Karting: A verdadeira escola!
Hoje vou escrever na 1ª pessoa… Vou partilhar convosco a sensação de ver um “pequeno sonho” tornado realidade. Um turbilhão de emoções que me fazem sorrir de orelha a orelha.
Tudo começou em 1995, quando eu nasci… Desde o momento em que nasci que ouvi o meu pai a falar de automóveis, fui crescendo, crescendo e aos 4 anos brincava com carrinhos e sonhava ser um piloto de formula 1. Ficava colado ao ecrã da televisão, aos domingos geralmente à hora de almoço a ver o Schumacher a ganhar provas na RTP 1.
Bem sabemos que chegar à Formula 1 em Portugal é um sonho quase impossível, ou mesmo impossível, basta olharmos para o Filipe Albuquerque, para o António Félix da Costa, entre outros que tinham capacidade para lá chegar e nunca o conseguiram por serem Portugueses.
Quando se tem 4 ou 5 anos de idade não se tem a noção do que é necessário para chegar à Formula 1, aos poucos a ideia de ser piloto foi-se tornando cada vez mais distante, pois com a idade começamos a ganhar noção da realidade.
Andei anos de moto4, nunca competi, andava nas moto 4 do Mark (conheçam-no no “quem somos”) e aos 12 anos, sentaram-me num kart pela primeira vez. Foi desde esse momento que eu disse para mim próprio que “um dia vou poder fazer karting”, pois até então tinha sido a única coisa que me tinha feito pensar que por momentos estava a ser um piloto.
Fui estudando, fui crescendo, continuei a amar automóveis e a falar sobre automóveis a maioria do tempo, algo que ainda não mudou… No final de 2014 nasceu o CarZoom, este maravilhoso site, que me permite aprender mais e testar algumas das melhores máquinas que tem saído nos últimos tempos, Mazda MX-5, Renault Clio RS, Renault Mégane RS Trophy, por ai fora…
A ideia do Kart manteve-se sempre na minha mente, até que… Há 2 meses atrás tive a oportunidade de comprar um Kart com chassi Tony Kart extreme, velhinho, com motor Vortex 100 refrigerado a ar e ontem andei nele pela primeira vez.
A sensação foi simplesmente fantástica e a cada volta que dava mais tinha a certeza que um Mazda MX-5 ou um Mégane RS Trophy é coisa para meninos! Posso dizer que atingi o nirvana da felicidade suprema ao volante de um Kart, um brinquedo que me custou muito pouco dinheiro e que me proporciona sensações semelhantes ou melhores que conduzir um Ferrari.
Acho que ainda não acredito… Depois de tantos amigos a chamarem-me maluco, a dizerem que não tenho juízo e a perguntarem-me para que é que eu queria um kart… Finalmente chegou o dia que eu aguardava desde os meus 12 anos de idade. É como se tivesse realizado um pequeno sonho!
É simplesmente fantástico, durante o tempo em que estou sentado naquela backet, tudo desaparece, os pensamentos, as preocupações, a ansiedade, tudo! É uma escola de condução do melhor que existe e agora entendo porque é que quase todos pilotos de Formula 1 passam pelo karting. É a melhor base e acreditem que nenhum automóvel vôs irá proporcionar as sensações que um kart proporciona!
A busca pelo melhor tempo, as afinações, o fumo branco a sair do escape, o “pontapé” nas costas das rotações mais altas, as curvas em que se entra com o kart de lado, é inexplicável o que um veiculo a motor tão simples nos pode ensinar e as sensações que nos proporciona e se pensam que não é desporto… Estão extremamente enganados! Acreditem que um Mégane RS Trophy ao lado de um kart é um verdadeiro Rolls Royce!
Todos os amantes de automóveis tem um carro predilecto, ou “o tal”, que gostariam de ter. Eu sou o tipo que se conseguiria divertir com uma Fuso Canter, por isso, como devem calcular houve muitos automóveis a passarem no meu imaginário.
Desde o momento em que comprei o meu kart, só quero o automóvel mais económico, para que o dinheiro que poupo em combustível dê para andar mais vezes! Ainda aguardo o automóvel que me ensine o que um kart ensina e que me proporcione as sensações que o meu pequeno Tony Kart me proporciona!
Todos os amantes de automóveis deviam pelo menos uma vez na vida desfrutar de um “brinquedo” tão simples e tão poderoso! Tão rico em sensações e uma infinita fonte de bem estar!
Tiago Neves
8 Comentários
Bom dia Sr. Tiago Neves, tenho um filho de 8 anos apaixonado por carros e Kart e que sonha em ser piloto de F1, poderia me indicar uma escola para que eu o coloque a prender a ser piloto?
Bom dia Caro. Wildson Oliveira,
Antes de mais, obrigado pelo seu contacto e interesse.
Irei enviar-lhe uma resposta por e-mail.
Cumprimentos
Tiago Neves
Tenho um filho com 13 anos que gosta de karts gostava de saber se a escolas ao como posso arranjar um local perto de Almada?
Boa Noite José Pedro,
Agradecemos o seu contacto.
Tem várias escolas no país, tem a escola da Euroindy na Batalha, tem a escola do Kiro no Bombarral e se realizar uma pesquisa mais “a fundo” na internet, de certeza que encontra mais alternativas.
Cumprimentos
NAO há mais perto de Almada?
Procure no Kartódromo de Palmela ou do Montijo.
Cumprimentos
Olá, tenho 15 anos e ando a falar com os meus pais sobre a possibilidade de entrar numa escola de karting, só que não sei de nenhuma no porto ou perto, pode me ajudar?
Olá Diogo! Obrigado pelo teu contacto!
No Porto tens o Kartódromo Cabo do Mundo que tem equipa no Nacional de Karting e, penso que tem escola de Karting. Segue um link que pode ajudar: https://cabodomundokarting.pt/o-kartodromo/onde-estamos/