Ensaios

Toyota Yaris Hybrid: Tecnologia amiga do ambiente!

Este foi o nosso primeiro ensaio a um Toyota, a nossa expectativa era elevada e podemos dizer que o Toyota Yaris Hybrid esteve a altura! Um utilitário tecnologicamente perfeito que se torna cada vez mais uma alternativa aos automóveis que utilizam apenas um motor a gasolina.

A versão que ensaiamos do Toyota Yaris é das mais equipadas, a Square Collection, para além das duas cores que lhe oferecem um design mais interessante, conta com jantes de 16 polegadas com dois tons cinza e preto e ainda vidros escurecidos atrás. As luzes de iluminação diurna em LED e os farolins traseiros LED completam o design desportivo. Não podiam faltar os “dizeres” HYBRID e aquela grelha “Mascarilha” que é sem duvida uma boa imagem de marca!

No interior, encontramos um design simples, funcional e agradável. Um sistema de navegação e multimédia dos mais simples que já testámos e ar-condicionado automático dupla-zona. A qualidade dos materiais está ao nível da concorrência, mas a qualidade da montagem está acima do segmento.

Toyota Yaris Hybrid 20

A posição de condução é agradável apesar da coluna de direcção não ser regulável em profundidade. Contamos com espaço a bordo, que nos permite viajar à vontade tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros. A bagageira conta com 286 Litros, que com o rebatimento dos assentos traseiros chega aos 770 Litros.

O sistema de navegação e multimédia aparece num ecrã táctil de dimensões generosas, é completo, funcional, tem boa imagem e está todo ele muito virado para a poupança de combustível, para carga e descarga da bateria através da travagem regenerativa. Portanto, contamos com um gráfico que nos vai mostrando a carga da bateria e o fornecimento de energia, quando travamos ou descemos sem acelerar. No painel de instrumentos, temos ainda um manómetro que tem 1 ponteiro e 3 cores, a azul “charge” quando estamos a carregar a bateria, a verde o “eco”, que nos permite circular nos regimes ideais para a poupança de combustível, e a branco o “power”, que é quando exigimos toda a performance dos motores.

Toyota Yaris Hybrid 22

Estes 2 elementos ajudam-nos a poupar combustível e acreditem que podem alterar muito a nossa forma de conduzir, o Yaris Hybrid desafia-nos a gastar cada vez menos e a tentar andar o mais possível no modo eléctrico.

A poupança é significativa, quando arrancamos no modo totalmente eléctrico, quando estamos no pára arranca, ou mesmo quando estamos a rolar e o motor eléctrico vai-se encarregando da resistência aerodinâmica. Ao volante do Toyota Yaris Hybrid podemos constatar que os quilómetros que percorremos sem gastar gasolina aumentam significativamente face a um automóvel totalmente a combustão.

Com o Toyota Yaris Hybrid conseguimos ter um automóvel de baixa manutenção, que consegue consumos iguais aos de um automóvel a diesel e sem elementos indesejáveis como os filtros de partículas que muitas das vezes dão problemas e tem arranjos caros, ou os turbos que dão dores de cabeça. O sistema do Toyota Yaris 1.5 HSD está mais do que testado e a fiabilidade está mais do que comprovada, ou não estaríamos a falar da marca que mais vende automóveis no mundo e que lidera a tabela da fiabilidade há vários anos.

Toyota Yaris Hybrid 2

O motor 1.5 a gasolina associado ao motor eléctrico e à caixa de variação continua proporciona uma condução agradável com consumos de 4,8 Litros a cada 100km. Já para não falar que é realmente um descanso circular com um automóvel que quase não faz barulho.

O Toyota Yaris Hybrid tem um comportamento muito agradável e previsível, o ESP é bastante interventivo e oferece muita segurança. A direcção melhorou face à anterior geração do Toyota Yaris, está mais precisa e o volante tem uma boa pega, o que nos ajuda a obter um maior feedback na condução.

Toyota Yaris Hybrid 38

A não esquecer que o Toyota Yaris Hybrid emite apenas 75g/km de CO2 e paga de IUC 132,05€. Porque é que não paga menos? Algo que teria de ser discutido na assembleia…

Tiago Neves

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