Artigos

Hyundai i30 1.6 CRDi: A ofensiva Coreana!

Há muito que esperávamos o novo Hyundai i30. Desde o seu “nascimento” que foi um modelo de confiança e esta ultima geração veio acrescentar o que a Hyundai tem de melhor para oferecer ao segmento “C”.

Contemplando-nos com um design sóbrio mas elegante, o Hyundai i30 cativa logo à primeira vista. Conta com uma frente mergulhante, grelha em cascata em dois tons, um mais escuro e outro mais claro, ópticas LED rasgadas com um design bastante asiático e um aspecto premium. Ainda na dianteira as luzes de iluminação diurna servem também de luzes de pisca, estão embutidas numa “moldura” preta situada abaixo das ópticas.

As linhas são direitas e fluídas, as jantes são de 17 polegadas e contam com 2 tons e a traseira tem um formato algo invulgar, mas ainda assim com um aspecto robusto. Os farolins são compridos, estendendo-se até à lateral, os reflectores ficam assentes por cima do pára-choques traseiro. O spoiler é acabado a preto brilhante!

Tanto na dianteira como na traseira o Hyundai i30 conta com uma assinatura luminosa que à noite lhe oferece um aspecto ainda mais requintado.

No interior encontramos, qualidade no acabamentos e na montagem, espaço nos lugares dianteiros e traseiros e uma bagageira com 395 Litros de capacidade, o que é bastante bom para o segmento.

O interior apesar de espaçoso e robusto é algo minimalista, o que não é mau tendo em conta o facto de ser bastante funcional e prático. Pode desiludir quem espera um ambiente mais “Premium”. O Hyundai i30 é aquilo que é! Um automóvel robusto, fiável e dotado de equipamento. Encontramos sensores de chuva e luminosidade, ajuda ao estacionamento com câmara, ar-condicionado dupla zona, alerta de fadiga do condutor, alerta de transposição involuntária de faixa, carregador de telemóvel por wi-fi e um sistema de navegação e multimédia do melhor que existe. Já o ensaiamos noutros modelos Hyundai e KIA.

Este sistema de navegação e multimédia é extremamente completo e funcional. Tem uma boa apresentação e aparece num ecrã de 8 polegadas que está ao acesso do condutor e passageiro sem grande esforço. Oferece-nos sistemas como navegação em tempo real, AndroidAuto e Apple CarPlay.

O painel de instrumentos é bastante completo como já é habito nos automóveis Hyundai e KIA, apresenta-nos muito mais do que apenas consumos e distância. Conseguimos saber o prazo até às revisões e controlar algumas opções do automóvel. Não tem um desenho demasiado elaborado, mas é bastante claro e perceptível.

O Hyundai i30 não oferece apenas técnologia, mostrou ser um automóvel confortável! Não tanto como os concorrentes franceses, ainda assim é fácil de nos sentirmos bem a bordo do novo modelo Coreano. Os passageiros contam com apoio e espaço para as pernas e a acessibilidade é também ela bastante boa. Em parte devido ao design mais “direito” e sem grandes “invenções”. O facto de ter suspensão multi-link no eixo traseiro melhora bastante o conforto.

Também o condutor consegue uma boa posição de condução e facilmente se sentirá envolvido ao volante do novo i30. O novo volante da Hyundai como já referimos noutros ensaios, está muito bonito, bem concebido e oferece uma excelente pega. São estes “detalhes” que muitas das vezes melhoram a conexão do homem com o automóvel.

Relativamente à motorização 1.6 CRDi, é um motor concebido para os baixos consumos de combustivel. O automóvel que ensaiamos tinha pouco mais de 1000km pelo que não conseguimos baixar dos 5,8 Litros a cada 100km, um número que deverá baixar consoante a quilometragem do motor. Este 1.6 CRDi debita 136cv de potência e 280Nm de binário, neste ultimo acaba por ficar um pouco aquém da concorrência, uma vez que não é um automóvel desportivo, podemos dizer que é um motor que chega e sobra para “fazer mexer” o Hyundai i30. É um motor com uma utilização bastante agradável quando trabalha em conjunto com a caixa manual de 6 velocidades, que é também ela um pouco longa para privilegiar os consumos, mas é precisa q.b e tem um bom tacto.

Esta receita permite ao Hyundai i30 1.6 CRDi uma aceleração em dos 0 aos 100km/h em 10,2 segundos e uma velocidade máxima de 200km/h.

No comportamento o Hyundai i30 melhorou, a direcção está mais comunicativa, o chassi está bastante equilibrado, oferece estabilidade e um bom comportamento em curva.

As marcas Coreanas vencem nas condições que oferecem aos clientes. Por isso conseguimos comprar um Hyundai i30 1.0 Turbo DGI de 120cv a gasolina por 24.600,00€. Já a versão que ensaiamos está disponivel por 29.980,00€, tem 5 anos de garantia com 5 anos de manutenção e paga de IUC: 143,17€. Por agora a Hyundai ainda oferece 2600€ em equipamento na compra do novo i30.

Dados técnicos:

Modelo: i30
Motor: 1.6 CRDi
Potência: 136cv
Velocidade Máxima: 200km/h
Aceleração 0 – 100 km/h: 10,2seg
Capacidade depósito de combustível: 50 Litros
Lugares: 5
Espaço de Bagageira: 395 Litros
Posição do motor: Colocado transversalmente na dianteira
Cilindrada: 1582cc
Binário: 280Nm
Tracção: Dianteira
Tipo de Caixa: Manual 6
Travagem: Discos ventilados
Direcção: Discos
Emissões de C02: 99-102g/km
Peso: 1860kg
Pneus: 225/45R17
Jantes: 17 Polegadas

Artigo anterior

Volvo S60 T6 Polestar: Das corridas para a estrada!

Artigo seguinte

Porsche 911 GT3 2018: A bela "ópera" de um 6 cilindros! (video)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *