EnsaiosNoticias

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada!

O Opel Astra é um familiar compacto com mais de 30 anos de história e está agora na sua 6ª geração. Este Opel Astra L defende bem o legado deixado pelas gerações anteriores, algumas das quais foram verdadeiros sucessos de vendas na Europa. Mais amigo do ambiente do que nunca devido à eletrificação, esta nova geração presta homenagem a modelos desportivos de outros tempos através do seu design moderno com algumas inspirações “retro”.

É impossivel ficar indiferente ao design do Opel Astra, está moderno e mantém o seu estilo alemão bastante consensual, mas herda alguns traços que nos lembram automóveis como o Opel Kadet GT/E, Opel Manta e outros desportivos, que não só fizeram parte da história dos desportivos da marca alemã, como fizeram parte da história de várias disciplinas do automobilismo.

Na dianteira encontramos um pára-choques bastante musculado neste nível de equipamento “GS”, grelha inferior com grandes dimensões e grelha superior acabada a preto brilhante com o logo da marca a preto. Esta grelha realça o contraste quando optamos por uma cor de carroçaria mais clara. Nos flancos da dianteira encontramos faróis de nevoeiro inseridos numa moldura preta brilhante que dá continuidade à grelha inferior. O capô é direito e vincado ao centro e os guarda-lamas são também corpulentos acentuando o aspeto desportivo do modelo. As óticas dianteiras são finas, têm uma assinatura luminosa herdada do protótipo Manta GSe ElektrMod que torna Opel Astra inconfundível.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 13

Passando à lateral, encontramos uma linha de cintura direita e bastante elevada, embaladeiras vincadas e ilhargas musculadas. Ao optarmos por uma cor mais clara para a carroçaria, nesta versão “GS”, obtemos um contraste interessante com as jantes escuras e os vidros traseiros escurecidos. A pintura bi-tom é “ouro sobre azul” e não é um opcional, na verdade, se quisermos o tejadilho na cor da carroçaria temos que pagar 75,00€.

A traseira é muito elegante, tem um pára-choques muito saliente e largo, largura essa que é acentuada pelos refletores colocados nas extremidades do pára-choques como se se tratasse de um extrator de ar. Na zona inferior contamos com um difusor preto brilhante bastante desportivo. Os farolins traseiros são delgados e delicados, ostentam uma assinatura luminosa moderna que causa um bom impacto visual. O spoiler traseiro é generoso e conta com um 3º Stop que faz lembrar os automóveis de competição.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 14

No que toca a equipamentos exteriores, destacamos óticas Led Matrix (opcional), farolins full-Led, chave mãos-livres, faróis de nevoeiro, vidros traseiros escurecidos, antena barbatana de tubarão, friso exterior dos vidros laterais a preto brilhante, jantes em liga-leve de 18 polegadas Pentagon (opcional), entre outros. Quando não selecionamos o opcional das jantes de 18″ polegadas, temos umas jantes de 17″ polegadas pretas apelidadas “Kadet”, o que nos leva ao passado da marca.

O estilo exterior do Opel Astra atrai, consegue ser consensual, elegante, mas também desportivo e até podemos dizer que “desportivo” é mesmo a palavra de ordem deste automóvel, já que herda traços de outrora e um motor bastante performante que nos lembra que a eletrificação não proporciona apenas poupança de combustível e reduzidas emissões de CO2.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 15

A Opel, sendo uma marca alemã, teve modelos que primavam pela sua robustez e qualidade de construção, a produção do modelo continua a ser assegurada na Alemanha, pode não parecer importante ou estar relacionado mas, quando abrimos e fechamos as portas do Opel Astra, percebemos que se trata de um modelo robusto e com um bater de porta que transpira qualidade, o mesmo encontramos no interior, mas já lá vamos…

O acesso ao interior do Opel Astra está longe de ser o melhor, para aceder aos lugares da frente, temos a vida facilitada até porque o modelo tem posição de saída do banco do condutor, o que faz com que o banco recue e retorne à posição de condução memorizada para as entradas e saídas. Se por um lado esta função é uma mais-valia, por outro lado, prejudica quem está sentado nos lugares traseiros. O acesso aos lugares traseiros é dificultado pela curta abertura das portas e, se estivermos a falar de colocar cadeirinhas de criança, a complicação é ainda maior.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 16

Uma vez sentados, viajamos com todo o conforto nos lugares dianteiros, com bastante espaço para a cabeça e para as pernas. Os bancos oferecem muito apoio, embora seja um automóvel “rijo” no que toca aos assentos. O apoio lombar é bom, assim como o apoio para as pernas e o apoio lateral.

Nos lugares traseiros temos espaço q.b para a cabeça mas pouco espaço para as pernas e para os pés, o espaço para os ombros está dentro da média do segmento, portanto, viajamos relativamente à vontade. Também nos lugares traseiros encontramos bancos algo rijos mas bom apoio para pernas e costas.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 17

Em viagens, a qualidade de construção volta a ser notável com ausência de ruídos parasitas mesmo em zonas de estrada mais danificada ou empedrado. Em autoestrada, o ruído de deslocação do ar é bastante reduzido.

Já que falámos do espaço para os ocupantes e do conforto em viagens, algo bastante importante é também o espaço para armazenamento. O Opel Astra está bem equipado no que toca a espaços para guardar objetos, conta com bolsas das portas dianteiras generosas, uma gaveta na consola central que nos permite guardar chaves ou óculos e ainda 4 compartimentos no túnel central. Temos ainda uma zona por baixo da consola onde podemos colocar uma carteira e ainda o telemóvel a carregar no carregador sem-fios, um porta-copos, um espaço mais pequeno para guardar pequenos objetos e ainda o apoio de braço central com abertura em borboleta, que oferece também bastante espaço para arrumação de objetos. No lugares traseiros, temos bolsas das portas que dão para levar revistas, jornais ou duas garrafas de água de meio litro e ainda temos as bolsas situadas nas costas dos bancos dianteiros para guardar mais alguns objetos.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 18

No que toca à bagageira temos apenas 352 Litros, o facto de ser um híbrido plug-in penaliza a bagageira, já que as baterias estão alojadas por baixo do piso. As versões exclusivamente térmicas dispõem de 422 Litros de capacidade. Voltando ao nosso híbrido plug-in, os 352 Litros de capacidade estendem-se até aos 1268 Litros com o rebatimento dos bancos traseiros, com este rebatimento o plano de carga fica quase plano o que é, obviamente, uma mais-valia. Outro trunfo deste Opel Astra é a abertura no banco traseiro central que nos permite carregar uns skis ou objetos mais compridos da bagageira ao interior.

Outras soluções para aumentar o espaço são os 75kg de capacidade de suporte no tejadilho que permite colocar umas barras de tejadilho com uma mala de tejadilho ou mesmo caiaques ou bicicletas. A capacidade de reboque do Astra PHEV é de 1450kg num atrelado com travões e 750kg em atrelado sem travões.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 19

Voltando ao interior, o Opel Astra tem um design algo sóbrio, bastante diferente do seu irmão 308, por exemplo. Todavia, gostos não se discutem e este pode até ser mais agradável para quem não goste tanto de estilos “exuberantes” ou excessivamente modernos. Os materiais aplicados são honestos, os emborrachados e slush encontram-se acima do nível da cintura mas não em todos os lugares já que há áreas das portas e tablier onde encontramos plásticos mais rígidos mas bem enquadrados e que não produzem ruídos desagradáveis. Algumas aplicações em aluminio escovado que oferecem algum requinte ao interior e encontramo-las nas portas, puxadores e tablier. O couro também está presente nas quartelas das portas e apoio de braço, está dotado de um pesponto contrastante. As marcas de automóveis continuam a investir no preto brilhante para o interior e a Opel não é diferente, este preto brilhante suja-se bastante e risca-se quase só de olharmos para ele, o mesmo que acontece com quase todas as marcas generalistas que optam por esta solução.

Não sendo o design mais dinâmico, o Opel Astra tem uma boa harmonia no interior já que não há botões espalhados por toda a consola e túnel central como acontece em alguns concorrentes, em vez disso, temos botões organizados em teclas logo abaixo do sistema de multimédia. No túnel central temos apenas o travão elétrico, seletor da caixa de velocidades e botão com modos de condução. Ao volante do Opel Astra não lhe faltam botões mas estão muito bem inseridos e não interferem em nada com a condução. O design do volante é que podia ser mais delicado e não ter o maior centro que lá havia na fábrica, já que a pega é agradável embora não seja muito desportiva, a pele perfurada concede alguma simpatia à condução.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 20

No que toca a equipamento, sendo este nível GS uma versão topo de gama, temo-lo para dar e vender: Volante e bancos dianteiros aquecidos, ar-condicionado automático de dupla zona, modos de condução, Head-Up Display, patilhas no volante para troca de relação, espelho retrovisor interior electrocromático, comandos por voz, limitador de velocidade, banco do condutor com regulação elétrica e memória, regulador de velocidade adaptativo com função de paragem e arranque, câmara de ajuda ao estacionamento 360º, painel de instrumentos digital de 10″ polegadas e sistema de navegação e multimédia de 10″ polegadas.

Ao nível do sistema de infotainment o Opel Astra oferece tudo o que utilizamos no nosso dia-a-dia: navegação, streaming de áudio, uma aplicação destinada ao sistema híbrido do Opel Astra com dados de consumo elétrico e gasolina, assim como dados do fluxo de energia. Além do já mencionado, ainda contamos com o Apple CarPlay e Android Auto sem-fios que nos permitem ter as nossas aplicações de navegação, multimédia, entre outras. Até no sistema de navegação e multimédia voltamos a encontrar referências a ícones da Opel como o Opel Corsa A, Kadet, Manta, que podem ser as imagens do nosso perfil do utilizador. A definição do sistema de multimédia não é maravilhosa mas está em linha com o apresentado por outros concorrentes do segmento. No que toca à utilização, este sistema pode tornar-se algo confuso, uma vez que é pouco intuitivo na transição entre menus e no acesso a algumas funcionalidades.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 21

O lugar do condutor do Opel Astra é agradável! A posição de condução é bastante desportiva, os bancos são envolventes e é fácil sentirmo-nos em sintonia com o automóvel. O volante tem uma pega agradável e os pedais estão também bem colocados, proporcionando conforto de condução. As patilhas no volante estão acessíveis, embora pareçam tímidas no que toca ao aspeto. Independentemente da nossa posição de condução conseguimos sempre visualizar, sem qualquer transtorno, o painel de instrumentos.

Falando em painel de instrumentos, este é bastante completo e adequa a sua temática ao modo de condução selecionado. Proporciona visualização da navegação, multimédia, dados de consumo e viagem, autonomia elétrica, regeneração, entre outras informações. A definição está em linha com o sistema de navegação e multimédia, não apresentando uma qualidade de imagem irrepreensível, apresenta uma qualidade de imagem bastante satisfatória.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 22

O Opel Astra GS Híbrido Plug-In dispõe de 3 modos de condução: O modo híbrido, o modo desportivo e o modo 100% elétrico. Dispõe ainda do modo E-SAVE que nos permite salvaguardar a carga da bateria para circular em cidades/locais em que possam ocorrer restrições à circulação de veículos térmicos. No modo híbrido (Normal) circulamos com uma gestão automática que é feita em prol da eficiência de combustível juntando a motorização térmica à motorização elétrica. No modo desportivo, temos menos “assistência” na direção que a torna mais comunicativa e, neste modo, ambas as motorizações são aproveitadas para a máxima performance. O modo 100% elétrico é isso mesmo, o modo em que circulamos com 0 emissões.

Este Opel Astra GS híbrido plug-in conta com um motor a gasolina 1.6 Litros Turbo com 150cv de potência auxiliado por um motor elétrico. O motor a gasolina, associado ao motor elétrico permitem uma potência combinada de 180cv e um binário de 360Nm. A energia é proveniente de uma bateria de iões de litio com 12,4 kWh. Ao nível da performance, esta motorização satisfaz muito, falamos de uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 9,3 segundos e de uma velocidade máxima muito generosa de 225km/h.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 23

A performance é sem dúvida muito convincente mas a economia é a palavra de ordem nos tempos que correm. Com o Opel Astra totalmente recarregado conseguimos percorrer 55 quilómetros facilmente, o que pode ser suficiente para as viagens casa-trabalho do dia-a-dia. No modo híbrido com o Opel Astra totalmente recarregado, conseguimos médias de 3,8 Litros em 100 quilómetros percorridos com uma carga completa e utilização do motor térmico. É sabido que os hibridos plug-in têm tendência a gastar mais dos que os seus homólogos exclusivamente a gasolina quando não têm a bateria de tração recarregada, isto deve-se, em parte, ao peso a mais da bateria e componentes associados aos sistemas híbridos. Para nosso espanto, durante o ensaio, conseguimos percorrer 300 quilómetros com a bateria “descarregada” a consumir apenas 6,5 Litros a cada 100km, o que nos deixou a “tirar o chapéu” a este Opel Astra PHEV.

O Opel Astra recarrega-se durante as travagens, desacelerações e na rede elétrica. Quando ficamos sem carga na bateria, este deixa de funcionar como um híbrido plug-in e passa a funcionar como um híbrido convencional, portanto, a bateria vai recarregando com as travagens e desacelerações. Para nos auxiliar na cidade, a caixa automática de 8 velocidades dispõe de um modo “B” que aumenta a rapidez da regeneração ao abrandar mais o automóvel quando retiramos o pé do pedal do acelerador.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 24

No que toca a recarregamentos, o Opel Astra vem equipado de série com um carregador interno (OBC) de 3,7kW que permite um recarregamento da bateria de 12,4kWh dos 0 aos 100% em mais de 3h30. No entanto, é possível optar por um carregador interno (obc) de 7,4kW que reduz o tempo de recarregamento para menos de 2h quando recorremos a uma wallbox. Para recarregarmos o Opel Astra PHEV numa tomada doméstica de 220v doa 0% aos 100%, vamos precisar de mais de cerca de 5 horas.

Uma vantagem dos híbridos plug-in é a sua polivalência que permite a circulação elétrica nas deslocações diárias e ainda realizar viagens mais longas sem ter que parar para recarregar. Ao nível da fiscalidade conseguimos deduzir o IVA nos híbridos plug-in que custem até 50.000€ s/iva. Temos benefícios ao nível da tributação autónoma e até podemos deduzir o IVA da eletricidade. E quanto custa recarregar este Opel Astra em casa? Com uma tarifa de 0,21€/kW, gastamos 2,60€ para percorrer 50km, um valor que compensa bastante.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 25

Voltando à temática da condução, o Opel Astra é um automóvel “cheio”! O seu pisar na estrada é robusto e rígido o que proporciona algum prazer de condução. É bom para o condutor mas, obviamente, afeta um pouco o conforto. A caixa de velocidades automática de dupla embraiagem funciona muito bem tanto nos arranques como nas trocas de relação, tanto no modo sequencial como no modo automático em que quase não damos pelo funcionamento da mesma.

Relativamente à visibilidade, o Opel Astra está longe de ser um automóvel extraordinário. O óculo traseiro tem dimensões reduzidas, o pilar “A” é algo denso e a posição de condução, sendo baixa e desportiva, acaba por não privilegiar esta questão da visibilidade para o exterior, no entanto, temos uma boa câmara 360º que irá ajudar a evitar os postes e as paredes.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 26

Ao nível da segurança, o Opel Astra obteve apenas 4 estrelas nos testes Euro NCAP com os equipamentos base de segurança, ou seja, os que fazem parte do equipamento de série desde a versão base. As notas são de: 80% na proteção dos adultos, 82% na proteção das crianças, 67% na proteção dos peões e 66% nas ajudas à condução. Relativamente ao último parâmetro, “ajudas à condução”, é possível melhorar esta classificação com os vários pacotes de segurança que a Opel disponibiliza:
Intelli-Drive 1.0 (549,00€): Detecção traseira de obstáculos; Assistente posicionamento na faixa de rodagem (LPA); Assistente mudança de faixa de rodagem (LCA) e alerta de ângulo morto (BSA)
Intelli-Drive 2.0 (1.700,00€): Detecção traseira de obstáculos; Adaptação antecipada inteligente de velocidade (A-ISA); Assistente Semi-automático de mudança de faixa de rodagem (SALC); Assistente mudança de faixa de rodagem (LCA) e alerta de angulo morto (BSA).

Caso não queiramos optar por estes pacotes de segurança, ainda assim, o Opel Astra GS fornece: Sensores de estacionamento, traseiro e dianteiro com câmara panorâmica 360, Travagem automática de emergência (AEBS3) (Viaturas, bicicletas, peões), Adaptação inteligente de velocidade (ISA), Câmara estacionamento 360º, Cruise Control Adaptativo com stop/start (CA), Sensores de estacionamento, 8, Fecho Central Remoto, Pack Assistência à Condução: ACC Stop&Go (CA), Isofix com top-teather, 2 lugares traseiros, Travagem automática em colisão.

Opel Astra GS 1.6T PHEV 180CV: Herança Eletrificada! 27

No que toca a preços o Opel Astra 1.6 PHEV no nível de equipamento EditionE está disponível a partir dos 40.490,00€. O nível de equipamento “GS” está disponível a partir dos 45.490,00€. A unidade ensaiada tem o preço de 50.040,00€ (C/IVA) e os seguintes packs e opções: Intelli-Drive 1.0 (549,00€), Estofos em Alcantara/Polipele Greta Preto Jet (650,00€), Jantes em Liga-Leves Pentagon 18″ (450,00€), Rádio Multimédia Navi HUD PPP (1.200,00€), Carregador wireless para dispositivos móveis (150,00€), Carregador de Bordo 7,4 KW monofásico (300,00€) e Faróis Intellilux LED Matrix (1.250,00€).

Pode configurar o Opel Astra aqui!

Fotos: CarZoom

Artigo anterior

Este Bentley Blower Elétrico é o "brinquedo" que queriamos ter na garagem!

Artigo seguinte

Preços indicativos de comercialização do novo Mercedes-Benz Classe E

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.