Rúbricas

Karting: A verdadeira escola!

Hoje vou escrever na 1ª pessoa… Vou partilhar convosco a sensação de ver um “pequeno sonho” tornado realidade. Um turbilhão de emoções que me fazem sorrir de orelha a orelha.

Tudo começou em 1995, quando eu nasci… Desde o momento em que nasci que ouvi o meu pai a falar de automóveis, fui crescendo, crescendo e aos 4 anos brincava com carrinhos e sonhava ser um piloto de formula 1. Ficava colado ao ecrã da televisão, aos domingos geralmente à hora de almoço a ver o Schumacher a ganhar provas na RTP 1.

Bem sabemos que chegar à Formula 1 em Portugal é um sonho quase impossível, ou mesmo impossível, basta olharmos para o Filipe Albuquerque, para o António Félix da Costa, entre outros que tinham capacidade para lá chegar e nunca o conseguiram por serem Portugueses.

9787

Quando se tem 4 ou 5 anos de idade não se tem a noção do que é necessário para chegar à Formula 1, aos poucos a ideia de ser piloto foi-se tornando cada vez mais distante, pois com a idade começamos a ganhar noção da realidade.

Andei anos de moto4, nunca competi, andava nas moto 4 do Mark (conheçam-no no “quem somos”) e aos 12 anos, sentaram-me num kart pela primeira vez. Foi desde esse momento que eu disse para mim próprio que “um dia vou poder fazer karting”, pois até então tinha sido a única coisa que me tinha feito pensar que por momentos estava a ser um piloto.

Fui estudando, fui crescendo, continuei a amar automóveis e a falar sobre automóveis a maioria do tempo, algo que ainda não mudou… No final de 2014 nasceu o CarZoom, este maravilhoso site, que me permite aprender mais e testar algumas das melhores máquinas que tem saído nos últimos tempos, Mazda MX-5, Renault Clio RS, Renault Mégane RS Trophy, por ai fora…

12794827_1129632750389012_8045729019990217688_o

A ideia do Kart manteve-se sempre na minha mente, até que… Há 2 meses atrás tive a oportunidade de comprar um Kart com chassi Tony Kart extreme, velhinho, com motor Vortex 100 refrigerado a ar e ontem andei nele pela primeira vez.

A sensação foi simplesmente fantástica e a cada volta que dava mais tinha a certeza que um Mazda MX-5 ou um Mégane RS Trophy é coisa para meninos! Posso dizer que atingi o nirvana da felicidade suprema ao volante de um Kart, um brinquedo que me custou muito pouco dinheiro e que me proporciona sensações semelhantes ou melhores que conduzir um Ferrari.

Acho que ainda não acredito… Depois de tantos amigos a chamarem-me maluco, a dizerem que não tenho juízo e a perguntarem-me para que é que eu queria um kart… Finalmente chegou o dia que eu aguardava desde os meus 12 anos de idade. É como se tivesse realizado um pequeno sonho!

É simplesmente fantástico, durante o tempo em que estou sentado naquela backet, tudo desaparece, os pensamentos, as preocupações, a ansiedade, tudo! É uma escola de condução do melhor que existe e agora entendo porque é que quase todos pilotos de Formula 1 passam pelo karting. É a melhor base e acreditem que nenhum automóvel vôs irá proporcionar as sensações que um kart proporciona!

A busca pelo melhor tempo, as afinações, o fumo branco a sair do escape, o “pontapé” nas costas das rotações mais altas, as curvas em que se entra com o kart de lado, é inexplicável o que um veiculo a motor tão simples nos pode ensinar e as sensações que nos proporciona e se pensam que não é desporto… Estão extremamente enganados! Acreditem que um Mégane RS Trophy ao lado de um kart é um verdadeiro Rolls Royce!

20160224_121732

Todos os amantes de automóveis tem um carro predilecto, ou “o tal”, que gostariam de ter. Eu sou o tipo que se conseguiria divertir com uma Fuso Canter, por isso, como devem calcular houve muitos automóveis a passarem no meu imaginário.

Desde o momento em que comprei o meu kart, só quero o automóvel mais económico, para que o dinheiro que poupo em combustível dê para andar mais vezes! Ainda aguardo o automóvel que me ensine o que um kart ensina e que me proporcione as sensações que o meu pequeno Tony Kart me proporciona!

Todos os amantes de automóveis deviam pelo menos uma vez na vida desfrutar de um “brinquedo” tão simples e tão poderoso! Tão rico em sensações e uma infinita fonte de bem estar!

Tiago Neves

Artigo anterior

Mercedes AMG GT RR enfrenta Okayama! (Video)

Artigo seguinte

Mazda apoia Rock in Rio Lisboa!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *