Comunicados de ImprensaNoticias

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes

Ao longo de 35 anos de carreira, o Clio sempre foi a referência da sua categoria na Europa. Permaneceu como o modelo mais vendido da Renault ao longo das suas cinco gerações. O primeiro modelo, lançado em 1990, revolucionou o segmento dos automóveis urbanos em termos de qualidade, imagem e nível de equipamento. Uma evolução inédita na época e assumida pela marca. Uma verdadeira revolução simbolizada pela adoção de um nome, em vez de um número, para suceder, na época, ao Renault Supercinco.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 13
Novo Renault Clio

Ao longo das gerações, o Clio redefiniu constantemente os padrões do seu segmento e respondeu, cada vez melhor, às novas necessidades dos clientes. Ofereceu sempre mais em termos de design, conforto, espaço a bordo, qualidade, segurança, prazer de condução, desempenho multimédia, enquanto reduzia as emissões poluentes. Um sucesso validado duas vezes pelo cobiçado título de Carro do Ano na Europa, em 1991 e 2006.

O Clio conta com várias versões emblemáticas na sua história, desde as luxuosas versões Baccara (e o famoso anúncio «Não é suficiente caro, meu filho») e Initiale Paris, passando pelos desportivos 16S e Williams, até ao incrível Clio V6, com motor central traseiro, e à sofisticada versão full hybrid E-Tech, esta última lançada com a quinta geração. No total, foram vendidos cerca de 17 milhões de Clio, em 120 países. É o automóvel francês mais vendido de todos os tempos, seduzindo naturalmente os franceses, mas também os britânicos, os turcos, os portugueses, entre outros. Este ano, o sucesso continua: o Clio foi o modelo mais vendido, na Europa, no primeiro semestre de 2025.

Em Portugal foram já comercializadas mais de 500.000 unidades do Renault Clio, marco que foi alcançado em 2023.

Este versátil citadino, que sempre teve «tudo de um grande» e nunca abandonou o formato de berlina, tornou-se um objeto cultural. Representa também o compromisso da Renault em dar-lhe um extra de qualidade, equipamento e tecnologia, permitindo redefinir constantemente os padrões da sua categoria.

A quinta geração do Renault Clio introduziu uma motorização full hybrid E-Tech de 145 cv, que obteve grande sucesso e conquistou um mix de 30% das vendas do Clio na Europa. Também propôs, pela primeira vez, uma versão topo de gama esprit Alpine, que seduziu 20% dos clientes na Europa.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 14
Novo Renault Clio

Uma nova geração com superpoderes

Totalmente repensada, a sexta geração do Renault Clio destaca-se pelo estilo forte e inovador, já que adota a linguagem de design moderna e tecnológica da Renault. Todos os limites foram ultrapassados nesta nova geração, marcada pela tecnologia e precisão, com linhas muito esculpidas, sensuais e um visual muito assertivo.

O novo Renault Clio foi melhorado em todas as áreas, incluindo a gama de motorizações. Afirma-se, mais do que nunca, como o modelo mais económico da gama híbrida da Renault, complementando, na perfeição, a gama elétrica. Dispõe de uma nova motorização full hybrid E-Tech de 160 cv, mais potente e com uma eficiência de primeira linha. O novo Clio apresenta um nível recorde de emissões de CO2 de 89 g/km e um consumo misto de apenas 3,9l/100 km. Pode reivindicar uma redução de até 40% no consumo e é capaz de rodar até 80% do tempo em modo elétrico na cidade e arredores. O novo Clio oferece uma gama complementar renovada de motorizações (gasolina e GPL a partir de 115 cv) que proporcionam melhor desempenho e eficiência.

No habitáculo, sobressai a apresentação, a qualidade, a escolha de materiais reciclados, o ecrã duplo OpenR em V, o sistema multimédia OpenR Link com Google integrado – uma novidade nesta categoria de automóveis -, bem como os numerosos equipamentos tecnológicos e ajudas à condução, de última geração, que colocam o novo Clio na fronteira do segmento superior. O Clio dispõe de até 29 sistemas de ajuda à condução (ADAS) de última geração.

