Renault Twingo E-Tech elétrico: o regresso de um ícone e uma revolução no seu segmento
Lançado em 1992, o Renault Twingo transformou, radicalmente, o segmento A, com a sua nova e ousada visão do automóvel urbano. Alegre, colorido e modular, o Twingo convidava os clientes a “inventar a vida que combinasse com ele”. Naquela época, o mercado oferecia uma ampla gama de automóveis urbanos, com mais modelos a chegar a cada ano. Hoje, esse segmento representa menos de 5% do mercado europeu.
Ao contrário do que se pensa, o tamanho atual do segmento A não reflete uma baixa procura: os utilizadores, em toda a Europa, continuam à procura de automóveis compactos e acessíveis, concebidos para a vida urbana ou para serem utilizados como segundo automóvel. O problema reside na dimensão da oferta. Confrontados com a dificuldade de conciliar a competitividade, o cumprimento das normas e as expectativas dos clientes modernos, a maioria dos fabricantes simplesmente abandonou este segmento.
Com base na sua história e na experiência em automóveis pequenos, a Renault decidiu aceitar este desafio e vê-lo como uma grande oportunidade de crescimento. Como resultado, a nova geração do Twingo é uma verdadeira revolução. Faz parte de uma transformação radical, tanto a nível interno – com o rigor e a paixão da nossa força de trabalho, o ritmo acelerado de desenvolvimento e a nossa base de produção competitiva na Europa – como a nível do mercado, onde está a redefinir os padrões do segmento A, como um automóvel urbano elétrico moderno, que oferece um elevado valor ao cliente, a um preço acessível.
Dar vida ao espírito do Twingo implicou pegar no ADN da primeira geração e conferir-lhe um toque único e contemporâneo. Um automóvel com um design icónico e imediatamente reconhecível, o Twingo E-Tech elétrico é também excecionalmente espaçoso e modular, com cinco portas, dois bancos traseiros deslizantes independentes de série em todas as versões, um encosto rebatível no banco do passageiro da frente e muito mais. O espaço interior foi otimizado para satisfazer todas as necessidades, com um nível de versatilidade nunca antes alcançado por este preço.
Concebido para uma condução silenciosa, com emissões zero e tecnologia de ponta, o Twingo E-Tech elétrico vem equipado com sistemas de assistência à condução normalmente encontrados em modelos de gama superior, bem como com o sistema multimédia OpenR Link com Google integrado – uma novidade neste segmento. O objetivo é tornar os automóveis elétricos mais fáceis de conduzir e incentivar mais pessoas a fazer a transição. A bateria LFP de tamanho ideal (até 263 km de autonomia WLTP) é combinada com um motor leve e ágil de 60 kW. O Twingo E-Tech elétrico é perfeito para conduzir nas cidades e arredores, onde a função One Pedal facilita muito a vida no trânsito quotidiano. Por fim, o preço competitivo continua a ser uma prioridade: o Twingo E-Tech elétrico será lançado por menos de 20 000 euros. Mesmo as versões topo de gama serão vendidas a um preço atrativo.
Ainda mais prático e conveniente do que antes, o Twingo E-Tech elétrico estabelece novos padrões para o segmento A, mantendo-se fiel ao espírito pioneiro da Renault e do Twingo original. Atende plenamente às expectativas dos clientes, em toda a Europa, enquanto traz uma atitude otimista para a cidade.

O Twingo E-Tech elétrico vai ser lançado no início de 2026.
“Para encarar o desafio de oferecer um pequeno carro elétrico por menos de 20.000€, sem abdicar da produção europeia, da nossa rota de descarbonização ou do valor para o cliente, voltámos ao ‘espírito Twingo’. É o espírito que sempre colocou a vida diária, a diversão e a engenhosidade no coração do design. Hoje, esta nova geração 100% elétrica permanece fiel àquilo que mais importa para a Renault: entender as necessidades reais dos condutores europeus, os seus hábitos e a sua procura por acessibilidade, emoção e responsabilidade. Pessoalmente, o que me encanta no Twingo E-Tech elétrico é a forma como consegue ser, ao mesmo tempo, um tributo às suas origens e um salto para o futuro.”
Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
Dois anos para reinventar um ícone: uma aventura única na história da Renault
A partir de 1992, o Twingo estabeleceu-se como um automóvel urbano icónico. Foi um enorme sucesso, vendendo mais de 4,1 milhões de unidades, em 25 países, e marcando várias gerações com o seu design inovador de formato monovolume, um espaço interior generoso e modular e um carácter alegre.
Hoje, o Twingo E-Tech elétrico está a iniciar um novo capítulo, com um relançamento moderno, pegando nos fundamentos da primeira geração e adaptando-os às necessidades atuais. Consolidando a liderança da Renault na mobilidade elétrica, no segmento dos automóveis urbanos, combina inovação, prazer de condução e responsabilidade ambiental.
Desenvolvido como parte de uma organização internacional inovadora e única, o Twingo E-Tech elétrico expressa a ambição da Renault de tornar os automóveis elétricos populares e amplamente acessíveis.
O Twingo E-Tech elétrico foi concebido para cumprir três objetivos principais:
- Tornar a mobilidade elétrica acessível e mais sustentável: com um preço inicial inferior a 20 000 €, o Twingo E-Tech elétrico é uma solução acessível e mais sustentável para as famílias europeias.
- Reduzir o tempo de desenvolvimento dos automóveis para dois anos: uma novidade na história da Renault, esta conquista fez parte de um projeto-piloto que serviu de base para projetos futuros dentro da empresa.
- Manter uma base de produção competitiva na Europa: montado em Novo Mesto (Eslovénia), o Twingo E-Tech elétrico pode contar com uma organização industrial otimizada e uma cadeia de abastecimento local.

Tornar a mobilidade elétrica acessível e mais sustentável
O mercado europeu de automóveis elétricos está a mudar rapidamente, com os consumidores a exigirem modelos ainda mais acessíveis. A Renault está a responder a essa procura. Em 2023, os engenheiros começaram a trabalhar num automóvel com um preço inicial inferior a 20 000 euros (excluindo subsídios governamentais).
No entanto, satisfazer esta procura envolveu mais do que simplesmente ajustar o preço. Para conceber um automóvel urbano elétrico acessível e competitivo, a Renault teve de repensar radicalmente os seus métodos de conceção e produção. Como parte desta transformação organizacional, sustentada por escolhas técnicas radicais e pela experiência da Ampere, foi possível desenvolver um automóvel, com um preço inferior a 20 000 euros.
O Twingo E-Tech elétrico vem equipado com uma bateria LFP (fosfato de ferro e lítio), uma novidade para o Grupo Renault. Esta tecnologia aproveita recursos naturais abundantes e amplamente disponíveis, como o ferro e o fosfato, reduzindo a dependência de metais críticos, como o cobalto e o níquel. Esta estratégia está em total consonância com a abordagem da Renault em relação à descarbonização e com o seu objetivo de desenvolver automóveis elétricos mais sustentáveis e responsáveis, sem comprometer a segurança ou o desempenho. Além disso, a bateria LFP do Twingo E-Tech elétrico utiliza uma arquitetura cell-to-pack que permite colocar mais células num determinado espaço, reduzindo, simultaneamente, o custo da bateria. No geral, a arquitetura LFP e cell-to-pack reduzem os custos da bateria, em cerca de 20%.
Esta vantagem de compra acompanha-se de custos de funcionamento mais baixos, graças ao extenso trabalho realizado. Como resultado dos estudos detalhados realizados sobre a eficiência do motor e a aerodinâmica, que permitiram limitar o tamanho e o peso da bateria, o Twingo E-Tech elétrico apresenta um consumo de energia excecionalmente baixo. Isto permite-lhe competir diretamente com automóveis térmicos da mesma classe.
Desde os primeiros esboços, os designers e engenheiros propuseram-se a projetar um automóvel otimizado para uso urbano e com uma pegada ecológica reduzida. O objetivo era que a pegada de carbono do Twingo E-Tech elétrico fosse 60% menor do que a de um automóvel urbano de tamanho similar com motor de combustão interna. Esta conquista baseia-se numa abordagem global, que abrange a produção e todo o ciclo de vida do automóvel.

Reduzindo o tempo de desenvolvimento do automóvel para dois anos
O Twingo E-Tech elétrico é o primeiro automóvel do programa “Leap 100” (“100” representa cem semanas), cujo objetivo é transformar todo o ciclo de desenvolvimento do automóvel. O Twingo E-Tech elétrico foi desenvolvido mais rapidamente do que qualquer outro modelo na história da Renault. Concebido e construído em apenas 100 semanas – duas vezes mais rápido do que os modelos elétricos anteriores – e em conformidade com as mais recentes normas de qualidade do Grupo. O Twingo E-Tech elétrico ilustra a capacidade da Renault para acompanhar um mercado em rápida mudança.
Para atingir este objetivo, a Renault criou uma organização única, combinando o know-how na Europa e a inovação na China. Baseada em três pilares – Ampere, ACDC e a fábrica de montagem de Novo Mesto –, esta organização abre caminho para uma nova geração de automóveis baseados num processo de design mais rápido, simples e eficiente.
A Ampere, subsidiária do Grupo Renault especializada em automóveis elétricos inteligentes, liderou o projeto através das suas três fases principais em França, China e Eslovénia.
O design do Twingo E-Tech elétrico foi desenvolvido, em França, no Technocentre, aproveitando os pontos fortes tecnológicos do Grupo e utilizando a plataforma AmpR Small, especialmente concebida para automóveis elétricos dos segmentos A e B, com arquitetura eletrónica de última geração. Para este projeto, a Ampere introduziu uma estrutura de governação simplificada, com foco na eficiência e na tomada de decisões rápida. Esta abordagem permitiu atingir marcos mais rapidamente, reduzir as idas e vindas entre as linhas de negócio e garantir a integração completa, com a estratégia elétrica da Renault.
A segunda fase foi realizada com a ACDC, o centro de I&D do Grupo Renault, com sede em Xangai. Esta entidade acelerou o projeto, trabalhando com o ecossistema local e novos parceiros industriais. Esta interação estreita facilitou a transferência harmoniosa das melhores práticas. Cerca de 100 pessoas contribuíram para as várias fases do projeto, com o apoio de fornecedores importantes, incluindo a Launch Design para a parte superior visível do automóvel, a CATL para as baterias e a Shanghai e-drive para a unidade motriz. A Ampere forneceu a plataforma e desenvolveu todos os sistemas eletrónicos, software, multimédia e auxiliares de condução. Este esforço conjunto reduziu os prazos habituais de conceção e permitiu otimizar os custos, sem comprometer a qualidade.
Além disso, o Twingo E-Tech elétrico é fabricado numa fábrica do Grupo Renault na Europa, garantindo qualidade e fiabilidade. Com esta nova abordagem, a Renault fez a transição do desenvolvimento convencional e linear para um processo colaborativo e multifuncional, reunindo todas as funções-chave na mesma equipa. Esta abordagem permitiu reduzir os prazos de entrega em todas as etapas. A Renault reduziu, em um ano, o tempo de design de um automóvel comparável, ao mesmo tempo que reduziu os investimentos necessários para metade.
Ao implementar esta abordagem para o Twingo E-Tech elétrico, a Ampere já conseguiu cumprir os objetivos do programa “Leap 100”, demonstrando que não se trata de um exercício pontual de otimização, mas sim de uma nova forma de trabalhar mais sustentável e reproduzível. Mais especificamente, o prazo é reduzido em 16% para atividades a montante, como o planeamento, 41% para o desenvolvimento, incluindo o design e a tecnologia, e 26% para a industrialização, incluindo a implantação de ferramentas de produção e logística.

O centro tecnológico ACDC na China, um acelerador para o Grupo Renault
Fundado, em 2024, em Xangai, o ACDC é um centro de I&D localizado no coração de um ecossistema chinês conhecido pelo seu rápido tempo de desenvolvimento, custos competitivos e pela expertise tecnológica. O ACDC agrupa funções de engenharia para acelerar os tempos de desenvolvimento e funções de compras para melhorar a vantagem competitiva. Também mantém uma vigilância tecnológica para identificar as tecnologias do futuro.
A equipa conta com cerca de 150 funcionários em Xangai, além de alguns engenheiros residentes no Technocentre. O projeto Twingo envolveu cerca de 100 engenheiros da ACDC, responsáveis pela integração de sistemas e gestão de projetos.
Manter uma base de produção competitiva na Europa
O Twingo E-Tech elétrico vai ser construído em Novo Mesto, na Eslovénia, uma fábrica histórica da Renault, com uma área de 66 hectares e comprometida com a excelência industrial. O local já construiu mais de cinco milhões de automóveis, principalmente modelos icónicos dos segmentos A e B (Renault 4, Renault 5, Clio, Twingo 2 e 3). Em 2016, a fábrica começou a construir o seu primeiro modelo elétrico, o Smart ForFour EV, para a Daimler, seguido pelo Twingo 3 Electric, produzido, exclusivamente, a partir de 2020, para todo o mercado europeu.
Antes da chegada do Twingo E-Tech elétrico à linha de montagem, a ACDC trabalhou em estreita colaboração com Novo Mesto. O Grupo fez grandes investimentos nesta fábrica, com o objetivo de torná-la um modelo de sustentabilidade e inteligência industrial para os clientes europeus. Os pontos-chave desta transformação incluem:
- Modernização dos sistemas em toda a cadeia de produção, com novas linhas para a moldagem por injeção e pintura de para-choques, bem como para a montagem dos bancos e da travessa dianteira.
- A qualificação dos colaboradores através de programas intensivos de formação e requalificação em conhecimentos digitais e tecnologias de automóveis elétricos.
- Transição ecológica e digital do local, com a implementação de soluções como o Plant Connect (metaverso industrial) e uma central de energia solar, sublinhando o compromisso do Grupo com uma produção mais responsável e conectada.
Este projeto está em total consonância com a estratégia adotada pela Renault de combinar desempenho industrial com inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. No outro extremo da cadeia de produção, 75% dos clientes do Twingo E-Tech elétrico estão a menos de 1.000 quilómetros da fábrica, limitando também os custos logísticos e a pegada de carbono do automóvel.

Simplificação: uma estratégia clara
A experiência recente mostrou que uma gama excessivamente complexa retarda a produção, sem oferecer benefícios tangíveis para o cliente. O Twingo E-Tech elétrico adota uma abordagem diferente, adaptada, em primeiro lugar, para a eficiência. No lançamento, por exemplo, será comercializado com apenas quatro opções de cores de carroçaria, em comparação com as dez ou mais anteriormente disponíveis. O equipamento também foi simplificado e os sistemas técnicos otimizados.
Outro exemplo específico ilustra esta abordagem: enquanto outros modelos integravam até onze sistemas distintos de ar condicionado, o Twingo E-Tech Electric optou por uma solução mais simples, oferecendo apenas duas opções aos clientes – manual ou automático –, o Twingo E-Tech elétrico aplicou uma solução simplificada desde a fase de conceção. Esta estratégia reduz a complexidade industrial, mantendo o apelo comercial.

O carácter reguila e apelativo do Twingo era simbolizado pelas suas linhas divertidas, curvilíneas e expressivas, pela sua frente alegre e pelo seu look arrojado. Todas estas características foram mantidas e atualizadas no Twingo E-Tech elétrico, um automóvel concebido para se assemelhar a uma bolha de energia, com um interior que também reflete o ambiente alegre deste automóvel.
Um Twingo até aos mais ínfimos detalhes
Desde o seu aspeto geral, até muitos dos seus detalhes, o Twingo E-Tech elétrico é um descendente direto da primeira geração do Twingo. A carroçaria de formato monovolume, com o seu aspeto divertido e expressivo, continua presente, mas com um toque mais contemporâneo, linhas mais limpas e características de design técnico avançado, como os faróis. Mas tem a mesma atitude e o mesmo carácter único do automóvel que revolucionou o seu segmento, na década de 1990. Cada linha e cada curva foram concebidas para inspirar emoção e trazer um sorriso à vida urbana. E isso sem esquecer a aerodinâmica otimizada ilustrada pelo capô inclinado.
É fácil reconhecer as referências ao design do Twingo original, como a forma dos faróis e da grelha, as saídas de ar no canto superior esquerdo do capot e o botão da luz de emergência. O Twingo E-Tech elétrico também tem um toque alegre e brincalhão, simbolizando o seu carácter divertido.
Para ancorar o Twingo E-Tech elétrico no seu tempo, os designers também brincaram com as proporções do automóvel. Embora o seu comprimento seja compacto, com 3,79 metros, a distância entre eixos foi aumentada para 2,49 metros. Isto permitiu que as rodas — agora ampliadas para um diâmetro de 640 mm e adequadas para jantes de até 18 polegadas — fossem empurradas para os quatro cantos da carroçaria. Tudo isto confere ao automóvel uma personalidade mais forte e uma presença mais marcante em estrada.
As luzes diurnas arqueadas conferem ao Twingo E-Tech elétrico um visual alegre e expressivo, sublinhando a sua personalidade amigável e adicionando um toque contemporâneo, com a tecnologia full LED. Dentro destes arcos, uma inserção na cor da carroçaria repete a tonalidade do automóvel, logo acima dos faróis, cuja moldura preta lhes confere um visual ainda mais moderno. Tal como as luzes traseiras, que adotam a mesma forma de meia-lua e a tecnologia full LED, estas luzes permanecem acesas em todos os momentos – mesmo quando os faróis estão desligados – tornando o automóvel instantaneamente reconhecível.

Também aqui, numa referência direta à primeira geração do Twingo, a grelha forma um sorriso subtil, ao mesmo tempo que exibe o nome do automóvel no canto. As linhas suaves, mas assertivas, do para-choques conferem ao Twingo E-Tech elétrico uma postura urbana confiante. A secção inferior apresenta entradas de ar discretas, esculpidas não só para cumprir a sua função, mas também para otimizar o fluxo geral.
A grelha inferior do para-choques apresenta um padrão oblongo, que se repete nos protetores dianteiro e traseiro do para-choques, bem como em vários elementos interiores e nas jantes.
De perfil, o olhar é atraído pelas proporções dinâmicas e contemporâneas do automóvel, bem como pelas duas portas traseiras. Uma configuração que não afeta o fluxo geral da carroçaria. As linhas de design são simples, mas com funcionalidades urbanas práticas. A janela traseira apresenta a forma oblonga característica de muitos dos elementos do Twingo E-Tech elétrico, enquanto a ausência de vedantes visíveis nas janelas acrescenta um toque de elegância raramente visto neste segmento.

