Ensaios

Volvo V60 D3 Summum: Desportiva e irreverente!

Finalmente ensaiamos uma versão não “cross country” da Volvo, esta é a versão Summum e promete oferecer, serenidade, espaço, conforto e dinâmica. O motor D3 de 4 cilindros com 150cv já tinha passado pelas nossas mãos e mais uma vez comprometeu-se com um andamento entusiasmante.

Já lá vai o tempo em que os Volvo eram automóveis para um grupo de pessoas com uma idade mais avançada, era automóveis ligeiramente quadrados, cujo seu design estava longe de ser jovem. Ao que parece essa fase foi apenas uma fase, e a Volvo está mais elegante que nunca, esta v60 é dotada dessa elegância, presença e adopta um espírito mais jovem face às anteriores gerações.

IMG_5542

A grelha aberta com o logo da marca à frente mantém-se, adopta novas luzes de iluminação diurna por baixo das ópticas e o capo adopta agora um “recorte” mais desportivo. Os piscas em LED nos retrovisores, as jantes de 18 polegadas e a moldura cromada em torno dos vidros, oferecem à Volvo V60 um requinte especial. As luzes traseiras adoptam o design tradicional, mas não menos interessante.

No configurador da Volvo, as opções de decoração no exterior e interior são mais que muitas, a V60 que ensaiámos combinava um Azul escuro especial, com o interior em couro creme, é caso para dizer “É ouro sobre azul”. Esta decoração dotada de bom gosto, faz-se acompanhar por materiais de alta qualidade, robustez, qualidade de construção, o couro utilizado é macio e espesso, as costuras são firmes, sentimos-nos realmente sentados no sofá de casa, pois os assentos desta Volvo V60 tem uma envolvência que por norma só se nota neste tipo de automóveis considerados “premium”.

IMG_5476

No que toca ao espaço a Volvo V60 satisfaz uma família, para além de ser um automóvel bastante versátil, conta com uma bagageira generosa que oferece 430 Litros.

O volante da Volvo V60 tem uma pega perfeita, as patilhas e a maneta da caixa de velocidades transmitem segurança, estão bem desenhadas, os comandos no volante não atrapalham a condução. O painel de instrumentos oferece 3 temas: Eco, Confort e Sport, sendo que todos eles oferecem todas as informações necessárias, o modo Sport diz-nos a aceleração e a temperatura do motor e o modo Eco forma um gráfico que nos ajuda a poupar combustível.

O sistema de navegação e multimédia da Volvo, “Sensus”, continua a ser para nós um dos melhores, uma qualidade de imagem muito boa, um sistema de navegação eficiente e um som da “Harman Kardon” dotado de qualidade. Este sistema “Sensus” permite-nos ainda controlar por voz: Basta falar para obter indicações, mudar de música, fazer um telefonema ou enviar uma mensagem de texto. O sistema “Volvo On Call” não está ainda disponível em Portugal mas permitirá através do Smarthphone assistência na estrada, trancar ou destrancar as portas, arrancar o motor ou mesmo aquecer ou arrefecer o habitáculo.

IMG_5493

A posição de condução da Volvo V60 é boa, quer tenhamos uma postura mais desportiva ou mais elevada. O acesso a todos os comandos é bastante fácil.

O temperamento do motor D3 de 150 cv é algo de muito agradável. A caixa automática não é nada lenta e a partir do momento em que aceleramos, a motorização D3 apresenta uma resposta rápida que tem a capacidade de nos encostar ao assento. O chassi é muito equilibrado, as suspensões são confortáveis e o compromisso entre o conforto e o espírito desportivo é perfeito. É um automóvel confortável quando andamos a ritmo de passeio e consegue ter um comportamento desportivo quando “damos fogo à peça” numa estrada mais sinuosa.

Os consumos podiam ser mais comedidos, andaram sempre acima dos 7 Litros e torna-se algo difícil baixar desse numero, embora não seja totalmente impossível.

IMG_5485

A segurança, não precisamos de nos adiantar muito nesta área pois trata-se de um Volvo, os pioneiros do cinto de segurança, a marca que mais investe para a redução de sinistros nas estradas. É uma marca que se compromete até 2020 acabar com as mortes ao volante dos seus automóveis. Aviso de sonolência, aviso de ângulo morto, airbag para peões, sistema de travagem de emergência em cidade, cruise-control adaptativo e luzes de estrada adaptativas.

O que é também interessante face à concorrência é o preço, esta versão que ensaiámos fica-se pelos 54.971€, ao passo que um automóvel semelhante de marca alema, aproxima-se mais dos 60.000€.

Esta Volvo V60 D3 paga de IUC: 217,35€

Tiago Neves

Agradecimentos: Raquel Von Kaminaru (A fotografa)

Artigo anterior

Mazda 6 2.2 SKYACTIV AWD: A excelência Nipónica!

Artigo seguinte

Se o carro anda... Porquê parar?! WRC!!!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.