ArtigosEnsaios

Honda Civic 1.0 VTEC Turbo: O regresso do sol nascente!

A Honda esmerou-se na concepção do novo Civic. Numa tendência de mercado que caminha para o aborrecido, o novo Honda Civic é um “Drivers Car” sustentável e irreverente, que nos traz o que a terra do sol nascente tem de melhor!

A frente do novo Honda Civic é para nós, das mais impressionantes do segmento. Conta com um capo longo, largo e mergulhante, luzes full led e uma grelha fechada preta, que alberga o logo da marca nipónica bem visível ao centro. Estas características desportivas, oferecem ao novo Honda Civic um design cuidado e arrojado.

Nas laterais contamos com vidros traseiros escurecidos, uma linha de cintura elegante, alta e rectilínea que sobe até à traseira. As jantes são de 17 polegadas envolvidas em pneus 235/45.

Na traseira com estilo “coupé”, contamos uma linha desportiva, acentuada por dois spoilers traseiros, o debaixo com luz de 3º stop embutida. Um difusor e luzes em “C” nas extremidades da carroçaria. O que nos “chateou” mais foi o facto de uma traseira tão desportiva e irreverente não contar com nenhuma saída de escape visível.

No interior contamos com um design cuidado e bem conseguido, qualidade nos materiais e na montagem. Existem obviamente materiais com menor qualidade, que estão colocados maioritariamente abaixo da cintura, o que é bom!

O comandos são todos acessíveis e a posição de condução está agora bem diferente da anterior geração. Para melhor… Muito melhor! Esta melhoria na posição de condução influência de forma bastante positiva o prazer que se extrai da magnifica “tarefa” que é conduzir.

Este novo modelo nipónico pode muito bem ser o automóvel mais espaçoso do segmento. Tanto para os passageiros que viajam à vontade nos lugares dianteiros e traseiros como na bagageira que tem 478 Litros de capacidade que se poderão expandir até aos 1267 Litros. Não nos podemos esquecer de que se trata de uma berlina e não de uma carrinha.

A versão “Executive” está dotada de equipamento, contávamos com carregador Wi-Fi, sensores de chuva e luminosidade, chave mãos livres, Travão de Estacionamento Eléctrico, Espelhos das portas aquecidos com regulação eléctrica, A/C Automático Dupla zona, câmara traseira de auxílio ao estacionamento com diferentes visualizações, Espelho Retrovisor Interior com Escurecimento Automático, Teto de abrir em vidro, chave mãos-livres e ainda assentos aquecidos nos lugares dianteiros e traseiros.

O sistema de navegação e multimédia é digno da excelência. Tem uma óptima apresentação e funções a perder de vista, junta-se a um ecrã táctil de 7 polegadas, rádio AM/FM/DAB, Apple CarPlay, Android Auto, radio via internet, aplicação Aha e ainda browser para acesso à internet. Continua com 2 entradas USB, HDMI e está ligado a 11 altifalantesde elevada potência. A conexão do telefone por bluetooth seria já “obrigatória”. Este sistema requer alguma habituação, devido ao número de funções e aplicações disponíveis.

O painel de instrumentos é colorido e completo, revela muitas informações relacionadas com a viagem e consumos de combustivel de forma simples e clara.

No que toca à segurança a Honda não “facilitou”, contamos com luzes de máximos automáticas, cruise-control adaptativo, aviso de ângulo morto, alerta de transposição de faixa com correcção de volante, reconhecimento de sinais de transito e alerta de colisão frontal com travagem activa de emergência.

Para além do equipamento, do espaço e do conforto proporcionados pelo novo Honda Civic, o que realmente nos entusiasmou foi o prazer de condução que assume este novo automóvel nipónico como um “drivers car”.

A direcção é directa, a caixa de velocidades é rápida e bem escalonada e o motor 1.0 Litros Turbo VTEC é absolutamente magnifico. Conseguimos ter um automóvel fiável, com andamentos vivos e um prazer de condução ao nível de alguns desportivos.

A suspensão tem também 2 modos: Dynamic e Normal que ajustam a rigidez para uma condução mais desportiva e precisa ou para um melhor conforto para o dia-a-dia. A este modo de suspensão juntamos o tradicional “modo Eco” já presente na maioria dos automóveis. O botão “ECO” é acionado quando pretendemos privilegiar os consumos de combustivel.

Voltando ao lugar do condutor, o novo Honda Civic é um automóvel capaz de nos tirar totalmente do sério. A abordagem em curva é bastante precisa, assim como o comportamento é divinal. Quase que temos um arrepio na espinha quando ouvimos falar em motores de 3 cilindros, o 1.0 Litros VTEC Turbo deixa-nos com a certeza de que não precisamos de mais para sermos felizes ao volante.

A utilização do Turbo a rotações mais baixas é compensada pela abertura do sistema de sobrealimentação de valvulas VTEC nas rotações mais elevadas. Esta característica faz com que este motor 1.0 Litros de 3 cilindros tenha uma subida de rotação mais linear e um maior prazer de condução relativamente aos outros motores de 3 cilindros, que são por norma pouco redondos e “desconfortáveis” de conduzir.

Este motor 1.0 Litros Turbo com 3 cilindros em linha, debita 129cv de potência às 5500rpm e 200Nm de binário às 2250rpm. Esta receita proporciona prestações mais do que satisfatórias, uma vez que conseguimos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 203km/h.

O melhor de tudo isto são os consumos que rondaram os 6,5 litros no nosso ensaio, com uma condução normal, sem grandes cuidados com o pé direito. Acreditamos que com quilómetros e tento no pé consigamos médias mais próximas dos 6 Litros a cada 100km. Ainda assim, não é nada mau para um automóvel com um motor 1.0 Litros com 1350kg de peso.

A versão ensaiada Executive Premium está disponivel por 29 730,00 €, tem ainda uma valorização da retoma em 1500€, acumulável com uma campanha de financiamento com 1250€ de desconto. Este novo Honda Civic paga de IUC: 100,08€.

Fotografias: José da Palma e Raquel Von Kaminaru

Artigo anterior

Este Ferrari F40 criou sonhos em GoodWood!

Artigo seguinte

Hyundai KAUAI o asiático que irá conquistar a Europa!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *