Alpine A290 Rallye
Lançar um carro de competição é sempre um momento intenso para um construtor, especialmente para uma marca que conquistou o coração dos entusiastas, através do seu passado histórico no desporto automóvel.
A Alpine inspirou muita gente ao longo dos anos, com os seus automóveis atraentes, leves e ágeis. Cada um deles é o resultado de uma visão, compromisso coletivo e padrões elevados, e foi com esse ADN que o A290 Rallye foi concebido.
«O A290 Rallye é o primeiro 100% elétrico do Grupo Renault concebido para a competição e personifica o desejo de combinar paixão e inovação, num contexto de profundas mudanças no desporto. Este projeto colocou-nos um desafio ambicioso, que foi combinar o prazer de condução com o respeito pelo ambiente. O A290 Rallye vai fazer a sua estreia antes do final do ano, que marca o 70.º aniversário da Alpine, por Jean Rédélé. E a emoção será dez vezes maior, pois estamos a abrir novos caminhos com um carro de rali elétrico, acessível, de elevado rendimento e totalmente focado no futuro. Isto não teria sido possível sem a estreita colaboração com os engenheiros da Alpine Cars e da Alpine Racing, os nossos parceiros técnicos. É também mais uma prova do nosso desejo de levar a competição e a tecnologia a um público cada vez mais vasto. Mais do que um simples carro de rali, o Alpine A290 Rallye é um manifesto de um desporto motorizado vibrante, exigente e emocionante».
Axel Plasse, vice-presidente da Hypertech Alpine

O PROJETO
A mobilidade e o desporto motorizado estão a passar por uma profunda transformação devido à transição energética, mudando as expetativas e levando a repensar o papel da competição.
Perante estes desafios, a Alpine deu um passo ousado com o Alpine A290 Rallye, uma proposta aprimorada para uma nova geração de carros de rali 100% elétricos, acessíveis e decididamente orientados para a competição.
Baseado no A290, tem um duplo objetivo. Por um lado, dá continuidade à herança da Alpine nas provas de estrada que vem do A106, do A110 Rallye GT+, sem esquecer o icónico Berlinette. Por outro, oferece uma resposta tangível aos desafios contemporâneos: redução de emissões, controlo de custos, versatilidade e diversidade, etc.
Concebido para os que desejam iniciar ou continuar o seu envolvimento nos ralis, o A290 Rallye combina dinamismo, emoção e segurança. Anuncia uma nova era na história dos carros de competição para clientes, onde a tecnologia elétrica já não é um obstáculo, mas sim uma alavanca para um bom desempenho e uma experiência única.
Com este carro, a Alpine renova a sua determinação em tornar o desporto automóvel mais sustentável, mais acessível e, cada vez mais, em sintonia com os desenvolvimentos do mundo real. Ao oferecer apoio dedicado e garantir facilidade de operação, a Alpine prova que as corridas elétricas podem ser emocionantes, exigentes e formativas.
Mais do que uma simples demonstração tecnológica, o A290 Rallye marca uma nova era na competição.
«Este projeto é um verdadeiro manifesto. Com o A290 Rallye, a Alpine dá um passo decisivo no seu compromisso com o desporto motorizado sustentável e emocionante. Estamos a abrir novos caminhos, mantendo-nos fiéis à nossa herança, ao mesmo tempo que olhamos para o futuro. Tal como fazemos todos os dias com os carros de estrada, estamos a demonstrar que a energia elétrica também pode ser uma fonte de prazer, desempenho e acessibilidade, num ambiente competitivo. Baseado no automóvel de estrada Alpine A290 e no seu desempenho dinâmico universalmente reconhecido, o A290 Rallye foi concebido para ser fácil de conduzir, impressionante em estradas exigentes e iniciar um ciclo virtuoso para os entusiastas do desporto automóvel».
Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsport

ALPINE A290
O primeiro hot hatch elétrico da Alpine, o A290, inaugura uma nova era para a marca da flecha em A, transpondo para o mundo urbano e mobilidade do futuro, o ADN de leveza, agilidade e prazer de condução.
O primeiro modelo da gama «Dream Garage» apresenta um design robusto e assertivo. As suas linhas tensas, faróis em forma de X e base mais larga expressam modernidade e tradição. Tem uma arquitetura orientada para o desempenho, com um chassis otimizado, direção precisa, centro de gravidade mais baixo graças à colocação da bateria e uma afinação específica feita pelos engenheiros da Alpine Cars.
O A290 não é apenas um automóvel de alto rendimento. Representa também um prazer acessível a todos, com uma autonomia otimizada e versatilidade para o dia a dia. Na sua versão mais refinada, o A290 GTS tem 220 cv, em linha com o espírito desportivo que tornou a Alpine lendária.
Fiel à filosofia da marca, o A290 destaca-se pela condução envolvente e dinâmica, mas também por uma eficácia e desempenho surpreendentes, transmitindo emoções ao volante.
À medida que esta experiência passa para o mundo da competição, a Alpine dá início a um novo capítulo.

ALPINE A290 RALLYE
Génesis
O automobilismo está profundamente enraizado no ADN da Alpine. Desde a criação da marca, em 1955, os carros com a flecha em A têm-se destacado nas estradas e nas pistas de todo o mundo.
Neste contexto, surgiu, em dezembro de 2023, a ideia de desenvolver uma versão de competição do Alpine A290. Trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros que projetaram o modelo de série, os departamentos de competição da Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé e da Hypertech Alpine, em Viry-Châtillon, decidiram criar o primeiro carro 100% elétrico do Grupo Renault para clientes.
O A290 Rallye nasceu de uma convicção: os automóveis elétricos podem ser emocionantes em diferentes cenários, proporcionando o máximo prazer, tanto a pilotos experientes como a novatos.
«O nosso desafio não era lançar o A290 em competição, mas sim criar um Alpine que pudesse ser usado pelos clientes, independentemente da sua experiência. Desde o gabinete de design, até ao departamento de competição Alpine Racing, em Viry-Châtillon, incluindo a equipa organizadora do Alpine A290 Trophy, todo o nosso savoir-faire se combinou para atingir um objetivo fundamental: proporcionar grande prazer de condução. Isso traduz-se de várias formas, seja em termos de eficiência, qualidade percebida ou ergonomia».
François Champod, Diretor de Veículos de Competição da Alpine

Um programa de desenvolvimento intenso
Este projeto inovador envolveu um rigoroso trabalho de desenvolvimento levado a cabo por uma equipa pequena, mas apaixonada. Engenheiros do chassis, especialistas em baterias, especialistas em testes e mecânicos trabalharam em conjunto para projetar um carro de alto desempenho e seguro.
Os cálculos iniciais permitiram antecipar a dinâmica do veículo e a gestão térmica da bateria, levando em consideração as restrições energéticas. Os protótipos foram testados em diferentes superfícies para avaliar a resistência do sistema de transmissão, garantindo uma regeneração de energia estável e a otimização do ABS.
Depois disso, foram realizados vários testes e o modelo percorreu mais de 3.000 quilómetros, em condições reais de condução, para validar diferentes componentes. Esses testes confirmaram a robustez da arquitetura e a relevância das escolhas técnicas, antes do início da montagem dos primeiros modelos para clientes.

Um carro de rali completo
O A290 Rallye é uma porta de entrada para a competição, construído sobre o excelente chassis do A290 e adaptado às exigências ambientais e ao mundo da competição.
A Alpine Racing fez várias melhorias no sistema de transmissão e equipou o carro com uma suspensão específica, com amortecedores ALP Racing Suspension, para garantir um controlo perfeito do veículo em todas as situações. Estes amortecedores permitem ajustar a altura ao solo, adaptando-o a todos os tipos de terreno. O A290 Rallye foi equipado com juntas de direção específicas para permitir o ajuste da curvatura, enquanto a convergência é ajustável, tal como no carro de série.
As molas da suspensão e as barras estabilizadoras foram otimizadas. Têm maior rigidez para garantir a máxima estabilidade do chassis em condições extremas, como acontece nos ralis.
Tal como nos melhores carros de rali, a travagem é assegurada, na dianteira, por pinças monobloco de 6 pistões e discos sobredimensionados de 350 mm. Na traseira, existem pinças de pistão único em discos de 280 mm. O sistema ABS foi desenvolvido especificamente pela Alpine Racing. A integração do travão de mão hidráulico destina-se a facilitar uma condução divertida.
A unidade de potência desenvolve 220 cv e 300 Nm de binário, transmitidos ao eixo dianteiro, através de um diferencial de deslizamento limitado ZF, garantindo um desempenho e tração ideais. A gestão eletrónica foi redesenhada, enquanto a regeneração foi intencionalmente padronizada para garantir o funcionamento ideal do diferencial de deslizamento limitado. As baterias carregam de 20% a 80% em menos de 28 minutos a 100 kW, menos do que uma viagem ao parque de assistência.
Com dimensões semelhantes a um Rally2, o A290 Rallye recebe jantes EVO Corse brancas especiais de 8‘x 18’, onde são montados pneus Michelin Pilot Sport A, desenvolvidos pela marca francesa, cuja experiência na categoria foi inestimável.
«O nosso desafio era oferecer um carro intuitivo que inspirasse confiança imediata e desse vontade de atacar, mantendo-se acessível para os pilotos e fácil de trabalhar para as equipas. Constitui uma oportunidade excecional para a nova geração de atores do desporto motorizado e os pilotos amadores entrarem no mundo dos ralis, com ferramentas modernas. Para o conseguir, a tração, a precisão do chassis e a travagem tinham de ser consistentes. As qualidades intrínsecas do A290 permitiram o desenvolvimento desta versão, que é semelhante ao modelo de estrada, mas adaptada para a competição. Oferece todas as sensações de um carro de rali, com a vantagem adicional da capacidade de resposta única de um veículo elétrico».
Sylvain Alanore, Diretor Adjunto da Alpine Racing

Sem comprometer a segurança
Concebido de acordo com os regulamentos FIA eRally5, o Alpine A290 Rallye apresenta os mais recentes avanços em segurança ativa e passiva.
Na Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé, a célula de proteção é soldada à estrutura, que por sua vez é reforçada com pontos de fixação específicos comparáveis aos de um carro da categoria Rally3. Pronto para correr, vem equipado com todos os elementos de segurança: baquet Sabelt Spine com dez anos de homologação, cintos de segurança de seis pontos, extintor automático e muito mais.
Acresce ainda sistemas inovadores, caso da monitorização da bateria e sinais luminosos externos para informar os comissários e espetadores em caso acidente. Por último, a Alpine desenvolveu um sistema de som exclusivo que garante uma perceção precisa do carro, dependendo da sua velocidade e da pressão no pedal do acelerador.
Um interior elegante concebido para o desempenho
O interior foi otimizado para maximizar o prazer do piloto e navegador. Sentado confortavelmente numa baquet Spine desenvolvida pela Sabelt, o piloto fica de frente para um painel que incorpora os principais comandos, um visor digital e todas as funções necessárias para a pilotagem. Os pedais e a coluna de direção são ajustáveis para garantir uma posição de condução ideal para todos os pilotos.
O sistema de ar condicionado permanece no lugar e destina-se a arrefecer o habitáculo, mas também a unidade de força motriz e a bateria, com prioridade dada a esta última.

