Hyundai Tucson 1.7 CRDi DCT: Robusto e aventureiro!
Já lá vai o tempo em que não associávamos os automóveis Coreanos ao estilo e à robustez. O Hyundai Tucson é a prova de que os tempos mudaram!
O Hyundai Tucson foi renovado. Aparece agora mais jovem que nunca, mais desportivo e irreverente. Dotado de um design atractivo, capaz de cativar todas as idades e de passar uma ideia de robustez quase premium.
A altura ao solo fá-lo assumir desde logo uma postura de liderança e as jantes de 19 polegadas acentuam o estilo rebelde. Um estilo que continua com a grelha dianteira de dimensões generosas, as luzes diurnas em LED por baixo dos faróis de nevoeiro e as protecções plásticas dignas de um verdadeiro Todo-o-terreno. O capo parece mais longo que o normal e o tejadilho tem alguma inclinação. A barbatana de tubarão aparece para evitar as antenas antiquadas.
Os vidros são escurecidos, uma característica quase imprescindível no segmento. Atrás os vidros tem dimensões mais reduzidas, devido à linha de cintura alta. Os farolins traseiros LED seguem a mesma linha dos novos modelos da gama e o spoiler traseiro alberga o 3º stop em LED.
No interior contamos com robustez, uma qualidade razoável nos materiais acompanhada por uma boa montagem. Tudo é agradável ao toque, os assentos são confortáveis e o volante para além de bonito tem uma boa pega.
Os comandos estão dispostos de forma a facilitar o manuseamento e estão bem identificados. Podemos dizer que é um interior funcional, apesar de ter alguns botões a mais.
O espaço a bordo é agradável, circulamos à vontade nos lugares traseiros e nos lugares dianteiros, no entanto, nos lugares traseiros as crianças teriam pouca visibilidade para o exterior, mesmo utilizando cadeirinha. As saídas de ar para os lugares traseiros são uma mais valia. O espaço na bagageira é de 488 Litros (com pneu sobressalente) e 513 Litros (com Kit reparação).
O sistema de informação e multimédia é também ele funcional. Aparece num ecrã táctil de 8 polegadas com uma boa imagem e ainda conta com uma bom sistema de som. A navegação é rápida quando nos enganamos no caminho, as indicações são claras e ainda temos 7 anos de acesso ao TomTom Live Sevices.
O painel de instrumentos fornece bastante informação no ecrã situado entre o velocímetro e o conta-rotações. Informações de consumo, temperatura exterior, quilometragem, indicações do GPS, reconhecimento dos sinais de transito, definições e multimédia.
Os Coreanos tem-nos habituado a automóveis dotados de equipamento, por isso, este Hyundai Tucson não é diferente. Contamos com ar-condicionado automático dupla-zona, assento do condutor com regulação eléctrica, assentos dianteiros aquecidos, cruise-control, Porta-luvas com refrigeração, sensores de chuva e luminosidade e Sistema Flex Steer (modos da direcção).
Na segurança sistema de travagem autónoma de emergência, controlo de travagem em descidas íngremes, sensor de pressão dos pneus, ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha-trás, sistema de ajuda ao arranque em subida, entre outros.
A posição de condução do Hyundai Tucson é agradável, assim como a condução, sentimos-nos a um nível acima, a configuração das suspensões está no ponto. Conseguimos andar de forma “confortável” em estradas de terra, em trilhos mais acidentados e em alcatrão. O chassi é bom, a direcção podia oferecer melhor feedback, mas já teve melhorias. O sistema Flex Steer ajuda-nos a obter uma direcção ligeiramente mais pesada e não tão “vaga” no modo sport.
O motor 1.7 CRDi com 141cv é enérgico q.b e proporciona andamentos vivos a este automóvel que é grande e pesado. Já a caixa DCT de dupla embraiagem com 7 velocidades é um bocadinho lenta e podemos dizer que acaba por aumentar os consumos que dificilmente baixaram dos 7 litros a cada 100km.
O que é importante retirar deste ensaio é que o Hyundai Tucson é um automóvel versátil, com espaço, com robustez, fiabilidade, um bom motor, uma garantia de 5 anos com manutenção incluída e um preço da versão ensaiada que ronda os 37.610,00€.
O Hyundai Tucson emite cerca de 147g/km de CO2, o que tendo em conta o motor 1.7 diesel o faz pagar de IUC: 250,61€
Tiago Neves
Fotos de: José da Palma
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