FIAT vai lançar novo utilitário e três novos crossovers até 2027!
A FIAT está a planear expandir e modernizar a sua gama nos próximos 5 anos, com foco nos segmentos mais pequenos. Na lista de novos lançamentos constam três novos crossovers e um novo utilitário. O design destes novos modelos já está concluído, de acordo com o CEO Olivier François. A marca italiana pretende tornar-se 1005 elétrica até 2027 adotando um posicionamento de preço mais acessível a par com a Citroen no grupo Stellantis.
O primeiro dos novos lançamentos será o utilitário que deve ser revelado já no próximo ano, situando-se abaixo do atual FIAT 500 Elétrico no que toca a posicionamento de preço. Ao contrário do que seria de esperar, o novo modelo não se chamará FIAT PUNTO, dando continuidade à linhagem de 1993 até 2018. Espera-se que o utilitário da FIAT partilhe a plataforma com o Peugeot 208, Opel Corsa e novo Citroen C3. Esta plataforma CMP permitirá motorizações térmicas e elétricas de acordo com os restantes modelos do grupo Stellantis.

Relativamente aos modelos “urbanos” da marca, Olivier François descreveu o 500 e o Panda como os dois ícones da marca e acrescentou que há sempre espaço para mais na gama 500 e 500xque vai ser chic e urbana. No que toca ao panda, falou de uma interpretação moderna do modelo original dos anos 80, não apenas ao nível do design exterior, mas também ao nível do essencial com linguagem minimalista. Esta ideia inspirou o protótipo Centoventi (2019) e será herdada por “pelo menos alguns automóveis de produção de acordo com o CEO.
O successor do FIAT Panda terá o mesmo nome e será um dos novos três crossover na gama FIAT. Oliver François afirmou: “O Panda tem que ser pequeno e robusto.” Sugerindo que o ADN do Panda se irá “alastrar” a outros modelos.
De acordo com a imprensa internacional, a futura gama da FIAT terá 10 modelos, incluindo cinco que serão vendidos em vários continentes (500, Panda, utilitário do tamanho do Punto, para além de mais dois crossovers), quatro veículos comerciais e um modelo destinado à América do Sul. “Nos próximos cinco anos, vamos lançar um automóvel novo por ano por região e podemos criar automóveis comuns em todo o mundo.” Acrescentou Olivier François.

O CEO da FIAT confirmou o foco renovado da marca em segmentos mais baixos, onde os segmentos mais elevados ficam de parte. O CEO da FIAT também descreve a mesma como “prima da Citroën” no grupo Stellantis: “As histórias são diferentes, mas somos marcas do mesmo grupo e partilhamos muito. Acho que o interessante é que podemos dividir o mercado em termos de tamanho. Podemos ser especialistas em carros de baixa gama e a Citroën tem mais legitimidade para cobrir o segmento D e, claro, haverá alguma sobreposição no meio.”
Na Europa, a FIAT fará uma grande aposta nos veículos elétricos, lançando versões totalmente elétricas de cada novo modelo da sua gama antes de, eventualmente, descontinuar os motores térmicos. Olivier François quer fazer da FIAT “o Tesla do povo”, baixando os custos da eletrificação. A FIAT planeia ter uma uma gama de veículos elétricos entre 2025 e 2030, com Olivier François sugerindo que pode acontecer em 2027 ou antes, uma vez que quer tornar a FIAT “a primeira marca de grandes volumes no mercado a ser apenas elétrica”.

Sem comentários