Ensaios

Renault Captur# dCi 110: A arca de Noé!

Andámos com o Renault Captur# dCi de 110cv. O crossover mais popular da Europa e o best seller em Portugal. Bate os seus concorrentes pelo espaço e esta versão “hastag” traz um requinte extra ao modelo da marca Francesa.

Começamos pelo exterior, onde encontramos um design que agrada a maioria das pessoas, a possibilidade de uma personalização que vai desde jantes, à cor do tejadilho ou da moldura dos faróis de nevoeiro, e ainda linhas muito simpáticas. O aspecto radical e as jantes oferecem ao Renault Captur um ar robusto e uma posição de condução mais alta.

Renault Captur # 7

O Crossover Francês, utiliza a mesma plataforma do Renault Clio, mas é maior, muito maior, para nós é a “arca de noé” dos crossovers deste segmento, cabem os filhos, a bagagem e mais qualquer coisa.

O interior podia ter uma melhor qualidade dos materiais, embora a versão “hashtag” nos ofereça, bancos aquecidos e em couro com acabamentos a alcantara, volante em pele e maior personalização dos interiores. Trata-se de uma versão mais requintada, que conta com soleiras das portas “Renault” e símbolos “#CAPTUR”. Esta versão “hashtag” vem com pedais em aluminio.

Renault Captur # 23

O que não podemos apontar ao Renault Captur é falta de espaço, pois contamos com uma bagageira de 377 Litros, com uma fila de assentos traseiros que pode deslizar e que nos permite aumentar a capacidade até aos 455 Litros. Para além da bagageira, contamos com a “Gaveta IKEA” que é o porta luvas, tem nada mais nada menos do que 11 Litros de capacidade. Ainda temos um pequeno espaço para arrumação por cima da consola central e o próprio apoio de braço dá para guardar pequenas coisas.

O sistema de informação e Multimédia da Renault “R-Link” continua a ser para nós um dos melhores e mais intuitivos sistemas de informação e multimédia já lançados. Contamos com um sistema de navegação com informação de transito em tempo real, muito eficiente, o menu “ECO”, em que o próprio automóvel vai classificando a nossa condução e ajudando a melhorar. E por fim os serviços como a “Renault Store”, que funciona mais ou menos como a “Play Store” do Google, permite-nos descarregar aplicações úteis para o nosso automóvel, como máquina de calcular, informações do tempo, entre outros.

Renault Captur # 16

O motor dCi de 110cv utiliza o mesmo bloco 1.5 dCi do motor de 90cv, mas opta agora por uma caixa de 6 velocidades, que se torna mais agradável em estrada e que nos permite baixar os consumos, no entanto, na cidade, a sua desmultiplicação leva-nos a recorrer mais vezes à caixa para manter o andamento. Podemos contar à mesma com o “modo ECO” que nos limita as prestações do motor em prol da eficiência de combustível.

A posição de condução e a condução em si são bastante agradáveis, é um automóvel muito fácil de conduzir, a caixa de 6 velocidades é bastante agradável e veio aumentar o prazer de “andar de Renault Captur”.

Renault Captur # 5

Durante o nosso ensaio conseguimos uma média de 4,5 Litros a cada 100km, sem grande esforço e ainda nos aventurámos até à praia do abano onde passamos em estradas algo acidentadas, onde o Captur foi um crossover exemplar, mantendo sempre o conforto e passando sempre com alguma facilidade.

O Renault Captur com 110cv deverá custar cerca de 900€ a mais que o Captur dCi de 90cv, continua a pagar 141€ de IUC e a fazer revisões de 30.000km em 30.000km ou de ano a ano. Não esquecer que a Renault oferece os 5 anos de garantia ou 100.000km e conseguiu as 5 estrelas nos testes EuroNCAP.

O preço da versão ensaiada ronda os 26.000€

Tiago Neves

Fotos de: Leandro Sousa

Artigo anterior

Versão mais espigada do Toyota GT86 percorre Nurburgring!

Artigo seguinte

KIA Niro: O novo Híbrido Coreano!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.