Desempenho e sensações garantidos
Os pilotos de desenvolvimento da Alpine Cars e da Alpine Racing foram chamados para garantir uma versatilidade genuína. Esta abordagem enriqueceu o processo de desenvolvimento com diferentes perspetivas. Os engenheiros beneficiaram do feedback dos pilotos de teste da Alpine, como David Praschl, e de jovens pilotos promissores dos programas de corridas para clientes do Grupo Renault, incluindo Matteo Chatillon.
Ao volante, o A290 Rallye dissipa qualquer receio em relação aos carros elétricos. A sua condução é semelhante à dos melhores carros de tração dianteira da atualidade, com uma condução focada na trajetória e na travagem.
O travão de mão hidráulico, o diferencial de deslizamento limitado e o ABS (com mapeamento desenvolvido pela Alpine Racing) proporcionam uma sensação autêntica. Durante o desenrolar do rali, há dois modos de condução que otimizam o desempenho: Save (para ligações) e Sport (para classificativas).
Para além dos aspetos técnicos, o A290 Rallye foi concebido para ser uma ferramenta acessível e educativa. As suas configurações simples e gestão de energia padronizada tornam-no um trampolim ideal para descobrir ou redescobrir os ralis da era moderna, destacando-se a capacidade da Alpine de combinar excelência, em engenharia, com uma visão de longo prazo.
«A sensação ao volante é incrível. O chassis é claramente o ponto forte: é excecional, extremamente tolerante e incrivelmente bem equilibrado, permitindo acelerar sem medo, e o prazer de condução é imediato. As rodas têm o tamanho das de um carro Rally2, dando acesso a uma gama de pneus de alto desempenho. Com o software do ABS otimizado, continua a ser fácil de conduzir em todas as condições. O travão de mão hidráulico facilita a manobra em curvas fechadas e o controlo em determinadas situações de travagem. Acrescenta outro elemento divertido e tranquilizador. Em suma, o A290 Rallye é um carro de alto desempenho, seguro e agradável, que proporciona uma série de emoções».
Matteo Chatillon, Vice-campeão do WRC3 em 2024

ALPINE A290 TROPHY
O lançamento do A290 Rallye vai acontecer, em paralelo, com a organização do Alpine A290 Trophy e com a participação num rali em 2025. A partir de 2026, vão ser realizados vários eventos.
O primeiro rali já em 2025
O Alpine A290 Trophy começa nos dias 8 e 9 de novembro e tem 55.000 euros em prémios monetários. O primeiro evento será o Rallye National de l’Indre. Os primeiros A290 Rallye entregues irão reunir-se num ambiente único, destinado a pilotos experientes e a novatos.
Este evento histórico permitirá também à Alpine Racing validar o desempenho do carro em condições reais, testar o sistema de carregamento e aperfeiçoar o formato desportivo.
Implantação iminente
Após este lançamento, o Alpine A290 Trophy assumirá uma nova dimensão a partir de 2026, centrada no Alpine A290 Rally Trophy e no Alpine A290 Regional Trophy.
A Alpine vai recorrer a mais de seis décadas de experiência do Grupo Renault em competições para clientes, para organizar troféus em linha com os elevados padrões e requisitos da Alpine. Os pilotos vão encontrar uma organização profissional e rigorosa e um ambiente caloroso e entusiasta nos parques de assistência e paddock.
O Alpine A290 Rally Trophy é uma competição monomarca que inclui seis provas do Campeonato Francês de Ralis. Os pilotos competirão num ambiente com temática Alpine, que os apoia com soluções de carregamento móveis ou partilhas ecológicas para facilitar a sua transição para veículos elétricos.
Por último, o Alpine A290 Regional Trophy permitirá que o A290 Rallye participe de forma totalmente independente. Os pilotos podem participar em ralis regionais e provas de montanha dentro do calendário da FFSA.
Uma rede empenhada e prémios apelativos
Para aumentar o interesse pelo Troféu, a Alpine irá implementar uma estrutura inovadora através do Alpine Store Challenge. A parceria entre os pilotos e uma loja Alpine irá proporcionar uma plataforma de comunicação de marketing de elevado valor acrescentado e uma ligação de primeira classe entre os diferentes concorrentes.
Graças à Alpine Racing, estarão em jogo 236.000 € em prémios monetários no Alpine A290 Rally Trophy, com bónus de desempenho e vouchers para peças sobressalentes. No Alpine A290 Regional Trophy, os cinco primeiros de cada prova pontuam para a classificação final, com os primeiros classificados a partilharem 46.000 €.
Apoio incomparável
Com base na reconhecida experiência e nos valores do Clio Trophy France, os pilotos inscritos no Alpine A290 Rally Trophy beneficiarão de uma gama de produtos e serviços aquando da sua inscrição: fatos de competição, vestuário Alpine, comunicação, etc.
Além disso, a Alpine oferecerá um ecossistema completo nas provas do Alpine A290 Trophy, que inclui um serviço técnico com engenheiros no local, bem como uma loja de peças sobressalentes e postos de recarga. Por fim, para garantir o total cumprimento das regras, haverá comissários técnicos presentes em cada evento.
Nunca se esquivando a um desafio, a Alpine dará a todos os pilotos a opção de competir livremente com o A290 Rallye. A homologação FFSA, obtida em outubro, garante a sua inclusão numa ampla gama de provas em França, e os concorrentes terão a oportunidade, se assim o desejarem, de competir contra os seus homólogos com motores de combustão!

Uma vitrine para a transição energética
Através da sua organização e prémios generosos, o Alpine A290 Trophy oferece muito mais do que apenas uma taça; é uma verdadeira porta de entrada para o futuro do automobilismo. Acessível, moderno e alinhado com os padrões ambientais, incorpora a nova visão da Alpine para os clientes. A tecnologia elétrica não é apenas uma alternativa: está a tornar-se uma força por si só.
CALENDÁRIO
Dezembro de 2023
Início do projeto «Echo».
2024
Simulações e primeiros protótipos de desenvolvimento.
Março de 2025
Início do programa de testes.
Julho de 2025
Apresentação no Rallye Rouergue Rodez Aveyron Occitanie.
Primeira demonstração dinâmica no Goodwood Festival of Speed.
Setembro de 2025
Início da montagem dos primeiros carros para clientes.
Primeira participação em competição como carro de demonstração no Rallye Mont-Blanc Morzine.
Primeiros testes com potenciais clientes.
Outubro de 2025
Homologação FFSA prevista.
Novembro de 2025
Lançamento oficial do Alpine A290 Trophy no Rallye de l’Indre.
Primeiro trimestre de 2026
Aumento da produção do A290 Rallye em Dieppe.
Primavera de 2026
Início do Alpine A290 Rally Trophy em França.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
| ALPINE A290 RALLYE
| ||
| CHASSIS | ||
| Chassis | Alpine A290 célula sobrevivência FIA | |
| Eixo dianteiro | McPherson | |
| Eixo traseiro | Multilink | |
| Suspensão | Amortecedores ALP Racing | |
| DIMENSÕES E PESO | ||
| Comprimento/largura/altura | 3,997 /1,823 /1,502 mm | |
| Distância entre eixos | 2,534 mm | |
| Largura da via dianteira/traseira | 1,576 mm | |
| Peso | 1,530 kg | |
| MOTOR | ||
| Tipo | 6AM | |
| Potência máxima | 220 cv (160 kW) | |
| Binário máximo | 300 Nm | |
| Gestão eletrónica | GEMS | |
| Capacidade da bateria | 52 kWh (400 V DC) | |
| TRANSMISSÃO | ||
| Tipo | Diferencial autoblocante de deslizamento limitado. Redutor fixo ZF-tySpecific | |
| TRAVÕES | ||
| Dianteiros | Pinças monobloco de 6 pistões Discos 350 mm | |
| Traseiros | Pinças de pistão único
Discos 280 mm | |
| Travão de mão | Hidráulico | |
| JANTES | ||
| Jantes | EVO Corse 8 x 18’’ | |
| Pneus | Michelin Pilot Sport A – 18’’ | |
| INTERIOR | ||
| Bancos tipo bacquet/cintos | Sabelt | |
| PREÇO | ||
| Carro montado, pintado e entregue com pneus standard (excluindo opções) | 59.900 € sem taxas | |

Sem comentários