Comunicados de ImprensaNoticias

Alfa Romeo cresce no primeiro semestre de 2025

  • Crescimento global de 20% em relação ao primeiro semestre de 20241, confirmando uma tendência positiva em todos os principais mercados internacionais.
  • A Europa está em expansão considerável, com +33,3% em registos e resultados muito positivos em mercados-chave como França (+51%), Reino Unido (+50%), Itália (+35%) e Portugal (+32%).
  • A região do Médio Oriente e África registou uma subida de 34%, um sinal de consolidação progressiva na região.
  • A América do Sul está a crescer (+63%), enquanto a América do Norte enfrenta um cenário em evolução.
  • Está a decorrer um relançamento na Índia-Ásia-Pacífico, com o Junior já apresentado no Japão e prestes a ser lançado na Austrália. A marca acredita no potencial desta região, onde em breve irá estrear-se na Malásia, Taiwan e Singapura.
  • Foram feitas mais de 45.000 encomendas do Alfa Romeo Junior, o novo desportivo compacto já disponível em 38 países, com 17% dos pedidos para a versão totalmente elétrica.
  • Um primeiro semestre de crescimento, ainda mais significativo pelas comemorações do 115.º aniversário da marca, incluindo projetos de destaque como a estreia dinâmica do 33 Stradale, a publicação do livro a ele dedicado, a parceria com a Luna Rossa para a 38.ª America’s Cup e a nomeação da tenista Jasmine Paolini como nova Embaixadora da Marca.

Num cenário social e setorial em constante evolução, o crescimento global da Alfa Romeo prossegue: no primeiro semestre de 2025, as matrículas da marca registaram um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2024, confirmando uma tendência positiva em termos de volumes e consolidação da quota de mercado. Este resultado reflete o sucesso de uma gama completa, à qual se junta o novo compacto Junior, que foi recebido com grande entusiasmo e confirma a capacidade da Alfa Romeo de evoluir mantendo-se fiel ao seu ADN, composto pela desportividade e pelo know-how italianos.

Santo Ficili, CEO da Alfa Romeo:

O 115.º aniversário da Alfa Romeo não é apenas uma comemoração, mas sim uma oportunidade para celebrar a essência mais autêntica da marca. O crescimento homogéneo marcou os primeiros seis meses do ano, como resultado de um planeamento robusto e de uma oferta comercial abrangente. Com mais de 45.000 encomendas, o Alfa Romeo Junior é o principal motor de uma gama que, juntamente com o Tonale, Giulia e Stelvio, continua a encarnar o espírito da marca nos seus respetivos segmentos. O foco está também no futuro: em breve partilharemos uma nova visão para a marca, resultado do trabalho apaixonado de uma equipa extraordinária. Queremos aproveitar novas oportunidades e enfrentar com determinação os desafios de um cenário global em constante evolução. Faremos isso com o nosso pessoal, com a rede de concessionários e com os fãs Alfisti de todo o mundo, fortalecidos por uma identidade única e pela abordagem ousada que sempre foi a nossa marca registada.

Na Europa, os registos cresceram 33,3% em relação ao ano passado, reforçando a presença da marca e confirmando uma clara tendência de crescimento. O desempenho foi impulsionado por alguns mercados-chave, incluindo a França com um aumento de 51% onde o Junior já lidera o seu segmento; o Reino Unido, onde os registos aumentaram 50%; a Itália, com 35% de crescimento; e Portugal, registou um crescimento de 32%, impulsionado pelo sucesso do novo Alfa Romeo Junior, com destaque para a versão totalmente elétrica, que representou 30% do volume total.

A Alfa Romeo também acelerou de forma significativa na América do Sul, com um aumento de 63% em relação ao primeiro semestre de 2024, confirmando o crescente interesse pelos modelos da marca numa área com elevado potencial. Na América do Norte, por outro lado, os registos registaram um declínio num contexto em evolução que a marca enfrenta com uma estratégia direcionada e uma visão proativa, para aproveitar novas oportunidades de crescimento.

Na região do Médio Oriente e África (MEA), a Alfa Romeo continua a consolidar a sua presença com um aumento de 34% nas matrículas em relação ao ano passado.

Por fim, na região Índia-Ásia-Pacífico, a marca continua a investir no reforço da sua presença. Em junho, o Junior estreou-se no Japão, com o lançamento na Austrália prestes a acontecer. A marca será lançada em breve na Malásia e em Taiwan, marcando uma nova fase de expansão para a região. Enquanto se aguardam estes desenvolvimentos, o desempenho do primeiro semestre foi marcado por um ligeiro declínio. Na China, o desempenho comercial permanece estável em comparação com 2024.

O crescimento da Alfa Romeo é impulsionado pelo Junior: nos poucos meses desde o seu lançamento em 38 países, já ultrapassou 45.000 encomendas, 17% das quais para a versão totalmente elétrica. O Junior está disponível nas versões Elettrica Veloce de 280 cv, Elettrica de 156 cv e Ibrida de 145 cv, esta última também na versão Q4, como a resposta mais completa do segmento, a qual conseguiu reinterpretar o espírito da marca de uma forma compacta e acessível. O Tonale também continua a desempenhar um papel estratégico na gama Alfa Romeo e continua a ser uma referência no panorama dos C-SUV Premium graças ao seu equilíbrio entre desportividade, eficiência e especificações técnicas avançadas. Resultados positivos também para o Giulia e o Stelvio, que continuam a incorporar a essência da desportividade Alfa Romeo nos seus respetivos segmentos.

No primeiro semestre de 2025, a Alfa Romeo confirmou a sua capacidade de interpretar a evolução do mercado, aproveitando a sua tradição de desportivismo, excelência italiana e inovação. Um resultado concreto que se traduz num crescimento homogéneo das matrículas a nível global, tornando este ano – em que a marca celebra o 115.º aniversário da sua fundação – ainda mais significativo. Um marco importante alcançado por poucos fabricantes de automóveis em todo o mundo, vivido com a paixão e o espírito desportivo que caracterizam o ADN da marca do Biscione desde 1910.

Os momentos mais emblemáticos deste primeiro semestre incluíram os testes dinâmicos do Novo 33 Stradale no Centro de Testes de Balocco e o lançamento do livro intitulado Alfa Romeo 33 Stradale, que estreou num evento exclusivo durante o FuoriConcorso 2025. Não menos emocionante foi o grande encontro internacional em Arese, que envolveu milhares de fãs e clubes de todo o mundo. A marca também anunciou novas parcerias globais importantes: com a Luna Rossa – com a qual a marca enfrentará o desafio da 38.ª America’s Cup, e com Jasmine Paolini, ícone do ténis mundial no seu papel de Embaixadora da Marca Alfa Romeo.

1 – Dados baseados em fontes internas e públicas de terceiros.

Artigo anterior

Hyundai: pioneira no passado, líder no presente e a moldar o futuro dos veículos FCEV movidos a hidrogénio

Artigo seguinte

Opel Frontera GS: Um SUV familiar versátil com até sete lugares

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.