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“One-Shot”, o primeiro “docufilme” da Fiat, revela os bastidores do Novo 500

“One-Shot”: está já no ar o primeiro “docufilme” da Fiat, revelando os bastidores da criação e da apresentação dos Exemplares Únicos, três exclusivas interpretações do Novo Fiat 500 assinadas por Armani, Bvlgari e Kartell.

O filme, com narração de Olivier François – Presidente da Fiat Brand Global e Chief Marketing Officer da FCA –, conduz o espectador ao longo de entrevistas com designers, testemunhos de parceiros e grandes planos dos pormenores e da seleção de materiais sustentáveis.

“One-Shot” pode ser visto aqui.

“Nunca há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão.” Com estas palavras, Olivier François – Presidente da Fiat Brand Global e Chief Marketing Officer da FCA – justifica o motivo por que a estreia do Novo 500 deve ser considerada um marco na indústria automóvel, dando ao Novo 500 o lugar que lhe compete.

São estas mesmas palavras que abrem o primeiro “docufilme” da Fiat, dedicado às três obras-primas. Estes intemporais paradigmas foram criados ao longo de uma empolgante “viagem” de seis meses, desde os primeiros encontros com os nossos parceiros no Centro de Estilo Fiat, em Turim, até ao seu lançamento em Milão, no passado mês de março.

Esta é a estratégia subjacente ao projeto “One-Off” e aos únicos e exclusivos modelos produzidos em colaboração com três icónicas empresas do “Made in Italy”: Armani, Bvlgari e Kartell.

A curta-metragem apresenta uma incansável sucessão de encontros e processos que destacam o trabalho de equipa, a afinidade entre designers de diferentes campos e as emoções sentidas quando se desempenha um papel ativo num projeto extraordinário: a criação de algo único, uma interpretação do Novo 500 a par do melhor do “Made in Italy”.

O resultado materializa-se em três Exemplares Únicos, personificações do estilo, da criatividade e da qualidade artesanal que caracterizam o “Made in Italy” e também o percurso e a visão do futuro da Terra por parte dos nossos parceiros no projeto. A sustentabilidade tem de ser combinada com excelência em know-how, em criatividade e em inovação.

Guiando o espectador ao longo desta viagem, Olivier François – o carismático “realizador e homem do leme” do projeto One-Off – narra o ato criativo a partir do qual nasceram estas três obras únicas.
A viagem começou em Turim, berço da Fiat, passou por Roma, com os seus entardeceres, cores e linhas que simbolizam a Bvlgari em todo o mundo, e terminou em Milão, capital do mundo da moda e do design, em grande parte graças à Armani e à Kartell. A reviravolta na narrativa tem Milão como cenário para toda a apresentação do Novo 500.
Há uma verdadeira viragem no filme quando é relatada a tensão vivida no momento em que o Salão Internacional do Automóvel de Genebra foi cancelado e em que foi preciso idear e pôr em marcha um plano B. A apresentação do Novo 500 e dos Exemplares Únicos foi completamente reformulada para ser mudada para Milão.

“One-Shot” pode ser visto nos canais Fiat das redes sociais YouTube, Facebook e Instagram. A sugestiva curta-metragem de 15 minutos foi realizada e produzida pela VICE Itália, com a Rockets no comando. Utiliza uma linguagem própria de documentários para revelar, de uma forma imediata e eficaz, aspetos que normalmente não são do conhecimento do grande público.

Num vernáculo autêntico e realista, o fascinante “docufilme” abre as portas do Centro de Estilo, em Turim, às câmaras. Temos uma visão exclusiva do departamento de “Cores & Materiais”, liderado por Rossella Guasco, algo a meio caminho entre um sofisticado centro de pesquisa e um elegante ateliê de moda. A cena documenta a quase obsessiva atenção a cada pormenor, aquele know-how tão típico da criatividade italiana, presente nas emoções de toda a equipa, pois está a viver algo absolutamente único. A viagem continua com uma entrevista a Klaus Busse, Responsável de Design, que explica o que está por trás do processo criativo de estilo e formas, e qual o papel do 500 na história do design industrial e ainda mais no inconsciente coletivo. Foi o Centro de Estilo que pegou numa lenda dos anos 50, o “Cinquino”, e o reinventou em 2007 para “dar cor” ao quotidiano e às estradas de todo o mundo, transformando-o numa autêntica, única e exuberante resposta aos requisitos da mobilidade urbana. No lançamento dos Exemplares Únicos em Milão, em março, foi ainda anunciado que o Fiat 500 tinha sido confirmado como “Ícone Italiano e Membro Honorário” da Altagamma, a prestigiada Fundação que junta as melhores empresas italianas para promover os expoentes máximos da excelência do país em todo o mundo.

Agora, em 2020, com a chegada de uma nova era, chega também a altura de o Fiat 500 tirar partido da sua popularidade para inspirar a mudança, tornando-se parte da solução. Mas não se pode enveredar sozinho pelo caminho que leva à mudança. Precisamos de parceiros com uma visão igualmente positiva, queremos envolver-nos na melhoria da saúde da Terra, partilhando valores e objetivos. Este é o habitat natural dos três espetaculares Exemplares Únicos, testemunhos da força da sustentabilidade alargada e do desejo de ir diretamente ao cerne da questão para melhorar a Terra. Empresas como a Armani, a Bvlgari e a Kartell, símbolos da excelência italiana em todo o mundo, participaram no projeto do Novo 500 para dar vida a esta maré de mudança com a criação de três viaturas únicas que comemoram a chegada do primeiro modelo da FCA totalmente elétrico desde a primeira hora.

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