Artigos

Toyota Corolla AE86: O inicio de uma lenda!

O Toyota Corolla AE86 é um automóvel amado e respeitado por amantes das 4 rodas em todo o mundo. Tornou-se um ícone dos automóveis japoneses e foi até personagem principal de um filme / desenho animado chamado “Initial D”. Estamos a escrever sobre este automóvel porque iremos lançar esta semana o nosso ensaio ao novo “AE86” o Toyota GT86!

O Toyota Corolla AE86 apareceu em 1983. Era um coupé de dimensões mais reduzidas, com um baixo peso, potência q.b e diversão garantida.

Saiu em duas versões Sprinter Trueno e Levin, pelo que quando se falava no Toyota “AE86” como ficou conhecido, já não interessava qual era a versão. Este é o automóvel que começou a ser adorado desde a sua existência e que ainda colecciona olhares nos dias de hoje. É também considerado um dos melhores desportivos nipónicos de todos os tempos!

A diferença visual entre os Levin e Trueno é que o Levin tem faróis fixos e que o Trueno tem faróis pop-up, a ultima versão entrou na animação japonesa “Initial D” que mais tarde veio a receber um filme com personagens reais. Houve muitas outras versões do AE86 mas estas duas são os verdadeiros ícones que deram nome a este coupé da Toyota.

É conhecido no Japão como “Hachi-Roku”, o que não quer dizer nada mais do que “Oito e Seis”.

Este modelo utilizava um motor 1.6 Litros de 4 cilindros (4A-GE) que também foi utilizados nos primeiros Toyota MR-2. Debitava 130cv de potência e 150Nm de binário e ainda contava com um sistema T-VIS que era um sistema de indução variável, autoblocante e uma caixa manual de 5 velocidades que enviava a potência para as rodas traseiras. A sua distribuição de peso a 50/50 também ajudou o AE86 a ser o desportivo de referência, que ainda é utilizado nos dias de hoje para corridas e campeonatos pelo mundos fora.

O popular piloto Japonês Keiichi Tsuchiya ainda tem alguns Toyota Corolla AE86 Sprinter Trueno. Um deles participou num campeonato de Time Attack em Tsukuba onde conseguiu tempos que assustaram alguns automóveis mais modernos e com mais potência e electrónica.

Pedimos desculpa pela falta de legendas nos videos

Artigo anterior

O primeiro Ferrari 812 Superfast chega ao Mónaco! (vídeo)

Artigo seguinte

SEAT irá lançar 4 automóveis eléctricos!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *