EnsaiosNoticias

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro!

O Peugeot 2008 é um exemplo de polivalência. Falamos de um automóvel elegante, bonito, espaçoso, familiar, mas também aventureiro, com pormenores dignos de um segmento superior e outros tantos que atingem o limiar da aventura.

O design do Peugeot 2008 é interessante e agradável à vista, como o de todos os automóveis da marca. O curioso deste crossover Francês é que para além contar com um design bastante elaborado, conta com uma altura ao solo maior, mas também com dimensões algo generosas que já nos fazem lembrar carrinhas do segmento B. É um suv que para além de ter “crescido” para cima também cresceu no comprimento, o que acaba por melhorar a habitabilidade.

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro! 20

Os faróis rasgados não negam a identidade Peugeot, assim como a assinatura luminosa e a grelha que conta com o “logo” da marca no centro e o nome da marca na moldura cromada da grelha. A protecção plástica nos guarda lamas afirma a postura aventureira deste Peugeot 2008.

Nas laterais contamos com as jantes de 16 polegadas com 2 tons nesta versão Allure, vidros traseiros escurecidos, moldura cromada em torno dos vidros, barras longitudinais em alumínio e é também no “perfil” que conseguimos notar que o design do tejadilho “declina-se”, o que é fora do comum.

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro! 21

Ainda “de lado” o Peugeot 2008 continua a adoptar uma postura musculada e aventureira, protecções plásticas por cima das rodas e protecção da embaladeira também em plástico. Olhando mais para a traseira sobressai o spoiler que é bastante pronunciado e acabado a cromado.

Na traseira tímida ou pouco inclinada, os farolins de grandes dimensões prolongam-se quase até às janelas traseiras em forma de “c”, à noite adoptam uma iluminação inconfundível e bonita que oferece ao “pequeno” grande crossover da Peugeot um design de excelência. Para mais uma vez acentuar a “rebeldia” contamos com um pára-choques traseiro em plástico com uma protecção em alumínio com dimensões generosas. Algumas destas protecções farão a diferença na hora de optar por caminhos com “pouco alcatrão”.

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro! 22

O agradável design exterior aparece também no interior que é bastante luminoso devido às grandes dimensões das janelas e pára-brisas que por sua vez oferecem também uma óptima visibilidade. Nesta unidade ensaiada contávamos com um tejadilho panorâmico de dimensões bastante generosas que é pouco comum em automóveis deste segmento, tem o custo de (450€). Assim como assentos em couro (850€) e iluminação ambiente também nada comum no segmento.

O espaço é excelente nos lugares da frente e nos lugares traseiros, a bagageira conta com 350 Litros de capacidade. Mas o que realmente chama à atenção é todo o design interior que é bastante agradável. As portas contam com pegas em metal, as saídas de ventilação adoptam um desenho que nos faz lembrar os olhos de um felino e o travão de mão também é bastante incomum, mas funcional. Parece que tudo foi desenhado meticulosamente em prol do conforto do condutor e dos passageiros. Não existem botões a mais, os comandos encontram-se “à mão de semear” e o volante é em bom português “um espectáculo”! O ar-condicionado é automático e de dupla zona.

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro! 23

A Peugeot apelida a consola central, tablier e painel de instrumentos de “i-cockpit”, foi concebido com o objectivo de concentrar o condutor na estrada e de oferecer uma condução mais ágil e descontraída. Infelizmente a colocação do painel de instrumentos não está bem conseguida, torna-se complicado encontrar uma posição de condução ideal que não prejudique a visualização do mesmo, uma vez que quase sempre ficamos com o volante à frente das informações que nele aparecem. A moldura iluminada a azul em torno do painel de instrumentos oferece um “requinte” extra ao interior.

O sistema de navegação e multimédia da Peugeot tem uma excelente imagem e aparece num ecrã táctil de 7 polegadas, é funcional e está preparado para “MirrorLink” e Apple CarPlay. Já a aplicação “My Peugeot” permite-nos: Aceder aos dados de condução: histórico, consumo e custo dos trajectos, localizar onde o automóvel está estacionado, continuar a navegação após o estacionamento e alertas de serviços técnicos. A aplicação pode ser descarregada para o smart phone.

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro! 24

Uma vez “afinados” a posição de condução é boa e fornece bastante conforto, os assentos são envolventes e o volante como já referimos tem uma boa pega.

O comportamento do Peugeot 2008 é exemplar, a marca francesa é perita em conceber bons chassis, a direcção é comunicativa q.b, a caixa de velocidades tem um manuseamento leve e agradável, a configuração das suspensões fornece bastante conforto! O que significa que viajar no Peugeot 2008 é uma experiência de um modo geral bastante agradável.

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro! 25

O motor 1.6 BlueHDI de 100cv foi concebido para os baixos consumos e emissões de CO2, o que faz com seja um motor bastante equilibrado, muito “redondo” sem que notemos tanto o “turbo-lag” bastante presente na maioria dos Diesel. Este motor conta com 254Nm de binário e leva o Peugeot 2008 a acelerar dos 0 aos 100km/h em 11,3 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 180km/h.

O que surpreende são os consumos e as emissões de CO2. Durante o ensaio ao Peugeot 2008 1.6 Blue HDi conseguimos consumos que rondam os 4,6 Litros a cada 100km e emitimos cerca de 97g/km de CO2.

Peugeot 2008 1.6 Blue HDi Allure: Chique e aventureiro! 26

Na segurança contamos com: sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, aviso de pré-colisão com travagem autónoma até aos 30km/h (300€), ESP e uma carroçaria concebida em ligas-leves, para uma maior capacidade de absorção dos mais variados impactos, com o fim de proteger os ocupantes do automóvel em caso de colisão. Continuamos com 6 airbags de série e o sistema “Peugeot Connect SOS & Assistance” que prevê chamadas de urgência automáticas e assistência localizada.

O Peugeot 2008 ensaiado custa cerca de 26.650,00€ e paga de IUC 142,12€

Artigo anterior

Henry Catchpole leva Audi R8 V10 aos Alpes! (Video)

Artigo seguinte

Renault Clio R.S Trophy: Testámos o utilitário mais rápido de Nurburgring!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.