaneamente, para acelerações livres e lineares, aceleração 0-100 km/h em 9,7 s, no modo Sport, e velocidade máxima de 150 km/h. A bateria do motor elétrico com capacidade de 50 kWh, é do tipo Alta Tensão 400 V Li-Ion (iões de lítio).

O novo ë-C4 – 100% ëlectric dispõe de uma função Brake para aumentar a desaceleração do veículo, sem tocar no pedal de travão, para aumentar a autonomia. Este sistema permite uma recuperação da energia disponível durante as fases de travagem e de desaceleração, o que não sucede nas versões térmicas. Esta ação permite carregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia.

Estão disponíveis vários modos de condução, ativados pelo respetivo seletor na consola central: Eco, Normal ou Sport, que atuam em vários parâmetros, incluindo ar condicionado, potência efetiva e desempenho de forma a permitir ao condutor escolher entre condução desportiva ou condução ecológica otimizada.

E para ainda mais serenidade, a bateria está coberta por uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carregamento.

TEMPOS DE CARREGAMENTO OTIMIZADOS PARA UMA UTILIZAÇÃO SIMPLIFICADA

Os tempos de carregamento são otimizados:

-No modo 4 num posto de carregamento público, com a ajuda de um carregador 100 kW de carregamento rápido, a bateria carrega ao ritmo de 10 km/min, uma referência no segmento: 80% da carga é feita em 30 minutos.
-No modo 3 em casa, numa Wall Box 32 A, adquirida ou alugada, o carregamento da bateria é acelerado e feito em 7h30 com corrente monofásica, ou em5 h com corrente trifásica com carregador opcional 11 kW.
-No modo 2 em casa, para as necessidades pontuais, a bateria carrega em 15 h numa tomada de 16 A do tipo Green’up™ Legrand, e em mais de 24 h numa tomada doméstica normal (standard).

Para facilitar a vida dos clientes e permitir-lhes que desfrutem do seu automóvel elétrico com tempos de carregamento acelerados para o dia-a-dia, a Citroën pode tratar de tudo e oferece uma solução “one stop shop” para instalação de uma Wall Box em casa.

Os carregamentos são simplificados e podem ser programados ou diferidos, para poder, por exemplo, beneficiar de tarifas mais vantajosas (horários de pico). Esta programação está acessível no touchscreen do carro ou na app My Citroën. O carregamento é simplificado graças ao desenho ergonómico do acesso à ficha e dos cabos de carregamento alojados sob o piso articulado da bagageira. O acesso à ficha de carregamento integra um código de cores que permite acompanhar visualmente todo o processo de carregamento, o qual pode também pode ser consultado na app My Citroën.

INTERFACES INTUITIVAS PARA MAIOR PAZ DE ESPÍRITO

Com o lançamento da sua gama de veículos eletrificados, a Citroën acompanha os condutores nesta transição, oferecendo interfaces claras e intuitivas, fáceis de ler, entender e utilizar. O objetivo é simples: fortalecer a ligação entre o condutor e o seu veículo, intensificar a modernidade da cadeia de tração, simplificar todas as interações e ações, no dia-a-dia, para tornar o novo ë-C4 – 100% ëlectric num prolongamento da casa, moderno, lúdico, intuitivo e gratificante.
No painel de instrumentos digital, o condutor possui um modo específico e dedicado para visualizar o indicador de autonomia, bem como 3 widgets (aplicações ou ferramentas) à escolha: indicador de potência, fluxo de energia ou consumo do conforto térmico, um dispositivo para visualizar o impacto dos elementos de conforto térmico no consumo de energia.

O touchscreen dispõe de páginas específicas, acessíveis diretamente a partir de um botão na consola central, que apresentam o estado de funcionamento do sistema ou a configuração do carregamento diferido da bateria. Quando o veículo se encontra à carga, surgem no ecrã informações e dados como o tempo restante para o carregamento total (em horas e minutos), a autonomia recuperada (em km) ou a taxa de carregamento recuperado da bateria (em %), entre outros.

UMA GAMA DE MOTORIZAÇÕES EFICIENTES E MODERNAS

Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric oferecem uma gama completa de motorizações. Eficientes e performantes, estas propostas no coração da gama são ideais para satisfazer as necessidades de todos:
-Novo ë-C4 – 100% ëlectric:
1 motorização 100% elétrica:136 cv (100 kW) – Bateria 50 kWh.
-Novo C4:
5 motorizações a gasolina Euro 6d: PureTech 100 S&S CVM6, PureTech 130 S&S CVM6, PureTech 130 S&S EAT8, PureTech 155 S&S EAT8 e outro PureTech 155 EAT8 (apenas fora da Europa).
2 motorizações diesel Euro 6d: BlueHDi 110 S&S CVM6 e BlueHDi 130 S&S EAT8.

04. UMA NOVA EXPRESSÃO DO PROGRAMA CITROËN ADVANCED COMFORT®

Uma verdadeira marca registada da Citroën subjacente à conceção e ao desenvolvimento dos veículos da marca, o programa Citroën Advanced Comfort® constitui uma nova abordagem do conforto, mais moderno e mais racional. O novo ë-C4 – 100% ëlectric e o novo C4 oferecem soluções concretas nos 4 pilares deste programa, de forma a ir ao encontro às novas expectativas dos clientes em termos de conforto.

-O conforto em andamento: proteger os ocupantes das interferências exteriores, tanto ao nível do movimento das suspensões como ao nível sonoro, para que se sintam a bordo como num casulo.
-O conforto de vida: facilitar a vida a bordo graças a volumes generosos, espaços de arrumação práticos e uma configuração engenhosa.
-O conforto de espírito: assegurar total tranquilidade de espírito ao condutor, reduzindo o seu esforço mental através da organização e hierarquização das informações de modo a apresentar apenas as que são realmente úteis, e de uma configuração e ambiente interiores que inspiram tranquilidade.
-O conforto de utilização: fluidez na utilização do automóvel e dos seus equipamentos graças a tecnologias intuitivas, sistemas de assistência úteis no dia-a-dia e uma constante ligação digital entre os ocupantes e o automóvel.

SUSPENSÕES COM BATENTES HIDRÁULICOS PROGRESSIVOS® PARA VIAJAR COMO NUM TAPETE VOADOR

Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric estão dotados de série, mesmo nas versões de coração da gama, de suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos® estreados no C4 Cactus e no SUV C5 Aircross, oferecendo um conforto de referência e um efeito de tapete voador, em benefício do bem-estar a bordo, com dinamismo e prazer de condução.

Esta grande inovação exclusiva da Citroën, que tem como objetivo melhorar a qualidade da filtragem, tão apreciada pelos clientes da Marca, resulta da competência e conhecimento da Citroën no campo das ligações ao solo: há mais de 100 anos que o conforto da suspensão está inscrito nos genes da Marca, e os clientes já têm uma forte ligação ao conforto Citroën, diferente de tudo o que está disponível no mercado.

No processo de desenvolvimento desta suspensão, foram registadas 20 patentes. O seu princípio de funcionamento é simples. Enquanto as suspensões convencionais consistem num amortecedor, uma mola e um batente mecânico, as suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos® adicionam dois batentes hidráulicos de cada lado: um para extensão e outro para compressão. A suspensão funciona em duas fases em função das solicitações:
-Nos movimentos de compressão e extensão ligeiros, a mola e o amortecedor controlam de forma concertada os movimentos verticais sem solicitar os batentes hidráulicos. A presença destes batentes permitiu aos engenheiros dotar o veículo de maior curso de suspensões, criando a sensação de que o automóvel sobrevoa as deformações do piso: o efeito tapete voador.
-Nos movimentos de compressão e extensão mais exigentes, a mola e o amortecedor trabalham de forma concertada com os batentes hidráulicos, que se encarregam de reduzir progressivamente os movimentos, evitando, assim, as reações bruscas nos limites do curso das suspensões. O batente hidráulico absorve e dissipa a energia acumulada, o que não acontece com um batente mecânico normal que absorve a totalidade da energia, restituindo-a, em parte, aos elementos elásticos da suspensão. Portanto, deixa de ocorrer o fenómeno conhecido como ressalto, e os passageiros ficam totalmente isolados da estrada.

BANCOS ADVANCED COMFORT PARA VIAJAR NUM SALÃO SOBRE RODAS

Os bancos largos e acolhedores dos novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric convidam instantaneamente os passageiros a ocupar os seus lugares a bordo. Proporcionam uma agradável sensação de conforto, bem-estar e apoio, dando aos passageiros a sensação de que estão sentados numa poltrona, bem isolados da estrada. Instalados numa posição mais elevada do que nos modelos da concorrência, graças a uma postura sobre-elevada, os passageiros podem ver mais longe e enfrentar a estrada em total tranquilidade.

Uma inovação exclusiva da Citroën, os Advanced Comfort, de série nas versões coração de gama, foram estreados na gama Citroën no C4 Cactus e no SUV C5 Aircross. Estão disponíveis no novo ë-C4 – 100% ëlectric e no novo C4 nos ambientes Urban Grey, Metropolitan Grey, Metropolitan Blue, Hype Black e Hype Red, apostando em 4 dimensões para oferecer o melhor que há em matéria de conforto.
-O conforto visual: um acolchoamento imediatamente visível, uma inegável assinatura visual reforçada pelas costuras com elementos gráficos típicos dos modelos da Marca, como o GS ou o BX.
-O conforto de acolhimento: a espuma de acolhimento, com 15 mm de espessura, oferece suavidade e apoio logo no primeiro contacto.
-O conforto dinâmico: a nova espuma de alta densidade, ao centro dos bancos, oferece bastante apoio aos ocupantes durante as longas viagens, garantindo um conforto ideal durante horas consecutivas, sem qualquer deformação, e evitando o envelhecimento dos bancos após vários anos de utilização.
-O conforto postural: o desenho dos bancos contribui para um conforto ideal de condução, com assentos e costas largos, apoio reforçado, regulação do apoio lombar e da altura nos bancos dianteiros, regulações elétricas nos bancos dianteiros e apoios de braço dianteiros e traseiros, largos e confortáveis.

Para melhorar o bem-estar a bordo e oferecer a sensação de casulo, mesmo nas situações mais cansativas, os bancos dianteiros podem ter, além do aquecimento, um sistema de massagem. Os passageiros são recebidos em condições de excecional conforto.

ESPAÇOS DE ARRUMAÇÃO ENGENHOSOS PARA TODOS

Os espaços de arrumação foram alvo de atenção especial, com vista a servirem todos os ocupantes. A conceção do automóvel no âmbito do programa Citroën Advanced Comfort® libertou o maior número possível de espaços de arrumação, nada menos do que 16 no habitáculo para um volume total de 39 litros. Isto oferece a máxima versatilidade para o dia-a-dia, com equipamentos inovadores e práticos em linha com as expectativas, cada vez maiores, de todos os passageiros, oferecendo espaços de arrumação à frente e atrás, abertos ou fechados, consoante a necessidade de utilização.

Espaços de arrumação e equipamentos únicos para o passageiro dianteiro:
-Constituindo uma estreia mundial, o Smart Pad Support Citroën™ é um engenhoso e inédito sistema de suporte retrátil, sólido, funcional e diretamente integrado no tablier. Permite fixar, com toda a segurança, um tablet através de duas capas dedicadas para Apple iPad Air 2 e Samsung Tab A 10,5’’, ou uma capa universal para outros modelos. Integrado no equipamento das versões de coração de gama, este equipamento permite ao passageiro desfrutar do tempo passado a bordo,
-A gaveta do tablier consiste num amplo espaço de arrumação deslizante, com abertura amortecida, posicionado à frente do passageiro. Possui um revestimento específico antiderrapante e gráfico em preto, para guardar ou colocar em segurança um tablet ou qualquer outro objeto,
-Um amplo porta-luvas posicionado acima da gaveta do tablier, generoso em profundidade e com abertura amortecida.

A consola central, alta e larga, foi concebida para albergar o máximo de arrumação:
-Uma vasta zona de arrumação em frente da consola com uma parte compartimentada antiderrapante decorada com motivos gráficos em preto e cinza, para dissimular objetos sob o compartimento e manter outros à mão por cima do compartimento,
-Uma zona de carregamento móvel aberta, junto à fachada central, para colocar e carregar facilmente um smartphone, e associada a duas fichas USB, uma das quais do tipo C,
-Um pequeno espaço de arrumação à frente do comando da caixa de velocidades para colocar diversos pequenos objetos,
-Um amplo espaço de arrumação central com rede de ocultação, dissimulando dois porta-copos,
-Um espaço volumoso sob o apoio de braço central dianteiro deslizante.

Para os passageiros traseiros:
-Porta-copos e um espaço de arrumação sob o apoio de braço escamoteável do banco traseiro para colocar objetos como canetas,
-Bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros.

Todos os passageiros beneficiam também de espaços de arrumação nas portas dianteiras e traseiras, largos e com bastante profundidade.

UMA HABITABILIDADE AO MELHOR NÍVEL

Uma berlina compacta deve ser um automóvel versátil, capaz de tudo. Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric oferecem dimensões exteriores compactas para manter a agilidade necessária no dia-a-dia, bem como um espaço interior generoso, graças, principalmente, a uma distância entre eixos de 2.670 mm, uma das mais longas do segmento, garantindo um espaço Best in Class ao nível dos joelhos nos lugares traseiros (198 mm). A largura exterior de 1.800 mm, na média do segmento, permite acomodar generosamente 3 pessoas nos lugares traseiros: 1.380 mm de largura ao nível dos ombros e 1.440 mm ao nível dos cotovelos.

Com uma generosa bagageira de 380 litros, facilmente utilizável graças ao seu baixo plano de carga (715 mm), recortes largos e laterais retilíneas, os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric posicionam-se no coração do segmento e adaptam-se às necessidades de todos. Para maior conveniência, o piso com duas posições permite compartimentar a bagageira e beneficiar de um piso plano quando o banco traseiro é rebatido. Este piso de duas posições pode ser mantido numa posição oblíqua para facilitar o acesso à bagageira. No caso do novo ë-C4 – 100% ëlectric, oferece a possibilidade de armazenar os cabos de carregamento, ou outros objetos, sob o piso. Para aumentar a versatilidade no dia-a-dia, existem ganchos para pendurar sacos, em ambos os lados da bagageira, e a abertura central nas costas do banco traseiro (“porta-esquis”) permite alojar objetos particularmente longos.

UM VERDADEIRO CASULO ISOLADO DO EXTERIOR

O isolamento acústico foi alvo de cuidados especiais, com redução do ruído de rolamento e dos ruídos aerodinâmicos, garantindo aos passageiros um excecional isolamento da estrada. Também foi dada particular atenção ao isolamento do bloco do motor. A bordo do novo ë-C4 – 100% ëlectric, especificamente, o silêncio é excecional e nenhuma vibração perturba a tranquilidade a bordo.

As jantes de liga de liga diamantadas de 18” do novo ë-C4 – 100% ëlectric foram desenvolvidas especificamente para aumentar o conforto vibratório.

Além do processamento digital de som Arkamys, os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric oferecem um sistema Hi-Fi de 8 vias, incluindo uma via central no topo do painel, woofers nas portas dianteiras e traseiras, tweeters nos pilares do pára-brisas e um subwoofer sob o piso da bagageira, permitindo aos mais melómanos desfrutar da sua música como na sua sala de estar.

UM HABITÁCULO INUNDADO DE LUZ

A luminosidade a bordo, um dos pilares do programa Citroën Advanced Comfort®, contribui para imergir os passageiros num ambiente sereno e positivo graças a uma generosa superfície vidrada, com 4,3 m², e materiais acolhedores. Os revestimentos do teto e dos pilares interiores em tons claros garantem claridade e conforto; outros ambientes interiores apresentam tons mais vivos e acolhedores, e pouco comuns na indústria automóvel, como o Ambiente Azul Metropolitan ou o Ambiente Vermelho Hype.

Dotado de uma superfície vidrada lateral que inclui janelas triangulares traseiras, os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric dispõem de um grande teto de abrir panorâmico elétrico em vidro, através do qual o interior é inundado de luz. Do tipo spoiler para preservar o espaço ao nível da cabeça nos lugares traseiros, o teto de abrir conta com uma cortina de ocultação para ajustar a quantidade de luz desejada no habitáculo. O interior oferece, assim, uma grande luminosidade e uma sensação de bem-estar, com o teto aberto ou fechado.

À noite, o ambiente é agradável e reconfortante graças, nomeadamente, à iluminação ambiente LED da instrumentação digital, combinada com a retroiluminação branca das funções de condução e conforto e à iluminação do teto à frente e atrás (plafonniers).

UM CONFORTO TÉRMICO DE PRIMEIRA CLASSE EM TODAS AS DESLOCAÇÕES

Para reforçar o conforto térmico no dia-a-dia, mesmo nas condições mais extremas, os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric dispõem de:
-Pára-brisas e volante aquecidos, duas novidades na gama Citroën,
-Bancos aquecidos, à frente e atrás,
-Climatização automática bizona, dotada de comandos duplos para maior facilidade de utilização: comandos físicos no painel central e digitais no touchscreen,
-Saídas de ventilação na parte traseira da consola central para os passageiros que viajam atrás.

20 TECNOLOGIAS DE AJUDAS À CONDUÇÃO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric são absolutamente completos no que respeita a ajudas à condução, com nada menos de 20 tecnologias de última geração. Ou seja, tantas como no SUV C5 Aircross, uma referência em matéria de ajudas à condução na Citroën: no novo ë-C4 – 100% ëlectric e o no novo C4, o cliente beneficia de uma posição privilegiada em termos de condução autónoma.

Tecnologias que visam melhorar a segurança em andamento: um grande passo em direção à condução autónoma

-Active Safety Brake: o sistema deteta e analisa os obstáculos, fixos ou móveis, peões ou veículos, para reduzir os riscos de colisão, travando automaticamente o automóvel, mesmo de noite.
-Alerta de Risco de Colisão e Pós-Colisão Safety Brake: o sistema adverte o condutor, a partir dos 30 km/h, de que o seu veículo poderá colidir com o veículo que o precede. Esta ação ocorre pouco antes da intervenção da travagem automática, ativada automaticamente após uma colisão, evitando um segundo acidente ao imobilizar o veículo envolvido na colisão.
-Sistema de vigilância de ângulo morto: o condutor é alertado, através de uma luz nos retrovisores exteriores, da presença de um veículo nos denominados ângulos mortos.
-Alerta ativo de Transposição Involuntária de Faixa: o sistema alerta o condutor e corrige a trajetória do veículo logo que deteta um risco de transposição involuntária de faixa sem que sejam ativados os indicadores de mudança de direção. Se o condutor desejar manter a trajetória do veículo poderá evitar a correção, agarrando firmemente o volante.
-Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go: o sistema adapta-se à velocidade do veículo que o precede e mantém automaticamente a distância de segurança selecionada previamente pelo condutor. Se necessário, pode também, intervindo nos travões e no acelerador, imobilizar o veículo e reiniciar automaticamente a sua marcha sem ação do condutor.
-Highway Driver Assist: este dispositivo de condução semiautónoma de nível 2 combina o Regulador de Velocidade Adaptativo com função Stop & Go e o Alerta ativo de Transposição Involuntária de Faixa, entregando ao veículo o controlo da velocidade ou da trajetória. O condutor pode, desta forma, delegar parcialmente a condução, sendo seu dever manter-se concentrado na estrada e manter as mãos no volante, de acordo com a legislação em vigor. O condutor pode, a qualquer momento, retomar a condução.
-Coffee Break Alert: o condutor é alertado, através de uma indicação no painel de instrumentos, para fazer uma pausa após duas horas de condução a velocidades superiores a 70 km/h.
-Alerta de Atenção ao Condutor: O sistema avalia o estado de alerta do condutor através da identificação de desvios nas trajetórias, em comparação com as marcas colocadas no piso, e previne-o caso detete uma diminuição do estado de alerta.
-Reconhecimento alargado dos painéis e das recomendações de velocidade: o sistema exibe no painel de instrumentos os painéis de limite de velocidade, bem como alguns painéis de sinalização (stop, sentido proibido, etc). A velocidade é gravada num único movimento como definição do controlador/limitador de velocidade.
-Comutação automática das luzes de circulação: o dispositivo permite a comutação automática das luzes de circulação e de cruzamento (e vice-versa).

Tecnologias que visam melhorar reforçar o conforto e a tranquilidade a bordo

-Acesso e Arranque Mãos Livres Proximity: basta ao condutor ter a chave consigo para desativar o bloqueio do automóvel por aproximação, bem como ligar o motor. O bloqueio do veículo é automático quando o condutor se afasta do mesmo.
-Head-up display a cores: as principais informações úteis à condução (velocidade, indicações da navegação) são projetadas, a cores, numa grande lâmina no campo de visão direta do condutor, permitindo-lhe concentrar a sua visão e atenção na estrada.
-Travão de estacionamento elétrico: este sistema permite a ativação automática do travão de estacionamento com a paragem do motor e a libertação do mesmo travão assim que o automóvel inicia o movimento. Em qualquer momento, o condutor pode intervir para ativar ou desativar o travão de estacionamento através do comando na consola central.
-Ajuda ao estacionamento lateral: este sistema informa da proximidade de obstáculos ao nível dos flancos do veículo em manobra, graças à memorização dos dados recolhidos pelos sensores, situados nos pára-choques dianteiro e traseiro, associados à trajetória do veículo.
-Câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision: com a marcha-atrás engrenada, a câmara permite ver no tablet touchscreen de 7″ a envolvente na traseira do veículo, assinalada com marcadores de cor com base na proximidade de obstáculos, bem como uma imagem restaurada do ambiente traseiro a 180° vista de cima.
-Vision 360: ativada automaticamente com a engrenagem da marcha-atrás, ou manualmente pelo condutor, esta assistência vídeo apresenta uma visão de cima do veículo, e da sua envolvente, a 360°: a visão é atualizada à medida que o veículo se desloca.
-Park Assist: este sistema é uma ajuda ativa ao estacionamento, em paralelo (entrada e saída) ou em espinha (entrada), para tornar o estacionamento numa manobra mais fácil e mais segura. O sistema deteta automaticamente um lugar de estacionamento, pilotando depois as manobras de estacionamento de entrada e de saída.
-Ajuda ao Arranque em Subida: o sistema impede a deslocação não desejada do veículo para facilitar os arranques em subida assim que se liberta o pedal do travão. Esta função funciona em inclinações superiores a 3%, mantendo o veículo estável durante 2 segundos.
-Iluminação estática nos cruzamentos: o farol de nevoeiro esquerdo ou direito ilumina-se em apoio ao feixe do farol principal, para iluminar o ângulo direito ou esquerdo do veículo até aos 75°, em função do ângulo do volante.
-Controle de Estabilidade de Atrelado: trata-se de um estabilizador de atrelados para veículos equipados com dispositivo de reboque (opção de fábrica). O sistema deteta o reboque sempre que a ligação elétrica deste estiver conectada ao veículo trator, amortecendo as eventuais oscilações do atrelado graças a intervenções individuais e alternadas em cada roda do eixo dianteiro. Se as oscilações se mantiverem elevadas, o sistema reduz o binário do motor e trava o veículo nas quatro rodas para sair, o mais rapidamente possível, da faixa de velocidade crítica.