O novo Renault Clio tem todos os argumentos para responder às necessidades dos clientes particulares, frotas e empresas, clientes fiéis de várias gerações, e aos novos clientes, que procuram um modelo compacto, versátil e dinâmico. O novo Renault Clio vai estar disponível para encomenda nos concessionários Renault no último trimestre de 2025.

«Para nós, o Clio sempre foi um marco cultural, uma peça importante da identidade da Renault. Clio é Renault, e Renault é Clio! Com cerca de 17 milhões de unidades vendidas, o Clio é o nosso best-seller. A cada nova geração, o Clio redefine os padrões da sua categoria. Aplicamos a mesma receita nesta sexta geração, melhorando o design, a gama de motorizações e os equipamentos com a chegada do Google a bordo. O novo Clio é a representação perfeita da excelência da nossa gama híbrida, a par dos nossos modelos 100% elétricos.»

Fabrice Cambolive, CEO da Renault

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 15
Novo Renault Clio

Renault Clio em 10 palavras-chave

1990: data de lançamento da primeira geração do Renault Clio, revolucionando o segmento dos automóveis citadinos.

17 milhões: o número de Clio vendidos em todo o mundo, ao longo de cinco gerações.

120: o número de países, em todo o mundo, onde o Clio foi vendido desde a primeira geração.

1: a posição do Renault Clio nas vendas, na Europa (primeiro semestre de 2025).

6: o número de gerações do Renault Clio, desde o seu lançamento, em 1990.

35: o número de anos de presença do Renault Clio no mercado e no coração dos condutores.

29: o número de ADAS (ajudas à condução) que o novo Renault Clio pode incorporar.

89: o número recorde de gramas de CO2/km emitidos pelo motor, full hybrid E-Tech 160 cv, do novo Renault Clio.

Mais de 1.000: o número de Renault Clio que saem, todos os dias, da fábrica de Bursa, na Turquia.

68.000: o número de quilómetros que 17 milhões de Clio colocados, um atrás do outro, representariam. Ou seja, 1,7 vezes a volta da Terra.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 16
Novo Renault Clio

Um design superpotente

Ao conceber o design da sexta geração do Clio, as equipas de design da Renault deram um passo em frente, indo literalmente ao limite para criar um design de nova geração, marcado pela tecnologia e precisão. Na continuidade do concept-car Emblème, imaginaram linhas muito esculpidas e sensuais, com elementos técnicos e um olhar LED muito marcantes: o suficiente para criar um automóvel mais desejável, mais expressivo e com um perfil muito latino.

Design exterior: elegante, sensual e mais latino do que nunca

A primeira impressão permite compreender o trabalho realizado no que diz respeito às proporções do automóvel. Sobressai um capô longo, uma distância entre eixos aumentada para 2,59 m (+8 mm) e uma linha de tejadilho muito dinâmica, próxima da de um coupé ultracompacto, reinventando os códigos do segmento. É pontuada por uma antena shark e termina com um spoiler integrado. O design do novo Clio exprime-se através de dimensões maiores em relação à geração anterior, passando de 4,05 m para 4,12 m (+ 67 mm) em comprimento, de 1,73 m para 1,77 m (+39 mm) em largura, ao passo que a altura aumentou para 1,45 m (+11 mm).

Secção dianteira: expressividade máxima e olhar penetrante

A dianteira é extremamente expressiva, com as linhas do capô convergindo para a proeminente grelha adornada com um degradé de diamantes. A nova assinatura luminosa, com grandes luzes diurnas que lembram o losango Renault, é complementada pelo olhar penetrante dos faróis flutuantes, incrustados numa placa preta, como um ecrã: espetacular!

Quando as linhas criam tensão dinâmica

As linhas fluidas, alternando superfícies côncavas e convexas, ganham vida graças a linhas precisas, que captam a luz e insuflam energia e dinamismo à silhueta, expressando uma tensão dinâmica notável. Os arcos das rodas, em preto, presentes em toda a gama (mate no nível de entrada e brilhantes nos níveis superiores) reforçam o caráter desportivo do novo Clio, cujas jantes de 18 polegadas (conforme a versão) e vias mais largas (+ 39 mm) contribuem para oferecer uma forte presença visual na estrada.

