ArtigosEnsaios

Ford Ecosport 1.0 Ecoboost: O mais irrequieto!

O Ford Ecosport está longe de ser o crossover mais bonito do mercado. Mas podemos afirmar que nesta motorização 1.0 Litros Ecoboost, este pequeno SUV americano não deixa nada a desejar! Arriscamos dizer que é o crossover mais rebelde do segmento!

O Ford Ecoboost saiu com uma traseira tosca e assim continua… Quer tenha ou não a roda sobressalente “presa” à tampa da mesma. No entanto, a frente ganhou iluminação diurna em LED, a carroçaria ganhou novas protecções e novas jantes. De série na versão ensaiada “Titanium S” aparecem os retrovisores e tejadilho a preto que oferecem um aspecto mais “atraente”.

Diferente dos outros modelos do segmento, o Ford Ecosport adopta um ar mais conservador, mais maduro, mas não por isso menos aventureiro e divertido. Tem uma altura ao solo bastante generosa e um bom ângulo de ataque, que nos permite ir “mais além” no que toca às aventuras por maus caminhos.

No interior os plásticos são rijos, como acontece em alguns dos concorrentes do segmento. É possivel que se tornem fontes de ruído no futuro, embora a Ford se tenha debruçado sob o cuidado de colocar o máximo de “peças únicas”.

O equipamento é agradável. Contamos com ar-condicionado automático, sensores de chuva e luminosidade, retrovisores aquecidos, sistema de ajuda ao arranque em subida, ajuda ao estacionamento traseiro, monitorização de pressão dos pneus e ainda sistema de navegação e multimédia.

Este sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3 apresenta-se num ecrã de 5 polegadas e contava com o sistema Ford Sync 3 com o “Pack Navegação Sony” que custa 559€. É um sistema completo, com um excelente som, mas algo confuso devido à quantidade de botões na consola central.

A condução do Ford Ecosport é bastante agradável como é normal nos automóveis da marca americana. O habitáculo é envolvente e confortável, permitindo-nos viajar relativamente à vontade nos lugares dianteiros e traseiros. Já a bagageira conta com uma capacidade de 330 Litros.

O painel de instrumentos já conta com alguns anos “em cima”, pelo que tem um ar antiquado. No entanto, revela-nos as informações necessárias de forma clara e simples. Podemos dizer que cumpre com a sua função.

O que realmente surpreende é o comportamento do Ford Ecosport, a direcção é directa e precisa e o chassi não poderia ser melhor. O comportamento em curva é dos melhores do segmento. Até quando decidimos ir por caminhos mais “acidentados”, o Ford Ecosport tem um comportamento exemplar, na medida em que nos permite certos ângulos, sem ouvirmos aquele barulho horrível do plástico a raspar no chão. O conforto é quase sempre garantido.

Relativamente ao motor 1.0 Litros Ecoboost… Tem 140cv de potência e 180Nm de binário! Não o achámos gastador, como foi referido em algumas revistas da especialidade.

É um motor com uma performance surpreendente e com consumos bastante toleráveis. Este motor é capaz de oferecer andamentos vivos ao Ford Ecosport e é também capaz de gastar cerca de 6,8 Litros (consumo misto) a cada 100km. Não nos devemos esquecer que se trata de um motor 1 Litro, num automóvel que é mais alto e pesado que o Ford Fiesta que ensaiamos anteriormente (leiam aqui). Claro que para conseguirmos estes consumos não poderemos deixar-nos levar pelos 140cv de potência.

No que toca a performance conseguimos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 11,8 segundos e uma velocidade máxima de 185km/h. O problema reside um pouco nas emissões de CO2 que rondam as 125g/km, o que faz por isso aumentar o valor do IUC, que poderia ser apenas de 100,08€.

A versão ensaiada do Ford Ecosport está disponivel por 21.756,00€ (s/despesas). Uma vez de que se trata de um modelo com algum tempo, poderá ter descontos e campanhas realmente interessantes. Paga de IUC: 133,63€, o que está dentro da média do segmento.

Fotos: Raquel Von Kaminaru

Artigo anterior

Mazda 6 Excellence 2.2 SKYACTIV-D: Jovialidade Executiva!

Artigo seguinte

Este é o novo Renault Mégane RS!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *