Comunicados de ImprensaNoticias

Mazda parte à descoberta dos ecos da ancestralidade e da cultura artesanal japonesa

  • Histórias contadas na primeira pessoa por artesãos de todo o planeta.
  • Temporada 1 da popular série do Youtube teve 8 episódios, o primeiro dos quais com uma história contada em Portugal.
  • Primeiro episódio da segunda temporada já disponível para visualização.

Lançada no final de 2022 na plataforma Youtube da Mazda, a série #MazdaDiscovers tem exibido um conjunto de histórias inspiradoras de artesãos que, espalhados pelo planeta e em diversas realidades, combinam as suas técnicas tradicionais com uma abordagem moderna, levando à criando de objectos, de peças de arte e até de experiências culinárias de excepção, à imagem do conceito “Crafted in Japan” da Mazda.

Integrando 8 episódios, a primeira temporada iniciou-se em Portugal, relatando uma história sobre pranchas de surf no inesquecível ambiente do mar de Peniche, prolongando-se, depois, por outros países europeus, até chegar ao Japão, berço da Mazda, para depois terminar na Alemanha. Entretanto já começou a segunda temporada, com uma história contada na Chéquia, tendo por tema o trabalho de um especialista no domínio do gesso ornamental.

“Veiculados exclusivamente no YouTube e narrados por criadores que partilham de uma enorme paixão pelos seus ofícios, nomeadamente no domínio da recolha de imagens, os episódios da série #MazdaDiscovers são direccionados ao grande público, dos clientes da Mazda, potenciais e futuros, a todos os demais curiosos pela temática, permitindo-lhes conhecer, bem mais de perto, alguns dos artesãos mais singulares do nosso planeta e os seus enriquecedores conceitos”, destaca Ana Penteado, Marketing Manager da Mazda Motor de Portugal. “São já 9 os episódios disponíveis – 8 da Temporada 1 e mais um novo, já da Temporada 2 – num longo processo criativo que, curiosamente, teve início em Portugal há um ano, na região de Peniche, e que depois singrou pelo mundo, num conjunto de viagens que tiveram sempre um modelo Mazda na equação”, acrescentou.

Resumem-se, abaixo, os argumentos dos 8 episódios da Temporada 1 da série #MazdaDiscovers.

Mazda parte à descoberta dos ecos da ancestralidade e da cultura artesanal japonesa 16
#MazdaDiscovers #1: Modelar pranchas de surf em Portugal

O episódio inaugural acompanha os irmãos Boisset, Mikel e Alex, surfistas espanhóis que relatam em vídeo as suas aventuras, numa viagem de Madrid até Óbidos. Ao volante do Mazda CX-5, foram ao encontro de José Antunes, fundador da Yoni Surfboards, marca de pranchas de surf em madeira, que lhes explicou partes de um processo que, numa situação normal, faz com que uma prancha de surf da marca encerre 60 a 70 horas de um trabalho feito com enorme dedicação e inegável paixão. Depois de conhecer como nascem, foi tempo de os irmãos as experimentarem, naturalmente que recorrendo às inigualáveis ondas das praias de Peniche. Link para o Episódio #1.

#MazdaDiscovers #2: Cozinhar pasta em Itália

O segundo episódio da #MazdaDiscovers descreve a viagem de Lilia e Kai, duas YouTubers alemãs, de Colónia até Roma, ao encontro de Nonna Nerina, uma das nonnas mais conhecidas de Itália. Na companhia da sua neta, Chiara, desvenda os segredos e técnica desta sua arte na criação de pasta, processo repleto de amor partilhado com as novas gerações. Como companheiro de viagem esteve o Mazda CX-60, um dos mais recentes modelos Mazda realizados sob o conceito “Crafted in Japan”. Link para o Episódio #2.

#MazdaDiscovers #3: Kintsugi em França

Joe Allam é um jovem britânico, fotógrafo e produtor de vídeos, amante da arte e do design. Ao volante de um Mazda3 HB, completa uma viagem entre Londres e Paris para se encontrar com Nicolas Pinon, um dos mais conhecidos artesãos de lacagem japonesa da Europa. É também um especialista na ancestral técnica japonesa Kintsugi, de reparação e recuperação de peças de cerâmica, apenas com recurso a materiais puros, obtidos da terra. Explicada na primeira pessoa, a técnica é documentada em fotografia e vídeo. Link para o Episódio #3.

#MazdaDiscovers #4: Produção de chapéus na Suíça

Novo episódio, desta feita retratando a viagem de Rodolphe Miez e do seu irmão Baptiste, para se encontrarem com Eric Blum, um dos mais conceituados fabricantes de chapéus da Europa. Ao volante do Mazda CX-30, o jovem fotógrafo francês cumpre o trajecto entre Versalhes e Zurique, onde se situa o estúdio Onkai Heiwa, dedicado ao nome do seu avô. Recorrendo a técnicas ancestrais e materiais de qualidade do presente, Blum produz os mais requintados chapéus, exportando-os para o mercado mundial. Link para o Episódio #4.

Mazda parte à descoberta dos ecos da ancestralidade e da cultura artesanal japonesa 17

#MazdaDiscovers #5: Trabalhar o mármore na Dinamarca

Do centro da Europa rumamos até ao norte do continente, na companhia do cinematógrafo de viagens Erik Hedenfalk, para uma visita a Pernille Snedker Hansen no seu estúdio de marmorização. Famoso pela construção de mobiliário icónico dinamarquês, com recurso a técnicas tradicionais japonesas de trabalho do mármore, o estúdio Snedker cria peças únicas. A viagem cumpre-se entre Gotemburgo, na Suécia, e Copenhaga, na Dinamarca, ao volante de um Mazda CX-30 por paisagens deslumbrantes, devidamente documentadas em fotografia e vídeo. Link para o Episódio #5.

#MazdaDiscovers #6: Fabrico de facas no Japão

É no Japão, país natal da Mazda, que decorre este episódio, aqui assente na especialização da família Hirata na arte e técnica do fabrico das facas, espadas e sabres. A história é contada e documentada por Benjamin Jaworskyj, ele que viajou da longínqua Alemanha até Tóquio, ao encontro do casal Sokehira e Nodoka Hirara, especialistas neste processo em que até produzem o seu próprio aço, algo tão raro no presente. Quanto ao Mazda CX-60, um dos mais recentes conceitos que enaltece a combinação entre tradição, cultura e filosofia da marca japonesa, acompanhou Jaworskyj nas suas deslocações locais. Link para o Episódio #6.

#MazdaDiscovers #7: Kaiseki no Japão

A série #MazdaDiscovers mantém-se pelo Japão, mas envolvendo outros protagonistas, como Joe Allam, a quem cabe relatar uma viagem esclarecedora pelo mundo do Kaiseki, estilo tradicional japonês de fine dining. Visionário por detrás da “Cozinha Japonesa Takahashi”, em Morishita, o Master Chef Tadashi Takahashi leva-nos numa experiência gastronómica através de uma sequência de pratos artisticamente elaborados. Fazendo a ponte entre a boa mesa e a cultura local, trata cada tarefa com o máximo respeito e atenção, reflectindo a sua crença de que cada elemento desempenha um papel crucial no conceito culinário final. E que outro modelo que não o Mazda MX-5 RF para completar esta ponte? Link para o Episódio #7.

#MazdaDiscovers #8: Fermentação na Alemanha

De regresso à Europa, é em Berlin que tem lugar o novo episódio do #MazdaDiscovers, numa viagem que Ellis Van Jason, cinematógrafo profissional, faz ao volante de um Mazda CX-5 desde os Alpes suíços, partindo ao encontro de Markus Shimizu, rosto da marca Mimi Ferments. Com um compromisso inabalável para com a arte da fermentação, é testemunhado o poder do Koji, um fungo tradicional japonês, na transformação de ingredientes simples em delícias gastronómicas. Desde o seu meticuloso processo de cultivo no arroz, até à intrincada dança dos ingredientes durante a fase da fermentação, esta arte traduz um testemunho de tradição, intuição e inovação, juntando ciência e alma, dando ecoa ao design meticuloso e à inovação que a Mazda tanto valoriza. Link para o Episódio #8. 

Mazda parte à descoberta dos ecos da ancestralidade e da cultura artesanal japonesa 18

Temporada 2 da série #Mazda Discovers já arrancou

Finda a bem-sucedida Temporada 1, é já tempo de se contarem novas histórias do #MazdaDiscovers, havendo já um primeiro episódio da nova época. Tem lugar na Chéquia e envolve Oliver Braun, artesão especialista em gesso ornamental, numa viagem contada por Denis Barbas que, ao volante de um Mazda CX-60, cumpre um percurso entre Itália e Praga. À imagem do compromisso da Mazda para com a sustentabilidade e o artesanato, Oliver defende o restauro em vez da demolição – um dos seus projectos envolveu a recuperação de partes do edifício do Parlamento do seu país – tornando-o na perfeita personificação do conceito #MazdaDiscovers. Link para o Episódio #1 da Temporada 2

É deste modo que a Mazda desvenda alguns dos trabalhos e processos artesanais mais ímpares e exclusivos do mundo, um conceito artesanal que está no centro de tudo o que a marca concebe e produz, e que hoje se vê destacado pela assinatura “Crafted In Japan”.

Esta série é, por isso, uma homenagem a todos aqueles que partilham esta inegável paixão da marca de Hiroshima, realizada com o contributo das mãos e lentes de um conjunto de criadores de conteúdos, que nos transportam até aos locais onde se encontram esses artesãos que a personificam.

A não perder, assim, os próximos episódios, numa série que pode ser acompanhada através do hashtag #MazdaDiscovers.

Artigo anterior

Movimento promovido pela Volvo regressa para apelar a um Natal mais tranquilo

Artigo seguinte

Passeio de Natal “Rota do Vidro” do Clube Roadster MX-5 PT

3 Comentários

  1. MANUEL EDUARDO COSTA LOPES
    15 Dezembro, 2023 a 14:17 — Responder

    Porque Mazda x c6 paga nas portagens como camiao
    estou a adquirir 1 e isto nao tem logica
    Ao Dispor Eduardo LOPES

  2. MANUEL EDUARDO COSTA LOPES
    15 Dezembro, 2023 a 14:18 — Responder

    Porque Mazda x c6 paga nas portagens como camiao
    estou a adquirir 1 e isto nao tem logica
    nunca disse isto anteriormente ( deem o contacto de Mazda Europa ou Japao )
    Ao Dispor Eduardo LOPES

    • 19 Dezembro, 2023 a 18:26 — Responder

      Boa tarde Manuel,
      O Mazda CX-60 paga classe 2 nas portagens pois é um veículo de 2 eixos com altura superior a 1,1m na zona do capot.
      Uma vez que é uma situação muito especifica do nosso país, não sei se a Mazda Europa / Japão conseguirão fazer alguma coisa.

      Com os melhores Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.