Um design do Clio mais atlético

Também se reconhecem alguns elementos característicos do Clio, incluindo as maçanetas das portas traseiras integradas, enquanto a linha do contorno das janelas que se prolonga para a traseira é mais elaborada. Com a forte inclinação do óculo traseiro e a linha do porta-bagagens particularmente marcante, o novo Clio apresenta um aspeto atlético, realçado pelas quatro luzes traseiras inspiradas nos carros desportivos.

Sete cores de carroçaria

Existem sete cores de carroçaria disponíveis para o novo Renault Clio, duas são novas: o Vermelho Absoluto e o Verde Absoluto. As outras cores são o Branco Glaciar, o Cinzento Rafale, o Cinzento Shiste, o Preto Estrela e o Azul Iron.

«Esta sexta geração marca uma viragem ousada: um Clio mais desejável, mais expressivo e mais dinâmico do que nunca, que se mantém fiel à sua identidade. As suas curvas fluidas e linhas tensas captam a luz, conferindo intensidade e energia à sua silhueta, enquanto a sua carroçaria envolve com elegância os elementos ultra-técnicos.»

Paula Fabregat-Andreu, Diretora de projetos de design

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 17
Novo Renault Clio 

Design interior: modernidade e tecnologia a bordo

O novo Renault Clio oferece um habitáculo espaçoso e com qualidade. O painel de instrumentos utiliza novos materiais. A parte situada à frente do passageiro é revestida com tecido (dependendo da versão) e integra uma fonte de luz ambiente retroiluminada por LEDs, de uma cor à escolha, entre 48 variantes disponíveis, com um elemento luminoso transparente integrado na forra interior da porta. Na versão topo de gama, esprit Alpine, a zona têxtil é substituída por um revestimento em Alcantara. Nas saídas de ar, há uma zona pintada com uma técnica inovadora degradê, representando um tom metálico queimado.

Apresentação muito tecnológica

O painel de instrumentos compreende um ecrã duplo de 10,1 polegadas (dependendo da versão), em forma de V, com o ecrã central orientado para o condutor. O volante provém de modelos de segmentos superiores. Além da vantagem estética, oferece vários benefícios funcionais. Permite reduzir o número de voltas do volante entre os batentes, passando de 3,3 para 2,6, para maior agilidade na condução. Integra também o botão Multi-Sense, que permite selecionar o modo de condução, acompanhado por uma cor de iluminação ambiente interior. Os bancos são novos e utilizam alguns tecidos reciclados com gráficos duplos e costuras coloridas (dependendo da versão) e contribuem para oferecer uma posição de condução dinâmica.

Habitáculo com inúmeros compartimentos de arrumação

Sendo particularmente acolhedor para cinco pessoas, o novo Renault Clio oferece mais arrumação, com uma consola central minimalista, que integra um compartimento fechado por uma tampa flexível articulada, à semelhança da capa de um tablet (conforme versão). O habitáculo inclui duas tomadas USB-C à frente, um carregador por indução (dependendo da versão) e uma tomada de 12 V atrás, que permite ligar facilmente um adaptador USB ou alimentar um acessório como uma geleira.

 Uma bagageira mais acessível

O volume da bagageira é de 391 litros (dependendo da motorização). O acesso à bagageira está mais acessível, já que o plano de carga está 40 mm mais baixo em relação à geração anterior. O botão de abertura está localizado diretamente na porta traseira.

Eco-design omnipresente

O novo Renault Clio, na versão esprit Alpine, é composto por 33,7% de materiais com impacto ambiental controlado (materiais reciclados: 24%, mais sobras e resíduos). É reciclável em mais de 85% na versão full hybrid esprit Alpine, com jantes de 18 polegadas. Mais especificamente, o seu painel de instrumentos é composto por 50% de polipropileno reciclado (39% para a consola central), o amortecedor do para-choques traseiro é 100% em plástico reciclado, enquanto, pelo menos, 50% do alumínio utilizado nas jantes de 18 polegadas, esprit Alpine, também é reciclado.

Gama de acessórios para dar mais estilo

Entre as novidades disponíveis desde o lançamento, estão dois acessórios concebidos pelas equipas de Design que explicam a atenção dada aos detalhes e à personalidade do automóvel. O spoiler da bagageira, especificamente concebido para se integrar nas linhas do Clio, reforça o seu aspeto dinâmico. Pré-pintado em preto, é instalado graças a um sistema de fixação por colagem de alta resistência, compatível com lavagens de alta pressão. As saias laterais combinam subtilmente estilo e funcionalidade e reforçam o caráter desportivo do modelo, enquanto protegem a parte inferior da carroçaria contra salpicos e pequenos impactos.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 18
Novo Renault Clio

Motores eficientes e potentes

Sob o capô do novo Renault Clio, uma potente gama de motores oferece um desempenho perfeitamente alinhado com o design ultradinâmico da sexta geração. A motorização mais emblemática é o full hybrid E-Tech de 160 cv, que encabeça a gama, com um compromisso entre desempenho e eficiência de primeira ordem, graças à sua tecnologia única.

Quatro motorizações para todo o tipo de utilização

O novo Renault Clio dispõe de quatro novas motorizações, com potências compreendidas entre os 115 cv e 160 cv, perfeitas para tirar o máximo partido da agilidade do chassis e das vias alargadas. Concebido com base na plataforma CMF-B, os engenheiros foram mais longe em termos de afinação, para oferecer um conforto de primeira classe, um comportamento dinâmico referência na categoria – como o seu design sugere -, bem como uma insonorização particularmente cuidada. Sempre mais versátil, reúne as caraterísticas necessárias para responder a cada tipo de utilização, desde o trânsito urbano intenso, até longas viagens em autoestradas, tanto para clientes particulares como para frotas.

Uma motorização full hybrid E-Tech 160 cv potente e eficiente

Ponta de lança desta sexta geração, a motorização full hybrid E-Tech de 160 cv, desenvolvida pela Horse Powertrain, associada à caixa de velocidades inteligente multimodo, oferece grande prazer de condução, conseguindo desempenhos de primeira linha: 8,3 segundos de 0 a 100 km/h, ou seja, um ganho de um segundo em relação à geração anterior, e uma eficiência máxima. As emissões de CO2 de 89 g/km são um recorde e foram obtidas graças a um consumo misto homologado de 3,9l/100 km, que é inferior ao do motor híbrido E-Tech de 145 cv, ou seja, representa uma redução de 40% em comparação com um motor a gasolina convencional. No meio urbano, o novo Clio full hybrid E-Tech 160 cv pode rodar até 80% do tempo em modo elétrico, enquanto a sua autonomia em estrada pode chegar a 1.000 km. A tecnologia exclusiva da Renault combina um motor térmico de quatro cilindros, 1.8, com injeção direta de alta pressão e ciclo Atkinson, com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 1,4 kWh, que integra um novo sistema de arrefecimento, bem como uma caixa de velocidades inteligente multimodo, sem embraiagem, com relações específicas.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 19
Novo Renault Clio

Caixa de velocidades inteligente para aproveitar o sistema híbrido

Resultante da tecnologia F1, a caixa de velocidades inteligente da motorização full hybrid E-Tech 160 cv combina duas relações para o motor elétrico principal e quatro relações para o motor térmico. As 15 combinações possíveis de funcionamento entre os diferentes motores (elétrico e térmico) permitem, dependendo da utilização, otimizar o conforto de condução, o consumo e as emissões de CO2. Seleciona, automaticamente, o modo de funcionamento da motorização full hybrid E-Tech da seguinte forma:

  • 100% elétrico (apenas o motor elétrico aciona as rodas).
  • Híbrido dinâmico (o motor térmico e o motor elétrico combinam-se para acionar as rodas).
  • E-drive (o motor elétrico aciona as rodas, o motor térmico funciona para recarregar a bateria).
  • Térmico (apenas o motor a gasolina funciona para acionar as rodas e/ou recarregar a bateria).
  • Recuperação de energia (as rodas acionam o motor elétrico que recarrega a bateria).
Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 20
Novo Renault Clio

Além disso, são oferecidos quatro modos de condução, que atuam, principalmente, na resposta do motor e na assistência à direção, materializando-se, visualmente, através da indicação no painel de instrumentos e de iluminação específica.

«Com a motorização híbrida E-Tech de 160 cv, o novo Clio oferece a melhor tecnologia da sua categoria. Com uma potência aumentada em 15 cv e 22 Nm de binário, melhora o desempenho e o conforto de condução, enquanto oferece um consumo recorde de 3,9 litros/100 km. Além disso, em uso urbano e arredores, pode rodar até 80% do tempo no modo totalmente elétrico.»

Nicolas Laruaz, Chefe de Produto do Renault Clio

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 21
Novo Renault Clio

Motorizações complementares para todas as utilizações

A entrada de gama do novo Renault Clio é feita com o motor de três cilindros, 1.2 TCe, de 115 cv, proporcionando um ganho substancial em termos de desempenho relativamente à geração anterior. Está disponível com caixa manual ou – novidade! – com uma nova caixa de velocidades robotizada, EDC de dupla embraiagem, e seis relações, muito reativa e eficiente, com patilhas no volante.

Existe uma versão de três cilindros Eco-G de 120 cv com dupla carburação: gasolina e GPL, e autonomia ainda maior. Esta versão Eco-G oferece uma alternativa ecológica e económica, com custos de utilização particularmente baixos.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 22
Novo Renault Clio

Surperpotente e muito equipado

Hiperconectado e tecnológico, o novo Renault Clio tem a bordo o melhor das gamas superiores. Com um conjunto completo de infoentretenimento, OpenR Link com Google integrado, uma oferta de dados incluídos e alta conectividade, garante uma experiência digna das gamas superiores. Isso permite também que tenha acesso à manutenção conectada e atualizações remotas (FOTA) do software. Os 29 ADAS e as ferramentas de segurança Safety Score e Safety Coach completam uma oferta tecnológica ultracompleta.

Elevada tecnologia a bordo

O sistema multimédia OpenR Link, com Google integrado, é inédito neste nível. Com o  conjunto de dois ecrãs de 10 polegadas, oferece uma gama ultracompleta de infoentretenimento conectado com cartografia Google Maps, assistente de voz Google Assistant (permite controlar algumas funções do automóvel) e acesso ao Google Play com mais de 100 aplicações disponíveis, incluindo aplicações exclusivas de parceiros: ferramentas práticas de navegação otimizadas, as melhores rádios do mundo com o Radioplayer for Renault, plataformas musicais em alta definição como a Amazon Music ou o Spotify, os indispensáveis de streaming de vídeo como o Prime Video e plataformas de assinatura premium como a HBO Max, um jogo musical exclusivo para todos os passageiros com o SongPop for Renault, bem como acesso direto à Internet através do navegador Vivaldi.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 23
Novo Renault Clio

Uma nova oferta de dados incluída

Para utilizar as aplicações do Google Play, os clientes beneficiam, pela primeira vez, de 2 GB/mês de dados durante três anos ou até final do contrato de aluguer do automóvel pela Mobilize Financial Services, o que é mais do que suficiente para garantir uma utilização diária das aplicações integradas mais populares e corresponde, por exemplo, a 40 horas de música em streaming de áudio (em qualidade normal) ou três horas de vídeo em streaming. Os maiores consumidores terão a possibilidade de subscrever um pacote com maior volume de dados. Com aplicações e dados integrados no sistema de infoentretenimento do automóvel, isso permite que o condutor não precise de usar o smartphone enquanto conduz, o que beneficia a segurança e evita o sobreaquecimento do dispositivo. Esta nova oferta de dados incluídos vai ser, em breve, disponibilizada em toda a gama Renault.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 24
Novo Renault Clio

Alta conectividade

A conectividade com o Android Auto e o Apple CarPlay para a reprodução do ecrã do smartphone é feita sem fios, e um carregador por indução está integrado na consola central (dependendo da versão).

Por fim, quando o condutor se afasta do novo Renault Clio, a aplicação para smartphone My Renault é conectada ao automóvel, permitindo a sua localização e o acesso a determinados dados de bordo, entre outras funções. O sistema de bordo do novo Clio permite atualizações remotas (FOTA) e funções de manutenção conectada.

