“Passeamos” por Madrid ao volante do Ford KA Plus!
A Ford levou-nos até Madrid com o objectivo de nos dar a conhecer o novo Ford KA Plus. A CarZoom ia com a ideia de que ia conhecer um novo modelo Citadino. No entanto, o novo Ford KA Plus veio para entrada de gama do segmento dos utilitários.
Eram 9:45 da manhã e estávamos a aterrar no aeroporto de Madrid. Depois do transito que apanhamos no Mini BUS até à Plaza Del Descubrimiento de Madrid, fomos visitar uma excelente exposição com super heróis feitos em LEGO. A exposição chamava-se “The Art Of Brick” e a atracção principal foi o “Batmobil” feito em LEGO que foi publicado no nosso instagram.
Voltando ao tema principal… É natural que fiquem um pouco confusos em relação ao segmento do Ford KA Plus, uma vez que a marca americana já conta com um excelente representante na categoria dos utilitários, o Ford Fiesta. O objectivo do Ford KA Plus não é concorrer com o seu “irmão mais velho”, é fazer frente ao Mitsubishi Space Star e ao Dacia Sandero. O Ford KA Plus já se encontra à venda em Portugal, pelo preço base de 10.670€.
Depois de uma breve introdução ao programa do dia, descemos até ao parque de estacionamento, onde estavam à nossa espera vários Ford KA Plus de todas as cores e mais algumas. Ficámos com a versão “Ultimate” equipada com o motor 1.2 DURATEC de 85cv.
O aspecto exterior do novo Ford KA Plus convence, uma vez de que se trata de um automóvel pequeno de 5 portas com um design desportivo e simpático, com as linhas típicas da marca americana. Notámos no modelo que existem algumas semelhanças com o seu “parceiro” Ford Fiesta. O KA Plus oferece um acabamento inteligente, com detalhes cromados na grelha dianteira, juntamente com pára-choques, puxadores das portas e espelhos retrovisores na cor da carroçaria.
No interior contamos com espaço a bordo. Viajamos relativamente à vontade tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros. Existe espaço para as pernas e para a cabeça, apesar de ser mais curto que o Fiesta é ligeiramente mais alto, o que também facilita a entrada e saída dos passageiros. A bagageira oferece 270 Litros, para além dos 21 espaços para arrumação no habitáculo.
O design interior é harmonioso. Este Ford KA Plus adoptou muitos elementos do Ford Fiesta, como o volante ou a forma da consola central. Também adoptou bastante equipamento nesta versão “Ultimate” que incluía vidros escurecidos atrás, limitador de velocidade, ar-condicionado automático, ainda assentos aquecidos à frente e Ford My key. Um novo sistema chamado “MyFord Dock” é colocado ao centro do painel de instrumentos e permite colocar e recarregar dispositivos móveis, como telemóveis e sistemas de navegação.
Em relação à qualidade dos materiais… Como seria de esperar, pelo valor não poderíamos contar com a pele de um Rolls Royce. Os materiais “duros” no interior revelam alguma resistência, a qualidade dos materiais não nos fez descobrir qualquer ruído parasita. Não podemos esquecer que o modelo ensaiado tinha 2500km percorridos.
O novo Ford KA Plus está disponivel em 2 motorizações derivadas da motorização 1.25 utilizada no Ford Fiesta. Contamos por isso com um bloco 1.2 Litros Duratec a gasolina com 2 níveis de potência: 70cv ou 85cv.
A eficiência de combustível foi melhorada com recurso a um óleo de motor de baixa fricção e à carga regenerativa. Estes elementos permitem uma maior economia de combustível ao manter a carga da bateria em níveis eficientes através da captura de energia eléctrica em descidas acentuadas ou durante a travagem.
As emissões de CO2 podiam ser um bocadinho melhores, uma vez que estamos a falar de 114g/km, os consumos anunciados andam na casa dos 5,0 Litros a cada 100km. Estará disponivel uma variante de elevada efeciência, com alterações ao nível da caixa de velocidades cujas emissões de CO2 descem para as 110g/km. (Apenas em alguns países)
O novo Ford KA Plus é um automóvel interessante de conduzir, o motor não é o mais energético do mundo, no entanto, o chassi é excelente como já é habito da marca americana, a direcção é precisa e a suspensão é bastante firme, o que por vezes nos faz sentir mais os buracos da cidade. Nada de grave! O isolamento é bastante bom e garante 73 decibéis em estradas irregulares a uma velocidade de 80km/h.
Isto deve-se a:
– Vedantes das portas melhorados
– Apoios hidráulicos do motor com as especificações do Fiesta afinados para absorver a vibração e oferecer melhor absorção de impactos
– Material adicional de amortecimento de som para o compartimento do motor, pilares A e portas
– Novos casquilhos de suspensão traseira
– Palhetas aerodinâmicas para os retrovisores exteriores que previnem a turbulência.
Para garantir a segurança. O novo Ford KA Plus conta com cerca de 50 por cento da carroçaria construída com aços de elevada resistência, incluindo o piso, as vigas dianteiras e traseiras do chassis, pilares, longarinas do pára-choques dianteiro e das portas.
As edições especiais exclusivas e estilizadas KA Plus Black & White estarão disponíveis para encomenda ainda este ano. As edições KA Plus Black & White contrastam a cor da carroçaria em preto com o tejadilho e retrovisores em branco, ou a carroçaria em branco com o tejadilho e retrovisores em preto. Ambas as versões terão jantes de liga leve de 15” em preto e só estarão disponíveis exclusivamente com o motor a gasolina Duratec de 1.2 litros e 85cv.
Saiba mais em: ford.pt
Tiago Neves
Sem comentários