A traseira do Twingo E-Tech elétrico foi reinventada com um visual mais moderno, mas ainda assim reconhecível, com linhas suaves e divertidas e um emblema exclusivo que revisita o icónico “alfabeto Twingo”, num estilo contemporâneo e atrevido. Os contornos da janela traseira e as pequenas aletas, acima do arco preto das luzes, conferem personalidade à traseira, enquanto otimizam a aerodinâmica. Dentro das luzes traseiras, em forma de arco, uma faixa preta esconde as luzes de travão, os indicadores, a luz de marcha atrás (à direita) e o farol de nevoeiro (à esquerda).
Design das jantes que reflete o espírito do Twingo
O Twingo E-Tech elétrico é equipado com jantes, de 16 polegadas, com embelezadores nas versões evolution e techno. Em ambos os casos, podem ser substituídas por jantes de liga leve, de 18 polegadas, com corte em diamante, como opção. Os diferentes embelezadores e jantes têm nomes de jogos infantis que refletem o espírito do automóvel: Domino e Diabolo em 16 polegadas, Mikado e Reverso em 18 polegadas. Todos são equipados com pneus 195/60 R16 e 205/45 R18.
Cores que realçam o carácter do automóvel
A cor é outro componente fundamental da personalidade do Twingo. O Twingo E-Tech elétrico vai ser lançado em quatro cores: Vermelho Absoluto, Verde Absoluto, Amarelo Manga e Preto Estrela. Cada cor realça o carácter do automóvel, interagindo com a luz para lhe conferir uma presença mais forte. Os designers analisaram cada reflexo e sombra, desde o modelado subtil das asas, até à forma dos arcos traseiros, a fim de conferir profundidade e energia às linhas compactas. Uma menção especial para o Verde Absoluto, uma cópia exata da cor apresentada, em 2023 – desenvolvida em tempo recorde – no concept car deste novo Twingo E-Tech elétrico.
“O nosso principal objetivo, ao projetar este Twingo moderno, foi recriar o espírito arrojado da primeira geração, com uma silhueta compacta de um único volume, um interior espaçoso e modular, e o carácter divertido e atrevido que caracterizou a primeira geração. O Twingo E-Tech elétrico é alegre e animado, com linhas curvas e olhos enormes e atrevidos que lhe conferem uma personalidade vibrante e um carácter único no panorama automóvel. Mais do que um simples automóvel, é um verdadeiro companheiro. Um campeão do quotidiano, capaz de transformar cada viagem num momento de diversão.”
Paula Fabregat-Andreu, Diretora de Projetos de Design, Ampere

O interior do Twingo E-Tech elétrico também expressa a vibração alegre e o otimismo inspirados por este automóvel. Esta sensação é imediatamente evidente no design cilíndrico do painel colorido, que parece estar suspenso no espaço, criando uma sensação de abertura. No centro do painel, o icónico botão vermelho das luzes de emergência ganha uma caixa transparente para um visual mais moderno.
O interior também inclui outras referências ao espírito do Twingo. O slogan original do Twingo, “A vous d’inventer la vie qui va avec” (cabe-lhe a si inventar a vida que combina com ele), pode ser visto nas correias utilizadas para deslizar os bancos traseiros, acessíveis a partir da bagageira, bem como nas correias utilizadas para rebater os bancos traseiros a partir do habitáculo. A mensagem “Ouvert d’esprit” (de mente aberta) é visível no interior da porta da bagageira.
Um ecrã duplo e uma nova interface
Um ecrã duplo horizontal, OpenR, confere ao interior do Twingo E-Tech elétrico um aspeto contemporâneo. Todas as versões apresentam a mesma configuração: um painel de instrumentos digital de 7 polegadas para informações de condução e um ecrã multimédia central de 10 polegadas.
Estes ecrãs não são apenas funcionais: dão vida ao habitáculo, com gráficos e animações divertidas, especialmente desenvolvidos para o Twingo, transformando cada interação num momento de prazer. A diversão começa com um jingle de boas-vindas quando se entra no automóvel. Com uma banda sonora original, desenvolvida em colaboração com Jean-Michel Jarre, ambos os ecrãs convidam a entrar numa autêntica bolha de otimismo.
Detalhes com cores coordenadas
Tal como a primeira geração do Twingo, o Twingo E-Tech elétrico apresenta um interior alegre com elementos oblongos com cores coordenadas com a carroçaria. É o caso, por exemplo, dos acabamentos laterais das portas dianteiras (em todas as versões) e da faixa do painel de instrumentos voltada para o passageiro (na versão techno, sendo branco na versão evolution).
A guarnição lateral das portas dianteiras não é uma peça separada; faz parte da carroçaria e é pintada ao mesmo tempo que esta. Para destacar esta característica, nos painéis das portas, os designers e engenheiros posicionaram o puxador da porta na extremidade do apoio de braços, junto aos dedos do ocupante.

Os sentidos são estimulados, não só pelo jingle de boas-vindas, com os seus efeitos visuais e sonoros, mas também pelos materiais selecionados para o Twingo E-Tech elétrico e pelos detalhes de design interior. Na versão Evolution, a luz criada pelo painel de instrumentos, com o seu acabamento branco, contrasta com o tecido preto dos encostos e almofadas dos bancos, com os seus micropixéis brancos e costuras cinzentas. Na versão techno, o acabamento do painel de instrumentos é da mesma cor da carroçaria, enquanto os bancos são estofados com um tecido mesclado que varia do cinzento ao preto, com a costura superior vermelha. Ao mesmo tempo, o forro do teto exibe as letras do novo alfabeto Twingo.
Acessórios coloridos para uma personalidade ainda mais alegre
O Twingo E-Tech elétrico disponibiliza uma série de acessórios coloridos, concebidos para criar um ambiente interior alegre e animado, contribuindo para a personalidade do automóvel.
Tal como no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, o Twingo E-Tech elétrico apresenta o “e-pop shifter”, com a forma de um batom, permitindo aos utilizadores personalizar a alavanca das mudanças na versão Techno. Neste caso, exibe as letras do novo alfabeto Twingo, em prateado, vermelho ou verde. Estas letras também dão um toque de cor aos tapetes, enquanto a zona da consola – também em branco, vermelho ou verde – proporciona um acabamento decorativo ao espaço de arrumação entre os dois bancos dianteiros. Ao mesmo tempo, está disponível uma capa protetora para o cartão de acesso mãos-livres nas cores da carroçaria: Verde Absoluto, Vermelho Absoluto ou Amarelo Manga.

Embora o Twingo E-Tech elétrico seja um automóvel do segmento A, em termos de dimensões, pegada e agilidade, oferece o espaço interior de um automóvel do segmento B. Modular e prático, com os seus compartimentos de arrumação e acessórios engenhosos – alguns herdados do Twingo original –, é ideal para facilitar a vida no ambiente urbano.
Com apenas 3,79 metros de comprimento, o Twingo E-Tech elétrico é ideal para conduzir e estacionar em cidade. Com um raio de viragem de apenas 9,87 metros, é também um automóvel ágil, facilitando as inversões de marcha e outras manobras urbanas.
No interior, porém, tem as dimensões de um automóvel do segmento acima, especialmente na traseira, onde os passageiros têm um espaço para os joelhos de até 160 mm. Também define o padrão na sua classe, com uma largura de ombros de 1305 mm e uma capacidade da bagageira de até 360 litros (305 dm3 VDA).

O segredo deste espaço interior generoso não é difícil de descobrir: os bancos traseiros deslizantes. Herdada da primeira geração do Twingo, esta função foi otimizada para se tornar ainda mais útil. Todas as versões do Twingo E-Tech elétrico apresentam dois bancos traseiros independentes, cada um dos quais desliza 17 cm para a frente e para trás. Assim, os ocupantes podem dar preferência ao espaço dos passageiros ou à capacidade da bagageira para toda a fila ou apenas para um banco. Note-se que o mecanismo deslizante funciona, tanto a partir da traseira, como da bagageira.
O Twingo E-Tech elétrico é um automóvel de 5 portas, com quatro bancos “reais” para adultos. E para otimizar o conforto postural, os passageiros traseiros podem reclinar ou elevar os encostos dos bancos em três posições diferentes.

Design modular para maior capacidade de carga e comprimento
Mais uma vez para otimizar a modularidade, os encostos dos dois bancos traseiros podem ser rebatidos, individualmente, bastando puxar uma patilha na parte exterior do banco. Nesta configuração, a capacidade de carga excede os 1000 litros. Além disso, os utilizadores também podem rebater o encosto do banco do passageiro da frente. Esta configuração aumenta, significativamente, o comprimento de carga para dois metros, suficiente para transportar objetos que nunca imaginaria caberem num automóvel tão pequeno!
Além da função de deslizar os bancos traseiros para a frente, para aumentar a capacidade de carga, a bagageira do Twingo E-Tech elétrico inclui outras características para facilitar a utilização. O espaço de arrumação, sob o piso, com 50 litros – ideal para guardar o cabo de carregamento – abre-se através de um tapete reforçado com abertura dupla. Como resultado, permanece acessível de um lado, mesmo quando o outro está ocupado por um objeto ou uma peça de bagagem, por exemplo.

A vida na cidade implica manter todo o tipo de pequenos objetos ao alcance da mão (smartphone, chaves, bilhete de estacionamento ou mesmo o desinfetante para as mãos), e o Twingo E-Tech elétrico está à altura do desafio. O interior inclui mais de uma dúzia de espaços de arrumação abertos e de fácil acesso, num total de 19 litros.
Na dianteira, por exemplo, há uma consola central de 3,6 litros, os habituais compartimentos nas portas (2 x 1,8 litros) e um compartimento à altura das mãos, na consola central para, por exemplo, colocar um smartphone. Este compartimento está equipado com uma engenhosa aba, no painel de instrumentos, virada para o passageiro, para objetos mais pequenos.
Outros compartimentos de arrumação também estão disponíveis para os passageiros na traseira. Os bolsos na parte de trás dos bancos dianteiros, dão acesso a seis litros de espaço de arrumação.
Está também disponível uma gama de acessórios, que oferece uma variedade de opções de armazenamento para todos os gostos. Inclui uma pequena caixa colorida e fechada, projetada para caber no espaço de armazenamento entre os bancos dianteiros, e uma tampa para ocultar os itens do dia a dia aí colocados. Este espaço também pode acomodar divisórias impressas em 3D, como suportes para latas e garrafas. Tudo em branco, vermelho ou verde. A lista também inclui um inovador apoio de braço central em forma de almofada, colocado entre os bancos dianteiros, onde funciona como uma caixa de arrumação fechada.
Pela primeira vez na gama Renault, na Europa, o Twingo E-Tech elétrico está disponível com pontos de fixação pré-instalados em todo o automóvel, para prender alguns acessórios YouClip. Na frente, por exemplo, um enrolador de cabo USB ou de fones de ouvido impresso em 3D, um saco de compras dobrável, um gancho para malas de senhora, entre outros. Na bagageira, o mesmo sistema pode ser utilizado para pendurar um saco de compras, uma capa de bagagem em lona enrolável ou uma pequena luz LED.

A melhor experiência elétrica do segmento A
Sendo o exemplo perfeito de como uma gama simples pode refletir as necessidades dos utilizadores, o Twingo E-Tech elétrico é equipado com tecnologias elétricas acessíveis e uma gama de serviços ideais para conduzir na cidade. Os utilizadores têm acesso a um ecossistema que contribui para uma condução mais fácil e quotidiana, incentivando a mudança para a tecnologia elétrica.
Uma plataforma testada e comprovada
O Twingo E-Tech elétrico baseia-se na plataforma AmpR Small, reconhecida pela agilidade e desempenho. Para este projeto, foi adaptada para uso essencialmente urbano e também para otimizar custos. O eixo dianteiro é idêntico ao do Renault 5 e do Renault 4 E-Tech elétrico, enquanto o eixo traseiro multibraços é substituído por um eixo flexível, baseado na configuração do Captur.
A combinação mais adequada de motor/bateria
O Twingo E-Tech elétrico é alimentado por um motor elétrico compacto e leve de 60 kW (82 cv). Um automóvel urbano leve (1200 kg na versão Evolution) não requer nada maior ou mais potente: é capaz de acelerar de 0 a 50 km/h em apenas 3,85 segundos.
Otimizado para a eficiência, o motor é apoiado por uma aerodinâmica aperfeiçoada: um CdA de 0,656, carenagem sob o piso, aletas nas luzes traseiras, etc… Isto permitiu uma capacidade útil otimizada da bateria de 27,5 kWh, com uma autonomia de até 263 km, com base na norma WLTP. Como resultado, o Twingo E-Tech elétrico é ideal para a sua base de potenciais clientes (35 km por dia, em média).
Esta bateria de 27,5 kWh utiliza tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio). Apesar de uma densidade energética inferior à tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto), a LFP oferece uma relação custo/autonomia ideal para um automóvel urbano. A tecnologia cell-to-pack permitiu otimizar a densidade energética, em relação ao tamanho e peso da bateria, para evitar comprometer a eficiência e também reduzir os custos da bateria em 20%.
Todos estes fatores desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de um automóvel acessível na compra e económico na utilização, capaz de substituir um automóvel ICE da mesma classe.

