Honda: Motor I-DTEC junta-se à gama Civic já no próximo ano!
O motor diesel da Honda I-DTEC foi melhorado e deverá juntar-se à nova gama Civic, em Março de 2018.
O motor já presente na anterior geração Honda Civic, sofreu alterações como uma redução na fricção dos cilindros, graças a pistões feitos em liga de aço cromo-molibdénio de alta resistência, bem como um acabamento polido dos cilindros para permitir um movimento mais suave do pistão. A potência deverá permanecer nos 120cv de potência com cerca de 300Nm de binário e conta agora com menores emissões de CO2. A Honda fez melhorias significativas também ao nível do sistema de escape, para maximizar o desempenho em ambiente real. As melhorias ao nível da eficiência para o novo Honda Civic 1.6 i-DTEC resultam numa economia de combustível a partir de 3.7 l/100 km e emissões de CO2 que rondam as 99g/km.
O motor 1.6 I-DTEC é uma das primeiras motorizações a serem testadas ao abrigo do novo ciclo de consumos e emissões, o Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros, entrará em vigor já este ano. Enquanto os dados do ciclo New European Driving Cycle são baseados num perfil de condução teórico, o ciclo acima mencionado foi desenvolvido usando condições reais de condução recolhidos em todo o mundo. Este teste prevê resultados mais próximos da realidade.
O motor com 1.597 cm3 utiliza o mesmo sistema de injecção de combustível da Bosch e possui um turbocompressor compacto de elevada eficiência. A valvula EGR de baixa pressão deverá ajudar na recirculação de gases de escape. A cambota foi redesenhada e o bloco é agora em alumínio, pelo que podemos contar com um motor mais leve e mais resistente devido a um reforço adicional no bloco de cilindros.
O motor 1.6 i-DTEC produz 120 cv às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às
2.000 rpm, levando o Civic dos 0 aos 100 km/h em 10,4 segundos.
Será produzido na fábrica da Honda no Reino Unido, em Swindon, este novo motor estará disponível nas versões de quatro e cinco portas do Novo Honda Civic da décima geração e a transmissão automática de nove velocidades reforçará ainda mais as opções do Honda Civic em meados de 2018, representando sua primeira aplicação num carro de tracção às duas rodas.
Sem comentários