ArtigosEnsaios

Ford Focus 1.5 TDCi SW Titanium: O poder da experiência!

A Ford foi a primeira marca a produzir um automóvel, preparado para circular na via publica. O Ford “T” foi considerado o primeiro automóvel do mundo. A experiência da Ford na concepção de carros nota-se em cada um dos seus modelos e a Focus SW não é diferente. Um automóvel com uma robustez digna de registo e um comportamento que nos deixa com um sorriso de orelha a orelha e um motor verdadeiramente simpático!

O aspecto exterior é um “pau de dois bicos”. Apesar de acharmos um automóvel interessante e com aspecto bastante desportivo q.b, há quem não o ache, como é normal, é tudo uma questão de gosto. Colocando a Ford Focus ao lado das restantes carrinhas do segmento, é fácil notar o “camber” negativo nas rodas, o que não é muito comum, mas deixa-nos automaticamente com água na boca.

A Grelha estilo “Aston Martin”, as ópticas e faróis de nevoeiro rasgadas, o capo longo e mergulhante, e a linha de cintura alta e rectilínea, oferecem à Ford Focus SW um corte realmente elegante e exclusivo. Nesta versão Titanium, somos brindados com jantes de 17 polegadas, vidros traseiros escurecidos e um friso cromado por baixo dos vidros laterais.

Na traseira mais “solta” encontramos farolins que se estendem até às laterais.

Passando ao interior, encontramos uma qualidade de materiais quase premium, com uma boa qualidade de montagem. O equipamento é muito satisfatório nesta versão Titanium, que conta com pormenores dignos de um segmento superior. A versão que ensaiamos contava com o sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3, uma iluminação ambiente realmente agradável e um sistema de som Sony com 10 colunas e um Subwoofer. A este equipamento adicionamos mais algumas opções como a câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, retrovisores aquecidos, assento do condutor com regulação eléctrica, entre outros.

O espaço a bordo é agradável nos lugares traseiros e dianteiros, os assentos são envolventes e fornecem viagens confortáveis. Na bagageira temos mais 476 Litros de capacidade, que se transformam em 1502 Litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

Ao excelente espaço adicionamos o sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3, que é provavelmente um dos melhores do mercado. Extremamente completo com uma excelente apresentação num ecrã de 8 polegadas. Este sistema de navegação e multimédia está mais fácil de utilizar e fornece configurações e informações a perder de vista. Não poderia faltar a compatibilidade com o Android Auto e Apple CarPlay que funciona bem.

A lista de equipamento não se fica por aqui… Temos uma chave mãos-livres, sensores de chuva e luminosidade, máximos automáticos, controlo de pressão dos pneus, ar-condicionado automático de dupla zona, sistema de estacionamento semi-autónomo, controlo por voz, assentos aquecidos e ainda um painel de instrumentos bastante completo.

A posição de condução é agradável, rapidamente nos sentimos bem ao volante da Ford Focus que consegue aliar as características desportivas ao conforto.

O motor 1.5 TDCi tem 120cv de potência e 270Nm de binário. O binário está disponível numa boa parte da rotação, mais precisamente entre as 1750 e as 2500rpm. Estas características do motor 1.5 da Ford permitem-nos ter melhores prestações, com um consumo simpático. Acelera dos 0 aos 100km/h em 10,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180km/h.

O regime de binário mais “alargado” oferece a sensação de que o motor está sempre disponível, o que nos coloca um sorriso de orelha a orelha quando chega a altura de “dar fogo à peça”. Um bom motor toma outro significado quando a ele adicionamos um chassi digno dos deuses e um comportamento em curva absolutamente formidável. A direcção é directa, e quando “exageramos” na travagem até conseguimos com que a traseira rode de forma controlada, sem nunca perder a tracção.

Apesar de todo este “pedigree” incomum num automóvel concebido para “servir famílias”, os consumos conseguem também ser bastante simpáticos. É fácil atingir consumos de 5,4 litros a cada 100km e é até possível descer até aos 5 Litros certos com uma boa dose de paciência. O motor é equilibrado, fiável e despachado!

A Ford Focus SW 1.5 TDCi Titanium ensaiada tem o custo de 27.691,00€ (Sem Despesas) A Ford oferece um desconto de 2.400 euros e ainda uma oferta de 1.000€ em opcionais de fábrica à escolha do cliente.

Artigo anterior

Estes são os 10 automóveis mais "comprados" pelos jogadores de futebol!

Artigo seguinte

Alpine planeia A110 para pista!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *