Ensaios Internacionais do Alpine A290: o hot hatch desportivo para a era elétrica
A Alpine inaugura uma nova era com o lançamento do A290 – a era do automóvel desportivo elétrico em modo Alpine, respeitando os três pilares da marca: uma experiência de condução emocionante, a leveza, bem como o savoir-faire da Alpine. O A290 é um novo ponto de entrada no mundo Alpine e inaugura a Dream Garage 100% elétrica da marca, onde em breve se juntará o A390 e o novo A110.
O A290 incorpora, num automóvel desportivo urbano, todas as sensações tão admiradas ao volante do A110. Desenvolvido em perfeita coerência com o ADN da Alpine, o A290 é compacto e ágil, oferecendo elevadas prestações, mas acessíveis e fáceis de utilizar, e garantindo uma utilização quotidiana confortável.
Com um design vanguardista, caraterísticas técnicas de topo, uma conetividade ultra-completa e numerosas possibilidades de personalização da condução, o A290 é um verdadeiro Alpine. Mas um Alpine de nova geração concebido para abraçar a era elétrica. Foi desenvolvido para atrair uma nova gama de clientes, alguns dos quais orientados para o desempenho, outros atraídos pelo estilo. O A290 é montado na fábrica de Douai, no seio da ElectriCity.
|
Philippe Krief, CEO da Alpine
As proporções desempenham um papel fundamental para dar, a um automóvel urbano tão pequeno, com menos de 4 metros, uma aparência musculada compatível com o desempenho que proporciona. A plataforma AmpR Small proporciona uma excelente base para tal, reforçada por um alargamento de 60 mm das vias, para alcançar a presença visual desejada pela equipa de design da Alpine liderada por Antony Villain. Como resultado, o A290 oferece a atitude de um hot hatch musculado pronto a entrar em ação. As suas dimensões permanecem muito compactas: comprimento 3.990 mm, largura 1.820 mm, altura 1.520 mm, distância entre eixos 2.530 mm.

O Alpine A290 tinha de oferecer um carácter distintivo na tradição das criações de Jean Rédélé. Um carácter marcado, antes de mais, pela sua assinatura luminosa única, reconhecível à distância e composta por quatro faróis, como em todos os modelos Alpine. Neste caso, apresentam motivos, em forma de X, que lembram os automóveis de Rali e exibem, automaticamente, uma animação de boas-vindas quando o cartão mãos-livres é detetado ao aproximar do A290.

A lista de elementos que contribuem para a expressão audaciosa desta carroçaria é longa: as cavas das rodas largas, as saias laterais que incorporam um subtil rebordo na cor da carroçaria que as refina, a linha do tejadilho em alumínio ou em azul anodizado mate, a antena de tubarão preta, os logótipos nas laterais, o contorno da carroçaria e as cavas lacados a preto, a linha distintiva que anima a porta traseira e, por fim, o difusor no para-choques traseiro. Na frente, Alpine é soletrado e um motivo típico de um floco de neve é integrado no exclusivo para-choques de desenho desportivo.
Em todas as fases do processo de conceção da carroçaria, o fator aerodinâmico foi tido em conta, o que é particularmente importante para maximizar a autonomia elétrica. A procura da máxima eficiência moldou a entrada de ar no para-choques para criar um fluxo de ar benéfico, bem como as cavas das rodas largas, o difusor, as nervuras e a forma das luzes traseiras. O A290 não incorpora um spoiler de grandes dimensões, que teria perturbado o fluxo traseiro, mas sim um “rabo de pato” na porta traseira para sublinhar o seu carácter desportivo.
As jantes de liga leve de 19 polegadas, de série, estão disponíveis em dois designs exclusivos. O design Iconic foi criado para fazer referência às jantes do Alpine A310. Em contrapartida, as jantes Snowflake recordam as origens do nome Alpine e estão disponíveis em preto brilhante, preto semi-diamantado ou preto diamantado. Um fundo azul, por detrás do logótipo Alpine, nas jantes, está disponível como opção. As pinças de travão dianteiras Brembo monobloco de 4 pistões, com a marca Alpine, são as mesmas que as do A110. As pinças dianteiras e traseiras estão disponíveis em Cinzento, Vermelho Racing ou Azul Alpine.

O catálogo inclui quatro cores de carroçaria, incluindo o novo Azul Alpine Vision, uma cor de assinatura que foi aprofundada para proporcionar um maior contraste entre as zonas claras e escuras. Disponível também em opção existem as cores Cinzento Tornado Mat e Branco Nival. Por fim, a cor de série que completa a oferta é o Preto Profundo.
A versão Première Édition limitada a 1.955 exemplares é proposta em 4 versões: Première Édition em Preto Profundo, Beta em Branco Nival com tejadilho Preto Profundo, La Bleue em Azul Alpine Vision com tejadilho em Preto Profundo e La Grise em Cinzento Tornado Mat com tejadilho Preto Profundo.
|
Antony Villain, vice-presidente de design da Alpine
O cockpit do A290 privilegia a desportividade num ambiente exclusivo, típico do mundo Alpine, com a escolha de uma tonalidade marcante, o Azul Profundo. O cockpit orientado para o condutor e os seus visores do lado do passageiro, onde o nome do automóvel é apresentado em retroiluminação, são complementados por uma iluminação ambiente regulável. O volante, a consola e os bancos convidam-no a fazer-se à estrada. O A290 é uma pequena berlina enérgica, com 5 portas, para um acesso fácil aos seus 5 lugares e uma generosa bagageira, com 326 litros de capacidade.

O exclusivo volante desportivo de três raios, com um ponto médio achatado, é revestido em couro Nappa. Altamente esculpido e moderno, foi concebido com um debroado acentuado para sublinhar o seu carácter desportivo e um aro de volante largo para uma melhor aderência. Inclui vários botões específicos em alumínio inspirados no mundo das corridas de Fórmula 1, como o botão rotativo RCH (de Recharge) à esquerda, para definir o nível de regeneração, os vários modos de condução, à direita, e o botão vermelho OV (de Overtake) imediatamente reconhecível acima. O volante também inclui comandos para os auxiliares de condução, telefone, assistente de voz e modo de visualização dos instrumentos. Existe também uma cápsula de controlo áudio personalizada.
Os pedais desportivos e um apoio para os pés completam a ergonomia do posto de condução desportivo do A290. O ecrã central de 10,1 polegadas está inclinado para o condutor e os comandos físicos do ar condicionado podem ser ajustados sem tirar os olhos da estrada.
A consola central elevada entre os dois bancos é inspirada no design icónico do A110 e incorpora os comandos da transmissão RND. Todos os detalhes desta área foram cuidadosamente considerados, com o nome do automóvel gravado no apoio de braço central, o grão “Snowflake” da Alpine na ranhura da chave e a consola estofada em pele Nappa topo de gama.

Os bancos, uma componente fundamental de qualquer automóvel desportivo, foram meticulosamente concebidos para o A290. Oferecem um reforço lateral, para um apoio extra, sem comprometer o conforto quotidiano. Estofados em materiais amigos do ambiente, são um testemunho do nosso compromisso com a sustentabilidade. Nos primeiros níveis de acabamento, os bancos são estofados num tecido revestido granulado (15% de plástico reciclado e fibra de cânhamo), combinado com um tecido azul profundo, 100% reciclado, com costura de contraste em cinzento sílica e um logótipo A em forma de seta soldado eletricamente na secção superior do encosto. O painel de instrumentos, as partes laterais da consola central e os painéis das portas são acolchoados com um tecido de revestimento granulado.

Nas versões topo de gama GT Premium e GTS, os bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas são estofados em pele Nappa Azul Profundo e Cinzento Evee. A Alpine está gravada em relevo nos apoios de cabeça em pele e o A290 está bordado no centro do medalhão do encosto. Esta pele Nappa é adquirida na Europa e processada de forma sustentável. É tratada com grãos de café, sem o uso de materiais químicos.
Para este primeiro Alpine de uma nova era, o tema recorrente foi a utilização da propulsão elétrica para aumentar a desportividade, sem comprometer o conforto quotidiano.
Assim, os engenheiros de desenvolvimento do A290 optaram por uma plataforma e um sistema de tração que combinam desempenho e versatilidade.
A utilização da plataforma AmpR Small, específica para a energia elétrica, oferece vantagens consideráveis na conceção de um modelo desportivo. Esta plataforma otimiza a distribuição do peso (apenas 57% do peso está no eixo dianteiro) e baixa o centro de gravidade. A bateria, por seu lado, contribui para a rigidez do automóvel e o seu posicionamento maximiza o espaço interior. A arquitetura em estilo skate e o motor mais pequeno significam que a extremidade dianteira é compacta. Naturalmente, isto proporciona um ambiente favorável à procura de um equilíbrio perfeito, com uma distância entre eixos curta que oferece maior vivacidade. Ao mesmo tempo, as vias largas aumentam a estabilidade e permitem a utilização de pneus maiores.
O motor do A290 provém do segmento superior, tal como Jean Rédélé o fez no seu tempo com o seu 4CV musculado transformado e aplicado no A106. Aqui, com base na plataforma AmpR Small, o desenvolvimento foi imaginado ao estilo histórico da Alpine: sobre a base existente, um motor mais potente, tecnologias únicas, suspensões exclusivas, travões específicos, pneus e gestão do binário são ampliados pelo talento dos engenheiros da Alpine para a afinação.
Dependendo da versão, o motor do Alpine 290 é proposto em duas potências: 180 cv para as versões GT e GT Premium, e 220 cv para as versões GT Performance, GTS e GTS Première Edtion. O resultado é um dos automóveis mais eficientes do segmento, com um tempo de 0-100 km/h de 6,4 segundos, 300 Nm de binário para as versões GT Performance, GTS e GTS Première Edtion com um peso de apenas 1479 kg. No entanto, o conforto e o carácter prático são preservados neste hot hatch, que mede apenas 3,99 metros, tem uma generosa bagageira de 326 litros e um raio de viragem limitado de apenas 10,20 metros. O resultado é a melhor versatilidade imaginável no segmento B, com sensações emocionantes numa utilização quotidiana. A história repete-se nesta era elétrica.
Foi criada uma subestrutura do motor, por medida, para melhorar o posicionamento do motor, contribuir para o comportamento do automóvel e proporcionar uma filtragem otimizada A sua conceção totalmente em alumínio e a escolha do tamanho da bateria contribuem para manter o peso do A290 nos 1479 kg, um valor particularmente competitivo.
|
Roberto Bonetto, vice-presidente da Alpine Engineering
Os 26 sistemas de assistência ao condutor (ADAS) do Alpine A290 incluem monitorização da atenção do condutor, sistema de travagem ativa de emergência, aviso de saída da faixa de rodagem, assistência à manutenção na faixa de rodagem, assistência de emergência à manutenção na faixa de rodagem e saída segura dos ocupantes. Um novo botão My Safety Switch, localizado no lado esquerdo do volante, permite ao condutor selecionar, com um único gesto, as suas preferências de configuração do ADAS, escolhendo, por exemplo, se pretende ligar ou desligar o ADAS, o nível de intervenção e a presença de alertas sonoros. Além disso, um sistema de regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e uma função de saída da faixa de rodagem, para permitir a passagem de veículos de duas rodas, por exemplo, são sistemas de série do A290.
Pneus feitos à medida para garantir a agilidade caraterística da Alpine.
A Michelin e a Alpine mantêm, desde 2012, uma longa colaboração. Para o projeto A290, foram necessários dois anos de investigação e de testes para desenvolver três pneus específicos de 19 polegadas: dois pneus de verão e um pneu de inverno, todos eles com marcas exclusivas criadas para a futura gama elétrica da Alpine, aqui com o código A29. Estes pneus respondem a especificações exigentes em matéria de eficácia energética para maximizar a autonomia, a tração e a aderência do automóvel à estrada, preservando a marca registada da Alpine. A Michelin trabalhou particularmente na rigidez da estrutura e dos flancos, bem como no padrão do piso de cada um dos três pneus.
– O Michelin Pilot Sport EV é um pneu de verão desportivo com uma eficiência energética otimizada. Combina aderência, longevidade e autonomia.
– O Michelin Pilot Sport S5 é o pneu de verão mais desportivo, concebido para extrair todo o potencial de desempenho do A290, tanto em piso seco como molhado.
– O Michelin Pilot Alpin 5 é um pneu de inverno que oferece um elevado nível de aderência para fazer face a diversas condições, nomeadamente em tempo frio e húmido e em estradas molhadas ou cobertas de neve.
|
Sovany Ang, Vice-Presidente para o Desempenho de Produto da Alpine

O A290 tem como objetivo maximizar o prazer de condução e a emoção de conduzir um Alpine. Esta sensação é evidente desde a primeira vez ao volante, uma vez que é simples de compreender e comunicativo, mas divertido, oferecendo a todos os tipos de condutores uma experiência de condução estimulante, mas tranquilizadora. Sendo um modelo cujo terreno preferido é um ambiente suburbano, o A290 foi concebido para proporcionar uma verdadeira sensação de agilidade e facilidade desde as velocidades mais baixas.
As definições do chassis do A290 visam recuperar o espírito desportivo que faz parte do ADN da Alpine, equilibrando a agilidade e a estabilidade, proporcionando um comportamento lúdico, mas controlável. As barras estabilizadoras dianteiras e traseiras específicas contribuem para este equilíbrio. O objetivo é que o condutor ao volante se sinta em sintonia com o automóvel e que este proporcione uma experiência de condução divertida para todos. A receita é uma sensação desportiva na estrada, com um eixo dianteiro incisivo e uma direção direta e cuidadosamente calibrada. O eixo traseiro é suficientemente reativo quando se alivia o acelerador em troços sinuosos, mas sempre muito controlável, com uma excelente estabilidade em curvas rápidas, reforçando a sensação de segurança e controlo. As definições da suspensão não precisam de ir a extremos para manter o rolamento do chassis sob controlo. A utilização de amortecedores com batentes hidráulicos garante um excelente nível de conforto, muito apreciado na condução quotidiana.
A adoção de um eixo traseiro multi-link, raro no segmento dos automóveis urbanos, permite um ajuste preciso da posição das rodas, proporcionando ao A290 uma sensação de estrada estável e confortável. Esta estabilidade nas curvas a alta velocidade permitiu concentrar o trabalho aerodinâmico no arrasto e não na força descendente, um fator essencial para a eficiência.
Um botão no volante ativa os quatro diferentes modos de condução Alpine: Save, Normal, Sport e Personal. Este último permite o ajuste, independente do nível de assistência da direção, da resposta do acelerador, do ambiente de iluminação e do Alpine Driving Sound. Como resultado, os condutores podem explorar os limites com confiança, ajustando simplesmente o equilíbrio entre a frente e a traseira, com um ligeiro levantar do pedal do acelerador para fechar gradualmente a trajetória. O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) pode ser totalmente desativado.
A resposta calibrada do acelerador faz do A290 um verdadeiro desportivo fácil de controlar, apesar dos elevados níveis de potência e binário que o seu motor elétrico proporciona. A aceleração é progressiva e fácil de manter, tal como no A110, cuja configuração é a referência.
O A290 tem como objetivo ser assertivo, utilizável e eficiente. A gama de respostas muda consoante o modo de condução selecionado, mas mantém-se fiel ao mesmo princípio de progressividade, proporcionando o máximo prazer de condução e desempenho.
O pedal do travão foi amplamente reformulado para uma excelente dosagem em todas as condições de condução. O seu comando by-wire assegura uma transição natural e impercetível entre a travagem elétrica regenerativa e a travagem hidráulica, assegurada por um conjunto Brembo de dimensões generosas (pinças monobloco de 4 pistões e discos de 320 mm à frente, com pinças provenientes do A110, e 288 mm atrás). A sensação de travagem degressiva, a resistência e a potência de travagem são coerentes com o elevado desempenho do A290.
Graças ao sistema de gestão “Alpine Torque Precontrol”, o binário instantâneo extremamente elevado do motor elétrico (300 Nm) é controlado para otimizar a tração durante a aceleração. Permite igualmente regular com precisão a dosagem do binário e a ação dos travões para maximizar a tração através do diferencial eletrónico de deslizamento limitado.
O desempenho de topo do A290 foi concebido para ser facilmente repetido, sem perda de potência até níveis baixos de capacidade da bateria. Na sua versão de 220 cv, o Alpine A290 acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, o que o coloca entre os melhores da sua categoria.
Uma função de ultrapassagem controlada a partir do volante, através de um botão vermelho (chamado OV), fornece instantaneamente a potência máxima (também acessível a partir do acelerador através da função kick-down). Esta função, derivada do desporto automóvel e do mundo dos jogos, foi patenteada. Quando esta energia suplementar é libertada, o painel de bordo apresenta uma animação que simboliza a velocidade e uma indicação do tempo restante através de um cronómetro. A procura de energia resultante é apresentada através do medidor de potência no ecrã central do Alpine Telemetrics.
A potência de regeneração pode ser ajustada a partir do volante em quatro níveis, utilizando um botão físico marcado RCH (para Recharge). A primeira posição deixa o automóvel em modo de roda livre. O nível 1 corresponde a uma travagem do motor semelhante à do A110, e os níveis 2 e 3 aumentam progressivamente o nível de travagem regenerativa, permitindo ao condutor escolher o modo de regeneração mais adequado aos seus gostos, estilo de condução ou condições de condução.
O A290 possui uma função de controlo de arranque. Esta função proporciona a melhor aceleração possível a partir de um arranque da posição parada e é acionada através de um procedimento muito simples. A aceleração resultante é acompanhada por uma espetacular animação especial no ecrã de instrumentos.
Na ausência de ruído natural no motor de um automóvel 100% elétrico, a criação de um sistema de feedback sonoro para acompanhar a condução e fornecer informações diretas sobre o esforço do grupo propulsor, ajuda a aumentar as sensações e a melhorar a experiência de condução. É por isso que as equipas da Alpine, trabalhando com especialistas de acústica e músicos, criaram dois Alpine Driving Sounds, com diferentes frequências e intensidades, baseadas nos sons gerados pelo motor. Estes sons são difundidos através do sistema de áudio Devialet, especialmente concebido para o A290. Para garantir a autenticidade, a Alpine desenvolveu o som do A290 com base nos harmónicos naturais do seu motor elétrico. O primeiro som, Alternative Sound, oferece um tom leve e desportivo, concebido para uma utilização quotidiana. O segundo som Alpine Sound é intencionalmente muito desportivo, com um padrão sonoro único concebido para proporcionar uma imersão no A290, ajudando a estruturar as fases de condução. Ambos os Alpine Driving Sounds podem ser desligados e são independentes dos modos de condução.
Por último, o sistema de aviso acústico de veículos, ou AVAS, obrigatório até 30 km/h, para avisar os peões da chegada de um veículo elétrico, foi também concebido com um som Alpine único.

O ecrã de instrumentos de 10,25 polegadas atrás do volante e o ecrã central de infotainment de 10,1 polegadas orientado para o condutor, com os seus gráficos, interfaces e funções específicas, contribuem para a atmosfera única do A290. Esta experiência digital imersiva reflete-se em temas visuais únicos, em consonância com a elegância desportiva do cockpit do A290.
Os códigos gráficos do painel de instrumentos virados para o condutor afastam-se dos tradicionais mostradores redondos para adotar um tema triangular com uma estrutura em arame. Este símbolo geométrico preciso permite visualizar, de forma muito legível, o nível de potência fornecida ou recarregada, à esquerda, e a velocidade, à direita, incluindo uma linha vermelha que simboliza a velocidade. O nível de regeneração é apresentado na parte inferior do ecrã. A nova tipografia do mostrador de velocidade é, simultaneamente, nítida e arredondada e está inserida num fundo de ecrã azul com silhuetas de montanhas, uma das marcas registadas da Alpine.
São oferecidas quatro vistas diferentes: Iconic, com os dois triângulos que suportam as funções do medidor de potência e do tacómetro, indicando a potência e a velocidade; Navigation, com o Google Maps; ADAS, que mostra a distância de segurança em relação ao veículo da frente, apresentando o A290 na cor da carroçaria com animações dos piscas e das luzes de travão; e Minimal, com informações básicas.
Dependendo do modo de condução escolhido, indicado na parte inferior do velocímetro, o fundo do ecrã muda o seu tema visual geral: Normal, Sport (a linha de cumeada da montanha fica vermelha), Save (a montanha fica verde) e Personal.
O ecrã central, de alta resolução, de 10,1 polegadas, apresenta igualmente temas gráficos e uma interface de utilizador coerentes com os códigos da Alpine. O design dos pictogramas, a tipografia e o fundo azul Alpine contribuem para a harmonia visual entre os dois ecrãs. O sistema Alpine Portal baseia-se no sistema Android Automotive conectado e nos Google Automotive Services. Foi concebido para ser fluido e potente e é continuamente atualizado à distância, através da tecnologia FOTA (Firmware Over The Air). Simples e intuitivo, pode ser operado como um tablet, utilizando a sua superfície tátil ou o assistente de voz integrado. O ecrã apresenta, permanentemente, a barra de estado na parte superior (hora, temperatura exterior, rede, etc.), atalhos para os menus principais à esquerda (início, multimédia, telefone, aplicações, definições do automóvel) e os comandos do ar condicionado na parte inferior. A página inicial pode ser personalizada com widgets.
A navegação GPS Google Maps, com um planeador de rotas elétrico, é de série em toda a gama, tal como o assistente de voz Google Assistant. Está disponível um grande número de aplicações no catálogo Google Play. O Android Auto e o Apple CarPlay permitem ligar um smartphone ao sistema de bordo, com ou sem fios, e apresentar uma réplica do seu conteúdo.

A função Alpine Telemetrics dá aos clientes acesso a três categorias principais de serviços com base no seu A290: Live Data, Coaching e Challenges. Tal como uma aplicação para smartphone, a Alpine Telemetrics será atualizada através da Playstore, permitindo o acesso regular a novos conteúdos.
O Live Data apresenta os dados de condução de acordo com quatro temas diferentes:
– Agilidade: Gs lateral e longitudinal, ativação do ABS/ESC, boost de ultrapassagem.
– Potência: monitorização da aceleração e da travagem (regenerativa ou hidráulica), recarga da bateria e potencial de boost de ultrapassagem.
– Resistência: consumo, energia acumulada e estado da bateria.
– Circuito: tempos de volta, dados do automóvel (temperatura do motor e da bateria, pressão e temperatura dos pneus, temperatura dos travões), gravação de vídeo num smartphone com visualização dos dados de condução. Um botão permite gravar toda a sessão na aplicação Alpine Telemetrics para smartphone.
O Coaching fornece conselhos sobre como familiarizar-se com o automóvel, utilizar as funções Alpine Telemetrics e melhorar as capacidades de condução. Ideal para aprender ao seu próprio ritmo, esta secção apresenta os reflexos básicos que devem ser adotados na condução de um automóvel desportivo, como o seguimento dos olhos, o controlo da trajetória e as técnicas de travagem. À medida que progride, os conceitos abordados, como a gestão da derrapagem ao levantar o pé do acelerador, tornam-se mais avançados. A secção de condução é, por vezes, assinada com os nomes próprios dos engenheiros de desenvolvimento e dos pilotos do A290, que oferecem conselhos preciosos.
Challenges é uma série de desafios baseados na agilidade, força e resistência. É uma abordagem claramente ao estilo dos videojogos, com nomes divertidos (“até ao infinito e mais além”, por exemplo) e níveis de passagem para progredir. Alguns desafios são completados em estradas fechadas (aceleração, travagem, percentagens do pedal do acelerador numa determinada distância). Em contrapartida, os desafios de resistência podem ser completados em estradas abertas, ajudando a ensinar a antecipação na condução.
A aplicação My Alpine para smartphone permite aceder, remotamente, a uma série de informações sobre o automóvel, incluindo a sua localização, quilometragem, autonomia, nível de carga da bateria e tempo de recarga restante. Também é possível planear uma rota com base nas necessidades de recarga, programar a recarga ou o pré-condicionamento do habitáculo e ativar, remotamente, a buzina e as luzes.

Devialet, som excecional
A Alpine associou-se pela primeira vez à Devialet, a empresa francesa de engenharia acústica, para desenvolver um sistema de som personalizado para o A290. A experiência acústica da Devialet, baseada em mais de 250 patentes que protegem inovações radicais no som, é o fruto de 15 anos de engenharia de ponta e I&D em acústica. Foi utilizada em três fases-chave do processo de conceção: dimensionamento do sistema e especificação dos requisitos do equipamento de som, contribuição com tecnologias proprietárias de processamento de sinais e afinação do som para criar quatro modos de audição.
Assim, a arquitetura de 615 watts – composta por um amplificador dedicado, um subwoofer de 20 cm, 2 x 2 woofers e tweeters (9 altifalantes no total) – inclui a tecnologia SPACE™, que garante uma experiência de som completa para todos os passageiros, independentemente do conteúdo que estiver a ser ouvido. Está associada à tecnologia patenteada SAM®, que assegura um controlo perfeito dos altifalantes.
Estas duas inovações proporcionam a reprodução de som de alta-fidelidade, pura e equilibrada caraterística da Devialet. O sistema também oferece quatro modos de audição que podem ser selecionados de acordo com as preferências individuais: Fidelidade, Voz, Dinâmico e Heavy.
O sistema é combinado com a geração de sons de motor Alpine Drive Sound, difundidos através de um amplificador personalizado e reproduzidos pelo sistema áudio. Esta opção está disponível a partir dos primeiros níveis de acabamento e é de série no GT Premium e no GTS.

O Alpine A290 vem equipado, de série, com uma bateria de 52 kWh, o que permite uma autonomia WLTP de até 380 km. Está incluída uma bomba de calor para otimizar a temperatura do habitáculo, preservando a autonomia. O sistema de carregamento rápido de 100 kW DC do A290 permite-lhe passar dos 15 aos 80% de carga, em 30 minutos, ou recuperar até 150 km WLTP, em 15 minutos. Num ponto de carregamento AC, o seu carregador de 11 kW a bordo permite recarregar o automóvel de 50% a 80% em 1 hora e 20 minutos, ou até 70 km WLTP numa hora, ou 3 horas e 20 minutos para recuperar dos 10% aos 80% de carga.
Este carregador incorpora uma função bidirecional que permite utilizar as funções V2L (automóvel para carga) para ligar um dispositivo através da tomada de carga.
A navegação GPS do Google Maps inclui o planeador de rotas elétricas, que considera a rota, o nível de carga, a temperatura da bateria, o consumo em tempo real e o pré-condicionamento automático da bateria de tração para calcular a melhor rota, otimizando as fases de recarga.
A gama Alpine A290 inclui duas versões, GT e GTS, e quatro ofertas no total. A versão GT de base é equipada com um motor de 180 cv e, tal como os modelos de topo da gama, inclui uma bateria de 52 kWh, um carregador de bordo de 11 kW, um carregador de corrente contínua de 100 kW e uma bomba de calor. As jantes de liga leve de 19 polegadas, Iconic, estão equipadas com pneus especiais Michelin Pilot Sport EV, faróis totalmente em LED e regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go. Os bancos desportivos aquecidos são estofados numa mistura de tecido revestido e tecido granulado, o seu volante desportivo é revestido em couro Nappa e possui, ainda, um sistema de multimédia bastante completo. O Alpine Portal integra os serviços Google e a navegação, com planeamento elétrico de rotas. O Android Auto e o Apple CarPlay podem ser ligados sem fios. Por último, para facilitar a experiência de condução quotidiana, são oferecidas, de série, ajudas ao estacionamento dianteiro e traseiro e uma câmara de marcha-atrás.
A gama é ainda reforçada por dois modelos complementares, o GT Premium e o GT Performance. O A290 GT Premium privilegia o conforto e o requinte, com o seu tejadilho preto contrastante, vidros traseiros escurecidos e pinças de travão em azul Alpine. No interior, possui um interior em couro Nappa, um sistema áudio premium Devialet com Alpine Driving Sound, um volante aquecido e um carregador de smartphone por indução. O espelho retrovisor interior é electrocrómico e os espelhos retrovisores exteriores são rebatíveis eletricamente.
O A290 GT Performance é ainda mais desportivo. Tem o motor mais potente (220 cv), pneus especiais Michelin Pilot Sport 5, pinças de travão Vermelho Racing, Monogramas Alpine em cromado Preto, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e Alpine Telemetrics.
A versão topo de gama GTS, também equipada com o motor de 220 cv, distingue-se pelas suas jantes 19” exclusivas Snowflake Preto Brilhante e oferece o melhor das duas versões GT topo de gama, combinando estilo e conforto com toda a capacidade desportiva.
A290 GTS Première Édition: 1 955 exemplares excecionais
A série limitada Première Édition, que estará disponível a partir do lançamento do Alpine A290, será proposta na versão Première Édition, bem como em três versões exclusivas: Beta, inspirada no A290_β, com cores contrastantes de branco e preto, La Grise e La Bleue. No total, serão produzidos 1.955 exemplares, um número simbólico que evoca a criação da marca Alpine, por Jean Rédélé. O que todos têm em comum é uma decoração exclusiva, equipamento extra e uma placa numerada alusiva à edição limitada, na consola central.
| ALPINE A290 | Especificações técnicas | |
| MODELO | GT / GT Premium | GT Performance/ GTS |
| MOTOR | ||
| Potência máxima | 180cv (130kW) | 220 CV (160kW) |
| Binário máximo | 285Nm | 300Nm |
| Capacidade da bateria | 52kWh | |
| TRANSMISSÃO | ||
| Tipo de transmissão | Redutor | |
| CHASSIS | ||
| Chassis | Alpine sport com amortecedores hidráulicos e suspensões traseiras multi-link | |
| Eixo dianteiro e traseiro | Tração dianteira | |
| Raio de viragem entre passeios | 10.2m | |
| Travões | Pinças dianteiras Brembo monobloco de 4 pistões | |
| Diâmetro dos discos de travão dianteiros | 320 mm | |
| Diâmetro dos discos de travão traseiros | 288 mm | |
| Pneus dianteiros / traseiros | Michelin Pilot Sport EV – 225/40R19 93V | Michelin Pilot Sport 5S – 225/40R19 93V |
| PESO | ||
| Peso mínimo em ordem de marcha (mín-máx) | 1 479kg | |
| Peso mínimo em ordem de marcha (mín-máx) com condutor de 75 kg | 1 554 kg | |
| Peso máximo autorizado com carga | 1 950 kg | |
| PRESTAÇÕES | ||
| Velocidade máxima | 160 km/h | 170 km/h |
| 0-100 km/h | 7,4s | 6,4s |
| 0-400 metros | 15,5s | 14.7s |
| 0-1.000 metros | 29,5s | 27,7s |
| CONSUMO / EMISSÕES (1) | ||
| Protocolo de homologação | WLTP | |
| Consumo de combustível combinado (kWh/100km) | 15.8 | 16.5 |
| Autonomia em ciclo combinado em km | 380 km | 364 km |
| Consumo em ciclo urbano (kWh / 100km) | 11,9 | 12,6 |
| Autonomia em ciclo urbano em km | 507 km | 480 km |
| DIMENSÕES | ||
| GT / GT Premium | Desempenho GT / GTS | |
| Comprimento (mm) | 3 997 | |
| Largura com / sem espelhos (mm) | 2 020 / 1 823 | |
| Altura (mm) | 1 512 | |
| Distância entre eixos (mm) | 2 534 | |
| Vão dianteiro (mm) | 789 | |
| Vão traseiro (mm) | 674 | |
| Altura ao solo (mm) | 151 | |
| Distribuição do peso à frente / atrás | 57% / 43% | |
| Volume do porta-bagagens sob a chapeleira (dm3) | 326 (300 com sistema áudio de alta fidelidade Devialet)) | |

















Sem comentários