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Renault ZOE 40 BOSE: O utilitário do futuro!

O Renault ZOE é o utilitário do futuro, conta com uma autonomia anunciada pela marca que já é suficiente para o dia-a-dia, dá para algumas viagens mais longas e está dotado de algum equipamento bastante satisfatório, principalmente quando falamos da versão mais equipada “BOSE”.

O Renault ZOE conta com um aspecto atraente e futurista que deixa toda a gente curiosa à sua passagem! As ópticas em tom azulado acentuam o aspecto moderno, e os “badges Z.E” ajudam-nos a perceber que se trata de um automóvel totalmente eléctrico. Não existem elementos de design a salientar, até porque tudo é uma questão de aerodinâmica, o ZOE tem um design limpo qie beneficia a sua finalidade, ser económico e prático.

Nesta versão “BOSE”, contamos com jantes de 16 polegadas com 2 tons, vidros traseiros escurecidos, assentos em pele aquecidos na dianteira, sensores de chuva e luminosidade, cartão Renault mãos-livres, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sistema de som BOSE com amplificador e sistema de navegação e multimédia “R-Link” com serviços conectados oferecidos durante 1 ano.

No interior contamos com um ambiente “electrificante”, harmonioso e dotado de bom gosto, com uma boa conjugação de cores. Nesta versão “BOSE” existe um maior cuidado na decoração e ambiente. O tejadilho está decorado, assim como o assento do condutor, que contam com uns vinco específicos que acentuam o tema “Z.E”.

Tudo se encontra ao acesso do condutor, mas o assento regulável em altura seria uma mais valia, embora a posição de condução seja agradável. A qualidade dos materiais e da montagem podia também ela ser melhor!

O sistema R-link permite-nos aceder à localização dos postos de carregamento, a um gráfico de energia que gastamos ou acumulamos através da travagem regenerativa ou desaceleração. Podemos consultar o consumo de energia e ainda nos oferece o que é já usual na restante gama Renault. Navegação em tempo real, multimédia e ainda aplicações que podem ser descarregadas na R-Link Store como informações do tempo, calculadoras, calendários, entre outros.

Até no ar-condicionado automático o Renault ZOE é inovador. É possivel agendar uma hora para ligar o ar-condicionado com a temperatura que desejamos, mesmo estando fora do veiculo. Este “agendamento” poderá ser realizado a partir do interior do automóvel no R-Link ou através da aplicação “My Z.E” que nos permite controlar o estado da carga das baterias ou como já salientamos programar o ar-condicionado automático. Através do “cartão mãos-livres” conseguimos também ligar o Ar-condicionado.

O espaço a bordo satisfaz, pois existe comodidade nos lugares dianteiros e traseiros, assim como a bagageira que conta com 338 Litros de capacidade, sendo maior que a do seu “irmão” Renault Clio.

Tudo se torna realmente interessante quando carregamos no botão “Start”, para além de não ouvirmos o tradicional barulho do motor e da ignição, o Renault ZOE faz questão de nos alertar que está ligado, emitindo sons realmente harmoniosos e alguns deles relacionados com o meio ambiente.

Colocamos a caixa automática no “D” de “Drive” e aceleramos de forma estonteante até aos 139km/h. Não parece uma grande velocidade, mas é interessante a forma como os automóveis eléctricos entregam a sua potência. O Renault ZOE é capaz de “deixar para trás” alguns automóveis desportivos nos primeiros metros, o que é realmente divertido e impressionante.

O melhor de tudo é o abastecimento ser ainda gratuito, pelo menos até ao final deste verão. Também não pagarmos estacionamento nos parques da EMEL, mediante o pedido de um selo colocado no pára-brisas dianteiro, ficamos com a “total liberdade” de estacionar sem pagar nos parques de estacionamento geridos pela entidade acima referida.

Relativamente à autonomia não são os 400km que a Renault revela, mas a diferença não é tão drástica assim. No nosso ensaio conseguimos percorrer 320km ao volante do Renault ZOE antes e efectuarmos a primeira carga, claro que para estes 300km serem possíveis, temos de pressionar o botão “Eco” que nos reduz a resposta do acelerador e do ar-condicionado para uma maior eficiência.

Num posto de abastecimento de carga rápida, precisamos apenas de 30 minutos para conseguir 80% da carga da bateria, o que servirá certamente para percorrer cerca de 200km. Já numa tomada doméstica, a Renault tem um adaptador que aumenta a capacidade de carga em cerca de 40%, ainda assim, precisamos mais de 16 horas de carregamento para conseguirmos a carga total, assim como a rede publica de carregamento normal, que demora também mais de 8h a carregar na totalidade o Renault ZOE 40.

Em termos práticos, temos um automóvel nos permite percorrer cerca de 300km com um custo realmente reduzido, (cerca de 2€ por cada 100km). Não pagamos estacionamento nos parques EMEL, contamos com revisões de valores realmente baixos, não pagamos imposto único de circulação nem valores de ISV na aquisição do automóvel.

Se quiserem ir de férias para locais “longínquos”, a Renault oferece o “aluguer” de um automóvel a combustão durante 25 dias que podem ser utilizados ao longo de 5 anos. Os 5 anos são também os anos de garantia oferecidos pela marca francesa, com 8 anos de garantia para a bateria, ou 160.000km se a mesma for adquirida e não alugada.

O Renault ZOE poderá ser adquirido com as baterias incorporadas ou alugadas à marca. O valor de aluguer das baterias varia consoante o pacote de quilómetros ao ano, sabemos que para fazer 12.000km/ano temos de despender de um aluguer mensal de 79,00€, já o aluguer com quilometragem ilimitada ronda os 119,00€ mensais. O Renault ZOE 40 BOSE com aluguer mensal de baterias tem o custo de 30.010,00€, já o valor com as baterias incluídas ronda os 37.510,00€. Estes preços são apenas para a versão BOSE, pelo que se optarem por um ZEN ou um Intens o preço torna-se mais “atraente”.

Como não queremos que sejam “enganados”, é a nossa “missão” alertar-vos para que se informem com a vossa seguradora antes de adquirirem um automóvel eléctrico. Existem seguradoras que pedem um seguro à parte do automóvel, apenas para as baterias.

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