Hyundai utiliza os desafios da Nürburgring para aperfeiçoar as suas capacidades de alta performance

Os modelos Hyundai N passam por testes rigorosos, incluindo testes de durabilidade na desafiante Nordschleife, em Nürburgring, para garantir a máxima performance nas condições mais exigentes.
O centro de testes europeu da Hyundai reúne vários dados durante os testes para melhorar ainda mais os veículos de alta performance.
Os desafios específicos na Nordschleife tiveram influência direta no desenvolvimento dos sistemas de direção, suspensão, pneus e ESC do Hyundai KAUAI N.
A par de Namyang e da forma em ziguezague de uma chicane, o ‘N’ no Hyundai N também significa Nürburgring. A icónica pista de corridas alemã, situada na montanha Eifel, acolhe o centro de testes europeu da Hyundai Motor, onde os modelos de produção de alta performance da Hyundai N são aperfeiçoados para uma condução em estrada e pista.
Apesar de apresentarem especificações e estilos de carroçaria distintos, todos os membros da família Hyundai N partilham o mesmo ADN, que pode resumir-se nos três pilares N: o melhor em curva, o carro desportivo do dia-a-dia e condução em pista.
Os modelos Hyundai N são divertidos de conduzir, sobretudo em curvas apertadas a uma velocidade elevada. Estes modelos estão também capacitados para uma condução diária. Além disso, os modelos N estão equipados para uma condução em pista, sem ajustes adicionais.
Gama Hyundai N à prova
O Centro Técnico da Hyundai Motor Europe (HMETC) realiza testes para o desenvolvimento de veículos em Nürburgring, desde 2011. Em 2013, a Hyundai inaugurou uma extensão do Centro Técnico, um novo centro de testes de 3.622 metros quadrados, ao lado de Nürburgring. Testes para carros convencionais e modelos Hyundai N são realizados no centro, de forma a garantir o melhor desempenho.
Em Nürburgring, a Hyundai coloca os seus veículos à prova na Nordschleife, um dos circuitos mais desafiantes do mundo. Este é o local perfeito para aperfeiçoar as capacidades de alta performance dos modelos Hyundai N, com uma ampla variedade de parâmetros a serem ajustados. Nürburgring atua como uma espécie de lupa. Para encontrar imperfeições, ocasionalmente, é necessário conduzir entre 50 a 100 quilómetros em estrada. As características únicas da Nürburgring garantem que os defeitos possam ser identificados após dois quilómetros de condução em pista, graças às exigentes condições da Nordschleife, que aceleram o desgaste. Dependendo do estilo de condução, um quilómetro na Nordschleife equivale entre 5 a 20 quilómetros numa estrada aberta.
A característica de melhor em curva dos modelos N é testada nas 73 curvas apertadas ao longo dos 20.8 quilómetros de asfalto da Nordschleife. Estas curvas requerem mudanças rápidas de velocidade. Os veículos devem suportar um grande número de mudanças de elevação na pista, uma vez que os pontos mais altos e mais baixos da Nordschleife têm uma diferença de altura de 300 metros. Os modelos N precisam de atravessar as encostas íngremes e descidas da pista, que apresentam um declive de 17% e 11%, respetivamente.
Durante os testes de resistência, os modelos Hyundai N cobrem uma distância equivalente a 180 mil quilómetros durante um período de apenas quatro a seis semanas. Cada modelo testado dá, no mínimo, 480 voltas ao redor da Nordschleife em piso seco e molhado. Ainda, uma equipa de pilotos profissionais com anos de experiência em corrida e teste de veículos, conduz os modelos pelo circuito.
Em comparação com os modelos convencionais Hyundai, os sistemas dos modelos N – suspensão, direção e a Suspensão Controlada Eletronicamente (ESC) – são ajustados na Nordchleife a uma intensidade elevada e com foco na capacidade e requisitos de uma condução em pista.
Embora todos os modelos Hyundai percorram 10 mil quilómetros na Nordschleife, durante os testes de resistência, os modelos N percorrem 500 quilómetros extra duas vezes, para além dos 100 mil quilómetros em estrada.
Testes ao Novo Hyundai KAUAI N
O Novo Hyundai KAUAI N completou os testes de resistência na Nürburgring no verão e outono de 2020. O ‘hot SUV’ realizou um total de 489 voltas, totalizando 10.187 quilómetros.
A transmissão de alta performance do KAUAI N, N DCT (transmissão de dupla embraiagem), também foi testada na pista. A transmissão suportou umas impressionantes 1.350 voltas em redor do circuito.
