Ensaios

Mazda CX-3 1.5 Skyactiv-D: A excelência da simplicidade.

Pedimos um ensaio ao Mazda CX-3 e a Mazda decidiu ceder-nos o Mazda CX-3 1.5 Skyactiv-D AWD AT Excellence, ou seja, a versão de topo! Obrigado Mazda!

Comecemos pela aparência… Estamos a falar de um dos últimos modelos da Mazda a receber o design “Kodo”, que consiste em linhas fluídas, elegantes e simples. Tal como a Mazda nos tem vindo a habituar.

O design é um ponto forte no CX-3, é um pequeno SUV que não é demasiado “folclórico”, tem um ar sério e imponente, mas ao mesmo tempo, é dotado de uma simplicidade sublime que o torna realmente bonito. A cor branca faz as linhas notarem-se ainda mais, assim como os farolins traseiros de curvilíneas suaves. A grelha é semelhante à de todos os outros Mazda, os faróis são direccionais e “Full LED”, as jantes de 18 polegadas, e as duas saídas de escape vincam o carácter desportivo do Mazda CX-3. O “pilar c” dá que falar, é preto e quase passa pela continuação do vidro traseiro, o que se torna um elemento de design bastante subtil.

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No interior, encontramos um minimalismo típico Mazda, que não deixa de nos oferecer tudo o que precisamos, os comandos estão bem posicionados, a posição de condução é muito agradável e o espaço para os passageiros é bom. O material é agradável ao toque e as cores preto e bordeaux combinam na perfeição. O volante tem o tamanho ideal, nem é muito grande nem muito pequeno e os assentos tem apoio q.b. A bagageira podia ser um bocadinho maior, tem 350 Litros que se podem transformar facilmente em 1260 Litros com os assentos traseiros rebatidos.

O sistema de informação e multimédia tem um funcionamento extremamente simples e está inserido num ecrã de 7 polegadas, onde temos acesso à navegação, rádio, média, telemóvel, câmara de marcha-trás e aplicações como o I-ELOOP que nos permitem ter uma informação mais detalhada do gasto de combustível. O sistema de informação e multimédia pode ser manuseado através do toque no ecrã ou no comando rotativo colocado na consola central. A navegação é simples de utilizar e pode ser actualizada gratuitamente durante 3 anos. O sistema de som BOSE tem uma qualidade de som bastante agradável que quase nos obriga a aumentar o volume.

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O Head Up Display ajuda-nos a não tirar os olhos da estrada e fornece-nos informações importantes como: a distancia para o carro da frente, a velocidade e a próxima direcção da navegação.

No que toca ao motor, o 1.5 Skyactiv-D de 105cv e 270Nm é um mimo, as prestações são muito satisfatórias, os consumos mesmo com caixa automática a andar devagar não passaram muito dos 5 Litros e ainda conseguimos consumos abaixo dos 5 Litros pelo menos duas vezes, como podem comprovar na foto que publicámos no instagram. Além do motor ser bastante eficiente o sistema de start&stop ajuda-nos na poupança de combustível.

Foi a primeira vez que andámos com um Mazda de caixa automática, e podemos dizer, que à semelhança do que acontece com as caixa manuais, esta não fica nada atrás. A caixa automática de 6 velocidades é rápida q.b e permite conduções vivas ou calmas, privilegia os consumos, e quando precisamos de ultrapassar, a caixa é bastante rápida a tomar a decisão de nos oferecer mais força.

O Mazda CX-3 tem um chassi muito equilibrado, agarra-se à estrada como se fosse um automóvel do segmento C com uma altura ao solo normal e não como um pequeno SUV ligeiramente mais alto. Em trilhos pouco acidentados não podemos exagerar, mas o sistema de tracção integral detecta perdas de aderência para nos podermos aventurar.

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Na cidade e nas estradas sinuosas conseguimos extrair um prazer de condução fora do normal para este tipo de automóveis. Este prazer de condução deve-se à utilização de uma suspensão McPherson adaptada e uma suspensão traseira com barra de torção, que garantem maior estabilidade a alta velocidade e maior conforto, graças a ligações mais firmes e diferentes afinações para amortecedores e molas.

A direcção é eléctrica e leve para as dimensões do CX-3, que tem um centro de gravidade adaptado e mecânicas a condizer: Discos ventilados à frente e sólidos atrás, para uma capacidade de travagem mais precisa tanto em cidade como em estradas sinuosas.

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Dotado de segurança o novo Mazda CX-3 é como um “Buda protector”, contendo sistemas como: Cruise-controle adaptativo, detector da distância para os automóveis que circulam à nossa frente, sinal sonoro na eminência de um acidente, Smart Brake Support, um sistema de ajuda à travagem de emergência. O Mazda CX-3 trava sozinho até aos 30km/h caso de haja um obstáculo inesperado ou uma travagem brusca por parte do automóvel que circula à nossa frente. Para além dos sistemas já falados contamos ainda com ajudas nos ângulos mortos e alerta de saída de faixa.

O preço da versão ensaiada ronda os 32.000€, um pouco acima da concorrência, o que se torna natural, quando se fala de num automóvel que coloca a fasquia mais alta face aos seus concorrentes, a qualidade é uma palavra de ordem e a robustez está presente a todos os níveis.

O Mazda CX-3 paga 141,47€ de imposto único de circulação e faz revisões de 30.000km em 30.000km.

Tiago Neves

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2 Comentários

  1. Sérgio
    26 Outubro, 2015 a 19:01 — Responder

    Olá. Confirmam que a mala tem 320 litros?

    • 26 Outubro, 2015 a 22:44 — Responder

      Caro Sérgio,

      Antes de mais, obrigado por ler o ensaio ao Mazda CX-3. Respondendo à sua pergunta, este crossover tem uma bagageira com 350 Litros de capacidade.

      Com os melhores Cumprimentos

      Tiago Neves e a equipa CarZoom

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