ArtigosEnsaios

KIA Rio 1.0 T-GDI e 1.4 CRDi: Saiba qual a melhor opção!

O Novo KIA Rio vai dar que falar. Não só por ser uma novidade, mas por ser para nós um dos melhores utilitários da actualidade. Um automóvel com uma excelente qualidade, um design atraente e com várias motorizações e versões à escolha. Este artigo compara o motor 1.0 T-GDI a gasolina com o motor diesel 1.4 CRDi. Aqui saberá qual a opção mais adequada ao tipo de utilização.

Antes de começar-mos a comparar valores, prestações e consumos, teremos de falar um pouco acerca do novo KIA Rio, que ainda é desconhecido para uma boa parte da população.

O KIA Rio adopta um design bastante atractivo, desportivo e jovem, mas também consegue preencher os gostos das pessoas com mais idade que pretendem um bom automóvel “pequeno” para viajar e para utilizar no dia-a-dia.

É um automóvel que fica bem em todas as idades e que começa a não deixar indiferente os mais cépticos em relação às marcas Coreanas. A qualidade e fiabilidade da Hyundai e da KIA está mais do que provada, ultrapassando mesmo as marcas alemãs no que toca à fiabilidade e durabilidade.

O KIA Rio revoluciona o segmento em termos de design e parece à primeira vista ser um automóvel “premium”, com uma postura mais desportiva e arrojada que lhe oferece um ar mais robusto e elaborado.

Na dianteira encontramos luzes de iluminação diurna em LED, uma grelha preta brilhante de dimensões bastante generosas e faróis de nevoeiro embutidos numa moldura também preta brilhante. O capo assume um corte desportivo e “vincado”.

Na traseira continua o aspecto irreverente, com um difusor de grandes dimensões, farolins elegantes e iluminação LED.

Nas laterais a silhueta é elegante e faz-se acompanhar por jantes desportivas de 16 ou 17 polegadas (16″ nas versões ensaiadas), vidros traseiros escurecidos e luzes de pisca nos retrovisores.

Quando passamos ao interior somos surpreendidos com uma qualidade de construção exemplar, materiais que não são os melhores do segmento, mas que não são de fraca qualidade. O design oferece simplicidade, elegância e funcionalidade. O equipamento continua a ser a palavra de ordem das marcas coreanas.

Contamos com um sistema de navegação e multimédia completissimo, com boa imagem e preparado para o sistema Android Auto e Apple CarPlay. Estes sistemas de navegação e multimédia da KIA oferecem pelo menos 5 anos de serviços conectados e apresentam inúmeras funcionalidades que não se encontram noutros sistemas de marcas mais conceituadas. No KIA Rio este sistema aparece num ecrã de 7 polegadas e associa-se ainda a entradas USB e Aux e 4 colunas de som associadas a 2 Tweeters.

As novidades não se ficam pelo sistema de navegação e multimédia. O KIA Rio nesta versão mais equipada TX oferece ar-condicionado automático, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, volante aquecido, assentos dianteiros aquecidos e espaço. Viajamos à vontade nos lugares dianteiros, e nos lugares traseiros o KIA Rio encontra-se bastante semelhante aos concorrentes do segmento. A bagageira é que é uma das maiores, contando com 325 Litros de capacidade. É o único utilitário a apresentar tomada de carregamento USB para os lugares traseiros.

Contamos com os mais diversos sistemas de segurança activa e passiva como: controlo electrónico de estabilidade, sistema de ajuda ao arranque em subida, controlo da pressão dos pneus, travagem autónoma de emergência em cidade (opcional) e aviso de transposição involuntária de faixa (opcional).

A posição de condução é bastante agradável e facilmente se adequa a todos os gostos. O volante e a maneta da caixa de velocidades são bem conseguidos, embora o punho da caixa de 5 velocidades (gasolina) seja mais agradável que o punho da versão diesel com caixa de 6.

O novo KIA Rio já tem “a mão” do ex responsável da divisão “M” da BMW Albert Biermann, por isso as alterações ao nível da direcção, travagem e chassi são notáveis. O utilitário coreano que não tinha um comportamento de registo, conta agora com uma dinâmica que é uma referência no segmento.

Um comportamento em curva formidável, um chassi bastante equilibrado, uma direcção directa e desportiva. O KIA Rio está… No Ponto!

As alterações entre os modelos ao nível do exterior e interior ficam-se pelo quadrante, ao nível das rotações e no punho da caixa de velocidades, como já foi referido.

Tudo é uma questão de números! Antes de começarmos a fazer “contas à vida” é necessário alertar para o facto do motor a Gasolina 1.0 T-GDI estar disponivel apenas na versão “TX” e o motor diesel encontra-se disponivel em todas as versões LX, SX, EX e TX (versão ensaiada). Para quem não quer tanto equipamento mas quer uma motorização a gasolina vê-se “obrigado” a optar pela motorização 1.2 Litros de 84cv, prescindindo da performance oferecida pela motorização 1.0 Turbo.

Relativamente ao Motor 1.0 Litros T-GDI, este conta com 100cv e 172Nm de binário. Podemos dizer que é um motor bastante equilibrado, que oferece ao KIA Rio prestações despachadas com consumos que rondaram no nosso ensaio os 5,8 Litros a cada 100km. Não podemos deixar de alertar para o facto de ser um automóvel com apenas 1000km.

O KIA Rio 1.0 Litros T-GDI acelera dos 0 aos 100km/h em 10,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 188km/h.

Esta motorização encontra-se associada a uma caixa manual de 5 velocidades algo longa, mas agradável na utilização.

Relativamente ao motor 1.4 CRDi diesel que conta com 90cv e 240Nm de binário, este motor não é tão “vivo” quanto a motorização a gasolina. Esta situação poderá verificar-se, em parte, devido aos 1500km que tinha o automóvel de ensaio, pelo que esta motorização poderá ganhar alguma “genica” extra com a quilometragem. Ainda assim conseguimos uma média de 5,4 Litros a cada 100km.

As prestações ficam-se por 12 segundos dos 0 aos 100km/h e 175km/h de velocidade máxima.

O motor 1.4 CRDi está associado a uma caixa de 6 velocidades bem escalonada e concebida para privilegiar os consumos de combustivel.

A motorização diesel na versão TX tem o custo de 21.131,88€, preço chave na mão com campanha em vigor. Na configuração optamos pela pintura metalizada sem pack safety (500€) (Travagem autónoma de emergência (AEB) + Sistema de alerta de saída da faixa de rodagem (LDWS).

No entanto, se quisermos prescindir de algum equipamento, podemos optar pelo motor diesel na versão base (LX) que tem o custo de 17.901,88€ preço chave na mão com campanha em vigor (c/pintura metalizada).

Já o motor 1.0 Turbo GDI na única versão existente (TX) fica por 18.051,88€ com pintura metalizada e preço chave na mão com campanha.

Nas duas motorizações com o mesmo nível de equipamento existe uma diferença de valor que ronda os 3080€. O que pelas nossas contas dá para 2013,07 Litros de gasolina que dará para percorrer 30970km, com uma média de 6,5 Litros a cada 100km.

A estas contas temos de pensar a “longo prazo” no custo da manutenção que é mais elevado nos motores diesel e no diferencial do imposto único de circulação que ronda os 41,39€. O KIA Rio 1.0 T-GDI paga de IUC: 100,08€ e a versão diesel paga 141,47€. (Valores anuais)

Ambos os modelos beneficiam de uma garantia de 7 anos oferecida pela KIA!

Galeria KIA Rio 1.4 CRDi (Diesel) (José da Palma):

Galeria KIA Rio 1.0 T-GDI (Gasolina) (Tiago Neves/KIA):

Artigo anterior

Citroen AX GTi: Tempo em que não se usava "filtros"!

Artigo seguinte

Poderá não existir um sucessor para o Nissan 370Z!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *