Aston Martin terá motorizações PHEV em toda a gama em 2024!

Os Aston Martin Vantage, DB12, DBS e DBX terão motorizações híbridas plug-in da Mercedes em 2024.
Lawrence Stroll, CEO da Aston Martin, anunciou que em 2024 todos os principais modelos da marca terão disponível uma opção híbrida plug-in. O próximo lançamento da marca, o supercarro Valhala, será exclusivamente híbrido plug-in. Esta estratégia antecipa em 2 anos aqueles que foram os objetivos anunciados pela marca previamente, a estratégia Racing Green.
Durante o relatório financeiro do primeiro semestre de 2023, que se revelou bastante lucrativo para a Aston Martin, Lawrence Stroll disse: “A nossa jornada de eletrificação começará com o Valhalla, o nosso primeiro supercarro PHEV, e planeamos expandir a nossa gama PHEV para os principais veículos da gama, proporcionando aos clientes uma transição dos motores térmicos para os veículos elétricos a bateria.”
O crescendo da eletrificação incluirá o SUV DBX, o recentemente apresentado DB12, bem como os futuros modelos Vantage e DBS. O objetivo é que a opção PHEV preencha a lacuna entre os modelos atuais com motores a combustão interna e os futuros veículos elétricos.
De acordo com a imprensa internacional, as motorizações híbridas plug-in serão fornecidos pela Mercedes-AMG, que já fornece a Aston Martin com motores V8 desde 2016. Embora os detalhes ainda não tenham sido confirmados, é provável que a Aston Martin utilize versões do motor 4.0 Litros V8 biturbo eletrificado, este motor será auxiliado por um motor elétrico montado na traseira, que é já utilizado nos modelos Mercedes-AMG E-Performance e que se espera que seja usado no supercarro Valhalla.
Na configuração mais potente do Mercedes-AMG GT 4 Portas Coupe, o sistema PHEV é capaz de debitar uma potência combinada de 843cv de potência e um binário de 1400Nm, enquanto a Aston Martin declara uma potência ainda maior com cerca de 1.000cv para o Valhalla. É provável que a restante da gama esteja posicionada entre estes valores, proporcionando algum espaço para o supercarro eletrificado de motor central. Quanto à autonomia em modo “zero emission”, dependerá das baterias que a Aston Martin vai utilizar em cada um dos modelos.
Há alguns meses, Lawrence Stroll prometeu o lançamento de 8 novos automóveis desportivos nos próximos 2 anos. Além do DB12, que foi apresentado em Maio, e dos próximos Vantage e DBS, que devem ser lançados nos próximos 15 meses, o número divulgado por Lawrence Stroll inclui estas versões PHEV destes modelos. A imprensa internacional afirma ainda que o SUV DBX vai receber um facelift já no próximo ano, este facelift deverá incluir a motorização PHEV. Quanto ao próximo veículo totalmente elétrico, a previsão é que será lançado em 2026 e vai utilizar baterias e motores fornecidos pela Lucid.”
Sem comentários