6 TECNOLOGIAS DE CONECTIVIDADE PARA TOTAL CONTINUIDADE ENTRE O UNIVERSO DIGITAL DO CLIENTE E O SEU AUTOMÓVEL

Serviços conectados dedicados permitem desfrutar de um conforto sem limites e fluido, para viver cada viagem com total tranquilidade e facilidade. Englobando todo o ecossistema de eletrificação específico do novo ë-C4 – 100% ëlectric, estes serviços tornam a utilização do veículo mais simples e serena, oferecendo uma continuidade entre o universo digital e o automóvel permitindo aos ocupantes manterem-se conectados e descontraídos.
-Touchscreen de 10’’, com ecrã capacitivo, explorável na ponta do dedo ou através de reconhecimento vocal, é o verdadeiro centro nevrálgico do veículo. Permite fazer a parametrização do veículo, aceder ao sistema multimédia, mas também ao telemóvel, à climatização e à navegação. Está associado ao reconhecimento de voz.
-Recarga sem fios para Smartphones, permite o carregamento por indução de uma ampla gama de dispositivos compatíveis com o standard Qi através de um tapete de carga integrado num dos espaços de arrumação dedicado a este fim, na consola central. A transmissão de energia elétrica sem fios baseia-se no princípio da indução magnética.
-ConnectedCAM Citroën® é um sistema independente de câmara integrada na zona inferior do espelho retrovisor interior, utilizando tecnologia full HD e GPS. Esta câmara permite gravar uma foto ou vídeo do ambiente em frente do veículo, sendo os dados gravados no cartão de memória integrado de 16 GB. Graças à ligação Wi-Fi, os dados registados pela câmara podem ser transferidos para um smartphone e, em seguida, transferir o conteúdo por e-mail ou para as redes sociais. A ConnectedCAM Citroën® filma continuamente a estrada à frente do para-brisas, gravando automaticamente imagens de vídeo na eventualidade de um acidente. Este dispositivo, simultaneamente recreativo e de segurança, e tipicamente Citroën, já equipa o novo C3 e o SUV C5 Aircross.
-O Connect Assist é um serviço de chamadas de emergência e de assistência geolocalizadas, gratuito, sem assinatura e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, permite que seja enviada a assistência de emergência apropriada, automaticamente ou pressionando o botão de emergência ou assistência. Inclui também o remote control, um sistema de controlo à distância que permite controlar remotamente o veículo, graças à app My Citroën (programação de carregamentos e do pré-condicionamento térmico para otimizar a autonomia elétrica, consulta da capacidade da bateria e da autonomia de combustível restante, quilometragem ou mesmo a localização do veículo).
-O Connect Nav é um sistema de navegação conectada 3D de última geração, associado a serviços conectados como o TomTom Traffic. Permite o acesso a informações de trânsito em tempo real, localização e preços de postos de combustível e parques de estacionamento, informações meteorológicas e busca local de pontos de interesse. Os utilizadores também irão apreciar a indicação de Zonas de Perigo ou os serviços Free2Move. Este sistema está especialmente dotado de informações relacionadas com a eletrificação do veículo, com destaque para os POI das zonas de carregamento elétrico, em complemento dos postos de combustível, e uma representação do raio de ação em função do nível de carga da bateria, a fim de gerir melhor a autonomia do automóvel.
-O Connect Play, com função Mirror Screen compatível com Android Auto e Apple CarPlay, permite desfrutar das apps do smartphone no touchscreen, em total segurança. O novo C4 dispõe de 4 fichas USB que permitem a todos os ocupantes carregar o seu smartphone: duas fichas na parte inferior da consola central (uma USB tipo A e uma USB tipo C), e duas fichas USB na parte traseira da consola central (uma USB tipo A e uma USB tipo C).

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

Comprimento: 4.360 mm
Largura: 1.800 mm / 2.032 mm com retrovisores abertos/1.834 mm com retrovisores recolhidos
Altura: 1.525 mm
Distância entre eixos: 2.670 mm
Diâmetro das rodas: 690 mm
Diâmetro de viragem: 10,9 m
Distância ao solo: 156 mm
Volume da bagageira: 380 L
Altura do plano de carga: 715 mm
Novo ë-C4 – 100% ëlectric:
Potência: 136 cv (100 kW)
Bateria: Alta Tensão 400 V Iões de Lítio 50 kWh
Binário: 260 Nm
Autonomia: 350 kmi – ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
0-100 km/h: 9,7 s (modo Sport)
Tempos de carregamento:
Posto público 100 kW: bateria carregada a 80% em 30 min., ou seja, 10 km/min
Wall Box 32 A: entre 5 h (sistema trifásico com carregador opcional 11 kW) e 7h30 (sistema monofásico)
Tomada doméstica: entre 15 h (tomada reforçada) e mais de 24 h (tomada normal (standard)

Novos C4 E Ë-C4 - 100% Ëlectric 16

Novos C4 E Ë-C4 - 100% Ëlectric 17

Novos C4 E Ë-C4 - 100% Ëlectric 18
Post-production : Astuce Productions

Novos C4 E Ë-C4 - 100% Ëlectric 19

Novos C4 E Ë-C4 - 100% Ëlectric 20
Copyright William CROZES @ Continental Productions
Novos C4 E Ë-C4 - 100% Ëlectric 21
Copyright William CROZES @ Continental Productions
Novos C4 E Ë-C4 - 100% Ëlectric 22
Copyright William CROZES @ Continental Productions
Artigo anterior

O substituto do KIA OPTIMA está a caminho dos Estados Unidos e chama-se K5!

Artigo seguinte

Mclaren garante financiamento de 150 milhões no banco do Bahrein!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.