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Hyundai i30 1.4 T-GDI: Performance subtil!

O Hyundai i30 1.4 T-GDI de 140cv esteve a acompanhar-nos no fim-de-semana passado. Trata-se de um automóvel a gasolina, com uma elegância e robustez digna de registo e condições de compra verdadeiramente simpáticas.

Sabemos que os coreanos tem dado cada vez mais cartas no mercado Europeu. Já lá vai o tempo em que o design não era o seu forte e isso prejudicava-os nas vendas. Actualmente não podemos dizer que haja um modelo Coreano que não esteja ao nível das marcas Europeias. Este novo Hyundai i30 não só está ao nível da concorrência Europeia, como é bem capaz de estar um passo à frente relativamente a alguns factores realmente importantes, como o preço, equipamento, fiabilidade e condições de compra.

O Hyundai i30 é um automóvel nitidamente bonito, com um design elaborado, que não deixa absolutamente nada a desejar. Transpira robustez por onde passa e existe até quem diga que é mais bonito do que alguns automóveis Europeus mais conservadores.

As ópticas LED ajudam a “alinhar” o estilo elegante, e a linha de cintura alta, aumenta a sensação de robustez. A traseira é corpulenta e a frente é “mergulhante” com uma grelha aberta em “cascata”. As jantes de 17 polegadas e os vidros traseiros escurecidos fazem parte do equipamento de série na versão ensaiada.

No interior o Hyundai i30 conta com muito espaço e conforto, o design não é muito inovador, mas podemos dizer que não cansa a vista e é bastante prático e simples. Equipamento é o que não lhe falta, uma vez que conta com sensores de chuva e luminosidade, ajuda ao estacionamento com câmara, ar-condicionado automático dupla zona, alerta de fadiga do condutor, alerta de transposição involuntária de faixa, carregador de telemóvel por wi-fi e um sistema de navegação e multimédia do melhor que existe.

O sistema de “infotainment” da Hyundai aparece num ecrã de 8 polegadas, bem colocado, oferece boa imagem e boa apresentação. Está preparado para a navegação em tempo real, AndroidAuto e Apple CarPlay. Os problemas de conexão que existem em algumas marcas parecem quase não existir neste sistema utilizado pela Hyundai e pela KIA.

O Painel de instrumentos é completo e tem boa apresentação, embora prescinda da inovação que se encontra em alguns concorrentes Europeus. Os passageiros contam com espaço para as pernas e a acessibilidade é também ela bastante boa, em parte devido ao design mais “direito” e sem grandes “invenções”. O facto de ter suspensão multi-link no eixo traseiro melhora bastante o conforto. A bagageira tem 395 Litros de capacidade, que se podem “alargar” até aos 1301 Litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

No lugar do condutor do Hyundai i30 é fácil sentirmos-nos bem, uma vez que todos os comandos se encontram “à mão de semear” e conseguimos uma boa conexão com o automóvel através de um volante ergonómico, assentos que fornecem bom apoio e ainda uma boa posição de condução. Continuamos a não gostar da maneta da caixa de velocidades, embora reconheçamos que é pura “implicância” nossa!

Este “ultimo” Hyundai i30 que passou pelas nossas mãos contava com o motor mais potênte a gasolina, falamos do motor 1.4 Litros Turbo GDI com 140cv de potência e 242Nm de binário. Esta receita proporciona ao Hyundai i30 uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 8,9 segundos e uma velocidade máxima de 210km/h.

É um motor agradável de utilizar, quando passamos das 2.000rpm. Até lá é algo anémico e pouco divertido. Quando queremos imprimir ritmos mais despachados o Hyundai i30 1.4 “obriga-nos” a carregar no pedal do acelerador mais a fundo e também a elevar as rotações do motor, o que acaba por aumentar bastante os consumos. Acreditamos numa média de 7 Litros a cada 100km com andamentos “normais”, no nosso ensaio a média rondou os 8 Litros aos 100km, pois preferimos andar com o pé direito em posição mais “horizontal”.

A um motor vivo nas rotações mais altas, juntamos um chassi extremamente equilibrado, com uma direcção bastante melhorada relativamente ao seu antecessor. O Hyundai i30 1.4 T-GDI mostrou um bom comportamento em curva, uma condução envolvente e deixa-nos com água na boca relativamente ao “Hot Hatch” que vem ai a caminho Hyundai i30 “N”.

Conseguimos adquirir o Hyundai i30 1.4 T-GDI por 27.280,00€ (versão mais equipada “Launch Edition”) com pintura metalizada (Inclui despesas). A Hyundai ainda oferece 5 anos de garantia e manutenção. Paga de IUC: 166,65€.

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2 Comentários

  1. Ricardo Felizardo
    23 Julho, 2017 a 20:29 — Responder

    Este motor poderá ser apto a GPL?

    • 25 Julho, 2017 a 07:22 — Responder

      Bom dia Caro Ricardo Felizardo,

      Ainda não temos nenhum dado que indique que poderá sair uma versão a GPL.

      Cumprimentos

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