Manutenção da autonomia do automóvel em climas frios
O sistema programável de pré-aquecimento interior, para climas frios, que também está acessível através da aplicação My Renault, garante que o automóvel esteja aquecido e descongelado na altura do arranque, enquanto conserva a energia da bateria quando o automóvel está a carregar.
Carregamento otimizado para casa
Um automóvel urbano como o Twingo E-Tech elétrico é normalmente carregado em casa durante a noite ou no trabalho durante o dia. Nenhum dos casos requer uma potência de carregamento excessiva, especialmente tendo em conta a capacidade da bateria (27,5 kWh utilizáveis).
Por este motivo, todas as versões do Twingo E-Tech elétrico são fornecidas com um carregador CA de 6,6 kW de série. Acompanhado por um cabo Modo 3 de 5 metros, ideal para tomadas wallbox, carrega a bateria dos 10% aos 100% em apenas 4 horas e 15 minutos*.
Os clientes que planeiam levar o seu Twingo E-Tech elétrico para fora das áreas urbanas, em distâncias superiores às simples deslocações diárias, podem adquirir um pack opcional “Advanced Charge”, disponível em todas as versões. Este aumenta a potência de carregamento CA para 11 kW e inclui também um carregador CC de 50 kW.
Neste caso, o carregamento CA dos 10% aos 100% demora apenas 2 horas e 35 minutos*. Numa estação de carregamento rápido CC, a bateria carrega dos 10% aos 80% em apenas 30 minutos*.
Para tornar esta opção disponível a todos, o pack “Advanced Charge” será oferecido a um preço atrativo.
* valores estimados e dependentes de homologação

V2L: as vantagens do carregamento bidirecional
Com o pack “Advanced Charge”, o Twingo E-Tech elétrico é fornecido com um carregador bidirecional CA de 11 kW. Isto inclui a função V2L (vehicle-to-load) para ligar um aparelho de 220 V à bateria do automóvel, com até 3700 W de potência, utilizando um adaptador power-to-object.
Com o acabamento tecnológico, o Twingo E-Tech elétrico ganha a função One Pedal, introduzida pela primeira vez, há alguns meses, no Renault 4 E-Tech elétrico e atualmente a ser implementada nos outros modelos da gama.
Este quarto modo de travagem regenerativa é ativado por patilhas no volante, tal como os três primeiros. A função One Pedal maximiza a travagem regenerativa quando o condutor solta o pedal do acelerador. O automóvel desacelera e pára sem que o condutor tenha de aplicar o travão. Particularmente útil em engarrafamentos e em sinais de stop ou semáforos vermelhos, esta função contribui para uma condução mais suave no trânsito urbano.
O modo One Pedal é desativado, automaticamente, em marcha-atrás, a fim de manter o creep, ou seja, a capacidade de se mover para trás, suavemente, usando apenas o pedal do travão. Isto facilita o estacionamento para o condutor. A função One Pedal reativa-se, automaticamente, a velocidades superiores a 12 km/h.
Na versão Evolution, o condutor pode optar por ativar o modo B, através da avalanca de velocidades e-shifter, para aumentar o nível de regeneração.

My Renault: uma aplicação para gerir tudo
Uma aplicação para smartphone – My Renault – facilita a gestão e o controlo remoto de todas as funções associadas ao carregamento bidirecional, procurando mais uma vez otimizar os custos e manter o nível certo de mobilidade. Os utilizadores simplesmente especificam a próxima hora de partida e o nível de carga da bateria necessário. Enquanto o automóvel estiver conectado, ele nunca ficará abaixo do limite mínimo de segurança definido pelo utilizador.
Viagens sem stress com o Google Maps e as suas funções elétricas
Parte do sistema OpenR Link, com Google integrado, o planeador de rotas EV no Google Maps sugere a melhor rota com as paragens de carregamento necessárias, com base na disponibilidade e características das estações, bem como no fornecedor do serviço de carregamento. Este software foi aperfeiçoado através do feedback dos utilizadores de outros modelos da gama elétrica Renault E-Tech.
O planeador de percursos planeia e otimiza, continuamente, o percurso mais rápido para viagens que requerem paragens para carregamento. Para prever a autonomia do automóvel, ele leva em consideração a localização dos pontos de carregamento, as alterações nos dados do automóvel (consumo, autonomia, etc…) e a temperatura externa. Ele também leva em consideração a configuração técnica do automóvel e as preferências do utilizador (potência do ponto de carregamento, método de pagamento, etc…) e permite que este decida o nível de carga da bateria necessário ao chegar ao destino (entre 10 e 50%). Ao mesmo tempo, garante que a bateria esteja na temperatura ideal sempre que o automóvel parar para carregar, para assegurar a máxima eficiência. O trajeto é otimizado, continuamente, para ter em consideração os parâmetros em constante mudança. Melhor ainda, os condutores agora podem recalcular o trajeto, sem retornar ao plano original, se decidirem fazer alterações na viagem.
O objetivo é facilitar todas as viagens e proporcionar os mais elevados padrões de conforto na condução elétrica. Ao mesmo tempo, para otimizar a função de planeamento, o Google Maps é atualizado uma ou duas vezes por mês, em média.

Reno, o avatar com experiência em automóveis elétricos
Companheiro de viagem virtual já presente no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, o avatar Reno também pode ser encontrado a bordo do Twingo E-Tech elétrico. Um avatar com personalidade real, o Reno personifica a tecnologia humanizada. Ele apoia e interage com os condutores ao longo de toda a sua experiência de utilização, tanto dentro como fora do automóvel.
A bordo, o avatar Reno desempenha o papel de um copiloto virtual. Com o seu conhecimento especializado, é capaz de controlar muitas funções do automóvel relacionadas com a condução e o carregamento. É capaz de responder à voz do condutor. Também pode ser proativo, sugerindo novas configurações quando as condições de condução mudam: por exemplo, mudar para o modo Eco no momento certo ou definir o ar condicionado para o modo “automático”, se houver risco de embaciamento dos vidros.
O avatar Reno é um especialista em automóveis elétricos, capaz de responder a todo o tipo de perguntas e de tomar medidas práticas. Por exemplo, pode perguntar: “Hey, Reno, programa um carregamento para as 8h de amanhã” ou “Hey, Reno, como é que paro o carregamento?”. Para facilitar o dia a dia, o Reno também está programado para responder às 200 perguntas mais frequentes dos clientes, por exemplo: “Hey, Reno, como posso configurar uma ligação Bluetooth?”.
Uma experiência de condução de um EV mais fácil também significa não se preocupar com a manutenção do automóvel, mesmo com tarefas de rotina. Tudo é feito através da rede, com base no ciclo de manutenção recomendado. Apenas o líquido do para-vidros pode ser reabastecido pelo utilizador. O acesso ao depósito é feito através de uma das três entradas de ar falsas no capô, utilizando uma ferramenta especial armazenada num kit na bagageira.
“O Twingo E-Tech elétrico nasce da nossa paixão por combinar funcionalidade, eficiência e design marcante. Aproveitando a tecnologia elétrica de origem, redefinimos a harmonia entre a emoção e a razão — oferecendo espaço de segmento superior num formato compacto, aliado a uma aerodinâmica elegante e proporções equilibradas. É o que chamo de uma verdadeira obra-prima de dimensionamento inteligente, moldando o futuro da mobilidade elétrica urbana. Fácil de estacionar, divertido de conduzir e perfeitamente integrado no cenário urbano, oferece liberdade sem impor a sua presença. A conectividade, a segurança e a engenharia de ponta tornam cada viagem silenciosa, agradável e totalmente adaptada à vida moderna. E, tal como é leve no peso, também o é no preço e nos custos de utilização — tornando a mobilidade sustentável acessível a todos.”
— Vittorio D’Arienzo, Product Global Leader, Ampere

Tecnologias úteis para facilitar a vida
Todas as versões do Twingo E-Tech elétrico estão equipadas com um sistema multimédia conectado e são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fios. O aclamado sistema OpenR Link, com Google integrado, aparece pela primeira vez num automóvel do segmento A, com o nível de equipamento topo de gama techno. Demonstrando mais uma vez que o Twingo E-Tech elétrico vai mais longe para facilitar a vida dos utilizadores, com uma gama de tecnologias úteis apoiadas por auxiliares de condução, dedicadas principalmente ao tráfego urbano e ao estacionamento.
OpenR Link com Google integrado: o sistema multimédia essencial
Agora uma característica fundamental da gama Renault, o sistema multimédia OpenR Link, com Google integrado, chegou pela primeira vez ao segmento C, com o Megane E-Tech elétrico e o Austral, antes de se tornar indispensável no segmento D com o Rafale e o Espace e, posteriormente, no segmento B com o Clio, o Captur, o Renault 5 e o Renault 4 E-Tech elétrico. Hoje, faz a sua estreia, no segmento A, na mesma forma – ou seja, sem redução de funções – no Twingo E-Tech elétrico, onde continuará a oferecer o funcionamento incomparavelmente suave que o tornou tão bem-sucedido. Simples e intuitivo, é utilizado da mesma forma que um tablet, seja por toque ou por comando de voz com o assistente de voz integrado.
Os utilizadores têm acesso a uma vasta gama de serviços Google que continuarão a ser desenvolvidos nos próximos meses e anos. O OpenR Link, com Google integrado, também oferece acesso ao Google Maps, ao comando de voz Google Assistant e a uma série de aplicações (mais de 100) através do Google Play. Todas as versões incluem duas portas USB-C para ligar e carregar um smartphone ou dispositivo multimédia.
Aplicações: a oferta de conteúdos mais generosa da sua classe
O catálogo disponível no Twingo E-Tech elétrico inclui mais de 100 aplicações, um recorde para esta classe de automóveis. As aplicações incluem várias parcerias exclusivas:
- plataformas de música de alta-definição, como Amazon Music,
- plataformas líderes de streaming de vídeo, como a Prime Video, e plataformas de assinatura premium, como a HBO Max,
- acesso direto à Internet com o navegador Vivaldi,
- o melhor da rádio global com o Radioplayer for Renault,
- um jogo musical único para todos os passageiros com o SongPop para Renault.

Incluindo uma nova gama de dados
Para utilizar as aplicações descarregadas do Google Play, os clientes podem agora usufruir de 2 GB/mês de dados incluídos durante três anos ou até ao final do seu contrato com a Mobilize Financial Services (todos os contratos, exceto crédito tradicional). Isto é mais do que suficiente para um mês de utilização diária, cobrindo as aplicações mais populares no automóvel. Corresponde, por exemplo, a até 40 horas de streaming de áudio (qualidade normal) ou até três horas de streaming de vídeo. Se isto não for suficiente, os utilizadores poderão subscrever um pack que inclua mais dados.
Com as aplicações e os dados integrados no sistema de infoentretenimento do automóvel, os condutores não precisam de tirar o smartphone do bolso enquanto conduzem. Isto contribui para a segurança e evita o sobreaquecimento do dispositivo.
Esta nova oferta com dados incluídos estará, em breve, disponível em toda a gama Renault.
Auxílios à condução direcionados
Com 24 sistemas de ajuda ao condutor (ADAS) disponíveis, o Twingo E-Tech elétrico está repleto de tecnologias, muitas delas retiradas de segmentos superiores do mercado e destinadas principalmente ao uso urbano. Estão disponíveis como parte do pack “Parking & Safety” disponível em opção.
Nada menos que 12 sensores frontais, laterais e traseiros podem ser combinados com a função de estacionamento mãos-livres (uma novidade no segmento) para facilitar o estacionamento. Para encontrar facilmente um lugar de estacionamento, os condutores podem contar com a função de pesquisa de estacionamento incluída no sistema OpenR Link, com Google integrado.
Após estacionar, os passageiros podem sair do automóvel, em segurança, com o alerta de saída segura dos ocupantes, que funciona tanto para os passageiros da frente, como para os de trás, em ambos os lados do automóvel. Para arrancar novamente, o sistema de travagem ativa de emergência com deteção de peões, (moto)ciclistas e função de cruzamento avisa, automaticamente, o condutor da aproximação de um automóvel, motocicleta ou bicicleta. Se o condutor não vir um peão parado ou um poste, e existir risco de colisão durante as manobras, o automóvel trava, automaticamente, se o condutor não reagir, com o sistema de travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás.
As ajudas à condução disponíveis incluem reconhecimento de sinais de trânsito, alerta e prevenção de saída da via (incluindo emergência) , aviso de ângulo morto e regulador de velocidade adaptativo.
Já a função à esquerda do volante – My Safety Switch – permite aos condutores ativar ou desativar as suas configurações preferidas para cinco ADAS, com um simples toque num botão. Essas escolhas personalizadas são feitas através das configurações no ecrã multimédia.

Tornar a segurança uma prioridade com o Programa Human First
Ao abordar as principais causas de acidentes — particularmente o excesso de velocidade (30%) e a sonolência (20%) —, o Programa Human First visa agir de forma pragmática e eficaz sobre as taxas reais de acidentes, fornecendo apoio concreto a cada condutor, além de simplesmente equipar o automóvel com recursos de segurança.
Lançado em 2023, este programa permite à Renault melhorar a segurança dos condutores, passageiros e outros utilizadores da estrada em todo o mundo, através de uma série de avanços tecnológicos. O Twingo E-Tech elétrico vem equipado com a tecnologia patenteada, Fireman Access, para poderem inundar rapidamente a bateria em caso de incêndio, e com o QRescue, um código QR que facilita o trabalho dos bombeiros. O Twingo E-Tech elétrico já está em conformidade com a futura norma GSR2.3. É equipado com um sistema avançado de monitorização do condutor, que utiliza uma câmara interior no pilar esquerdo do para-brisas para detetar a fadiga ou distração do condutor.
Foram realizados esforços consideráveis para cumprir as normas mais exigentes de segurança passiva, desde a resistência estrutural em caso de impacto, até às travessas estruturais do piso da plataforma, especialmente concebidas para proteger a bateria.
O Twingo E-Tech elétrico vem equipado, de série, com seis airbags em todas as versões. Os dois airbags frontais são adaptativos, de forma a diminuir os ferimentos em caso de colisão. Os sensores de posição instalados nos trilhos dos bancos do condutor e do passageiro adaptam a força de ativação do airbag de forma a refletir a morfologia dos ocupantes.
Desta forma, o Twingo E-Tech elétrico segue os passos do Renault 5 e do Renault 4 E-Tech elétrico, adotando padrões de segmentos superiores do mercado.

Safety Score e Safety Coach: conselhos e dicas personalizados para uma condução mais responsável
Para apoiar os condutores e reduzir o risco de acidentes, o Twingo E-Tech elétrico está equipado com dois sistemas de segurança chamados Safety Score e Safety Coach (vencedor do Prémio de Inovação em Segurança Rodoviária 2024).
O Safety Score avalia o estilo de condução através da análise de dados relacionados com a velocidade, a manutenção da faixa de rodagem, a manutenção da distância e a vigilância, utilizando a câmara do sistema avançado de monitorização do condutor.
No final de cada viagem, apresenta uma pontuação de segurança, de 0 a 100, enquanto o Safety Coach fornece dicas personalizadas para melhorar o seu estilo de condução de forma segura.
Ao mesmo tempo, o widget Safety Monitor, no painel de instrumentos, oferece dicas breves na forma de textos compatíveis com a condução.

Em termos de som, o sistema de som Arkamys Auditorium, com os seus seis altifalantes, proporciona um som nítido e frequências bem equilibradas para todos os passageiros com o nível de equipamento techno. Para otimizar a experiência, os utilizadores podem selecionar uma das quatro experiências sonoras desenvolvidas com Jean-Michel Jarre: Natural, Live, Club e Podcast.
Tal como os outros modelos da gama Renault, o Twingo E-Tech elétrico inclui um serviço de manutenção conectada. Não precisa de se preocupar com a próxima revisão ou se está na hora de substituir as pastilhas dos travões*.
- Manutenção do automóvel: os clientes podem preparar as operações de manutenção utilizando o calendário de manutenção planeada e o registo de manutenção. Em seguida, podem facilmente marcar uma consulta a partir da aplicação My Renault, no momento mais conveniente.
- Notificações personalizadas: se o automóvel necessitar de atenção especial por qualquer motivo, os clientes recebem um alerta por e-mail, SMS e na aplicação My Renault*, permitindo-lhes contactar o serviço de assistência ou consultar os manuais do utilizador.
- Previsão do desgaste das peças*: a Renault implementou mecanismos para prever o desgaste das peças, mantendo os clientes informados sobre o estado dos seus travões ou da bateria do cartão mãos-livres e, quando necessário, sugerindo a sua substituição.
*Função disponível brevemente.

O Renault Twingo E-Tech elétrico é comercializado numa gama simplificada com dois níveis de equipamento e uma dotação particularmente generosa desde o nível de entrada.
Jantes de 16’’ mono-tom, painel de instrumentos digital de 7’’, openR link 10,1’’: sistema multimédia com replicação de smartphone sem fios, compatível com Android Auto™ e Apple CarPlay™, regulador de velocidade, sistema de travagem ativa de emergência com deteção de peões, motociclistas e ciclistas e com função de cruzamento, aviso e prevenção de saída da via, sistema de monotorização da atenção do condutor, travão de estacionamento elétrico, bancos traseiros deslizantes individualmente, banco do condutor regulável em altura, ar condicionado manual, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e cabo de carregamento modo 3.
Jantes de 16’’ bi-tom, openR link 10,1’’: sistema multimédia com Google integrado e Reno, o avatar oficial da Renault e sistema de som Arkamys® Auditorium (6 altifalantes), regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go, ar condicionado automático, sistema de travagem regenerativa one pedal, vidros laterais traseiros escurecidos, retrovisores exteriores com função de desembaciamento, ajuste elétrico e rebatimento automático, cartão Renault mãos-livres, câmara de marcha-atrás digital, acendimento automático dos faróis com comutação automática dos máximos/médios e limpa para-brisas automático.
O pack “Advanced Charge”, com carregador bidirecional CA de 11 kW e carregador CC de 50 kW, está disponível em todas as versões.
Dimensões e peso
Comprimento: 3789 mm
Largura: 1720 mm
Altura: 1.491 mm
Distância entre eixos: 2.493 mm
Vão dianteiro: 743 mm
Vão traseiro: 553 mm
Distância ao solo: 143 mm sem carga (118 mm com carga)
Capacidade da bagageira: até 305 dm³ VDA (360 L)
Capacidade da bagageira com os bancos traseiros rebatidos: mais de 1000 litros
Espaço para os joelhos: até 160 mm
Altura de carga: 745 mm
Peso: a partir de 1200 kg
Motor e bateria
Potência: 60 kW (82 cv)
Binário: 175 Nm
Tipo de bateria: LFP
Capacidade: 27,5 kWh utilizáveis
Autonomia: até 263 km
Carregamento: CA 6,6 kW (CA 11 kW e CC 50 kW opcionais)
Desempenho
Velocidade máxima: 130 km/h
0 a 50 km/h: 3,85 segundos
0 a 100 km/h: 12,1 segundos

Sem comentários