Comunicados de ImprensaNoticias

Hyundai: pioneira no passado, líder no presente e a moldar o futuro dos veículos FCEV movidos a hidrogénio

  • A Hyundai está há quase 20 anos na vanguarda da tecnologia de células de combustível a hidrogénio associada à mobilidade;
  • O objetivo da Hyundai é tornar a mobilidade movida a hidrogénio acessível a todos e o primeiro passo nessa direção foi dado com o ix35 Fuel Cell;
  • Os esforços da Hyundai em torno do hidrogénio representam o seu compromisso com um futuro com zero emissões.

Combinar sustentabilidade com utilidade de uma forma inovadora e visionária não é apenas uma ideia, é uma visão que a Hyundai tornou possível com uma convicção inabalável desde 1998. Os veículos a hidrogénio, também conhecidos como veículos elétricos com células de combustível de hidrogénio (FCEV), são o que dão vida a essa visão. Com a sua impressionante autonomia e potencial para promover a mobilidade com zero emissões, os veículos FCEV desempenham um papel vital na definição do futuro do transporte limpo.

Há quase 20 anos que a Hyundai Motor Company está na vanguarda da tecnologia de células de combustível, criando um legado que posiciona a marca como líder global em mobilidade sustentável. A sua convicção de que os automóveis de passageiros com células de combustível podem contribuir para um futuro mais sustentável acompanha o lançamento de novos automóveis que criam marcos na mobilidade a hidrogénio. Esta é a história dos automóveis de passageiros com células de combustível da Hyundai – uma história marcada pela inovação e determinação. Uma história que continuará com uma visão ousada para o futuro.

Como funciona um veículo elétrico com célula de combustível a hidrogénio

A Hyundai investiu no desenvolvimento de tecnologias fundamentais há quase 30 anos. Embora a implementação possa ser complexa, a ideia por trás da tecnologia do hidrogénio é simples. Essencialmente, um carro elétrico com célula de combustível funciona de forma muito semelhante a um veículo elétrico a bateria (BEV), com uma grande diferença: a eletricidade necessária para a propulsão é gerada durante a condução. Uma pilha de células de combustível dentro do automóvel funciona como uma central elétrica, produzindo eletricidade através da reação do hidrogénio do tanque e do oxigénio do ar circundante.

No final da década de 1990, a Hyundai desenvolveu o seu primeiro protótipo de sistema de célula de combustível, lançando as bases para a sua liderança neste campo. A visão inicial da marca era clara: tornar a mobilidade movida a hidrogénio acessível e prática para os consumidores comuns. O primeiro marco rumo a esse objetivo foi alcançado com o ix35 Fuel Cell.

Hyundai: pioneira no passado, líder no presente e a moldar o futuro dos veículos FCEV movidos a hidrogénio 13
Hyundai ix35

O ix35 Fuel Cell: o primeiro automóvel com célula de combustível produzido em massa no mundo

O ix35 Fuel Cell era mais do que apenas um automóvel. Era um statement, uma conquista inovadora para a Hyundai como o primeiro veículo elétrico com célula de combustível produzido em massa do mundo. Este carro representou o culminar de 15 anos de investigação e desenvolvimento, demonstrando a visão e o compromisso da Hyundai com a mobilidade com zero emissões. Com o ix35 Fuel Cell, a Hyundai preparou o terreno para avanços futuros.

O ix35 Fuel Cell em resumo: 

  • Lançado em 2013
  • Primeiro automóvel de passageiros elétrico a célula de combustível de hidrogénio produzido em série no mundo
  • Demonstrou a viabilidade da tecnologia de hidrogénio e o seu potencial para ser escalável
  • Autonomia de 594 km com um único abastecimento1
Hyundai: pioneira no passado, líder no presente e a moldar o futuro dos veículos FCEV movidos a hidrogénio 14
Hyundai NEXO 2018

O NEXO: um passo em frente na inovação das células de combustível

A Hyundai Motor apresentou o NEXO, o seu carro de célula de combustível de segunda geração, com base no sucesso do ix35 Fuel Cell e estabelecendo uma nova referência para a tecnologia de emissões zero. O NEXO recebeu amplo reconhecimento, incluindo o «CES Editors’ Choice Award» e o «Digital Trends Top Tech Award», destacando a sua excelência tecnológica. Em comparação com os concorrentes, o NEXO destacou-se pela sua autonomia superior e características inovadoras, consolidando a liderança da Hyundai na mobilidade a hidrogénio.

O NEXO em resumo:

  • Lançado em 2018
  • Representou um grande passo no desenvolvimento da mobilidade movida a hidrogénio
  • Amplamente aclamado pela sua autonomia, design e caraterísticas
  • Autonomia de até 666 quilómetros, tornando-o um dos automóveis de passageiros movidos a hidrogénio mais práticos do mercado2
  • Equipado com assistência remota inteligente ao estacionamento, sistemas de assistência ao condutor melhorados e maior eficiência da célula de combustível
  • O NEXO é o veículo de passageiros com célula de combustível de hidrogénio mais vendido do mundo3

O N Vision 74: alto desempenho aliado ao hidrogénio

Embora o N Vision 74 seja um conceito, ele representa um vislumbre de um futuro em que o hidrogénio alimenta veículos de alto desempenho. É um sonho enraizado na realidade, que destaca a capacidade da Hyundai de combinar ambição com proeza de engenharia. Com o N Vision 74, a Hyundai ultrapassou os limites do desempenho alimentado a hidrogénio. Ao combinar tecnologia de hidrogénio de ponta com engenharia de alto desempenho, o conceptcar oferece um vislumbre do futuro dos desportivos com emissão zero.

O N Vision 74 em resumo:

  • Lançado em 2022 como um concept-car
  • Um passo ousado na mobilidade de hidrogénio de alto desempenho
  • Presta homenagem ao icónico conceito Hyundai Pony Coupe de 1974
  • Autonomia de mais de 600 quilómetros
  • Sistema duplo que combina células de combustível a hidrogénio e uma bateria de alto desempenho; estética retrofuturista inspirada na tradição da Hyundai no desporto motorizado

O INITIUM: uma declaração em prol da tecnologia de hidrogénio e do design icónico

O concept-car INITIUM representa a visão ousada da Hyundai em relação ao transporte a hidrogénio. Derivado da palavra latina para «começo» ou «primeiro», o INITIUM reflete a liderança da Hyundai em tecnologia de hidrogénio e o seu compromisso com um futuro sustentável movido a hidrogénio. Com base em quase 30 anos de desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio, a Hyundai concentrou-se em três aspetos fundamentais na criação do INITIUM: alcançar uma elevada autonomia e melhorar a dinâmica de condução – pontos essenciais dos veículos elétricos com célula de combustível de hidrogénio –, proporcionar um interior e uma bagageira espaçosos, ideais para famílias, e integrar sistemas de conforto e segurança únicos. O INITIUM é uma declaração da crença da Hyundai de que o hidrogénio é uma força transformadora no transporte, abrindo caminho para um futuro sustentável e interligado.

O INITIUM em resumo:

  • Lançamento em 2024 como carro conceito
  • Demonstra a versatilidade e o potencial dos veículos elétricos movidos a célula de combustível de hidrogénio
  • Autonomia prevista de mais de 650 quilómetros
  • Maior potência da pilha e maior capacidade da bateria, permitindo uma potência do motor elétrico de até 150 kW
  • Estreia de uma nova linguagem de design – chamada “Art of Steel” – que incorpora o caráter da HTWO, a marca comercial da cadeia de valor do hidrogénio da Hyundai
  • A versão de produção do conceito INITIUM está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2025
Hyundai: pioneira no passado, líder no presente e a moldar o futuro dos veículos FCEV movidos a hidrogénio 15
Hyundai N Vision 74

O novo NEXO: um mais recente marco na mobilidade a hidrogénio da Hyundai

O novo NEXO representa o próximo marco na liderança da Hyundai na mobilidade movida a hidrogénio. Apresentado no Seoul Mobility Show 2025, o veículo elétrico de célula de combustível de segunda geração baseia-se na longa experiência da Hyundai, com um novo design arrojado e diversas melhorias tecnológicas. Apresenta uma autonomia prevista de mais de 700 quilómetros com um carregamento de cinco minutos, um interior redesenhado com maior conforto e praticabilidade e um sistema de propulsão mais eficiente. Sendo o primeiro FCEV com capacidade de reboque, o novo NEXO combina versatilidade com desempenho de emissões zero, reafirmando o compromisso da Hyundai com a mobilidade sustentável em todo o espectro de soluções inteligentes.

O novo NEXO em resumo:

  • Lançamento em 2025
  • Autonomia prevista de mais de 700 quilómetros com uma carga de cinco minutos
  • Nova linguagem de design exterior “Art of Steel” e desempenho aerodinâmico melhorado
  • Interior espaçoso com bancos relaxantes na primeira fila e bagageira com maior capacidade de carga
  • Grupo motopropulsor melhorado com novo sistema de motor e inversor de alta eficiência
  • Primeiro FCEV da Hyundai com capacidade de reboque

Além da mobilidade: o ecossistema de hidrogénio da Hyundai

O sucesso dos veículos elétricos e viaturas comerciais movidos a célula de combustível da

Hyundai já deixou uma marca duradoura no setor da mobilidade. No entanto, a Hyundai não seria a Hyundai se não quisesse chegar mais longe. A ambição da empresa vai muito além de revolucionar o transporte pessoal. O objetivo é moldar o futuro da tecnologia do hidrogénio a uma muito maior escala, consolidando a sua liderança neste campo.

Os esforços da Hyundai em relação ao hidrogénio representam o compromisso inabalável do

Grupo com um futuro de emissões zero. Com uma visão que une mobilidade e energia, a

Hyundai tornou-se, como a própria empresa afirma, “diferente de qualquer outra empresa de energia com raízes profundamente enraizadas na mobilidade e diferente de qualquer outra empresa de mobilidade com ramificações tão abrangentes nos setores da energia”. Esta identidade dupla única permite à Hyundai impulsionar a inovação em toda a cadeia de valor do hidrogénio, desde a produção e armazenamento até à distribuição e aplicação. Ao aproveitar a sua experiência de ponta a ponta em toda a cadeia de valor, o Hyundai Motor Group está a expandir o seu negócio de hidrogénio sob a HTWO, a marca e plataforma de negócios de hidrogénio, que está comprometida em promover a transição energética global. A HTWO continua a evoluir, expandindo-se como uma plataforma aberta para colaboração, investimento e parceria, reforçando a contribuição do Grupo para a construção de uma economia de hidrogénio.

Para impulsionar esses avanços, a Hyundai também está a investir em métodos inovadores de produção de hidrogénio com baixo teor de carbono, como o Waste-to-Hydrogen (W2H). Estas tecnologias abrem caminho para um ecossistema de hidrogénio mais limpo e sustentável. O Grupo já fez parcerias com governos na Coreia e na Indonésia para promover o seu negócio de hidrogénio com circulação de recursos.

Para a Hyundai, o hidrogénio não é apenas mais uma alternativa – é uma revolução. Com inovação de ponta e uma visão ousada para um futuro mais limpo, a Hyundai está a abrir caminho para que os veículos com zero emissões se tornem o padrão – assim como os veículos elétricos a bateria (BEVs), híbridos e híbridos plug-in, todos parte da gama da Hyundai como parte do seu compromisso com a mobilidade sustentável.

Após quase 30 anos de trabalho pioneiro, as conquistas da Hyundai Motor em tecnologia de hidrogénio são incomparáveis. Mas isso é apenas o começo. A Hyundai está determinada a ultrapassar limites, evoluir continuamente e permanecer na vanguarda da inovação em hidrogénio. A jornada não acabou, está a ganhar impulso, com uma visão ousada para um futuro mais sustentável.

Disclaimer: Dados sobre CO2 e emissões

  • Consumo combinado de hidrogénio do Hyundai NEXO em kg H2/100 km: 0,95; emissões combinadas de CO2 em g/km: 0 (WLTP)
  • O novo NEXO ainda não está disponível para venda. Os valores de consumo de energia ainda não estão finalizados.
  • com base nas normas europeias e no momento do lançamento, em 2013
  • com base nas normas europeias, aplicadas ao modelo NEXO 2018
  • vendas globais do NEXO em 2024: 2.774 unidades

 

Legenda das fotos:

  1. Hyundai ix35
  2. Hyundai NEXO 2018
  3. Hyundai N Vision 74
  4. Hyundai INITIUM concept-car
  5. Hyundai NEXO 2025
  6. Hyundai XCIENT Fuel Cell
  7. HTWO plataforma Waste-to-Hydrogen
Artigo anterior

XPENG lidera estudo de satisfação com veículos elétricos de 2025

Artigo seguinte

Alfa Romeo cresce no primeiro semestre de 2025

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.