«A conectividade é, sem dúvida, um dos grandes trunfos do novo Clio. Integramos nele o melhor das tecnologias incorporadas nos modelos das gamas superiores da marca, oferecendo, pela primeira vez, o OpenR Link com Google integrado. Assim, é possível beneficiar de comandos de voz extremamente eficazes, de um sistema de navegação conectado de elevado desempenho e de um vasto catálogo de aplicações através do Google Play. Tudo isto para oferecer uma experiência inédita e personalizada a este nível de gama.»

Delphine de Andria, Diretora de produto do segmento B

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 25
Novo Renault Clio

Sistema de som topo de gama a bordo

No que diz respeito ao som, o sistema de som Harman Kardon (disponível em opção) oferece cinco ambientes sonoros desenvolvidos em colaboração com Jean-Michel Jarre (Estúdio, Podcast, Concerto, Imersão, Clube), reproduzidos com uma potência total de 410 watts, distribuída por 10 colunas.

Programa ultracompleto de ajudas à condução

Além do travão de estacionamento automático, de série em todas as versões, o novo Renault Clio integra mais ajudas à condução (ADAS) do que nunca. Estão disponíveis até 29 funções diferentes (dependendo do nível de equipamento) provenientes dos segmentos superiores, incluindo muitas novidades para o Clio, como o sistema Active Driver Assist, com regulador de velocidade adaptativo inteligente (uma novidade no segmento com o Renault 5), a deteção dianteira e traseira com correção de trajetória de emergência, a travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás, o aviso de saída segura dos ocupantes e, pela primeira vez na Renault, na Europa, a assistência à travagem de emergência, que desacelera o automóvel até à imobilização completa em caso de inatividade do condutor. O regulador de velocidade adaptativo é de série em todas as versões.

No que diz respeito às ajudas ao estacionamento, a câmara de marcha-atrás e a câmara 360° utilizam câmaras de alta-definição.

Por fim, tal como no resto da gama, o botão My Safety Switch, localizado à esquerda do volante no painel de instrumentos, permite desativar ou ativar, simultaneamente, as configurações até cinco funções de ajuda à condução.

Novo Renault Clio: uma nova geração do utilitário com superpoderes 26
Novo Renault Clio

A segurança no centro da conceção do novo Clio

Com o Human First Program, lançado em 2023, a Renault afirma uma vez mais a vontade em reforçar a segurança do condutor e dos passageiros, mas também dos outros utilizadores da estrada, através de inúmeros avanços tecnológicos.

O novo Renault Clio antecipa a norma GSR2.3, ao incluir o sistema avançado de monitorização do condutor, através de uma câmara interior para detetar sinais de fadiga e/ou distração.

Para reduzir os riscos de acidente, o novo Renault Clio está equipado com duas ferramentas de segurança denominadas Safety Score e Safety Coach (inovação vencedora do Prémio de Inovação em Segurança Rodoviária em 2024). O Safety Score avalia a condução, analisando dados relativos à velocidade, trajetória, distâncias de segurança e, pela primeira vez, a deteção da vigilância do condutor é introduzida para completar as informações tidas em conta. No final de cada viagem, o sistema apresenta um Safety Score que varia de 0 a 100. Já o Safety Coach oferece conselhos personalizados para melhorar a condução em segurança.

Para completar, o Safety Monitor está agora disponível, como widget, no painel de instrumentos com miniconselhos, em forma de texto, compatíveis com a condução.

O novo Clio inclui também o QRescue, um código QR colocado no pára-brisas dianteiro e traseiro destinado a facilitar o trabalho dos bombeiros, em caso de intervenção.

Gama e equipamentos

O novo Renault Clio oferece uma gama simplificada, com três níveis de acabamento e um equipamento particularmente generoso, desde a versão base.

Evolution

Regulador de velocidade adaptativo, travagem automática de emergência, aviso e prevenção de saída da via, sistema de monitorização da atenção do condutor, travão de estacionamento automático, ecrã central de 10 polegadas com replicação de smartphone, tecido no painel de instrumentos, banco do condutor regulável em altura, ar condicionado, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro.

Techno

Sistema multimédia OpenR Link com Google integrado (Google Maps, Google Assistant e Google Play), ar condicionado automático, vidros traseiros escurecidos, espelho retrovisor interior eletrocromático, apoio de braço central dianteiro, iluminação ambiente LED, Renault Multi-Sense, cartão mãos-livres, espelhos retrovisores rebatíveis automaticamente, jantes em liga leve de 16 polegadas, câmara de marcha-atrás, comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, limpa-para-brisas automático, sistema de som com 6 altifalantes.

esprit Alpine

Inserções Alcantara e acabamentos específicos, pedais em alumínio, carregador de smartphone por indução, banco do passageiro regulável em altura, logótipo projetado, jantes em liga leve de 18 polegadas com inserções azuis, logótipos e monograma Clio Dark Chrome, frente específica e inserções nos para-choques, regulador de velocidade adaptativo inteligente, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, alerta de ângulo morto, saída segura dos ocupantes, alerta de obstáculo traseiro em manobras de marcha-atrás e sistema de travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás.

Um verdadeiro projeto comercial

Uma cobertura de mercado muito completa

A Renault oferece, atualmente, a gama mais completa e uma das mais recentes do segmento B, cobrindo todas as exigências do mercado. Esta oferta assenta em quatro automóveis, oferecendo aos clientes diferentes dimensões, energias e carroçarias:

  • Comprimentos que variam de 3,92 m para o Renault 5 E-Tech elétrico (automóvel mais compacto) até 4,24 m para o Captur.
  • Dois modelos elétricos (Renault 5 e Renault 4 E-Tech elétrico) e dois modelos full hybrid E-Tech (Clio e Captur).
  • Dois sedan (Clio e Renault 5 E-Tech elétrico) e dois modelos com posição de condução elevada (Captur e Renault 4 E-Tech elétrico).
  • Esta ampla gama no segmento B foi renovada com o Captur (primavera de 2024), Renault 5 E-Tech elétrico (outono de 2024), o Renault 4 E-Tech elétrico (primavera de 2025) e, agora, o novo Clio.

«O novo Renault Clio combina o formato compacto, de um automóvel do segmento B, com o desempenho e os equipamentos de um modelo de segmento superior. Versátil, eficiente e bem equipado, tem tudo para ser um grande automóvel. Completa na perfeição a nossa gama para cobrir totalmente as necessidades dos clientes do segmento B, ao lado do Captur, Renault 5 e Renault 4 E-Tech elétrico.»

Bruno Vanel, VP Produto Renault

Ficha técnica

Dimensões e peso

Comprimento: 4,116 m

Largura: 1,768 m

Altura: 1,451 m

Distância entre eixos: 2,591 m

Vão dianteiro: 859 mm

Vão traseiro: 667 mm

Altura ao solo: 142 mm vazio (119 mm com carga)

Peso: a partir de 1.155 kg

Volume da bagageira: 391 l (depende da motorização)

Altura de carga: 735 mm

Capacidade de reboque: 900 kg

Motorizações 

Full hybrid E-Tech 160 cv

Motor 1.8L, 4 cilindros full hybrid (160 cv/172 Nm para o motor 1.8 e 205 Nm para o motor elétrico) e caixa de velocidades inteligente multimodo.

Emissões de CO2: a partir de 89 g/km em ciclo misto

Consumo misto: 3,9 l/100 km

0-100 km/h: 8,3 s

TCe 115 cv

Motor 3 cilindros 1.2 TCe (115 cv / 190 Nm), disponível com caixa de velocidades manual ou automática EDC.

Emissões de CO2: a partir de 114 g/km em ciclo misto (116 g/km com caixa EDC). Valores em processo de homologação.

Consumo misto: 5 l/ 100 km (5,1 l/ 100 km com caixa EDC).

0-100 km/h: 10,1 s

Eco-G 120 cv

Motor 3 cilindros Eco-G com dupla carburação gasolina-GPL (120 cv / 200 Nm) com caixa de velocidades automática EDC.

Emissões de CO2: a partir de 107 g/km em ciclo misto. Valores em processo de homologação

Consumo misto: 6,9 l/ 100 km

0-100 km/h: 10,1 s

Artigo anterior

O poder terapêutico dos automóveis

Artigo seguinte

Lourenço Antunes encerra época do Campeonato de Portugal de Karting no Bombarral

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.