Comunicados de ImprensaNoticias

“SETTING A NEW TEMPO”: A FIAT está na via rápida da eletrificação

  • O fascinante Alpemare Beach Club, na Toscana, foi, ontem à noite, palco do evento “SETTING A NEW TEMPO”. Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, em conjunto com o Maestro Andrea Bocelli e Matteo Bocelli, apresentou o Novo 500 “La Prima by Bocelli” e também o novo sistema JBL Premium Audio Mastered by Bocelli.
  • Numa entrevista exclusiva de Olivier Francois com o tenor italiano, é relatada a génese do refinado sistema áudio: já disponível online (link para o documentário-filme).
  • O anúncio publicitário (link) do Novo 500 “La Prima de Bocelli”, com a nova canção “Tempo” de Matteo Bocelli como banda sonora, foi exibido ontem à noite, por ocasião do Festival da Eurovisão 2022.
  • O vídeo de “Tempo“, de Matteo Bocelli, realizado por William9, está já disponível em todas as plataformas.
  • Neste link, o vídeo do evento.
“SETTING A NEW TEMPO”: A FIAT está na via rápida da eletrificação 13
Matteo Bocelli, Maestro Andrea Bocelli, Olivier Francois, FIAT CEO and Stellantis Global CMO

O evento “SETTING A NEW TEMPO” realizou-se ontem à noite, tendo mostrado como a FIAT está na via rápida da eletrificação, servindo, também, para celebrar a colaboração entre a marca italiana e a família Bocelli.

Convidados especiais da noite foram o Maestro Andrea Bocelli, Matteo Bocelli e o Novo 500 “La Prima by Bocelli”, o primeiro e único automóvel citadino elétrico do mundo equipado com a tecnologia “Virtual Venues” da JBL.

Neste evento especial, o Maestro Andrea Bocelli e o seu filho Matteo Bocelli, estrela internacional em ascensão, atuaram em conjunto no palco para o lançamento do novo single “Tempo”, de Matteo Bocelli, que é, também, a banda sonora do anúncio do lançamento do “Novo 500 La Prima by Bocelli”.

Foi também a ocasião ideal para a antevisão de um evocativo documentário-filme sobre a génese do refinado sistema áudio e do anúncio dedicado ao novo automóvel, que integra o mais recente single de Matteo Bocelli, “Tempo” (Capitol Records).

“SETTING A NEW TEMPO”: A FIAT está na via rápida da eletrificação 14
Matteo Bocelli, Maestro Andrea Bocelli

Estamos entusiasmados com este evento realizado em conjunto com o Andrea e o Matteo Bocelli, pessoas especiais que tornaram esta noite única e com quem desenvolvemos um grande projeto. Foi assim que foram criados os Novo 500 “La Prima by Bocelli” e um extraordinário sistema áudio ‘premium’ dominado pelo ‘ouvido perfeito’ do Maestro Bocelli“, afirmou Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis. “E o novo ‘single’ ‘Tempo’, de Matteo Bocelli, é a banda sonora do anúncio televisivo para este novo automóvel. Com o Novo 500 “La Prima by Bocelli” não nos limitámos a desenhar um automóvel, concebemos uma experiência, uma bela experiência italiana. Afinal, há um aspeto essencial que se destaca quando se conduz um automóvel elétrico: o silêncio. A beleza, um habitáculo perfeitamente silencioso de beleza relaxante, é o melhor local para transformar este silêncio perfeito num som perfeito, concebido para veículos elétricos. Sentir-se-á como se estivesse no melhor lugar, da melhor sala de ópera. Em suma, não trouxemos um automóvel ​para o mundo Bocelli, mas trouxemos o mundo Bocelli para dentro do nosso ícone“.

Estou feliz com esta ousada colaboração sem precedentes”, declarou o Maestro Andrea Bocelli. “A busca pela beleza tem sido sempre a minha principal inspiração. Graças ao Fiat 500, um ícone de estilo no mundo, unimos forças para oferecer uma nova experiência de beleza e harmonia multissensorial. Com a tecnologia inovadora desenvolvida, cada viagem será enriquecida com a emoção desejada e a nossa voz interior – porque todos cantamos no nosso coração – irá experienciar o que é estar num palco, numa arena ao ar livre, num estúdio de gravação… Sinto-me muito honrado por este exclusivo modelo 500 da FIAT ostentar o meu nome, mas penso que, na sua essência, conta com o nome de todos aqueles que escolhem perseguir e praticar a beleza, conduzindo-a“.

Sinto-me profundamente honrado por estar envolvido nesta incrível parceria. O meu agradecimento à FIAT por tornar este projeto, bem como o incrível sistema áudio, possíveis“, afirmou Matteo Bocelli. “Obrigado, Olivier e a toda a incrível equipa que há vários meses trabalha arduamente neste projeto. E obrigado, também, ao William9 e à sua equipa pelo belo trabalho realizado na produção do vídeo oficial de ‘Tempo’, uma canção de que sou coautor e que muito aprecio“.

A nossa colaboração no Novo 500 baseia-se no rico património da JBL para criar momentos áudio verdadeiramente mágicos para o presente e para o amanhã“, afirmou Christian Sobottka, Presidente da HARMAN Automotive. “O domínio de Andrea Bocelli, juntamente com os conhecimentos em acústica da JBL, levou à criação de um excecional sistema áudio que dá vida ao poder da música, à medida que amplifica o prazer de condução“.

O evento foi também a ocasião para celebrar os feitos do Novo 500. Distinguido até à data com 30 prémios internacionais, o ícone da FIAT é o automóvel citadino elétrico mais vendido em onze países e o segundo automóvel elétrico mais vendido, em qualquer segmento, na Europa, apenas atrás da Tesla. É o modelo elétrico mais vendido de sempre em Itália e em França, ocupando o segundo lugar na Alemanha, o maior mercado de automóveis elétricos da Europa. O futuro da joia mais premiada da marca está prestes a tornar-se global, continuando uma viagem que começou na Europa, passando depois para o Brasil e para o Japão.

Com o objetivo de aumentar a atenção para a sua conversão para “energia verde”, a FIAT estabelece, assim, um novo ritmo para a sua estratégia de eletrificação, acelerando rumo a um futuro cada vez mais sustentável. Atualmente, a marca italiana conta com eletrificação na totalidade da sua gama graças à recente estreia de versões híbridas nas gamas 500X e Tipo. Até 2024, a FIAT passará a ser totalmente elétrica em cada novo modelo que lançar na Europa, para, a partir de 2027, despedir-se dos combustíveis fósseis no continente europeu.

“SETTING A NEW TEMPO”: A FIAT está na via rápida da eletrificação 15
New 500 La Prima by Bocelli

O mundo do Maestro Bocelli no Novo 500 através dos quatro “Virtual Venues”

A totalidade do mundo de Bocelli está agora presente no Novo 500 graças à sofisticada tecnologia “Virtual Venues” da JBL e ao ouvido perfeito do Maestro Bocelli. O exclusivo sistema JBL Premium Audio Mastered by Bocelli assegura uma experiência áudio imersiva. Em particular, o mais popular dos tenores da atualidade no mundo escolheu quatro espaços ideais, nos quais atuou para criar “Virtual Venues” personalizados:

  • “My Music Room” transforma o automóvel num pequeno e confortável espaço com um som colorido e quente, explica o Maestro: “O meu espaço de música preferido em casa: um casulo relaxante dedicado à perfeição do som“;
  • “My Recording Studio” contém “A acústica do meu próprio estúdio: um espaço íntimo concebido para os artistas alcançarem a perfeição“;
  • “G. Verdi Opera House” leva os ouvintes à primeira fila de uma sala de concertos, como a Ópera Giuseppe Verdi de Pisa. “Fiz a minha estreia no Teatro Verdi, em Pisa, um dos melhores locais do mundo. Fizemos um mapa acústico para vos dar a experiência completa da Ópera“, afirmou Bocelli;
  • “My Open-air Arena” reproduz as sensações e atmosferas típicas de uma atuação ao vivo num local ao ar livre: “Esta acústica é inspirada pelo ‘Teatro del Silenzio’, a minha própria arena no topo de uma colina toscana, onde a paz da natureza acolhe a energia pura das atuações ao ar livre“, conclui o Maestro.

Para além destas quatro configurações de áudio, o sistema JBL Premium Audio Mastered by Bocelli faz uso de funções de um sistema áudio premium como o “Intelligent Speed Control Volume” que, através de um algoritmo avançado, mantém o nível de reprodução percebido de música e o equilíbrio das baixas frequências a qualquer gama de velocidade do veículo. O sistema também inclui equalizadores variáveis que asseguram uma experiência áudio mais harmoniosa, independentemente do som exterior e em qualquer posição do tejadilho retrátil.

O documentário-filme

O encontro entre dois ícones, um do mundo da música e o outro do automóvel, resulta num grande desafio: combinar a estética do Novo 500 “La Prima” com o inovador sistema áudio Premium da JBL, afinado e aperfeiçoado pelo tenor italiano Andrea Bocelli. Foi assim criado o documentário-filme que conta a génese dos quatro “Virtual Venues” do novo sistema áudio, através de uma entrevista evocativa com o Maestro Andrea Bocelli, realizada por Olivier Francois.

Além disso, os engenheiros da JBL entram em detalhe sobre o sistema áudio premium, explicando como funcionam os “Virtual Venues” e todos os seus aspetos técnicos. Realizado por Ago Panini para a produtora Movie Magic e embelezado, no final, pela canção “Tempo” de Matteo Bocelli.

“SETTING A NEW TEMPO”: A FIAT está na via rápida da eletrificação 16
New 500 La Prima by Bocelli

O novo anúncio do Novo 500 “La Prima de Bocelli” com a canção “Tempo” de Matteo Bocelli

Após a sua antevisão oficial no evento, o novo anúncio para o Novo 500 “La Prima by Bocelli” estreou-se na noite passada por ocasião do Festival da Eurovisão 2022, evento do qual a FIAT é Parceiro Nacional e Automóvel Oficial. Concebido pela agência de publicidade Leo Burnett, realizado por William9 para a produtora Twister Film e com a banda sonora “Tempo”, de Matteo Bocelli, o vídeo conta a história de quatro jovens que, confortavelmente sentados a bordo do Novo 500 “La Prima de Bocelli”, ouvem a melodia “Tempo”, de Matteo Bocelli. O anúncio termina com a aparição de Andrea Bocelli.

“Tempo”, o novo single de Matteo Bocelli

Lançado em inglês e espanhol e contando com um verso em italiano, a incrível música de verão “Tempo” foi escrita por Matteo Bocelli, em conjunto com Ido Zmishlany, Nolan Sipe e Max Wolfgang, tendo sido produzida por Ido Zmishlany. A canção é uma melodia brilhante e vibrante e será incluída no álbum de estreia de Matteo Bocelli, a sair em 2023, pela mão da Capitol Records.

Artigo anterior

Onda de lixo oceânico em Viseu

Artigo seguinte

Kia integra projeto de larga escala para limpeza dos oceanos

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.