EnsaiosNoticias

Lexus RC 300h F-Sport: Apaixonante e amigo do ambiente!

O Lexus RC 300H é um automóvel absolutamente espantoso, o seu aspecto exterior deixa qualquer um de boca aberta e é equilibrado o suficiente para nos oferecer performance e conforto, com consumos comedidos e amigos do ambiente graças ao auxilio de um motor eléctrico.

O desportivo nipónico apresenta a silhueta perfeita de um coupé. Traseira curta e frente longa, portas de dimensões generosas e um aspecto muito desportivo. Na frente contamos com a típica grelha da Lexus com o logo da marca colocado no topo, um capo longo e mergulhante, temos pára-choques desportivos com duas entradas de ar de dimensões mais reduzidas para arrefecimento da travagem e um pára-brisas inclinado. Nesta versão F Sport contamos com jantes de 19 polegadas, uma carroçaria mais desportiva que não prescinde dos badges “F Sport”, nem de um difusor de dimensões generosas com duas saídas de escape. É também fácil perceber que se trata de um híbrido, devido aos badges espalhados por toda a carroçaria.

Lexus RC 300h F-Sport: Apaixonante e amigo do ambiente! 19

Passando ao interior, a Lexus brinda-nos com uma decoração desportiva, mas recheada de luxo e requinte. A qualidade da construção passa por controles apertados e os materiais são dignos de registo, assim como o cuidado e o bom gosto ao nível do design. Contamos com assentos realmente confortáveis que não deixam de oferecer um excelente apoio lombar, acabamentos concebidos pela divisão de pianos da Yamaha, um relógio analógico ao centro e ainda uma iluminação ambiente em LED. No que toca ao espaço, este satisfaz nos lugares dianteiros, mas nos lugares traseiros não é fácil o acesso, nem a viagem para dois adultos, como é característico neste tipo de automóveis. A bagageira tem 340 Litros de capacidade.

O volante tem uma excelente pega, as patilhas da caixa de velocidades apesar de estarem agarradas ao volante são bastante visíveis e acessíveis, assim como a posição de condução é digna da excelência, fazendo com que seja realmente um gosto conduzir este automóvel, não só pelas características desportivas, como também pelo conforto que lhe conseguiram aliar. O sistema de navegação tem excelentes gráficos 3D, aparece num ecrã táctil de 7 polegadas e é de fácil utilização. O sistema de som é também agradável, conta com 17 colunas com som surround digital de 7.1 canais.

Lexus RC 300h F-Sport: Apaixonante e amigo do ambiente! 20

Devido a todos estes factores é muito fácil sentirmo-nos bem ao volante deste Lexus, geralmente a maioria dos automóveis adopta estilos demasiados desportivos que acabam por prejudicar o conforto, ou então, tem uma certa falta de equipamento de série. No caso do Lexus RC300h contamos com bastante equipamento de série como chave mãos-livres, sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento, alerta de transposição involuntária de faixa, aviso de ângulo morto, faróis LED, espelhos retrovisores aquecidos, com rebatimento eléctrico, máximos automáticos, cruise-control adaptativo, suspensão adaptativa, modos de condução, assentos eléctricos com 8 ajustes e ajuste lombar no lugar do condutor e passageiro, entre outros.

Na concorrência premium, mesmo nas versões mais equipadas, existe muito equipamento que não aparece de serie e que faz encarecer o automóvel com que sonhamos. No caso da Lexus, podemos dizer que se trata de uma marca premium “sem espinhas”, com bastante equipamento de série em todas as versões e com valores simpáticos que se encontram abaixo da concorrência.

Lexus RC 300h F-Sport: Apaixonante e amigo do ambiente! 21

Viajando para o que interessa, o Lexus RC 300h não é um automóvel para quem está à espera de uma experiência de condução inesquecível, embora não queiramos dizer com isto que seja um automóvel pouco entusiasmante. Se procuram um desportivo puro e duro, que vos ofereça uma tremenda dor de costas e um ruído de motor, capaz de ensurdecer os vizinhos da cidade mais próxima, o Lexus RC 300h não é para vocês. Trata-se de um automóvel com um aspecto desportivo que oferece outros privilégios como: conforto, qualidade e economia.

Tem um chassi interessante, que está longe de ter más prestações, tem uma direcção directa q.b, uma suspensão altamente equilibrada que nos oferece um pisar firme na estrada com todo o conforto e temos um motor e uma caixa que são agradáveis à sua maneira.

Lexus RC 300h F-Sport: Apaixonante e amigo do ambiente! 22

Debaixo do capô está um motor 2.5 litros a gasolina de 4 cilindros, associado a um propulsor eléctrico que produzem uma potência combinada de 223cv e 221Nm de binário. Esta receita proporciona uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 8,6 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 190km/h. A potência é enviada para as rodas traseira através de uma caixa automática de variação continua com 6 relações que poderão ser comandadas através das patilhas colocadas atrás do volante, contudo, temos pouca percepção da intervenção do modo sequencial.

Já os consumos estão na casa dos 7 Litros a cada 100km, o que é bom para um automóvel com um motor 2.5 Litros a gasolina e 223cv de potência.

Lexus RC 300h F-Sport: Apaixonante e amigo do ambiente! 23

A Lexus disponibiliza 3 modos de condução: Eco, Normal, Sport e Sport +. As alterações ocorrem ao nível da direcção resposta do acelerador e suspensão. Nos modos desportivos conseguimos obter uma suspensão mais firme, uma direcção mais comunicativa e melhor resposta do acelerador. Também obtemos um ruído produzido pelas colunas para tornar a tarefa da condução mais evolvente, contudo, é um ruído demasiado artificial que acaba por se tornar algo incómodo.

No modo Eco a suspensão fica mais condescendente que no modo Sport, como seria de esperar, os consumos tornam-se mais simpáticos. Já o modo normal permite-nos ter um bom compromisso entre os modos desportivos e o modo mais comedido.

Lexus RC 300h F-Sport: Apaixonante e amigo do ambiente! 24

O mais interessante é o preço relativamente à concorrência premium. A versão ensaiada e mais equipada fica-se pelos 62.660,00€ e paga de IUC: 198,80€ (2017) / 201,58€ (2018).

Fotografias de: Raul Martires

Artigo anterior

Hyundai i20 1.0 T-GDI: Utilitário assertivo!

Artigo seguinte

BMW celebra BMW i3 100.000 numa fábrica de baterias!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.