Ensaios

KIA OPTIMA SW: A solução coreana para o segmento D!

Estivemos na apresentação nacional da nova KIA OPTIMA SW. Calhou-nos a versão GT Line, dotada de equipamento, qualidade, com um preço estonteante. Mais tarde, depois da apresentação tivemos o gosto de ensaiar a versão TX, ligeiramente menos equipada.

Apresentámos-nos ao “serviço” às 9:15 da manha, pegámos nas KIA Optima SW rumo a Montemor-o-Novo. O primeiro contacto com a OPTIMA SW foi bastante agradável. É um automóvel com uma excelente estética exterior, mais na traseira do que na frente e conta com um interior bem conseguido, com um aumento de qualidade significativo face à anterior geração.

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O exterior de ambas as versões é elegante e robusto, inspira um ar “premium” e bastante exclusivo. Conta com linhas bem definidas de suave inclinação que cedem à KIA OPTIMA SW um aspecto diferente. A KIA OPTIMA SW mantém a mesma largura (1860 mm) e comprimento (4855 mm) da berlina e cresce 5 mm em altura (passa para 1470 mm), de forma a privilegiar a bagageira.

A versão GT Line conta com um aspecto mais desportivo no exterior e no interior e é dotada de equipamento. Conta com aviso de transposição involuntária de faixa, aviso de ângulo morto, travagem de emergência com detecção de obstáculos e reconhecimento dos sinais de transito.

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Na versão TX contamos com quase tudo o que tem a versão “GT Line”. Perdemos o aspecto desportivo, as duas saídas de escape, o volante com recorte “D shape”, o aviso de ângulo morto, a travagem activa, aviso de colisão, assentos aquecidos e ventilados, faróis bi-led, sistema de estacionamento autónomo e câmara de ajuda ao estacionamento a 360 graus.

Ambas as versões contam com jantes de 18 polegadas, chave inteligente, vidros traseiros escurecidos, botão de ignição, luzes de iluminação diurna LED, travão de estacionamento eléctrico entre outros.

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O sistema de navegação e multimédia da KIA Optima SW está muitíssimo completo. Aparece num ecrã de 8 polegadas na versão “GT Line” e num ecrã de 7 polegadas nas versões TX. A versão “GT Line” conta ainda com um sistema de som Harman Kardon.

Este sistema de navegação e multimédia conta com informação de transito em tempo real, avisos de presença de radares de velocidade, pesquisas locais e boletins meteorológicos. Em Portugal, este sistema estará disponível gratuitamente para os clientes do Optima Sportswagon durante sete anos após a compra do veículo! Conta também com ligação wi-fi e sistema “Android Auto”.

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No interior a qualidade da montagem é bastante boa. Não existem ruídos parasitas, apesar de contar com alguns plásticos de qualidade mais fraca no interior. O design é bastante agradável, contamos com amplitude, muito espaço e botões colocados nos lugares correctos. O volante desta versão GT Line conta com pele perfurada e um recorde bastante desportivo.

Surpreendente é o espaço! Nos lugares traseiros contamos com uns bons centímetros de espaço para as pernas, na bagageira contamos com 552 Litros de capacidade. Dá para dormir lá dentro! As divisões na bagageira e os espaços de arrumação “laterais”, são bons para guardar pequenos objectos, coletes, triângulos entre outros. O portão da bagageira é automático.

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Já sabemos que a KIA OPTIMA SW é um automóvel onde se viaja à vontade, com muito conforto e equipamento de segurança. A condução também não é desagradável, mas nota-se ainda um comportamento que não está ao nível dos concorrentes Europeus. A KIA está a resolver a “questão” o primeiro passo foi contratar o chefe de desenvolvimento da divisão “M” da BMW. Acreditamos por isso que os próximos KIA dêem um salto ainda maior no que toca à experiência de condução e dinâmica. Esta KIA OPTIMA SW tem um comportamento bem melhor que a da anterior geração, a direcção está mais precisa e a suspensão tem um bom compromisso entre o conforto e o feedback da estrada.

O motor 1.7 CRDi de 141cv está disponivel com caixa manual de 6 velocidades ou com caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades (DCT). A caixa automática existe em ambas as versões tanto na “TX” como na “GT Line”. A caixa Manual encontra-se disponivel apenas na versão menos equipada (TX).

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Os 141cv e os 340Nm de binário do motor 1.7 CRDi chegam e sobram para fazer mover os 1600kg da KIA OPTIMA SW. Oferece consumos bastante interessantes que rondam os 6 Litros (caixa manual). A caixa automática de dupla embraiagem é rápida q.b. No entanto, como seria de esperar os consumos sobem quase 1 Litro.

A grande novidade é também a oferta para as frotas. A KIA passou a contar com vendedores focados apenas no mercado das empresas, onde a KIA OPTIMA SW deverá contar com “rendas” bastante atractivas. Será “vendida” através da “Leaseplan”.

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A KIA OPTIMA é a compra inteligente, um automóvel com mais qualidade do que alguns concorrentes mais caros. Uma oferta de equipamento e espaço impressionantes. Fiabilidade mais do que comprovada (7 anos de garantia).

A versão TX de caixa manual tem um preço que ronda os 32.431,88€ (preço campanha). A versão “GT Line” que só existe com caixa automática (DCT), tem um preço que roda os 38.021,88€. O desafio é encontrar um automóvel tão bem equipado, com uma garantia tão extensa por menos dinheiro. Não há!

A KIA OPTIMA SW paga de IUC: 142,54€ (Caixa Manual)
178,45€ (Caixa DCT)
(A KIA oferece a primeira anuidade do IUC)

Texto e fotos de: Tiago Neves

KIA OPTIMA SW (TX) (UNIDADE ENSAIADA)

Fotos: KIA Motors (Versão GT Line)

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2 Comentários

  1. 29 Outubro, 2016 a 20:31 — Responder

    GOSTO MUITO DESTA CARRINHA EM BRANCO,E A FRENTE É BASTANTE GIRA,MESMO MUITO APELATIVA

    • 1 Novembro, 2016 a 12:24 — Responder

      A KIA cada vez mais acerta no design dos seus modelos. Já lá vai o tempo em que não tinham grande piada, a tendência é para melhorar, uma vez que contrataram o responsável de design da Volkswagen.

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