EnsaiosNoticias

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca!

Existem automóveis que nos tiram absolutamente do sério! Alguns altamente “espampanantes” e outros mais discretos. Alguns desses automóveis são realmente rápidos e outros são bem mais comedidos. Muitas das vezes perguntamo-nos o porquê de ter de haver sempre tantos extremos. A Volvo V90 é um automóvel com o equilíbrio perfeito!

O design é de cortar a respiração, rompe com tudo aquilo a que estamos habituados e não há quem não olhe quando ela passa. Não que seja um automóvel perito em dar nas vistas, com grandes adornos e elementos de design, mas podemos dizer que é um automóvel altamente elegante, com pormenores minuciosos, capazes de tirar do sério qualquer amante de obras de arte.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 23

A Volvo V90 é portadora de um equilíbrio altamente complexo e difícil de conseguir. Podemos dizer que é “fácil” conceber um automóvel extremamente desportivo ou extremamente confortável. O difícil é fazer o que a Volvo fez com a V90, conceber um automóvel verdadeiramente equilibrado, no qual nos sentamos e podemos dizer: “Não existe nada que eu alterasse neste carro!”. É o equilíbrio perfeito entre o conforto e a performance, o equilíbrio perfeito entre a imponência e a humildade. Adopta uma carroçaria bastante limpa e reúne todo um conjunto de pormenores que o tornam bastante exclusivo.

Quando falamos em “R-Design” imaginamos desde logo a linha desportiva da Volvo, que atribui à sua gama um toque prestigiante de jovialidade, irreverência e rebeldia. O toque desportivo que não é exagerado e assenta bem em qualquer situação. Não a faz perder a elegância, nem tão pouco o estatuto.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 24

A grelha é preta brilhante, as jantes são raiadas com dois tons e tem 18 polegadas, os vidros são escurecidos e os faróis de nevoeiro são integrados na carroçaria por dentro de uma moldura preta brilhante. Os pára-choques adoptam um corte mais “desportivo” e os badges “R-design” não deixam margem para duvidas. A altura ao solo é também ela menor.

No interior continua toda a sublimidade do design exterior, sentimo-nos verdadeiramente em casa. Não por oferecer um extremo conforto, mas também por oferecer uma qualidade de materiais e de construção exemplar. O design é cuidado e a conjugação das cores está no ponto!

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 25

Na Volvo V90 estão reunidas condições para nos sentirmos bem em qualquer dos lugares a bordo, viajando à vontade nos lugares dianteiros e traseiros, com um apoio lombar digno de registo e posições de assento confortáveis. A bagageira tem 560 Litros de capacidade que se “estendem” até aos 1525 Litros, é uma das bagageiras mais pequenas do segmento, mas ainda assim é bastante satisfatória, dando para levar este mundo e o outro!

Sentados no lugar do condutor da Volvo V90 é difícil querer estar noutro lugar. O volante é ergonómico, os assentos envolvem-nos de uma forma agradável e confortável, assim como os painéis e equipamentos fazem-nos lembrar o sofá de casa. Na versão R-Design contamos com acabamentos em alumínio mais desportivos, pedais e tapetes específicos R-Design, assentos com maior apoio lombar, volante desportivo e um pack de iluminação que realça os “adornos” desta versão.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 26

No que toca ao equipamento, a Volvo V90 R-Design agrada facilmente os ocupantes mais exigentes, uma vez que contamos com um sistema de som premium da Bowers & Wilkins (opção), ar-condicionado automático de dupla zona com saídas de climatização para os lugares traseiros, tejadilho panorâmico de dimensões generosas(opção), muito espaço de arrumação e ainda um sistema de navegação e multimédia dos melhores que a industria automóvel tem para oferecer.

Através do ecrã táctil 9,5 polegadas com uma definição de excelência, temos acesso ao sistema “Sensus” da Volvo, que conta com uma utilização intuitiva e com os mais evoluídos sistemas navegação, conexão e entretenimento. No Volvo Sensus conseguimos aceder ao iPhone através do Apple CarPlay ou aceder ao Android Auto. O “Volvo On Call” era um dos opcionais deste modelo ensaiado, e é um sistema que nos permite definir um destino da navegação, regular a temperatura do A/C ou ainda “dar à ignição” colocando o motor a trabalhar. Tudo isto acontece à distância, com um telemóvel ou smart watch. A conexão é feita por partilha de dados moveis e fornece informação do transito em tempo real, assim como várias alternativas de trajecto que se podem tornar mais económicas ou mais curtas, por exemplo. Ainda é possivel alterar o tipo de som e simular a sala de concertos de Gotemburgo, neste modo não é difícil ter os pais ou a esposa a dizer para irmos dormir a casa!

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 27

Imaginem um automóvel realmente bonito e elegante, com um tejadilho panorâmico digno dos deuses, um conforto formidável e um sistema de som com uma qualidade realmente impressionante. É prazeroso conduzir esta Volvo V90 R-design calmamente com a musica num volume mais elevado a contemplar uma bela paisagem de serra. Sim! Nós fizemo-lo vezes e vezes sem conta! O mais difícil foi ter de retornar ao parque de imprensa…

No painel de instrumentos da Volvo V90 encontramos um ecrã LCD que nos apresenta a navegação em 3D, reconhecimento de sinais de transito, dados de viagem e consumos. No modo “Eco” conseguimos ter um “gráfico” que nos ajuda a adoptar uma condução mais económica. Também no painel de instrumentos, temos acesso às informações sobre os sistemas de segurança, como a transposição involuntária de faixa ou o “Pilot Assist”.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 28

Graças aos modos de condução: Confort, Dynamic e Eco. Conseguimos ter vários automóveis num só! Estes 3 modos de condução adaptam a Volvo V90 ao nível da resposta do acelerador, direcção, suspensão e caixa.

O modo Confort privilegia uma condução mais confortável com uma direcção mais leve e manobrável, tornando a suspensão mais condescendente e uma resposta de motor ideal para o dia-a-dia. O modo Dynamic diminui o tempo de resposta do acelerador, torna a suspensão mais “firme” e a caixa mais rápida. Já o modo Eco reduz a resposta do acelerador para que consigamos uma melhor eficiência no consumo de combustível.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 29

A Volvo V90 satisfaz, não só pelo design e qualidade do interior, mas também por contar com performances realmente satisfatórias. O chassi é excelente e a suspensão adaptativa permite-nos ajustar o automóvel às nossas necessidades, tornando-se realmente confortável, mas também bastante desportiva se for necessário. O impressionante é o facto da Volvo V90 ter quase 5 metros de comprimento e manobrar-se quase como um citadino! A andar depressa ou devagar o comportamento é exemplar. Se ouvirem alguém dizer que o motor D4 é “fraco” para o automóvel em questão, não acreditem! Podemos dizer até, que é um excelente compromisso entre o valor, os consumos e as prestações!

Esta motorização conta com 190cv de potência, 400Nm de binário e no nosso ensaio conseguiu consumos de 6,9 Litros a cada 100km em percursos mistos. Nada mau para um 2.0 Litros de caixa automática com tracção integral e 2300kg de peso. Com esta receita, a Volvo V90 D4 consegue uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 8,2 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 225km/h.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 30

Não poderíamos deixar de falar da direcção precisa que se torna mais “firme” no modo desportivo e que oferece um feedback formidável da estrada, assim como um maior prazer de condução. As suspensões, embora mais rígidas pelo facto de ser a versão R-Design, não oferecem pouco conforto, mostrando-se bastante eficazes numa condução mais despachada.

A caixa de 8 velocidades Geartronic mostrou-se eficiente, em todas as situações, com transições rápidas quer no modo automático, quer no modo sequencial.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 31

A favor da Volvo está a segurança! A Volvo V90 é uma das carrinhas mais seguras do mundo. Contamos com alguns sistemas de condução autónoma como o Pilot Assist que funciona mais ou menos como o cruise-control adaptativo, mas intervém na direcção, dando-nos uma sensação quase pura de condução autónoma. O cruise-control adapta a velocidade, enquanto o pilot assist nos ajuda a manter a trajectória com base nas linhas da estrada.

Nas situações de “pára-arranca”, quando ligamos o “pilot assist”, o automóvel adapta a velocidade ao transito, parando e arrancando consoante os automóveis que circulam à nossa frente. Testámos estes sistemas com bastante “atenção”, até porque servem apenas como auxilio à condução e não como substitutos do condutor. O objectivo é se possível evitar acidentes, mas acima de tudo é reduzir os ferimentos provocados após uma colisão e reduzir os danos no automóvel. A Volvo tem como missão, ninguém morrer num dos seus automóveis a partir de 2020.

Volvo V90 D4 R-Design: Sublimidade Sueca! 32

A aposta nos sistemas de segurança é bem notável na Volvo V90, ou não estaríamos a falar da marca em questão, que nos oferece neste modelo: alerta de transposição involuntária de faixa com correcção de volante, aviso de ângulo morto, alerta de pré-colisão com travagem de emergência e detecção de peões e ciclistas e por ultimo os máximos automáticos. Como sistema de segurança de elevada importância aparecem as “safety cages” que são ligas leves de reforço à carroçaria cujo objectivo é proteger os ocupantes em caso de colisão.

Resumidamente, contamos com um automóvel belo, confortável, robusto, fiável, com um bom consumo de combustivel e capaz de satisfazer no que toca às performances. Mais importante que tudo, temos um automóvel que é capaz de nos “proteger” melhor do que qualquer outro, caso tenhamos uma infelicidade na estrada. A Volvo V90 obteve 95% na protecção de adultos, 80% na protecção das crianças, 76% na protecção de peões e 93% nas ajudas à condução, no teste realizado pela EuroNCap. Não seria de esperar outra coisa da marca que mais aposta na segurança!

A Volvo V90 D4 R-Design está disponivel a partir dos 58.177,00€, a versão ensaiada tem o preço de 72.256,00€. Paga de IUC 218,92€.

Artigo anterior

FCA procura vender Alfa Romeo e Maserati?

Artigo seguinte

Aston Martin bate recordes de venda no primeiro semestre do ano!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.