Leapmotor C10 Range-Extended EV cumpre 650 quilómetros entre Lisboa e Madrid sem recarregamentos ou reabastecimentos

- Diversos jornalistas portugueses foram convidados a ligar as capitais ibéricas ao volante do novo Leapmotor C10 Range-Extended EV (REEV), num percurso de 650 quilómetros, mais de 95% feito em autoestrada.
- O novo modelo da marca chinesa Leapmotor cumpriu este percurso em velocidade regulamentar em menos de seis horas, sem necessidade de efetuar paragens para recarregamento da bateria ou reabastecimento de combustível.
- Sustentável, prática e acessível, a nova proposta que a Leapmotor acaba de lançar em Portugal elimina o fator de ansiedade com a autonomia disponível. O C10 REEV oferece o prazer de condução de um veículo elétrico, mas com uma autonomia total superior a 970 km e baixas emissões de CO2.
- Consegue-o tirando partido de uma tecnologia com extensor de autonomia eficiente, amplamente adotada e em pleno crescimento na China.
- O Leapmotor C10 REEV está disponível em Portugal com preços competitivos a partir de 37.454 euros.
A agilidade elétrica e a experiência de condução, combinadas com uma autonomia praticamente ilimitada e tempos de reabastecimento rápidos fazem do LEAPMOTOR C10 Range-Extended EV (REEV) a escolha certa para aqueles que conduzem, com grande frequência, longas distâncias, enquanto querem desfrutar dos benefícios e da compatibilidade ambiental da propulsão elétrica.
Para apresentar o novo modelo e comprovar a sua ampla capacidade de viajar sem restrições, a Leapmotor Portugal convidou um grupo de jornalistas para um test drive em condições reais, ao volante do Leapmotor C10 Range-Extended EV (REEV), ligando as cidades de Lisboa e Madrid, num percurso de 650 quilómetros, mais de 95% feito em autoestrada.
O C10 REEV cumpriu a ligação entre as duas capitais ibéricas, respeitando as velocidades máximas regulamentares nas vias utilizadas, em menos de seis horas, sem que houvesse necessidade de parar para reabastecimentos de combustível ou para recarregamentos de eletricidade.
Rolando às velocidades máximas regulamentares, o Leapmotor C10 REEV utilizado com o melhor desempenho fez a primeira viagem de 650 km, no sentido Madrid / Lisboa, terminando-a ainda com uns expressivos 150 quilómetros de autonomia. No sentido contrário, a autonomia restante à chegada a Lisboa foi de 70 quilómetros. O novo modelo da Leapmotor demonstrou assim a sua capacidade para fazer esta longa viagem em autoestradas e ainda ter autonomia para circular nas cidades de destino, se necessário. Refira-se que a base do evento em Sacavém, Lisboa, encontra-se a 70 metros de altitude, acima da linha do mar, enquanto o Aeroporto de Barajas, em Madrid, está 610 metros acima dessa marcação.
Leapmotor traz o bem-sucedido conceito REEV para Portugal
Os veículos elétricos com extensor de autonomia, vulgo REEV (Range Extender Electric Vehicles), têm vindo a crescer na China desde 2020, com a adoção dessa solução a acelerar a um ritmo sem precedentes. Em 2023, as vendas cresceram mais de 166% e, no ano passado, foram comercializado mais de 1 milhão de unidades.
Os veículos REEV são um sucesso comprovado. Estudos de mercado, como o China EV Study 2023 da JD Power, destacam que mais de 90% dos clientes estão altamente satisfeitos com os veículos elétricos com extensores de autonomia, elogiando a experiência perfeita dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que beneficiam da segurança de uma fonte de energia de reserva.
A Leapmotor tem estado na vanguarda deste movimento, sendo pioneira na tecnologia de VE com Extensor de Autonomia, para oferecer o melhor de dois mundos: uma verdadeira condução elétrica, com uma solução prática e eficiente de autonomia alargada.
Os VE com extensor de autonomia têm tido tanto êxito porque respondem às necessidades reais dos clientes e não apenas à conformidade regulamentar. Os REEV são derivados de plataformas EV, tendo as seguintes diferenças:
- Em comparação com BEV: eliminam o fator da ansiedade, oferecem uma maior autonomia, utilizam as infraestruturas de reabastecimento existentes e permitem reabastecimentos mais rápidos.
- Em comparação com os PHEV tradicionais: integram uma bateria de maiores dimensões para uma condução elétrica prolongada, uma experiência EV completa com carregamento direto em DC, uma arquitetura eletrónica mais avançada e inteligente e um bloco extensor de autonomia mais eficiente.
A tecnologia REEV é, assim, a solução ideal para um mundo em transição para a eletrificação total.
Sistema de gerador de alta eficiência
O nosso grupo motopropulsor também inclui um gerador de elevada eficiência:
- Com uma solução de bobina em espiral de metal plano em 8 camadas, atinge-se uma eficiência de 96,5%.
- A conceção do motor e do gerador diretamente acoplados reduz o peso do conjunto em 8 kg, eliminando volantes e amortecedores de torção desnecessários.
- O sistema otimiza a conversão de energia para atingir uma eficiência líder na indústria, de 0,3l/kWh.
Ao fazer corresponder a eficiência do gerador ao espectro de performance ideal do motor, garante-se o menor consumo de combustível possível e a maior conversão de energia possível.
Prazer de condução
Para além da eficiência, também foi dada prioridade ao desempenho em termos de NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) para garantir uma experiência de condução suave e refinada:
- O bloco do motor foi concebido com elevada rigidez para minimizar as vibrações.
- Um sistema de polias amortecedoras aumenta, ainda mais, o nível de silêncio.
- A vantagem do motor 1.5l utilizado no C10 Range-Extended EV, com um desempenho em termos de NVH ainda melhor do que a média da base de dados de motores de combustão do tipo AVL.
“Este veículo é a solução ideal para os condutores frequentes que também querem viajar em modo elétrico”, sublinha Tianshu Xin, CEO da Leapmotor International,. “Isto é especialmente verdadeiro na fase atual, em que o desenvolvimento da mobilidade elétrica não progride de forma linear em todos os países. O C10 REEV dar-nos-á um impulso de vendas significativo; esperamos que um em cada dois C10 vendido na Europa seja com extensor de autonomia. A tecnologia do extensor de autonomia elimina o fator ansiedade ao combinar a propulsão elétrica com um extensor de autonomia, permitindo assim uma autonomia total superior a 970 quilómetros. Com emissões de Co2 de apenas 10 gramas por quilómetro no ciclo WLTP, o C10 Range-Extended EV combina sustentabilidade com praticidade”.
O C10 REEV aposta em preços competitivos e revela-se uma solução particularmente atrativa e acessível, em comparação com as restantes soluções BEV no mercado. O novo Leapmotor C10 REEV está disponível em Portugal em duas versões de equipamento com os seguintes preços (PVPR):
– C10 REEV: 37.454 euros
– C10 REEV Design: 38.954 euros
A mecânica em detalhe
O Leapmotor C10 Range-Extended EV está equipado com um motor elétrico de 158 kW (215 CV) e um motor de combustão interna (ICE) de 1,5 litros. A bateria de 28,4 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 145 km (WLTP), enquanto a autonomia total combinada excede os 970 km. Com um consumo de combustível de apenas 0,4 l/100 km em modo combinado e emissões de CO2 de 10 g/km, o C10 Range Extended EV reduz significativamente as emissões e os consumos em comparação com os veículos tradicionais a gasolina, tornando-o uma escolha amiga do ambiente para os consumidores.
O novo C10 REEV opera, principalmente, como um veículo elétrico, com o motor elétrico a conduzir as rodas. Quando a carga da bateria for baixa, o motor de combustão interna (ICE) entra em funcionamento para gerar eletricidade, recarregando a bateria e aumentando a autonomia de condução. Este sistema permite que o C10 Range-Extended EV ofereça uma experiência de condução suave, silenciosa e reativa de um veículo elétrico, enquanto proporciona a flexibilidade de um motor a gasolina tradicional para viagens mais longas.
A tecnologia Range-Extended EV permite aos utilizadores escolher entre três modos de carregamento: DC, AC e gerador de combustível embarcado. Esta flexibilidade permite a utilização de energia elétrica da rede ou da que é gerada a bordo graças ao motor de combustão a gasolina de 1,5 litros. O C10 Range-Extended EV oferece um carregamento rápido de 65 kW DC, permitindo recargas rápidas para viagens quase sem interrupções.
Os condutores podem selecionar o seu “Modo de Energia” preferido através dos comandos rápidos do ecrã principal, otimizando o desempenho do veículo em função das suas necessidades. Os modos disponíveis incluem opções para dar prioridade à condução elétrica ou aumentar a potência, conforme necessário.
O C10 REEV suporta tanto o carregamento rápido AC como DC, permitindo-lhe adicionar uma autonomia significativa num curto espaço de tempo, tornando-o conveniente para viagens mais longas. Com o carregamento rápido DC, o modelo pode recuperar metade da sua autonomia elétrica em apenas 18 minutos. O motor elétrico debita 215 CV, proporcionando uma experiência de condução suave e reativa.
Trajetória de crescimento ambiciosa
O Leapmotor C10 REEV é, assim, um componente-chave da estratégia da Leapmotor para expandir a sua presença no mercado europeu. A tecnologia inovadora embarcada e o seu preço competitivo tornam-no uma opção atrativa para os consumidores que procuram uma solução híbrida flexível e eficiente.
Este modelo é particularmente adequado para clientes que procuram os benefícios da condução elétrica, mas que também necessitam de maior flexibilidade em termos de autonomia, uma conveniência proporcionada pela tecnologia de extensor de autonomia. Além disso, o C10 REEV oferece uma condução silenciosa e confortável, tornando-o ideal tanto para a condução na cidade como para viagens de longa distância.
A Leapmotor dedica-se à inovação e à sustentabilidade, proporcionando soluções de mobilidade avançadas que satisfazem as diversas necessidades dos consumidores modernos. Com uma gama de veículos elétricos e híbridos, a Leapmotor está empenhada em reduzir as emissões e promover uma condução mais limpa e eficiente.
A marca encontra-se numa trajetória de crescimento ambiciosa e tem como objetivo entregar mais de 500.000 veículos em 2025, depois de ter comercializado cerca de 300.000 viaturas em 2024, duplicando, assim, o volume de vendas do ano anterior. No 1º semestre de 2025, a Leapmotor garantiu o primeiro lugar nas vendas entre as start-ups de veículos movidos a novas energias (NEV) na China, com 221.664 unidades. Com estes resultados, a marca sublinha a sua rápida ascensão no competitivo mercado de veículos elétricos chinês.
Na Europa, a joint-venture Leapmotor International (51% Stellantis / 49% Leapmotor) iniciou a sua atividade no outono de 2024. Desde então, a Leapmotor International tem-se mantido no caminho previamente traçado, tendo já alcançado muitos marcos importantes.
O lançamento da marca em Portugal ocorreu em abril deste ano, com os modelos T03, um compacto 100% elétrico com até 395 km de autonomia, e o C10, SUV de mecânica 100% elétrica tradicional, com até 420 km de autonomia.
A marca prossegue com a expansão da sua rede em Portugal. Neste momento, os clientes já podem adquirir e assistir os seus automóveis numa rede composta por seis Concessionários e Reparadores Autorizados. Até ao final do ano, a rede irá crescer para nove operadores.
“easy to Always-Be-Charged” COM Free2move Charge
Carregar o Leapmotor C10 REEV será fácil graças ao Free2move Charge – um ecossistema de carregamento completo oferecido pelo Free2move Charge, que proporciona o carregamento de um VE e a gestão de energia de forma personalizada e sem interrupções, em qualquer lugar e a qualquer momento, em casa, no local de trabalho e em viagem, incluindo hardware, software, instalação e serviços graças aos parceiros recomendados.
O Free2move Charge, desenvolvido pela Free2move eSolutions, assenta em 3 pilares:
- Free2move Charge Home oferece wallboxes em 2 versões, easyWallbox – uma solução plug and play que carrega até 7,4 kW e eProWallbox – uma solução conectada e inteligente que carrega até 22 kW. Os clientes podem solicitar um serviço de instalação profissional em casa, prestado pelos parceiros certificados, garantindo o mais elevado nível de serviço e qualidade.
- Free2move Charge Go: graças à aplicação gratuita Free2move Charge, os clientes têm acesso à rede de carregamento mais extensa da Europa, presente em 29 países, com mais de 800.000 pontos de carregamento, tanto AC (até 22 kW) como DC (50 kW-350 kW), permitindo aos clientes carregar os seus veículos em menos de 30 minutos. Na aplicação, os condutores poderão encontrar postos de carregamento públicos, filtrar por tipo de tomada, potência do carregador, tipo de CPO ou verificar a disponibilidade do ponto de carregamento, entre outras funcionalidades. Além disso, ao utilizar o Charging Pass, um cartão RFID com tecnologia contactless, os clientes podem carregar facilmente na rede, bastando tocar no ponto de carregamento selecionado.
- Free2move Charge Business: enfrenta todos os obstáculos como uma plataforma de balcão único com um conjunto completo de serviços de carregamento e de energia para a transição das empresas para a eletricidade: apoio inicial, aconselhamento sobre soluções de carregamento, estimativa dos custos de funcionamento iniciais e futuros, dimensionamento correto da infraestrutura de carregamento, instalação, manutenção e acesso ao carregamento público em viagem para apoiar facilmente as frotas em transição.
Sem comentários