Comunicados de ImprensaNoticias

Alpine A390: o Active Torque Vectoring eleva a agilidade a outro nível

O Alpine A390, o novo fastback desportivo totalmente elétrico da Alpine, apresenta uma arquitetura única com três motores: o motor dianteiro aciona o eixo da frente, enquanto os dois motores traseiros acionam cada um uma roda.

Além de permitir tração integral, esta configuração abriu a porta à gestão independente dos dois motores traseiros — e, com isso, a novas possibilidades empolgantes para a equipa de engenharia da Alpine, que desenvolveu um sistema que supera os diferenciais mecânicos de deslizamento limitado, oferecendo um controlo de binário ainda mais preciso e rápido em cada roda traseira.

A Alpine apresenta agora o Active Torque Vectoring, resultado de cinco anos de desenvolvimento e aperfeiçoamento, uma inovação revolucionária explicada por Constance Leraud-Reyser, engenheira de sistemas de controlo da Alpine, que nos fala sobre esta tecnologia de mudança de paradigma disponível no A390.

“O Alpine Active Torque Vectoring vai além dos diferenciais convencionais de deslizamento limitado. Esta inovação patenteada pode distribuir entre 0 e 100% do binário entre as duas rodas traseiras, melhorando tanto a segurança como o comportamento dinâmico do Alpine A390.”

Constance Leraud-Reyser, engenheira de sistemas de controlo, Alpine 

Alpine A390: um fastback desportivo de cinco lugares concebido para um desempenho arrebatador

O A390 GTS é o primeiro Alpine a ultrapassar os 400 cv de potência e os 800 Nm de binário – números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos e percorrer 1.000 metros a partir da imobilidade em apenas 22 segundos – oferecendo a emoção e o desempenho que definem os verdadeiros automóveis desportivos.

Mas, fiel à tradição da Alpine, o A390 vai muito além dos números impressionantes: alcança um equilíbrio perfeito entre agilidade e eficiência, proporcionando aos condutores uma experiência de condução incomparável.

“Para atingir este nível de desempenho, a Alpine não se limitou a equipar o seu primeiro fastback desportivo com tração integral e sistemas de controlo de tração. O A390 é também o primeiro modelo a incorporar o Alpine Active Torque Vectoring, uma inovação que maximiza continuamente o binário transmitido às rodas”, explica Constance.

O Alpine Active Torque Vectoring é mais do que um diferencial de limitado: é uma verdadeira revolução

O Alpine Active Torque Vectoring cria uma distribuição variável de binário, gerando uma diferença no binário transmitido às rodas traseiras em resposta ao ângulo de direção e à velocidade do veículo. Isto corrige quaisquer diferenças de deslizamento entre as rodas direita e esquerda e otimiza a dinâmica em curva.

Alpine A390: o Active Torque Vectoring eleva a agilidade a outro nível 13
Alpine A390 – Active Torque Vectoring

“Isto elimina até o mais pequeno indício de sobreviragem ou subviragem”, acrescenta Constance.

O Alpine Active Torque Vectoring atua de forma ultrarrápida – em milissegundos –, independentemente de o condutor estar a acelerar, curvar ou conduzir em linha reta.

Em outras palavras, o Alpine Active Torque Vectoring torna o A390 mais reativo e fácil de conduzir.

“Quando estás ao volante, a sensação de inércia – a inércia percebida – associada ao tamanho e peso do veículo simplesmente desaparece. Tudo o que sentes é uma sensação pura, uma fusão total com o carro”, confidencia Constance.

O Alpine Active Torque Vectoring também melhora a segurança de condução do Alpine A390 ao otimizar a tração. Especificamente, se uma das rodas traseiras derrapar, por exemplo, ao passar sobre gelo, o sistema ajusta automaticamente o binário para maximizar a aderência à estrada.

Para manter o condutor informado, um ecrã dedicado no painel de instrumentos e o ecrã Alpine Telemetrics Live Data fornecem informações em tempo real sobre o funcionamento do Alpine Active Torque Vectoring. 

Condução mais precisa com três sistemas de gestão de binário e cinco modos de condução

Três sistemas complementares gerem o binário: o Alpine Torque Pre-Control assegura a tração, o e-AWD distribui o binário entre os eixos dianteiro e traseiro para equilibrar o veículo em curva, e o Alpine Active Torque Vectoring distribui o binário entre as rodas traseiras esquerda e direita.

O A390 dispõe de cinco modos de condução, selecionáveis através de um botão dedicado no volante: Save, Normal, Sport, Perso e o novo Track.
Consoante a escolha e o estilo de condução do utilizador — incluindo o ângulo de direção e a velocidade — o Alpine Active Torque Vectoring ajusta a distribuição de binário entre as rodas esquerda e direita, privilegiando a agilidade, a dinâmica em curva ou a estabilidade em alta velocidade.

“Com o Alpine Active Torque Vectoring, tornámos o A390 tão ágil e rápido quanto o A110! Na verdade, é tão eficiente que o A390 é surpreendentemente fácil de conduzir, tendo em conta a sua potência e desempenho”, conclui Constance Leraud-Reyser com um sorriso.

Alpine A390: o Active Torque Vectoring eleva a agilidade a outro nível 14
Alpine A390 – Active Torque Vectoring
Artigo anterior

Novo Renault Clio: abrem as encomendas em Portugal

Artigo seguinte

Esta é a história mais recente.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.