Contudo, a Hyundai não fez tudo isto sozinha. A marca trabalhou em estreita colaboração com o fabricante de pneus Pirelli, tirando partido da larga experiência no desporto automóvel, especificamente para o KAUAI N. Durante mais de um ano, a Hyundai e a Pirelli levaram a cabo um conjunto de testes na Nürburgring e na pista em Namyang para projetar os novos pneus P Zero de alta performance tamanho 235 / 40R19 96 Y do KAUAI N. Ao melhorar a performance em pista, a segurança e o prazer de condução, os pneus correspondem aos requisitos específicos definidos pelos engenheiros da Hyundai. Aliando-se ao caráter desportivo do Hyundai KAUAI N, os pneus de alta performance apresentam baixos níveis de ruído na estrada e maximizam o conforto, durabilidade e condução. A parede lateral dos pneus é marcada com o logótipo ‘HN’ para indicar que foram desenhados especificamente para o Hyundai KAUAI N.
Dados de desempenho
À medida que um modelo Hyundai N percorre a pista, os engenheiros monitorizam vários parâmetros de dados para posteriormente otimizar aspetos do veículo. Quando os dados de teste registados são analisados, o centro de teste transfere os resultados para o centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai Motor, em Namyang, para desenvolver e melhorar a qualidade do veículo.
O foco principal é a performance de condução. Neste ponto, os dados relacionados com a condução, direção, motor, transmissão e travões podem melhorar a performance geral do carro. O processo é interativo: se uma parte for modificada, as outras também deverão ser ajustadas.
Debaixo do capô é essencial manter a temperatura ideal da transmissão. Os engenheiros observam atentamente o óleo do motor e da transmissão, o líquido de arrefecimento, o catalisador e os travões, para garantir que o sistema de transmissão não sofre nenhuma alteração na performance, graças às mudanças de temperatura.
Os engenheiros devem, também, garantir que o modelo é capaz de suportar velocidades elevadas e grandes quantidades de força sem apresentar um mau funcionamento. Ao enfrentar os desafios da Nordschleife, os vedantes, rolamentos, tampas e peças aerodinâmicas devem permanecer em perfeitas condições para garantir a máxima performance. Caso surja um problema, como uma rotura, peça partida ou desgaste preliminar, os engenheiros devem identificar uma solução antes de retomar o teste.
O derradeiro objetivo passa por elevar todos os componentes relevantes do modelo Hyundai N a um nível elevado de segurança, durabilidade e performance. Em comparação com os modelos convencionais, a gama N precisa de fazer o coração dos condutores disparar quando estão sentados ao volante.
Aprimorar os sistemas do KAUAI N
Os dados de desempenho recolhidos na Nürburgring influenciaram diretamente o desenvolvimento dos sistemas de direção, suspensão, pneus e ESC do Hyundai KAUAI N.
Um detalhe do Novo Hyundai KAUAI N, melhorado em Nürburgring, foi o sistema de direção. Para desenvolver um veículo de alta performance capaz de percorrer as curvas desafiadoras da Nordschleife, a condução e direção do veículo foram otimizadas com os pneus de alta performance da Pirelli. Além disso, os engenheiros também melhoraram a cinemática, introduzindo um camber maior e um rácio de direção menor, um chassis mais rígido e um Diferencial autoblocante dianteiro (eLSD) para melhorar a tração e reduzir a subviragem. Os engenheiros também equiparam o Hyundai KAUAI N com um motor potente que fornece altos níveis de binário e aceleração.
Com base em técnicas de design e experiência de engenharia, de ciclos de desenvolvimento anteriores, o sistema de direção assistida montado na coluna de direção (C-MDPS) foi substituído por um sistema de direção assistida por motor montada em rack (R-MDPS). Este tipo de sistema de direção melhora a resposta e precisão devido à sua alta rigidez e menor rácio permitindo ao condutor maximizar a dinâmica do chassis aprimorado. Durante o processo de desenvolvimento, o Hyundai KAUAI N foi levado ao limite, resultando em melhorias de alta performance e colocando uma maior exigência no sistema de direção.
Um desafio que todos os engenheiros enfrentam ao desenvolver um veículo de tração dianteira com um motor de binário elevado é que este reduz a precisão da direção. No Hyundai KAUAI N, foram aplicadas lógicas de direção especiais para apoiar o condutor na aceleração (Torque Steer Control) ou ao sair de curvas (Cornering Acceleration Control).
Seções específicas do Nordschleife foram particularmente desafiadoras para o sistema de direção do KAUAI N. Por exemplo, os veículos experienciam uns fortes ressaltos verticais ao conduzir na Fuchsröhre, uma curva à esquerda percorrida em velocidade elevada. Isto deve-se às cargas verticais extraordinariamente elevadas ao fazer a transição rápida de uma descida íngreme para uma subida. Em Fuchsröhre, o Hyundai KAUAI N é conduzido a aproximadamente 220 km/h com aceleração lateral máxima. Os engenheiros tinham que garantir que o sistema de direção fosse ajustado para lidar com estas condições.
As condições da Caracciola Karussell – uma parede curva estreita e íngreme construída com placas de betão – é outro local exigente na Nordschleife. Por norma, os carros circulam a aproximadamente a 90 km/h, e a inclinação da pista cria um forte ressalto, uma grande quantidade de carga lateral e o kickback da direção. Além disso, o impacto da passagem sobre as juntas entre as placas de betão são um desafio para o chassis. Para garantir que os pilotos conseguem atravessar a curva com segurança, o sistema de direção foi desenhado com potência e resposta suficientes para minimizar o kickback.
As curvas em S ao longo da Nordschleife, como a Wehrseifen, geram um binário elevado sob uma aceleração total. O Cornering Acceleration Control nos veículos de alta performance da Hyundai foi desenvolvido exatamente por esse motivo. Isto mantém um nível apropriado do binário para garantir que o condutor possa controlar o veículo conforme desejado, enquanto ainda recebe a quantidade certa de feedback para aproveitar o motor potente e o N Corner Carving Differential, um eLSD. O eLSD gera um binário elevado relacionado com a saída em curva em velocidades mais baixas, quando o binário é elevado e o ângulo de direção é melhor.
Nordschleife também desafiou o ESC do Hyundai KAUAI N, em particular nas curvas inclinadas como Karussell ou Schwalbenschwanz ou em saltos como Pflanzgarten. Todos os modelos N são conduzidos em Nordschleife no modo “ESC – ON” sem grandes intervenções do sistema para manter a estabilidade. Estas podem ser um Sistema de Controlo de Tração (TCS) sensível ou travões. Os entusiastas podem, ainda, mudar para o modo “ESC – Sport” para uma maior diversão de condução ou desativar o ESC para obter o máximo de liberdade.
Desempenho hot hatch num SUV
Sem comprometer o prazer de condução ou performance, o Novo Hyundai KAUAI N introduz a Hyundai N ao segmento SUV. Este hot hatch SUV, ou ‘hot SUV’, adiciona um caráter distinto ao segmento, destacando-se a sua diversão, destreza e caráter desportivo, além do conforto em terrenos acidentados.
Embora o centro de gravidade do SUV e as diferentes dimensões dos pneus representassem desafios, os engenheiros conseguiram modificar a cinemática, a configuração da suspensão e o desenvolvimento do pneu para atender aos requisitos da pista de corrida e caráter fun-to-drive. O hardware do amortecedor e o software da Suspensão Controlada Eletronicamente (ECS) foram ajustados para estabelecer o equilíbrio correto.
Mesmo que o crossover compacto tenha uma atitude hot hatch, o Hyundai KAUAI N ainda é um SUV.
Para oferecer aos clientes a funcionalidade SUV, um Sistema de Controlo de Tração foi implementado para alcançar a melhor tração possível do sistema de tração dianteira do Hyundai KAUAI N. Os modos de tração alteram a configuração do TCS, ESC e do eLSD. A interação entre esses sistemas foi ajustada em terrenos desafiadores, como a lama, a areia, o gelo e neve. A tração do Hyundai KAUAI N foi melhorada através da monitorização contínua e análises de dados.
A extensa lista de características de condução do KAUAI N conferem-lhe capacidades de condução SUV incomparáveis. Os pneus Pirelli P-Zero 235/40R19, jantes forjadas de liga leve de 19” oferecem máxima aderência. Com estes pneus, o ‘hot SUV’ pode oferecer uma performance excelente numa variedade de terrenos desafiantes.
Para segurança adicional, foi instalado um sistema de travagem de alta performance. Este sistema oferece estabilidade mesmo em condições de condução adversas. Os travões do disco dianteiro e traseiro também garantem uma função de refrigeração melhorada através das entradas ampliadas em ambos os lados do para choques dianteiro.
Sem comentários